Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gazolli

Nar Kevlar

Recommended Posts

Postado em

Olá Pessoal!

Gostaria de saber, de quem já ouviu, como tocam os Mid Bass da NAR, principalmente o Kevlar 6". Pretendo substituir no meu sistema, pra suprir a necessidade deixada pelo meu Visteon 5" (não desce bem na porta).

Fato importante: o mid ficará na porta acompanhado do cross e twt do Visteon, que me agradam).

Por último: quão parrudo ele é? As fotos que acho não mostram bem...

Abraços!!!

Postado em

Tenho um par de 5", embora sejam recomendados para portas, os meus estão em pezinhos de +- 3,5 lts tratados, estão descendo razoavelmente bem (entre 67 e 70hz) tocam muito pela potência que dizem ter (50w rms), dos nacionais foi o melhor que já escutei... timbre muito bom

Postado em
Não é lá mto parrudo e tb ñ ''rende absurdos'' na porta.

Mas melhor que o Visteon é bem provável que fique.

Crasher, somente pra ilustrar: pra vc, ql o mid que "rende absurdos" na porta?

Pergunto pq tem gente que considera CSD, MBQ, etc... :huh:

Postado em
Crasher, somente pra ilustrar: pra vc, ql o mid que "rende absurdos" na porta?

Pergunto pq tem gente que considera CSD, MBQ, etc... :huh:

Na porta, CSD rende proximo ao NAR. Mas o tipo da batida é diferente.

Dos kits conhecidos, o que rende absurdo na porta é o bom e velho MbQuart 6".

Postado em

De olho no topico O.O

Esse mid muito me interessa, gostaria de adiciona-lo para surround em sistema 5.1 (carro)

O preco esta mtt bom no Leosound

Gostaria de saber se ele tb trabalha bem alimentado pelo player

[]s

Postado em

Poderia explicar melhor? Desculpa ser chato e insistente, mas estou procurando comentários sobre ele (timbre, até onde quanto desce...) para definir se vale a pena investir perante os atuais Visteon 5".

Postado em

Muito bom o mid da Nar, superior ao mid de kevlar da Bravox... tem um timbre bem agradável e se colocar na porta com tratamento de manta fica bem legal... o allanpk tinha instalado no 206 dele e ficou bem bacana... instalou na porta com tratamento...

Também já ouvi o de 5" em pezinhos de 9lts e tocavam horrores tb...

Postado em

Dos kits conhecidos, o que rende absurdo na porta é o bom e velho MbQuart 6".

Esse rende mesmo, tou assustado com o bichinho na porta, desce mtt e tem um timbre absurdo

[]s

Postado em
Olá Pessoal!

Gostaria de saber, de quem já ouviu, como tocam os Mid Bass da NAR, principalmente o Kevlar 6". Pretendo substituir no meu sistema, pra suprir a necessidade deixada pelo meu Visteon 5" (não desce bem na porta).

Fato importante: o mid ficará na porta acompanhado do cross e twt do Visteon, que me agradam).

Abraços!!!

Blz Gazolli!!!

Então, instalei há umas três semanas um par de Nar Kevlar 6" no meu Civic, substituindo um par de Blaupunkt VPC54 (5" 1/4). Vou te passar minhas impressões, não sei se ajuda mto (já que cada ouvido percebe de forma diferente), mas vamos lá:

O mid realmente não é parrudo; ele é leve (fisicamente) e o conjunto magnético é pequeno, próximo ao do Blaupunkt e menor que os da série Bravox CS-D, por exemplo. A carcaça é em aço estampado fino, e é bem rebaixada (o que para mim foi um presentão!) - vc. pode montar o mid em espaços realmente "apertados"... tem de tomar cuidado que ele na realidade não possui 6", mas 6" e 1/2. No meu caso, esta diferença significou ter de serrar fora todo o suporte plástico embutido no forro da porta, e quebrar a cabeça para fixar o forro à porta neste ponto (eu resolvi, mas o forro ganhou um parafuso novo! :-)

Em termos de instalação, o que posso te dizer é isso: cuidado com o diâmetro, e despreocupe-se com tamanho de imã e profundidade. O mid é muito bem acabado, bonito, e eu fiquei com dó de recolocar a tela original... ainda quero fazer outra aparente, dá dó esconder um falante destes. No meu carro eu retirei totalmente o suporte original, e confeccionei dois anéis em MDF 15mm; aparafusei os dois, pintei em tinta esmalte preta (impermeabilização) e montei os anéis na porta com massa de calafetar, para evitar vazamentos. O falante foi montado no anel com um anel de borracha, com a mesma intenção, e visando proporcionar um assento correto à carcaça. Para melhorar, só tratando com manta, coisa que ainda não decidi fazer.

O som: muito bom para o preço cobrado. Estou mandando algo próximo dos 65, 70w rms para cada um. Os médios-graves são precisos sem serem chochos ou forçados; neste ponto dá um banho no Blau em porta (pezinhos, já tive e são "another five hundred"!!!). Os médios eu achei um pouco apagados em relação ao Blaupunkt, mas não vale a comparação - o Blau é um mid menor e era bem mais caro qdo novo há 11 anos atrás, além de estar devidamente amaciado por 6 (isso, 6!) anos de uso... :-). Vamos ver se com o tempo o NAR "se solta" e fica + à vontade... Em comparação ao Bravox CSD, q também possuo, os médios são claramente superiores e o midbass mais natural.

Descer: desce o suficiente para um sub cortado alto, como o meu, poder tocar sem dizer "oi gente, tou aqui na mala!!!" pra quem ouve. Que era o problema que eu vinha enfrentando, o sub era facilmente localizável, parte pelo corte alto do 7892, parte pelo médio-grave sem força na dianteira. A integração com o UXP 10" ficou muito boa, e dependendo da música posso desligar o sub sem traumas.

Timbre: bonito, rico (mas não exuberante, diga-se de passagem - nisto aí ainda prefiro o Blau velho), bem honesto pro preço. É um falante que parece feito para ter o SPL suficiente apenas, mas com uma precisão, equilíbrio e uma naturalidade (se é que isto existe) além do trivial nos falantes "comuns" a que temos acesso - a preocupação do fabricante parece ter sido esta, equilibrio e timbre. Não vou comparar com kits importados, pq. faz mto tempo que não ouço (morar no mato é flórida!). Dos nacionais, até agora, é o melhor que ouvi, acho que próximo a ele (mas ainda longe) só alguns mids mais antigos da Selenium. E acho que ouvi a maioria dos falantes "comuns" brasileiros.

Resuminho: muito bom para a porta, fácil de instalar exceto o diâmetro (a meia polegada a mais), rende muito bem (baixei o ganho para equilibrar o setup frontal, inclusive). Timbre agradável, desce o suficiente em porta desde que bem instalado. Acho que é isso aí... se o tweeter e crossover já estão "no ponto" (que era o meu caso tbem), e vc. estiver disposto a instalar ele com capricho, acho que não tem mto como errar... pelo menos nesta faixa de preços e pensando em portas.

um abração,

Ricardo.

edit: O cross que estou usando é apenas para o tweeter, e uso bi-amp (2 canais tocam os midbass, e dois tocam os tweeters). O mid está ligado direto, sem cross, no amplificador. Não conheço o crossover do Visteon, se ele apenas faz o LP abaixo do tweeter, tranquilo. Mas se ele possui algum equalizador de impedância (Zobel), como o do Kit CS-K da Bravox, teria de experimentar o mid para ver se casa direito, já que o projeto é outro.

edit 2: usei dois anéis de MDF 15mm aparafusados em cada lado, o mid ficou praticamente dentro dos anéis. Apenas um pedacinho do conjunto magnético ficou dentro da porta, e consegui fechar o forro de porta sem problemas. Pra vc. ter uma idéia de quão estreito o falante é...

Postado em
Olá Pessoal!

Abraços!!!

Blz Gazolli!!!

Então, instalei há umas três semanas um par de Nar Kevlar 6" no meu Civic, substituindo um par de Blaupunkt VPC54 (5" 1/4). Vou te passar minhas impressões, não sei se ajuda mto (já que cada ouvido percebe de forma diferente), mas vamos lá:

O mid realmente não é parrudo; ele é leve (fisicamente) e o conjunto magnético é pequeno, próximo ao do Blaupunkt e menor que os da série Bravox CS-D, por exemplo. A carcaça é em aço estampado fino, e é bem rebaixada (o que para mim foi um presentão!) - vc. pode montar o mid em espaços realmente "apertados"... tem de tomar cuidado que ele na realidade não possui 6", mas 6" e 1/2. No meu caso, esta diferença significou ter de serrar fora todo o suporte plástico embutido no forro da porta, e quebrar a cabeça para fixar o forro à porta neste ponto (eu resolvi, mas o forro ganhou um parafuso novo! :-)

Em termos de instalação, o que posso te dizer é isso: cuidado com o diâmetro, e despreocupe-se com tamanho de imã e profundidade. O mid é muito bem acabado, bonito, e eu fiquei com dó de recolocar a tela original... ainda quero fazer outra aparente, dá dó esconder um falante destes. No meu carro eu retirei totalmente o suporte original, e confeccionei dois anéis em MDF 15mm; aparafusei os dois, pintei em tinta esmalte preta (impermeabilização) e montei os anéis na porta com massa de calafetar, para evitar vazamentos. O falante foi montado no anel com um anel de borracha, com a mesma intenção, e visando proporcionar um assento correto à carcaça. Para melhorar, só tratando com manta, coisa que ainda não decidi fazer.

O som: muito bom para o preço cobrado. Estou mandando algo próximo dos 65, 70w rms para cada um. Os médios-graves são precisos sem serem chochos ou forçados; neste ponto dá um banho no Blau em porta (pezinhos, já tive e são "another five hundred"!!!). Os médios eu achei um pouco apagados em relação ao Blaupunkt, mas não vale a comparação - o Blau é um mid menor e era bem mais caro qdo novo há 11 anos atrás, além de estar devidamente amaciado por 6 (isso, 6!) anos de uso... :-). Vamos ver se com o tempo o NAR "se solta" e fica + à vontade... Em comparação ao Bravox CSD, q também possuo, os médios são claramente superiores e o midbass mais natural.

Descer: desce o suficiente para um sub cortado alto, como o meu, poder tocar sem dizer "oi gente, tou aqui na mala!!!" pra quem ouve. Que era o problema que eu vinha enfrentando, o sub era facilmente localizável, parte pelo corte alto do 7892, parte pelo médio-grave sem força na dianteira. A integração com o UXP 10" ficou muito boa, e dependendo da música posso desligar o sub sem traumas.

Timbre: bonito, rico (mas não exuberante, diga-se de passagem - nisto aí ainda prefiro o Blau velho), bem honesto pro preço. É um falante que parece feito para ter o SPL suficiente apenas, mas com uma precisão, equilíbrio e uma naturalidade (se é que isto existe) além do trivial nos falantes "comuns" a que temos acesso - a preocupação do fabricante parece ter sido esta, equilibrio e timbre. Não vou comparar com kits importados, pq. faz mto tempo que não ouço (morar no mato é flórida!). Dos nacionais, até agora, é o melhor que ouvi, acho que próximo a ele (mas ainda longe) só alguns mids mais antigos da Selenium. E acho que ouvi a maioria dos falantes "comuns" brasileiros.

Resuminho: muito bom para a porta, fácil de instalar exceto o diâmetro (a meia polegada a mais), rende muito bem (baixei o ganho para equilibrar o setup frontal, inclusive). Timbre agradável, desce o suficiente em porta desde que bem instalado. Acho que é isso aí... se o tweeter e crossover já estão "no ponto" (que era o meu caso tbem), e vc. estiver disposto a instalar ele com capricho, acho que não tem mto como errar... pelo menos nesta faixa de preços e pensando em portas.

um abração,

Ricardo.

edit: O cross que estou usando é apenas para o tweeter, e uso bi-amp (2 canais tocam os midbass, e dois tocam os tweeters). O mid está ligado direto, sem cross, no amplificador. Não conheço o crossover do Visteon, se ele apenas faz o LP abaixo do tweeter, tranquilo. Mas se ele possui algum equalizador de impedância (Zobel), como o do Kit CS-K da Bravox, teria de experimentar o mid para ver se casa direito, já que o projeto é outro.

edit 2: usei dois anéis de MDF 15mm aparafusados em cada lado, o mid ficou praticamente dentro dos anéis. Apenas um pedacinho do conjunto magnético ficou dentro da porta, e consegui fechar o forro de porta sem problemas. Pra vc. ter uma idéia de quão estreito o falante é...

apoiado , disse tudo [-]

Postado em
Blz Gazolli!!!

O mid realmente não é parrudo; ele é leve (fisicamente) e o conjunto magnético é pequeno, próximo ao do Blaupunkt  e menor que os da série Bravox CS-D, por exemplo. A carcaça é em aço estampado fino, e é bem rebaixada (o que para mim foi um presentão!) - vc. pode montar o mid em espaços realmente "apertados"... tem de tomar cuidado que ele na realidade não possui 6", mas 6" e 1/2. No meu caso, esta diferença significou ter de serrar fora todo o suporte plástico embutido no forro da porta, e quebrar a cabeça para fixar o forro à porta neste ponto (eu resolvi, mas o forro ganhou um parafuso novo! :-)

Em termos de instalação, o que posso te dizer é isso: cuidado com o diâmetro, e despreocupe-se com tamanho de imã e profundidade. O mid é muito bem acabado, bonito, e eu fiquei com dó de recolocar a tela original... ainda quero fazer outra aparente, dá dó esconder um falante destes. No meu carro eu retirei totalmente o suporte original, e confeccionei dois anéis em MDF 15mm; aparafusei os dois, pintei em tinta esmalte preta (impermeabilização) e montei os anéis na porta com massa de calafetar,  para evitar vazamentos. O falante foi montado no anel com um anel de borracha, com a mesma intenção, e visando proporcionar um assento correto à carcaça. Para melhorar, só tratando com manta, coisa que ainda não decidi fazer.

Descer: desce o suficiente para um sub cortado alto, como o meu, poder tocar sem dizer "oi gente,  tou aqui na mala!!!" pra quem ouve. Que era o problema que eu vinha enfrentando, o sub era facilmente localizável, parte pelo corte alto do 7892, parte pelo médio-grave sem força na dianteira. A integração com o UXP 10" ficou muito boa, e dependendo da música posso desligar o sub sem traumas.

um abração,

Ricardo.

RiQuati, muito obrigado por ter vindo aqui deixar seus comentários!!! Muito MESMO!!! Só faltou uma coisa que eu queria saber com mais precisão: até onde desce na porta :huh:

Pretendo fazer um UP no meu sistema, trocando tb meu atual Keybass Phanter de 8" por um Roxinho de 10" e queria ter uma noção se vou conseguir deixar essa passagem sem buracos, mesmo usando os mids na porta! :(

Edit: Fora isso, pelos comentários, e pelo preço, acho que o Mid Kevlar da NAR poderia ser considerado uma baita escolha pra um SQ de orçamento reduzido.. Precisaria definir crossovers e twt, mas isso acho que o 1TW1 com cross artesanal daria conta. Qual será o custo benefício total desse kit "montado"??

Postado em
Só faltou uma coisa que eu queria saber com mais precisão: até onde desce na porta :huh:

Pretendo fazer um UP no meu sistema, trocando tb meu atual Keybass Phanter de 8" por um Roxinho de 10" e queria ter uma noção se vou conseguir deixar essa passagem sem buracos, mesmo usando os mids na porta! :(

Xi, Gazolli, esta eu vou ficar te devendo!!! Não tenho aqui um CD com frequências, nem acesso a um RTA (RTA de ouvido não vale!)... Deve descer "o suficiente", já que para músicas com grave mais pronunciado e/ou carro parado, consigo um som muito bom e com graves presentes mesmo sem sub. Com carro andando, barulho do motor, janelas abertas, etc., aí tem de usar sub para completar mesmo... mas veja que aqui um sub pequeno e em caixa selada de fibra (UXP 10") está dando conta e sobrando, em um carro ruim de passar graves (sedan) e de porta complicada (e sem manta, ainda por cima!). Com os midbass anteriores, melhores de médios mas nitidamente mais fracos em médios-graves, nunquinha que eu conseguiria isto...

Só pra dar uma idéia de como eles estão no setup: o amp manda 4x50w rms (deve ser uns 65w reais); está em biamp (apenas para usar TA individual, tw/mb); usando um amp 2 canais com 50w rms a pressão seria a mesma (afinal, uso amps em faixas diferentes de frequência... não "somo" os 50w para cada lado). O MX (loudness do alpino) está desligado, o bass está em 0 ou +1 no máximo, e o sub dificilmente passa dos SUB+5 (a maior parte do tempo o sub está em 0 ou +1). Ganhos regulados baixos, de forma que para ouvir razoavelmente, o alpino vai estar lá pelo volume 15 ou 16... para ouvir alto, 22, 23 e já diminuo pq. enche o saco. Não uso LP para os mids (nada de corte acima do tw, deixo eles subirem até onde puder) nem HP (descem até onde puderem); como o material que ouço possui graves "normais" - leia-se não processados, saturados, artificiais, etc - está de bom tamanho... o sub é cortado a 85 hz pelo amp, 18db/oct. Está em uma caixa maior do que a recomendada (31 lts x 21 lts), totalmente vedada e revestida internamente com feltro (não sei pq, mas melhora a resposta com o sub cortado alto como está).

Acho que fica um conjunto porreta com este Endurance Roxinho 10", tive os de 12" e de 8" desta série e me arrependo muito, mas muuuuito mesmo de ter vendido, especialmente os pequenos... vendi quase de graça (140 reais o par), melhor grave nacional que já ouvi. Lindo msm.

um abraço, e vamos ver se alguém que já experimentou os mids mediu o resultado deles e posta por aqui.

Ricardo.

Postado em

Ricardo, de novo muito obrigado pelos seus comentários!!! E caso esteja procurando por Endurances de 8" tem um cara vendendo no MercadoLivre por R$100,00 cada... ;)

Abraços!

Postado em
Oi,

E ai, voce comprou? gostou?

to muito interessando nesse mid da Nar....o de 5"!!!

Valeu!

Não comprei porque estou com dó de gastar mais dinheiro com som antes de vender as coisas que estou anunciando nos Classificados.. O pior é que o mid de 6" sumiu do LeoSound!!! E agora, será que não vou mais achar??? :unsure:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...