Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafaelsound

Bravox Uxp 10" - Desmontado (fotos)

Recommended Posts

Voltei com mais um capitulo da série dos subs desmontados, o sub de hoje é um sucesso nacional, trata-se do Bravox - UXP 10” (4 + 4 ohms) 300WRMS.

Um subwoofer realmente muito versátil, alia uma boa qualidade ao um ótimo SPL, o sub realmente é um dos poucos que agrada a praticamente todo mundo, o cara do trio gosta por q ele toca bem com a mala do carro aberta, o cara do sound quality tbm, visto q ele é um ótimo custo beneficio quando comparado aos subs de mesmo nível e o pessoal do SPL tbm, visto que em caixas com um bom pico ele realmente impressiona aos ouvidos

O sub em questão estava com pequeno problema de bobina “raspando” na peça polar, e por isso tivemos que desmonta-lo, mas não será trocada nenhuma peça dele, apenas montaremos o sub novamente, com a bobina devidamente centralizada.

O dono do falante tem o par de subs ligados, um em cada bridge, do amp. Aquarius Pile Driver 4.1N (1.100W), os subs ligados com as bobinas em paralelo em cada bridge recebem toda a potencia fornecida pelo amplificador, como o sistema elétrico do carro não foi alterado, (Golf 2003, usando somente a bateria no cofre do motor de 75 A/H) não amplificador não deve soltar mais que 400W por bridge. Mesmo assim os falantes estavam recebendo 30% a mais de potencia do que a nominal. Segundo o instalador, a regulavem do ganho feita na loja, cerca de 30%, foi alterada pelo dono do carro na esperança de aumentar o SPL e foi colocada em 100%, resultado:

1 UXP simplesmente quebrou a junção entre a bobina e cone, e o outro passou a raspar a bobina no pólo (esse que posto as fotos dele desmontado).

Farei uma breve descrição das peças q compõe o falante:

Cone e Calota:

Fabricado base de PP e Fibra, é muito resistente e da ao falante um apelo visual realmente muito bom.

A calota segue a linha do cone, fabricado no mesmo material, a calota do UXP tem um visual mais agressivo, mais alta que o convencional, muito mais em função de um apelo visual do que acústica.

Suspensão – Guanição:

Seguindo essa tendência de ter a suspensão e a guarnição numa única peça a base de borracha é realmente uma boa sacada da Bravox, mas não é exclusividade, os Selenium, linha Bass, tbm são assim, mas realmente muito interessante esse sistema, a suspensão não é muito larga para não diminuir a Sd do falante, porem é bem alta, o que ajuda nos grandes deslocamentos.

Centragem e Cordoalho:

A centragem desse sub é do tipo fenólica, fabricada com um tecido um pouco mais grosso que o convencional com a trama um pouco mais aberta, esse sub se utiliza de apenas uma centragem de 165mm reta, com “gomos” altos. Diferente da grande maioria dos seus concorrentes que se utilizam de 2.

Já o cordoalho é o do tipo comum cobreado revestido com capa isolante, com o detalhe de ser “grampiado” na centragem, o que minimiza o problema de bater no cone.

Bobina:

A bobina é clássica 51,6mm a mais utilizada nos subs entre 150 a 400 W, é uma bobina de 4 camadas de enrolamento com 25mm de altura de enrolamento, a forma é de um material que não sei ao certo o nome, alguns chamam ele de Till (não sei se é o certo), é o mesmo material utilizado nas formas de bobinas dos falantes Pionner originais.

A bobina é notavelmente superdimensionado para os 300W e o falante certamente na caixa certa agüenta mais potencia do q isso.

Carcaça:

Fabricada em aço estampado, e muito bem projetada, com uma rigidez realmente boa para uma simples carcaça de aço, pintada com pintura eletrostática preta, é simples, se não fosse pelos inúmeros furos na área periférica da bobina, para auxilio na ventilação do sub. A tampa plástica que vai atrás do sub, só serve como tela para os furos da carcaça e para dar uma impressão de maior conjunto magnético. Além disso atrapalha o bom funcionamento da ventilação lateral, mas acho q isso foi levado em conta durante a fase de projeto.

Conjunto magnético:

Escondido pela tampa plástica, o sub esconde dois magnetos 130x14mm, as peças polares, com exceção do pino, são feitas a base de estampo, tendo usinagem apenas no GAP, o que diminui sensivelmente o custo.

As arruelas tem 9mm de espessura e a arruela inferior é rebaixada para evitar que a bobina bata no fundo. O pólo central é estendido em aproximadamente 3 mm.

Outro fator importante desse sub são os 3 grandes furos que ele tem na parte inferior do conjunto magnético para ventilação da bobina móvel. Detalhe é que mais uma vez a tampa plástica atrapalha no sistema de ventilação do sub.

Esse é o segundo UXP que eu desmonto, já tinha desmontado o modelo de 12”,

O modelo de 12” tem magnetos maiores e bobina 64mm, eu acabei perdendo as fotos do modelo maior (minha irmã deletou da maquina).

O modelo de 10” na minha opnião é tão bom quanto o de 12”, ou vice e versa. A construção dos Bravox realmente prima pelo acabamento e pela qualidade do material utilizado, até na hora de desmontar o Bravox a gente tem mais trabalho.

O sub é realmente muito bom, e impressiona pelo cuidado na construção, a única coisa q não agradou é o quanto atrapalha na ventilação do sub essa capa plástica.

Agora seguem as fotos!

dsc000279jo.jpg

dsc000296uv.jpg

dsc000311tf.jpg

dsc000349tl.jpg

dsc000357yt.jpg

dsc000401cn.jpg

dsc000438og.jpg

dsc000448ik.jpg

dsc000459dg.jpg

dsc000464bm.jpg

Espero que gostem das fotos.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um subwoofer realmente muito versátil, alia uma boa qualidade ao um ótimo SPL, o sub realmente é um dos poucos que agrada a praticamente todo mundo, o cara do trio gosta por q ele toca bem com a mala do carro aberta, o cara do sound quality tbm, visto q ele é um ótimo custo beneficio quando comparado aos subs de mesmo nível e o pessoal do SPL tbm, visto que em caixas com um bom pico ele realmente impressiona aos ouvidos

éeee sem muito exageros né..rsrs é bonitinho e tal..mais um de 10" com miseros 300 rms não faz nem cocegas no meu ouvido.rsrs...mais é um subsinho bonzinho

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Rafaelsound, esses seus reviews são muito feras, parabens mesmo!

Continua mandando pq estamos lendo!

Compartilhar este post

Link para o post

éeee sem muito exageros né..rsrs é bonitinho e tal..mais um de 10" com miseros 300 rms não faz nem cocegas no meu ouvido.rsrs...mais é um subsinho bonzinho

[]-[]

uhauahuaha , poxa amigo ...

pra ser um de 10" ????

vamos ser honestos , é um sub MUITO MUITO BOM !

Compartilhar este post

Link para o post

Fala meu brother!!! showww!!!

parabéns pelas explicações... esses "reviews" me instigam a trocar o cone do meu destroyer.... só que não tenho total dominio sobre o assunto... vc poderia me ajudar??? a bobina dele está intácta... tudo está ok só o cone que rachou... acho q vou colocar um cone de papel mesmo... q vc acha? tipo o cone de um bicho-papao ou coisa do tipo...

Abçs,

Rapha

Ps.: Dá uma olhada na minha assinatura.... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Que fique registrado que o Brasil fez o 3º gol exatamente agora ehehehe.

Muito bom o review Rafael. Parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]

pra ser um de 10" ????

rrs ta bom vai..rsrs........verdade pra ser de 10" é bom..

abraços..rsrs :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]

Bom com relação a fazer ou não cocegas no seu ouvido, ai depende do nivel de lesão auditiva em que vc se encotra né amigo!!!!!!

Quando eu digo que ele é bom SPL é quando comparado a falantes do mesmo tamanho dele, com +/- a mesma potencia nominal e faixa de preço!

Se comparado ao Bomber COMP de 10" (3200Wrms com quatro bobinas de 2 ohms) é muito fraco, porem o COMP é 4x mais caro, mas se comparado a um e se comparado ao Bomber Slim 10" é extramente forte, mas o Slim custa quase a metade do preço.

Espero q tenha entendido o nivel de comparação, pode ter certeza q eu tenho boa noção do que é SPL, eu tinha 4 de 15" no lugar do banco traseiro do meu antigo carro.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]

pra ser um de 10" ????

Os kras acham que o tamanho do falante influencia muito....

por ser de 10?!?!?!

que que tem ser de 10 ou 15???

tem muito sub de 15 que toma pal facil de sub de 10....

Quem ouviu a caixa do workingman no carro do guto sabe....

dois subzinhos de 8 numa Lt, faziam um estrago....

Rafael, Parabens...

Otimo topico, como sempre...

to cansado de ver no geral topicos do tipo:

se eu ligar isso nisso vai tocar bem?

se eu ligar aquilo + aquilo vai destruir meu carro?

Para meu... ta chato isso...

abraços..

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tem q ter muita paciência pra desmontar o sub certinho, uma uma coisa, vc usa alguma coisa para soltar a cola do cone? e da centragem?

Compartilhar este post

Link para o post
Cara tem q ter muita paciência pra desmontar o sub certinho, uma uma coisa, vc usa alguma coisa para soltar a cola do cone? e da centragem?

:+1

se fosse eu ia quebrar alguma coisa certeza...

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]

Bom com relação a fazer ou não cocegas no seu ouvido, ai depende do nivel de lesão auditiva em que vc se encotra né amigo!!!!!!

Quando eu digo que ele é bom SPL é quando comparado a falantes do mesmo tamanho dele, com +/- a mesma potencia nominal e faixa de preço!

Se comparado ao Bomber COMP de 10" (3200Wrms com quatro bobinas de 2 ohms) é muito fraco, porem o COMP é 4x mais caro, mas se comparado a um e se comparado ao Bomber Slim 10" é extramente forte, mas o Slim custa quase a metade do preço.

Espero q tenha entendido o nivel de comparação, pode ter certeza q eu tenho boa noção do que é SPL, eu tinha 4 de 15" no lugar do banco traseiro do meu antigo carro.

Abraços

Rafael

ahahhaahahah calmaaaaaa garotão não precisa ficar stressado née..rsrs....minha opnião ué...hahaha fala o q quiser pra mim um sub de 10 com 300 rms não me safistaz......mo viagem o q vc falou de lesão auditiva..ahahaha mais relaxa..garotão sem stress..hahahaah...

maracujinaaa...hahahaahah.....racho o bico com isso..ahahah...

so cuidado pra vc não colar do meu lado pro meu som não cobrir...o seu..hahaha

falou.. :legal:

obs...hahaha quer ver q agora q ele vai ficar bravo mesmo e vai retrucar.ahahah

:mac1

Compartilhar este post

Link para o post
Cone e Calota:

Fabricado base de PP e Fibra, é muito resistente e da ao falante um apelo visual realmente muito bom.

A calota segue a linha do cone, fabricado no mesmo material, a calota do UXP tem um visual mais agressivo, mais alta que o convencional, muito mais em função de um apelo visual do que acústica.

309.jpg

O famoso visual espremedor de laranja! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]

pra ser um de 10" ????

Os kras acham que o tamanho do falante influencia muito....

por ser de 10?!?!?!

que que tem ser de 10 ou 15???

tem muito sub de 15 que toma pal facil de sub de 10....

Quem ouviu a caixa do workingman no carro do guto sabe....

dois subzinhos de 8 numa Lt, faziam um estrago....

Rafael, Parabens...

Otimo topico, como sempre...

to cansado de ver no geral topicos do tipo:

se eu ligar isso nisso vai tocar bem?

se eu ligar aquilo + aquilo vai destruir meu carro?

Para meu... ta chato isso...

abraços..

hahahaah outro q se ofendeuu.ahhahah

ta ta..e aii eu tenho um e2k de 15" quando eu fui comprar escolhi o q eu quiz.....e aiii quer dizer então q esse de 10 " toca mais q o meu é isso???..ahhahaha

aaaa manoo...ta ta ta......vai assistir domingo legal vai..ahahaha..

obs....no stress ta..ahahahah...

falou beijosss!!..ahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Cone e Calota:

309.jpg

O famoso visual espremedor de laranja! :vts

haahahah oww pode crer parece mesmo um espremedor de laranja..ahahah gostei.....ahahha

mais acho bonito o visual do UXP....acho bacana..

falou..rs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]

Não !??

Ja vi que vc não conhece mesmo esse sub ehehehe.

JA tive 2 desses num banda ICE e rapaz, ninguem dizia que eram apenas 2 UXP de 10. Estavam desmanchando o teto do meu carro. Troquei eles por um Nitro 1000 de 15 esperando muito mais SPL e acabei me enganando. O Nitro 1000 dava mais SPL mas era algo praticamente imperceptivel.

Agora se for para comparar com E2K de 15 concerteza os meus 2 UXP faziam E2K de 15 se esconder de vergonha pra SPL. E a diferença do Nitro 1000 pro E2k pra SPL é absurda tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, ótimo tópico Rafael!!! Cara, como é bom ler um tópico destes aqui no STForum... é nestas horas em que a gente tem a noção do valor de um Fórum, eu sempre tive esta curiosidade de ver o espremedor de laranja por dentro, mas não tenho a técnica para abrí-lo sem estragar. E concordo com o que disseste do UXP, não é um Extreme nem um JL, mas atende bem a qualquer tribo, dentro de sua faixa de preço.

um abraço, e novamente, boa iniciativa!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom tópico..Bem explicativo e com todos os detalhes com informações de todas as partes deste sub..Eu particularmente, tbm queria ver como era um UXp por dentro..com certeza se tentasse desmonta-lo iria perder o sub..

Parabens!

Compartilhar este post

Link para o post

SIMPLESMENTE SHOW!!

Isso sim é um post de nível.

:rever1::rever1::rever1:

Tava pensando aqui, kd os outros posts iguais a esse? Pq não reunir numa só seção de reviews aqui no fórum, claro, criando um subtópico de review!!

Tá de parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

finalmente um post que me fizesse ler ate o final! heheheh

Parabens! [-]

o UXP 10'' é um puta sub pelo seu preço....tem bom SPL....bom timbre...agrada bastante mesmo! So decepciona aqueles extremistas....mas pra quem quer um sonzinho dia-a-dia EQUILIBRADO...1 UXP 10'' bem alimentado...é suficiente...

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Não !??

Ja vi que vc não conhece mesmo esse sub ehehehe.

JA tive 2 desses num banda ICE e rapaz, ninguem dizia que eram apenas 2 UXP de 10. Estavam desmanchando o teto do meu carro. Troquei eles por um Nitro 1000 de 15 esperando muito mais SPL e acabei me enganando. O Nitro 1000 dava mais SPL mas era algo praticamente imperceptivel.

Agora se for para comparar com E2K de 15 concerteza os meus 2 UXP faziam E2K de 15 se esconder de vergonha pra SPL. E a diferença do Nitro 1000 pro E2k pra SPL é absurda tbm.

boa spetz... o kra é mal em....

manja tudo....

Compartilhar este post

Link para o post

essa capa plastica eh uma farsa! faz parecer q o sub tem o cjnt magnético de um tumult da adire.. e no fim naum eh taaaao grande assim!

será q dá pra tirar essa capa plastica e manter o funcionamento perfeito do sub?? msm q requeresse adaptações dos bornes etc... mas se EU comprasse um UXP com ctz iria tirar essa capa de algum jeito! ... oui sei lah... cortar ela inteira nos locais de ventilação pelo menos!

pra que a bravox colocou isso ai??? Eh infelizmente 80% dos compradores levam o produto pela impressão causada! e naum pelos resultados reais!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Rafa! Mais uma vez, parabéns!!!

Eu babo esses teus topicos!!

Continue assim!

Tava doido pra ver um uxp e um e2k desmontados!

Tem foto de algum e2k?

:rever:

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...