Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Max_CWB

Nar 12sw2 - Qual Caixa?

Recommended Posts

Pessoal, estou calculando uma caixa para o 12SW2 e a curva de resposta é bem estranha (bassbox-dutada), mesmo com um volume razoável (72L).

Alguém já comprou e usou esse sub? Em que caixa?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra qual finalidade vc quer ele? SQ? SPL? TRIO? Se quer uma resposta mais FLAT, procura usar uma selada!

Compartilhar este post

Link para o post
pra qual finalidade vc quer ele? SQ? SPL? TRIO? Se quer uma resposta mais FLAT, procura usar uma selada!

Mas vc já fez caixa selada p/ esse sub visando SQ?

Quais foram as suas impressões?

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi na selada... não gostei tanto não... falta força lá embaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Celso JR tem de 12sw3 numa dutada de 70L toca muitooo, fala com ele

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eh, o 12SW3 é bemmmm diferente...

eu queria usar um Warf tri-mode.... mas com NAR de 12" fica bemmm complicado. Acho q vou ter q re-estudar o que fazer no meu som para entrar o SW3...

Compartilhar este post

Link para o post
Pois eh, o 12SW3 é bemmmm diferente...

eu queria usar um Warf tri-mode.... mas com NAR de 12" fica bemmm complicado. Acho q vou ter q re-estudar o que fazer no meu som para entrar o SW3...

pq e complicado , usar no trimode , logico que da 4 ohms casa certinho o 12sw2 acho que da pra fazer uma caixa de 50L sussa

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente toca muito em uma caixa grande, lógico nada comparado à um JL audio, mas até uns 40 hertz vai legal... bem forte... minha caixa está com 62 lts sintonizada em 36 hertz...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou simulando esse sub aqui mas não estou entendendo muito...

Modelo 12SW2 12"

Diametro: 12"

Pot. RMS: 180 WRMS

FS: 23.80 Hz

Qes: 0.592

Qms: 4.024

Qts: 0.516

Vas: 190.0 Lts.

Xmax: 7.5 mm

No: 0.419 %

Sens.: 88.24 W/m

Sd: 53.093 m²

Le: 3.2 mH

Re: 3.3 ohm

Bl: 8.85 Tm

Ω: 4 Ω

com quantos litros conseguiram uma resposta plana em caixa diriamos... usual?

Sera que esse NAR é bom mesmo?

Alguem já ouviu? Tem um bom timbre? É tao musical quanto o "w6" da Nar?

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o Nar-1 12". Fiz algumas simulações e achei muito parecido com o 10SW2.

Enfim, to meio afim do JL mesmo... abs max!

Compartilhar este post

Link para o post

Vc chegou a qual litragem sintonizado em quanto? Duto? Explica ai como ficou sua caixa e se o resultado foi bom

Compartilhar este post

Link para o post

TENHO UM NAR 300Rms 12pol, toca muito numa dutada 42l, trapezional.

Boa em Graves longos, mas soa melhor pra pop, hip hop, dance etc...

mas pra Rock não bate 100% não!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pra Rock, sub de 12" é muito lento. Os 10" até enganam melhor... Mas ainda assim acho lento!

Compartilhar este post

Link para o post
Pra Rock, sub de 12" é muito lento. Os 10" até enganam melhor... Mas ainda assim acho lento!

Vc está é mal acostumado... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal,

A caixa eu tenho a um bom tempo no celta. Infelizmente optei por nào ocupar muito o porta-malas, isso resultou em uma caixa trapezoidal de lado a lado com pouca profundidade conforme imagem:

caixa1ju1.gif

Bom, a caixa resultou em 72,19L totais (ainda muito distante de um bom alinhamento SBB4).

Coloquei 2 dutos de 3" x 35cm, sintonizando por volta de 28Hz (isso dá um ganho de exatos 3dB)

Bom, a forração interna foi feita com uma camada de feltro betumado + EVA + feltro + lã acrílica.

Testei então a resposta com ela dutada e depois fechei os dutos (selada o QTC = 0,8). Bom, é bem perceptível o reforço de +3dB quando dutada, assim como o aumento no delay. Eu ainda estou achando o sub meio perdido =(, porém estou acreditando que pode ser alguma influência do amplificador, estou usando por enquanto um AB4050 v2.3 que tem uma fonte muiiiitooo ruim, vou turbinar em breve.

Enfim, preciso de mais tempo para ouvir e decidir se deixo dutada ou selada. Algumas músicas a dutada fica agradável, em outras vc fica sentindo falta de um grave mais firme e rápido. Não vou dizer ainda que esperava mais porque acredito não estar aproveitando bem o sub.

Agora, uma impressão é certa: não gosto da acústica do celta. Já ouvi alguns subs que tinham excelente resposta ao ar livre (tampa do porta-malas aberta), porém, era fechar a tampa que piorava bastante, o incremento nas baixas freqüência é meio alto e acima de um certo SPL os plásticos se manifestam =PPPP.

Enfim, é isso!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...