Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Roque

Duto: Retangular X Cilíndrico

Recommended Posts

Ouvi dizer que caixa com dutos retangulares, os falantes obtêm melhor resposta nos graves pra fora. Procede isso?

Não sei se esse assunto já foi posto em discursão aqui (procurei mas não achei nenhum tópico) por isso quem puder me ajudar fico agradecido.

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra fora pode ser! mas SPL, nem pensar.. pq eh mais dificil de medir os parametros com um duto quadrado (os subs especificam o duto ideal cilindrico!). Bota um duto retangular e o corte de freq. na casa dos 150hz.. vai ter um bom grave pra fora! =D

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que a área deles seja a mesma, não tem diferença nenhuma, isso aí é lenda, hehehehe...

A vantagem do duto redondo é que dá pra fazer alterações na sintonia depois da caixa pronta, ná no retangular é meio complicado... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
Desde que a área deles seja a mesma, não tem diferença nenhuma, isso aí é lenda, hehehehe...

A vantagem do duto redondo é que dá pra fazer alterações na sintonia depois da caixa pronta, ná no retangular é meio complicado... [¨]

Também acho, mas veja só, as caixas que a EROS e SELENIUM mostram em seus projetos para PA profissional indicam dutos retangulares.

Com relação à área do duto, um dia perguntei ao técnico da selenium se eu poderia manter o diâmetro do duto e aumentar ou diminuir a profundidade do mesmo, afim de se obter a freq. de sint. ideal para minha caixa.

Minha pergunta:

Caro André, de acordo com sua sugestão eu devo usar 3 dutos de 10cm de

diam. por 15cm de prof. (3532,50cm3) no entanto, como minha caixa possue

apenas dois dutos com 10cm de diâmetro, eu posso usar dois de 10cm por

22,5cm (3532,50cm3)?

Ele me respondeu:

Sr Rodrigo

Esta analogia esta errada, se voce quer alterar o formato sugiro que altere

somente a abertura ( mantendo a mesma area ) quanto ao comprimento deve

ficar o mesmo.

Andre Cruz

Ou seja, o comprimento do duto não é tão maleável assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc colocar um duto retangulo e um redondo de baixo de uma caixa d'' agua qual vai ter mais vazão?? Isto simplifica que quando vc tem uma caixa com duto retangulo, vc tem maior area de cone ( ''Ar sai mais facil''), o unico problema que perdera em subgrave... Isso é um teste ja feito e com as mesmas especificações do fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

cara naum que eu seja meio ignorancia minha...mas cara eu conto no dedo o numero de som que eu vi com duto quadrado... ;):banghead

só acho que se fosse algo "viavel" vc compraria um falante qualquer e ja vinha com especicações sobre esse tipo de duto!! [¨]

gostei muito do topico ... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Também acho, mas veja só, as caixas que a EROS e SELENIUM mostram em seus projetos para PA profissional indicam dutos retangulares.

Com relação à área do duto, um dia perguntei ao técnico da selenium se eu poderia manter o diâmetro do duto e aumentar ou diminuir a profundidade do mesmo, afim de se obter a freq. de sint. ideal para minha caixa.

Minha pergunta:

Caro André, de acordo com sua sugestão eu devo usar 3 dutos de 10cm de

diam. por 15cm de prof. (3532,50cm3) no entanto, como minha caixa possue

apenas dois dutos com 10cm de diâmetro, eu posso usar dois de 10cm por

22,5cm (3532,50cm3)?

Ele me respondeu:

Sr Rodrigo

Esta analogia esta errada, se voce quer alterar o formato sugiro que altere

somente a abertura ( mantendo a mesma area ) quanto ao comprimento deve

ficar o mesmo.

Andre Cruz

Ou seja, o comprimento do duto não é tão maleável assim...

Essas marcas indicam esses projetos com dutos retangulares apenas pra ficar "dentro da moda" no estilo das caixas EAW.

Quando falei sobre a área do duto, isso incluia Altura x Largura x Profundidade e qualquer uma dessas medidas alteradas, vai dar diferença na sintonia.

Vc pode fazer dutos quadrados, redondos, ovais, trangulares ou até em formato de "estrela" se quiser, se a área dele for calculada de acordo com com a sintonia correta, o formato não importa...

Compartilhar este post

Link para o post

O tipo de duto não influi, e p/ completar ele não serve pro ar "sair" e sim dificultar a entrada, controlando melhor o subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

acho q ele quis dizer o seguinte.. que o som emitido pela parte da frente e a de trás do sub tem (digamos assim) "polaridades" diferentes.. pois se o sub for ligado em sua mão, sem uma caixa.. pouco se ouvirá! O aproveitamento do sub vem justamente da "não mistura" dessas duas partes! Por isso existe o baffle infinito.. q nada mais é do q usar os subs numa parede, por exemplo! Enfim.. acho q foi por aih! :D

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Femeref!

Não entendi a frase:

"p/ completar ele não serve pro ar "sair" e sim dificultar a entrada, controlando melhor o subwoofer."

Poderia explicar?

Grato,

Paulo Duto.

O duto faz com que o deslocamento do cone seja reduzido.

Isso ajuda falantes com o conjunto móvel mais leve, e maior eficiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Duto,

Dá logo a esplicação técnica que todo mundo quer ler... [¨]

Na minha ignorância eu penso que o duto serve tanto para entrar e sair ar, afinal se sai tem que entrar e se entra tem como sair também...

O duto serve para direcionar as ondas geradas e amplificadas dentro da caixa acustica para o lado da frente. Levando em conta que caixas dutadas tem um ganho aproximado (ou exato??) de 3dB o que me faz pensar que a mesma quantidade de ar que é deslocado para frente é deslocado pra trás.

O duto não influencia no som se a area for a mesma, independente da figura.

Para diminuir o excursionamento do cone é recomendado utilizar caixas seladas... (Será? é porque o ar comprime e dilata segurando o cone?)

Por favor, não entendam isso como "técnico", é apenas o que eu penso sobre as coisas que leio por aqui... se estiver errado por favor me digam.

Compartilhar este post

Link para o post

o duto serve p/ dar explicações p/ galera aki.... ahuahuahuhauhaah

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei a diferença tecnica se ela existe,mas o redondo é mais vantajoso...da pra fazer algumas alteracoes e aproveitar a caixa em outro modelo de sub.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Femeref!

Fiquei com mais dúvidas:

"ele não serve pro ar "sair" e sim dificultar a entrada"

-Só a entrada?

"O duto faz com que o deslocamento do cone seja reduzido."

-Quando?

"Isso ajuda falantes com o conjunto móvel mais leve, e maior eficiência."

-Só eles? Se sim porque? Os menos eficientes não se beneficiam porque?

Saudações,

Paulo Duto.

A princípio os subs estão "parados" ao ligarmos o módulo, o som se propaga com movimento do deslocamento de ar.

Esse movimento, dentro da caixa o primeiro impacto é na entrada de ar que é dada pelo duto, então uma vez que é trabalhado o deslocamento de um subwoofer, sua volta ao estágio normal já estaria controlado.

---------------

Cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura, precisam de um MAIOR controle e menor deslocamento, justamente p/ manter a integridade de seu funcionamento. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
A princípio os subs estão "parados" ao ligarmos o módulo, o som se propaga com movimento do deslocamento de ar.

Esse movimento, dentro da caixa o primeiro impacto é na entrada de ar que é dada pelo duto, então uma vez que é trabalhado o deslocamento de um subwoofer, sua volta ao estágio normal já estaria controlado.

---------------

Cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura, precisam de um MAIOR controle e menor deslocamento, justamente p/ manter a integridade de seu funcionamento

Mas no caso estamos falando em woofer e não em sub, sendo assim a maioria dos woofer são de cone rigido e de maior deslocamento, para os subs tem que ser duto redondo por causa do seu fs ser mais baixo...

Quando vc quer ''som p/ fora'' tem quer maior spl né? então com um abertura por ex: 2 dutos de 4'' por 15 cm, beleza se vc ''DESENROLAR'' esse duto vc tera um retangulo, um em cima e outro em baixo, agora me fale, qual vai ter maior pressão sonora saindo da caixa, 2 redondos ou 1 rentangulo... Volto a repetir

''Se vc colocar um duto retangulo e um redondo debaixo de uma caixa d'' água por onde a água vai sair mais rapido???

Isso não tem muita fisica, o negocio é na pratica, pegar e fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

---------------

Cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura, precisam de um MAIOR controle e menor deslocamento, justamente p/ manter a integridade de seu funcionamento

Mas no caso estamos falando em woofer e não em sub, sendo assim a maioria dos woofer são de cone rigido e de maior deslocamento, para os subs tem que ser duto redondo por causa do seu fs ser mais baixo...

Quando vc quer ''som p/ fora'' tem quer maior spl né? então com um abertura por ex: 2 dutos de 4'' por 15 cm, beleza se vc ''DESENROLAR'' esse duto vc tera um retangulo, um em cima e outro em baixo, agora me fale, qual vai ter maior pressão sonora saindo da caixa, 2 redondos ou 1 rentangulo... Volto a repetir

''Se vc colocar um duto retangulo e um redondo debaixo de uma caixa d'' água por onde a água vai sair mais rapido???

Isso não tem muita fisica, o negocio é na pratica, pegar e fazer...

André Luiz, fiquei com algumas dúvidas...

"Mas no caso estamos falando em woofer e não em sub, sendo assim a maioria dos woofer são de cone rigido e de maior deslocamento"

Woofers deslocam mais e tem o cone mais rígido?

------

E nos subwoofers, qual a relação entre o fs e o duto ter que ser redondo?

------

Uma ultima duvida, se não for física... oq seria?

[]´s Sérgio Stocco

Compartilhar este post

Link para o post

Não li tudo direito oq o pessoal falo, mais se entendi bem posso dizer que do meu ponto de vista a diferença estaria na velocidade do ar, tipow, para um sub tipo o kicker l7 é recomendado duto retangular, pois se simular poderemos ver que o air velocity fica gigante usando 2 dutos de 4" por exemplo, no caso do duto feito em mdf mesmo pelo fato dele ter uma maior abertura vai evitar o "sopro". Acredito que seja por ai.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

a alguns meses tras eu montei um som em um gol bola onde na parte do grave contem um roadstar 1200d tocando 4 subwoofers rockford fosgate rfp1412 projetei uma caixa unica para os 4 falantes e apenas um duto pra todos foi uma caixa com 50 litros livres pra cada sub e o duto sintonizado em +- 35 hertz o duto usado no projeto foi um retangular de 15cm de largura , 60 cm de altura e 85cm de comprimento ,,,,,, falo a vcs que ficou muito ignorante realmente o duto ficou muito bom sem nem cheiro de sopro alias nem sai aquele ventao que sairia se tivesse usado 4 dutos de 4 polegadas por exemplo a velocidade do ar dentro do duto ficou extremamente boa tanto que vc nao sente o ventao e sim apenas pressao sonora so pra completar a caixa foi toda feita com mdf de 25mm incluindo o duto o duto e os falantes estao na mesma superficie virados pra frente do carro a caixa tomou todo o portamalas tanto que foi necessario retirar o encosto do banco traseiro e so foi deixado acento rsrsr o cara queria grave forte ne rsrrss o maior incoveniente e que normalmente dutos retangulares com grande diametro e baicha sintonia ficam muito grandes entao ocupam muita litragem dentro da caixa o que implica em um volume exagerado na caixa incluindo futuramente o dono do gol vai trocar os subs por modelos mais fotes e colocar um soundigital de 2300 pra tocar mas olha que muito gente ja esta de cara com o rendimento do som dele ,,,,, eu nao sei como colocar fotos se nao colocaria se alguem quiser ajudar ...

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Juranda!

Poisé. Ventania no duto é sinal que tem coisa errada.

Dutos retangulares com grande diâmetro? Como é isso?

Acento ou assento?

Baicha ou baixa?

Saudações,

Paulo Duto.

Se errei em determinado momento, me ensina.

Humildade é virtude dos sábios e aprendemos todos os dias.

Sobre o tipo de cone, eu perguntei isso ao outro usuário porque tambem não entendi e fiz uma analogia às suas perguntas :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...