Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ultra Sound

Amenizar Perda De Graves Em Sedãs. É Possível?

Recommended Posts

Como a maioria está cansada de saber, os sedãs possuem acústica péssima, principalmente no tocante aos graves, que se propagam de maneira reduzida para o meio externo.

Outro dia desses eu vi um Chevette que me impressionou. Ele possuia graves fortes, encorpados, dava para se ouvir de longe e som do grave se aproximando e estremecendo tudo. Por sorte o dono abriu a mala e pude notar que o carro não tinha nada demais além de um tradicional subwoofer de 15 polegadas. Não puder ver qual era a marca do subwoofer e, salvo um engano de minha parte, o amplificador era um Pile Driver. A grande sacada, ao meu ver, foi que a todo o porta malas do veículo era composto por laterais personalizadas o que deveria servir para amenizar de alguma forma o problema da acústica e dava algum tipo de direcionamento para os graves.

Está aberta a discussão. É possível amenizar a perda de graves em sedãs ou não? É também possível reduzir o problema de estremecimento da lataria (principalmente da tampa do porta malas) que tanto prejudica o desempenho dos graves

Alguma dica, macete, idéia?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o que vc quer sao graves fortes dentro de um carro sedam a maneira mais facil e optar pelo modelo de caixa acustica chamado bandpass a qual teria o seu duto voltado diretamente pra dentro do carro oque resolveria os problemas de perdas de spl e tambem o inconveniente da tremedeira da mala , ja fiz em carro de cliente e dependendo do seu gosto musical e equipamentos seria uma otima escolha ,,, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

É meu camarada, sem duvidas pra ter um gravão no interior do sedã é band-pass com certeza, num tem outro remedio.... e os dutos pra dentro do veiculo.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz selada e arranca os 6x9 deixand apenas as telinhas.

Compartilhar este post

Link para o post

No carro do meu pai(siena) agente dexou os 6x9 e fizemos um furo no meio do tampão com uma telinha em cima o grave dos sub's entra dentro do carro por ali mais nao da aquele gravão

Compartilhar este post

Link para o post

) problema de usar caixa selada e dutada e que se perde muito spl por causa das vibraçoes do porta malas o que muitas vezes causa cancelamentos acusticos e tambem a grande quantidade de lataria normalmente tida sob o tampao e mesmo cortando a lataria que teria que ser uma abertura grande pra dar alguma diferença real( o que eu nao indico e tambem nao pratico) , melhor cortar apenas abertura para o/os dutos da bandpass e tem outra muitos dos carros sedan apresentam descança braço no meio dos bancos que normalmente da uma abertura para dentro do portamalas entao pode ser usado para a passagem do/os duto/os sem mexer na originalidade ,,,,,, caixa selada em carro sedan pra quem quer graves fortes e a pior das opçoes .

Compartilhar este post

Link para o post
Como a maioria está cansada de saber, os sedãs possuem acústica péssima, principalmente no tocante aos graves, que se propagam de maneira reduzida para o meio externo.

Outro dia desses eu vi um Chevette que me impressionou. Ele possuia graves fortes, encorpados, dava para se ouvir de longe e som do grave se aproximando e estremecendo tudo. Por sorte o dono abriu a mala e pude notar que o carro não tinha nada demais além de um tradicional subwoofer de 15 polegadas. Não puder ver qual era a marca do subwoofer e, salvo um engano de minha parte, o amplificador era um Pile Driver. A grande sacada, ao meu ver, foi que a todo o porta malas do veículo era composto por laterais personalizadas o que deveria servir para amenizar de alguma forma o problema da acústica e dava algum tipo de direcionamento para os graves.

Está aberta a discussão. É possível amenizar a perda de graves em sedãs ou não? É também possível reduzir o problema de estremecimento da lataria (principalmente da tampa do porta malas) que tanto prejudica o desempenho dos graves

Alguma dica, macete, idéia?

Mano a acustica do Chevette sedan é totalmente diferente da acustica desses outros modelos sedans, a minha caixa dutada com dois subwoofers de 10" Pioneer IMPP de 120Wrms que eu tenho aqui estava num chevette sedan, esses subs estavam sendo empurrados por uma Pyramid Gold Series 800, tava dando graves violentos, com apenas dois subs de 10" fracos!!! O tanque de combustível do chevette já ajuda a reduzir a mala, favorecendo mais aos graves se propagarem dentro do carro, mas é claro fazendo um furo no tampão tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

O tópico está interessante, vamos continuar nos ajudando.

O Dudu afirmou que a acústica do Chevette modelo sedã é um pouco diferente dos sedãs mais novos como Vectra, Monza, Omega, Corsa, Siena etc e, portanto, pode ter graves mais intensos. Alguém mais compartilha da mesma opinião?

O que vocês acham de, em vez de colocar o subwoofer voltado para a tampa do porta malas, instalar o subwoofer voltado para o encosto do banco? Tal procedimento diminuiria os problemas de vibração da tampa do porta malas?

Além do procedimento acima, o que vocês acham de colocar os dutos da caixa na parte de cima e personalizar o tampão com furos para facilitar a propagação dos graves para dentro do carro?

Compartilhar este post

Link para o post

BOM EU TENHO UM MONZA 91 TUBARÃO....

ASSIM Ñ FIZ NEHUM FURO NADA DO TIPO......EU TENHO UM BRAVOX UXP ALIMENTADO POR UM BOOTER DA FALCON Q TEM 2 SAIDAS DE 200 RMS A 2 OHNS KD

ALIMENTAÇÃO TUDO ERRADA ZUADO O NEGOCIO POIS TO COMEÇANDO A FAZER UM UPGRADE NO MEU SOM

O GRAVE INTERNO TA MUITO FORTE E GOSTOSO.....DO LADO DE FORA DE LONGE VC JA ESCUTA O CARANGO CHEGANDO.....ISSO Ñ PASSANDO O VOL DO 10 NO PLAYER SEM LOUDNESS LIGADO APENAS LOW +2....E SÓ

FICO IMAGINANDO QDO COLOCAR O OUTRO UXP E SOUNDIGITAL 1000.1 AI SIM FICA SHOW.......E A LATA DO MEU Ñ VIBRA Ñ TA BEM FIRME

AHHH DETALHE EU ACHO A ACUSTICA DO MONZA P/ UM SQPL SHOW

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o topico !

Tenho um marea sedã com 2 E2k de 15" 800 rms num ice 1800 , dentro do carro treme até a alma hehehe mas tb parece q o tampão vai sair voando de la de tras e a tampa do porta malas tb !

Mas eu tb procuro um jeito de melhorar isso !

Ps: fora do carro é um tal de bate lata do cão !

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal... se usassem a mala como uma CAIXA.. não ficaria melhor? Tipo.. vedando com manta asfáltica... ou pra quem não quer gastar tanto $$, faz uma moldura de caixas dos lados da mala, fazendo com que a pressão fique apenas entre essas molduras, q funcionariam como caixa! O que acham?!

Outra coisa... Band pass com os dutos pra dentro fica muito bom! Jà vi um som assim.. e ficou mt rox! Sendo que.. o som do Melo, deve ter sido o fato de usar apenas um duto ou o sub/amp não ter tanta potência!

Compartilhar este post

Link para o post
pessoal... se usassem a mala como uma CAIXA.. não ficaria melhor? Tipo.. vedando com manta asfáltica... ou pra quem não quer gastar tanto $$, faz uma moldura de caixas dos lados da mala, fazendo com que a pressão fique apenas entre essas molduras, q funcionariam como caixa! O que acham?!

Outra coisa... Band pass com os dutos pra dentro fica muito bom! Jà vi um som assim.. e ficou mt rox! Sendo que.. o som do Melo, deve ter sido o fato de usar apenas um duto ou o sub/amp não ter tanta potência!

A ideia da manta asfaltica é legal , a das laterais de madeira tb so q ficaria meio pesado não ?

Agora quanto a band pass , eu tenho medo de fazer uma , e ficar pior do que esta :banghead !

Quanto ta + ou - o preço do metro de manta asfaltica ?

Compartilhar este post

Link para o post

EU TENHO UM CORSA CLASSIC , E FIZ UMA PASSAGEM ENTRE O FALANTE E O TAMPÃO ... DE UNS 2CM ... DEU UMA ENORME DIFERENÇA;

COLOQUEI PARAFUSO MAIOR , ENTRE O FALANTE E O TAMPÃO COLOQUEI UM PEDAÇO DE MANGUEIRA TRANSPARENTE E FICOU MTO BOM !

Compartilhar este post

Link para o post
EU TENHO UM CORSA CLASSIC , E FIZ UMA PASSAGEM ENTRE O FALANTE E O TAMPÃO ... DE UNS 2CM ... DEU UMA ENORME DIFERENÇA;

COLOQUEI PARAFUSO MAIOR , ENTRE O FALANTE E O TAMPÃO COLOQUEI UM PEDAÇO DE MANGUEIRA TRANSPARENTE E FICOU MTO BOM !

Amigo, teria como explicar melhor a sua solução? Sinceramente, não entendi nada!

Compartilhar este post

Link para o post

iai

estou para pegar um opala 1972...e gostaria de colocar um somzinhu, entao, so nao entendi muito a parte de furar o tampao e dos duto da band-pass, os dutos ficariam na camara da frente em direcao a frente ou na camara traseira em direcao ao interior do veiculo (ou seja, em direcao ao tampao)???

falow

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, teria como explicar melhor a sua solução? Sinceramente, não entendi nada!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
O tópico está interessante, vamos continuar nos ajudando.

O Dudu afirmou que a acústica do Chevette modelo sedã é um pouco diferente dos sedãs mais novos como Vectra, Monza, Omega, Corsa, Siena etc e, portanto, pode ter graves mais intensos. Alguém mais compartilha da mesma opinião?

O que vocês acham de, em vez de colocar o subwoofer voltado para a tampa do porta malas, instalar o subwoofer voltado para o encosto do banco? Tal procedimento diminuiria os problemas de vibração da tampa do porta malas?

Além do procedimento acima, o que vocês acham de colocar os dutos da caixa na parte de cima e personalizar o tampão com furos para facilitar a propagação dos graves para dentro do carro?

Bom se vc inverter, ou seja, colocar a caixa com os subs virados para frente do carro, vai cancelar os graves enviados para dentro do carro, quando abrir a mala os graves vão sair pra fora com essa configuração, a melhor forma mesmo dos graves entrar para dentro do habitáculo de um Sedan é fazer uma caixa Band-pass ou uma dutada bem sintonizada.

Outra a mala do Chevette Sedan é pequena justamente por causa do tanque, por isso favorece para os graves entrar com facilidade pra dentro do habitáculo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o meu clio e sedam o banco do meu carro e partido no meio a parte que encosta,então baixava ela mais isso quando não tinha pessoa atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

VEJA , VOU TENTAR QUALQUER COISA EU MANDO FOTO DEPOIS.

TENHO UM CORSA SEDAN CLASSIC , USA FALANTES DE 6 POL ATRAS ... E O BANCO NEM REBATIA .

EU COLOQUEI O FALANTE NO LUGAR ORIGINAL , SÓ QUE COM PARAFUSOS MAIORES , +- UNS 7 CM , E ENTRE O FALANTE E O LOCAL QUE ENCAIXA ELE COLOQUEI UMA MANGUEIRA FINA , DE GASOLINA MESMO PARA DEIXAR UMA PARTE ABERTA ENTRE A TAMPA E O FALANTE .

ASSIM FICOU ABERTO O ESPAÇO DO FALANTE , UNS 3 CM .

TENTEI EXPLICAR .. VOU TIRAR FOTO E DEPOIS MANDO !

Compartilhar este post

Link para o post
VEJA , VOU TENTAR QUALQUER COISA EU MANDO FOTO DEPOIS.

TENHO UM CORSA SEDAN CLASSIC , USA FALANTES DE 6 POL ATRAS ... E O BANCO NEM REBATIA .

EU COLOQUEI O FALANTE NO LUGAR ORIGINAL , SÓ QUE COM PARAFUSOS MAIORES , +- UNS 7 CM , E ENTRE O FALANTE E O LOCAL QUE ENCAIXA ELE COLOQUEI UMA MANGUEIRA FINA , DE GASOLINA MESMO PARA DEIXAR UMA PARTE ABERTA ENTRE A TAMPA E O FALANTE .

ASSIM FICOU ABERTO O ESPAÇO DO FALANTE , UNS 3 CM .

TENTEI EXPLICAR .. VOU TIRAR FOTO E DEPOIS MANDO !

Acho q entendi ! Vc colocou essa mangueira entre o falante de 6" e o tampão , fazendo tipo um calço né!

E a melhora dos graves foi perseptivel msm ?

Valeu !

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, mas jogar o duto p/ dentro da cabine é justamente o objetivo da bandpass em sedans!!

:rolleyes:o-o-

Quanto a ''mala-caixa'', não funciona.

Seria uma tentativa de fazer um baffle infinito.

Mas para pancadão, não vai funcionar.

Assim, se vc está do Ultimate Pancadão, o esquema é bandpass.

É a caixa mais eficiente quanta a passagem de graves, p/ sedans.

Outras possibilidades são:

1) Fazer uma dutada e retirar os falantes do tampão(ou mesmo abrir furos nele).

E claro, certifique-se de que não há nada separando o falante e os dutos dos buracos do tampão.

Para isto, seria interessante fazer uma caixa no fundo da mala, mas deitada, ou seja, com o duto e a face do sub apontados para o tampão.

Alguns dizem também que um melhor desempenho é obtido quando vc coloca a caixa grudada na tampa da mala, ou seja, exatamente no canto oposto ao do encosto do banco.

Seria uma caixa dutada com o duto e a face do falante apontados para o encosto do banco.

2) Utilizar o tampão do seu carro como face da caixa.

Explicando, no tampão vai ficar o duto e a face do falante.

E ai, por baixo do tampão, vc faz uma caixa acustica.

É um pouco trabalhoso, mas os resultados podem ser muito bons. Principalmente no que diz respeito ao timbre a ao impacto do grave.

Afinal, nada como ter os subs dentro da cabine.

===edit: acabei de lembrar que estou no subforum de SPL, e obviamente um sub de 12" ou 15" não cabe no tampão de carro nenhum. No max no chiqueirinho dos Fuscas. o-o- ====

3) Simplesmente rebata o banco. o-o-

Quanto a malas pequenas/reduzidas(com acabamento nas laterais, diminuindo o espaço) terem melhor grave, nunca tinha escutado falar sobre isso.

Mas me parece possivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada sedã tem seu nivel de permeabilidade. Ultrapassado isso vai ouvir mais lata batendo que grave... Até uns 600-800 W de graves, excetuando-se alguns sedãns especifico, uma bass reflex atende bem, passou disso ou é band pass, ou caixa tampão ou rebater o banco.. :)

PELO AMOR DE DEUS se tiver uma lata entre o su porta malas e o tampão ela está lá por algum motivo... e esse motivo é manter a rigidez torsional da carroceria, portanto evite ao maximo o corte dela, principalmente se for em formato de U (longarina), procure trabalar com os menores buracos possiveis se for impossivel de outra forma.

Caixa bass reflex com o falante virado pra mala e o duto pra cabine tem boas chances de não funfar direito...

Tenhos sedãns desde 1994

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte, a maioria está sugerindo caixas band pass para os sedãs mas e se o sedã tiver GNV? No meu, por exemplo, tem e não funfa band pass.

E aí? Sedã com GNV?

Compartilhar este post

Link para o post

Selada agrada na maioria dos casos...

Baixa litragem, poucas configurações, fácil de fazer :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Quero melhorar o som do meu... estou usando uma caixa selada mas estou afim de fazer uma dutada, será que melhora???

Abraços e ciudado pra não pegar tétano na tampa do porta mala... rsrs relaxado... não... só estou com ele a 15 dias... som é de lei.. mas a tampa ainda não achei outra pra comprar...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...