Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Simulação 5.1 com equipamentos Esterofônicos

Recommended Posts

Pessoal já venho estudando esse assunto a algum tempo, pra ver se aparece

uma luz, pelo menos pra fazer o teste (até uns R$ 200,00 tô disposto

a gastar.) estou postando aqui.

Bem o circuito teria que ter crossovers ativos e controle de ganho

para simular o 5.1 baseado nas definições do Prologic II

Neste caso o pré amplificador (vou chama-lo assim) teria que ter 2 ou 4

entradas e 6 saidas.

As entradas teriam que trabalhar entre 250 mV á 4V.

A Saida de sub woofer teria que ter crossover variavel low pass de 50

á 100 HZ e ser R+L.

Esse Xover deve interagir com o High Pass dos dois canais traseiros

ou seja, quando ajusto o Xover do sub para 80 Hz automaticamente os

canais traseiros passam a reproduzir de 80 - Hz para cima.

As saidas dos canais dianteiros deve ter um crossover high pass

variável de 63 Hz á 350 Hz que interage com os canais traseiros, ou

seja quando ajusto o X over dos canais dianteiros para 200 Hz os

canais traseiros só tocam até 200 Hz.

O Canal central deverá ser L+R e ter crossover fixo passa faixa de

250 Hz á 3500 Hz. o Low pass sendo ajustável ajuda mas não é

indispensável.

Deveremos ter um ajuste de ganho para o par de canais dianteiros,

outro para o par de canais traseiros , outro pro subwoofer e outro

pro canal central. O balance do player fara a distribuição direita -

esquerda. O Fader (no caso de 4 entradas) faria a regulagem dos volumes frente e fundo.

Este aparelho é "construível" ? Quanto custaria com bons componentes

para não afetar a qualidade do audio ?

Acredito que com esse pré qualquer fonte estereo de qualidade

razoável possa se transformar num sistema prologic II para ouvir

música.

O Segundo passo é um amplificador que de conta de todo o sistema !!!

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito q seja possivel sim d se construir um aparelho com essas caracteristicas q vc quer, mas nao garanto q o resultado vai ser bom...

pra projetar isso tem q ser no minimo estudante d engenharia eletrica... hobbistas em eletronica como eu acho q nao sao capazes d projetar isso nao... mas q da pra fazer, isso tenho quase certeza d q da sim!

deve ter alguns engenheiros eletricistas no forum q saibam construir isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isso é facil para o Elias, se os valores fossem fixo, por exemplo vc monta o circuito sabendo dos falantes que vc vai instalar com corte de 80hz para sub e 80 hz para medios fica facil...... agora com ajustes de ganho e com controle de frente e de tras junto acho que o Elias pode responder......

*obs. o meu player faz tudo isto mas eu dispenso...... :hug

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que isso é facil para o Elias, se os valores fossem fixo, por exemplo vc monta o circuito sabendo dos falantes que vc vai instalar com corte de 80hz para sub e 80 hz para medios fica facil...... agora com ajustes de ganho e com controle de frente e de tras junto acho que o Elias pode responder......

*obs. o meu player faz tudo isto mas eu dispenso...... :hug

Fixo é complicado, pois cada carro responde de um jeito...

Você tem um Player com prologic II ? Que player é Diana ?

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
fixo é complicado, pois cada carro responde de um jeito...

[]

Sandro

Realmente é complicado mas se naum for para vender e vai ser feito em casa seria bem mais facil fazendo fixo .... o meu player é o dxz 925 da clarion....

Compartilhar este post

Link para o post
fixo é complicado, pois cada carro responde  de um jeito...

[]

Sandro

Realmente é complicado mas se naum for para vender e vai ser feito em casa seria bem mais facil fazendo fixo .... o meu player é o dxz 925 da clarion....

Pois é mas se vai projetar já projeta visando $$$ pra pagar o trabalho né ?

Para ficar igual ao sistema pro logic II só falta o controle de alinhamento temporal mas ai tem que meter DSPs no meio e o preço fica impraticável melhor comprar pronto...

[]

sandro

Compartilhar este post

Link para o post
isto eh para teu uso sandrao?

Sim é pro meu uso...

Quero testar pois os players de SACD e Audio DVD estão MUITO caros ainda, não vale ä pena comprar...

DVD no carro pra mim é pra mostrar pra amigos.. não tem muita utilidade, alem do que um DVD com time alingmet tá uma fortuna...

Enquanto os player não cae pra casa dos 1500, já vou curtindo um 5.1 "caseiro" :)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não sai mto caro montar isso não???tipo...200 mangos que o sandro quer gastar achu que é pouco pra montar um circuito 5.1 ou tendi errado???

Compartilhar este post

Link para o post

esse crossover faria a divisao entre os falantes traseiros e dianteiros? eu conseguiria ouvir um cachorro latindo vindo somente do falante traseiro esquerdo por exemplo, enquanto o protagonista fala pelo canal central?

Compartilhar este post

Link para o post
esse crossover faria a divisao entre os falantes traseiros e dianteiros? eu conseguiria ouvir um cachorro latindo vindo somente do falante traseiro esquerdo por exemplo, enquanto o protagonista fala pelo canal central?

O Prologic II está baseado na distribuição da resposta pelos falantes...

Se o cachorro estiver latindo abaixo dos 300 Hz não sai no canal central.

Os canais traseiros vão trabalar algo abaixo dos dianteiros, algo como 63-100 Hz neste caso o cachorro apareceria num canal dianteiro e o cara falando no canal central.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

ah ta, entendi. entao nesse caso iriamos trabalhar com a frequencia dos falantes pra tentar simular o 5.1

alguem ja fez algum levantamento de quanto custa somente o processador de 5.1 pro carro ? eu vi um da kenwood, se nao me engano, nao lembro o modelo, mas acho que custava em torno de uns us$ 300.

acho que o negocio é esperar baratear o custo. se bem que quem vai aprovetar bem o 5.1 é tem DVD no carro.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um amigo que acho que fez o que vcs querem, ele fez uma parada que ele chama de processador de sinal, parece que dividi tudo, ele tem um canal central também, esse amigo meu é tecnico em eletronica.

Compartilhar este post

Link para o post

opa, ve com ele certinho como eh esse processsador de sinal, como ele divide o sinal e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nunca vi, mas acho que o dele é bem simples,nào tem na p/ regular(acho eu), acho que ele usa os RCA,o dele é bem simples.

Compartilhar este post

Link para o post

ja faz um tempão que to pra responder , mais ando super atarefado ...... bem .... desenvolver este circuito , é muinto fácil !!! porem com cortes pré fixados ..... os variaveis em 24db8a , precisa usar pots octuplos..... dificeis de encontrar em nosso mercado .... o ideal seria todos os canais com cortes fixos , até com duas ou tres opções de cortes em lowpass e higpass com att de 24 db8a e apenas controles de ganho ..... pois não teria probemas de colorações como nos xovers parametricos ...... o valor em componentes seria relativamente baixo, não passando de 200 pilas .... basicamente o circuito é composto de operacionais, capacitores, resistores e uma micro fonte chaveada pra alimentar simetricamente todo o circuito ..... o que encareceria , seria a elaboração de todo o projeto ....criação de todo o esquema eletrico , layout do pci, fotolitos,confecção do prototipo do pci e gabinete , acabamento ....serigrafia ou painel em policarbonato etc. a elaboração e conclusão de um projeto como este , não sairia por menos de $ 2.000,00 até a montagem final de um protótipo...... ps: calculando tudo por baixo .... sds Elias Novaes

Editado por RANDHER NewGen

Compartilhar este post

Link para o post
ja faz um tempão que to pra responder , mais ando super atarefado ...... bem .... desenvolver este circuito , é muinto fácil !!! porem com cortes pré fixados ..... os variaveis em 24db8a , precisa usar pots octuplos..... dificeis de encontrar em nosso mercado .... o ideal seria todos os canais com cortes fixos , até com duas ou tres opções de cortes em lowpass e higpass com att de 24 db8a e apenas controles de ganho ..... pois não teria probemas de colorações como nos xovers parametricos ...... o valor em componentes seria relativamente baixo, não passando de 200 pilas .... basicamente o circuito é composto de operacionais, capacitores, resistores e uma micro fonte chaveada pra alimentar simetricamente todo o circuito ..... o que encareceria , seria a elaboração de todo o projeto ....criação de todo o esquema eletrico , layout do pci, fotolitos,confecção do prototipo do pci e gabinete , acabamento ....serigrafia ou painel em policarbonato etc. a elaboração e conclusão de um projeto como este , não sairia por menos de $ 2.000,00 até a montagem final de um protótipo...... ps: calculando tudo por baixo .... sds Elias Novaes

Uhm.. tres opções de corte já me paresse MUITO bom !!!

Sub 50-63-80

Traseiro hi - 50-63-80 low pass -125-200-250

Dianteiros - Hi 80-125-250

Canal central passa faixa 250-3000

E quanto aos ganhos ainda complica ?

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

qual é a diferença do pro-logic II pro digital? seria o delay?

sempre quiz saber se seria possivel criar o delay de falantes sem usar um processador digital, mas sim de maneira analogica.

agora com a freq fixa, seria possivel utilizar divisores passivos de mercado e trimpots de volume p/ o ganho??

Compartilhar este post

Link para o post

tem um post meu falando sobre dolby prologic, digital , desde 1950 até os dias atuais. é mais sobre cinema, mas tem tudo haver com o que a gente ta querendo em sonorizacao hj em dia! postei faz 1 semana ou mais.

Compartilhar este post

Link para o post
sempre quiz saber se seria possivel criar o delay de falantes sem usar um processador digital, mas sim de maneira analogica.

Possivel até é, mas é meio inviavel.... pq delay é só a diferença entre o tempo d audiçao d sons provenientes d diferentes fontes....

por ex... se o som d um falante chega até seu ouvido 2 milisegundos antes do som de outro falante, entao existe ai um delay de 2 milisegundos...

entao um jeito d vc criar delay entre falantes sem usar nenhum tipo d processador é dar um jeito de aumentar ou diminuir o caminho percorrido pela onda sonora antes de chegar até o ouvido... o jeito mais facil d se fazer isso é mudando a sua posiçao de escuta, ou afastando os falantes....

Compartilhar este post

Link para o post
Possivel até é, mas é meio inviavel.... pq delay é só a diferença entre o tempo d audiçao d sons provenientes d diferentes fontes....

por ex... se o som d um falante chega até seu ouvido 2 milisegundos antes do som de outro falante, entao existe ai um delay de 2 milisegundos...

entao um jeito d vc criar delay entre falantes sem usar nenhum tipo d processador é dar um jeito de aumentar ou diminuir o caminho percorrido pela onda sonora antes de chegar até o ouvido... o jeito mais facil d se fazer isso é mudando a sua posiçao de escuta, ou afastando os falantes....

claro, isso é óbvio, mas minha duvida (creio relamente que nao tenha como) seria fazer o mesmo sem alterar a posiçao dos falantes nem do ouvinte. mas creio que só com processador digital.

Compartilhar este post

Link para o post

se o que eu falar for bobagem me perdoem.

pegar um rta e medir a diferença de volume entre um altofalten e outro dai fazer um resistor que regule o nivel sonoro. sei la é uma ideia. não zuem

Compartilhar este post

Link para o post

nao ia fucionar pq nao ia ter correçao d tempo.... ia melhorar o equilibrio entre esq/dir, mas nao o delay... pra mudar delay ou vc muda a distancia dos falantes ou vc simula essa mudança digitalmente... nao tem outro jeito viavel....

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...