Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

holimpio

Tecnologia Matrix...

Recommended Posts

Postado em

Amigos,

Estive pesquisando, após ver o projeto do Laércio da caixa colmeia, para o som do carro do Roberto Santana.

Encontrei no site da B&W, uma referencia a uma tecnologia desenvolvida por eles que se chama Matrix...que aparentemente se assemelha muito àquela usada pelo Laércio.

De acordo com eles é o método mais efetivo de se reforçar uma caixa acustica...A espessura e o espaçamento destes paineis podem ser facilmente ajustados de acordo com as frequencias de interesse...os paineis são perfurados "acusticamente" para conectar as celulas individuais e permitir que o transdutor "veja" a totalidade do volume do compartimento. Para evitar que se produzam ressonancias internas, da mesma forma que sintonizações de "Helmholtz" entre as celulas, cada uma delas é completada com material absorvente...

Texto da B&W in english...

Matrix...

matrix_large.jpg

+matrix...

ACF29EF.jpg

Bom, muito interessante...agora preciso encontrar a formula dos calculos hehehe!!

O que acham, será que é por ai?

Abraços,

Heber :legal:

Postado em

é mais ou menos isso aí mesmo... contudo, os calculos são mto F... sem falar que mesmo assim vc n tem a garantia de sucesso...

Pra que seja tudo nos conformes seria necessario desenvolver um software de calculo e previsão, bem como uns intrumentos de teste fodásticos... isso é claro pra ficar no mesmo patamar das BW.

Será que vale o esforço?

Acho q o doido do Kleber toparia... eh só conversar direitinho com ele hahaha

Postado em
é mais ou menos isso aí mesmo... contudo, os calculos são mto F... sem falar que mesmo assim vc n tem a garantia de sucesso...

Pra que seja tudo nos conformes seria necessario desenvolver um software de calculo e previsão, bem como uns intrumentos de teste fodásticos... isso é claro pra ficar no mesmo patamar das BW.

Será que vale o esforço?

Sai fora rapaz... sou louco, mas não sou maluco... hehehehe.

Postado em

Será que vale o esforço?

Sai fora rapaz... sou louco, mas não sou maluco... hehehehe.

Quem sabe nas ferias e o carro sem dar problema né?

essa frase do kleber me fez lembrar uma comunidade no orkut

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1058834

Postado em

A ideia do tópico, era exatamente essa. Vale a pena todo aquele esforço?

Pois todo o trabalho que vimos aqueles caras tendo, para fazer aquele monte de buraco...eu hein?

Será que é um som tão milagroso assim? Ou, ou, ou eles usam esse sistema apenas para travar a caixa? Pois, sabemos que eles nem sempre usam MDF para fazer as caixas deles...(linha de produção, não DIY)

Sei lá, acho que isso não vale a pena...muito trabalho, excesso de peso para se obter o mesmo resultado.

Já que é para ter trabalho acho que uma TL é a melhor solução, pelo menos em resultado final.

Será? ;)

Postado em

Pois todo o trabalho que vimos aqueles caras tendo, para fazer aquele monte de buraco...eu hein?

Será que é um som tão milagroso assim? Ou, ou, ou eles usam esse sistema apenas para travar a caixa? Pois, sabemos que eles nem sempre usam MDF para fazer as caixas deles...(linha de produção, não DIY)

Sei lá, acho que isso não vale a pena...muito trabalho, excesso de peso para se obter o mesmo resultado.

Já que é para ter trabalho acho que uma TL é a melhor solução, pelo menos em resultado final.

Será? 

É isso aí... milagroso é... toca bagarai!

Vc vai conseguir chegar nesse patamar facilmente? NÃO e não vale o esforço...

E não se esqueça que as possibilidades pra audio em salas é muito maior que num carro, pense nisso!

Faça uma LT bem acertadinha e seja feliz... quanto mais simples o projeto maior a chance de vc deixa-lo redondinho...

Parafraseando meu avô: Não adianta procurar pena em ovo...

abs

PS: Amarelô Kleber? hahahah

Postado em

hehehe só não amarela quem é funcionário de instaladora e é obrigado a fazer aquilo! hahaha

mas na verdade, o negocio é esse mesmo!

Sem chance!

Postado em

Será? ;)

As caixas de linha mais simples realmente nao tem um bom material no gabinete, mas achar que tem esse matrix na serie 6 e 7 ? tem gente que jura de peh junto que nem toda a serie 8 tem, e tem gente que vai alem e duvida que a B&W aplique isso realmente em alguma caixa acustica deles e seria apenas uma jogada de marketing, jah que ninguem se arrisca a abrir uma caixa que custe tao caro.

Postado em

Será? 

É isso aí... milagroso é... toca bagarai!

Vc vai conseguir chegar nesse patamar facilmente? NÃO e não vale o esforço...

E não se esqueça que as possibilidades pra audio em salas é muito maior que num carro, pense nisso!

Faça uma LT bem acertadinha e seja feliz... quanto mais simples o projeto maior a chance de vc deixa-lo redondinho...

Parafraseando meu avô: Não adianta procurar pena em ovo...

abs

Eu não... de tantas idéias, já tem uma lista enorme de coisas a fazer... não vou adicionar mais nada por enquanto... Já basta o sisstema do carro que é "repensado" todo dia. :vts

Postado em
As caixas de linha mais simples realmente nao tem um bom material no gabinete, mas achar que tem esse matrix na serie 6 e 7 ? tem gente que jura de peh junto que nem toda a serie 8 tem, e tem gente que vai alem e duvida que a B&W aplique isso realmente em alguma caixa acustica deles e seria apenas uma jogada de marketing, jah que ninguem se arrisca a abrir uma caixa que custe tao caro.

Bem por ai viu...

Postado em
Pra fazer isso ai funcionar a favor, o buraco é beeeeeem mais embaixo. Procurar algum eng mecanico com um grande conhecimento em vibraçoes e acustica eh o começo do negocio...

opa...

nois chega lá :rolleyes:

:vts

Postado em
A ideia do tópico, era exatamente essa.  Vale a pena todo aquele esforço?

Será que é um som tão milagroso assim? Ou, ou, ou eles usam esse sistema apenas para travar a caixa?  Pois, sabemos que eles nem sempre usam MDF para fazer as caixas deles...(linha de produção, não DIY)

Será?  ;)

provavelmente eu iria abrir ela antes mesmo de colocar pra tocar o-o-o-o-

Postado em

perguntinha meio besta , mais não custa perguntar ...

vale a pena travar um LT por dentro ???

Por ex.

normalmente a LT é um corredor quadrado ( nos carros ) no qual se passa o ar e tal e com isso a sintinia da caixa ...

seria interessante usar no meio do corredor uns 3 predaços quadrados , no meio da linha , furados e passados na lixa pra não fazer barulhod e vento e tal , ou é perda de tempo ?

Postado em
perguntinha meio besta , mais não custa perguntar ...

vale a pena travar um LT por dentro ???

Por ex.

normalmente a LT é um corredor quadrado ( nos carros ) no qual se passa o ar e tal e com isso a sintinia da caixa ...

seria interessante usar no meio do corredor uns 3 predaços quadrados , no meio da linha , furados e passados na lixa pra não fazer barulhod e vento e tal , ou é perda de tempo ?

Sim, vale a pena. Quanto a ruídos, bem, não precisa fazer algo precisamente aerodinâmico, apenas algo que não atravanque muito o caminho.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...