Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafaelsound

Soundigital + Selenium = 3 Records Quebrados

Recommended Posts

tá começando a ficar interessante esse negocio! hehehe...

falaram em regular pra SPL já me deixou de olho aqui! hahaha...

ae rafael, me explica ae esse esquema q vc tá usando no PCRTA!

to usando o truerta, mas ainda nao consegui nenhuma resposta q seja satisfatoria...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro parabens rafael

Acho q vou pra i, pois os campeonatos aqui no RS tão mais dificeis aqui as competições chegam em torno de 153 db +- isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora realmente falou um cara tem um dominio do assunto!

Mas Sandro, pra regular o carro pra campeonatos de SPL essa "técnica" até funcionaria, não acha? Ou to pensando loucura?

Microfones realmente nunca foram a minha praia!

Bom, dá pra ter uma base sim, mas mas isso provoca uma baita deficiência no no espectro, por exemplo: Suponhamos que em um microfone linear, um carro toque 140 dBs em 60 hz e 132 em 80 hz, com esse procedimento do absorvente acústico, mesmo que vc calibre o microfone caseiro de acordo com o linear pra ele tocar igual nos 60 hz, nas demais frequencias o SPL será muito alterado (pra mais ou pra menos), e isso acaba "mascarando" demais os resultados. Se vc quiser achar a frequencia de ressonância de um veículo por exemplo, se o microfone não for linear ou não tiver um arquivo que corrija suas deficiências, isso seria o mesmo que jogar no bicho...

E dependendo dos artificios usados pra "atenuar" a cápsula, os picos e vales no espectro acabam sendo tão grandes que não tem arquivo de correção que dê jeito...

Esse método funciona apenas pra saber se o seu som está mais forte ou mais fraco, mas a frequencia de ressonância ou a curva de resposta só tem como ser levantada corretamente usando um microfone calibrado. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro parabens rafael

Acho q vou pra i, pois os campeonatos aqui no RS tão mais dificeis aqui as competições chegam em torno de 153 db +- isso.

Eu não diria que os campeonatos aki são mais faceis, diria apenas que são campeonatos dirigidos muito mais ao consumidor final, hobbista e a lojistas sem patrocinio, um campeonato de participantes "amadores" mesmo!

Veja que os Corsas 4 portas aparecem raramente, o q deixa a competição aberta a qualquer tipo de carro! E é justamente isso q atrae a gente q não tem patrocinio de fabricantes, o q torna mais justa a disputa!!!!

Cansei de perder com falantes proprios para caras q tem falantes e amps das fabricas em comodato, q ele pode usar e queimar a vontade desde q bata records.

Isso quando o RTA não é "mexido" para aparecer Records "bizarros" para fabricantes com um pouco mais de recursos.

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro parabens rafael

E olha que pra conseguir 153 dBs o carro tem que ser forte heim!!! Esses resultados só são obtidos na realidade por carros muito bem travados e geralmente por competidores que tem patrocinio de fabricante de equipamento. Em carro de dia a dia, esses 143 dBs que o Rafael bateu, é coisa muito forte pra um competidor que faz tudo com recursos próprios...

Compartilhar este post

Link para o post

É claro 143 é bastante mas aqui no sul, é claro os corsas deveriam ser categorias separadas chegam em torno de 157, estes sim não tem nada de original, a grande maioria chega em 142, 143 ai vai. mas tem sempre os que mandam ve, quando tinha o destroyer de 15" deu 149,8 sendo q a caixa não era a certa, agora botei um BVX mas ainda não testei quanto dá, mas no ouvido é bem mais forte

Compartilhar este post

Link para o post
É claro 143 é bastante mas aqui no sul, é claro os corsas deveriam ser categorias separadas chegam em torno de 157, estes sim não tem nada de original, a grande maioria chega em 142, 143 ai vai. mas tem sempre os que mandam ve, quando tinha o destroyer de 15" deu 149,8 sendo q a caixa não era a certa, agora botei um BVX mas ainda não testei quanto dá, mas no ouvido é bem mais forte

Que entidade foi e qual o RTA foi usado quando vc bateu essa marca ??

Compartilhar este post

Link para o post

NA TRIBO DO SOM, TEM UM CARA Q DEU 161,2, AQUI A RICHA É MUITA GRANDE ENTRE CIDADES

Compartilhar este post

Link para o post
NA TRIBO DO SOM, TEM UM CARA Q DEU 161,2, AQUI A RICHA É MUITA GRANDE ENTRE CIDADES

Em q carro, com quais equipamentos e alimentação vc chegou na marca dos 149,8dbs????

E esse carra chegou nos 161 dbs com q equipo e carro? Vc sabe?

Veja bem, marcas altas, nem sempre são sinonimos de bons equipos, pode ser um "RTAzinho Turbinado" tbm.

Se bem que eu acredito q a Tribo do Som, ainda seja uma das poucas entidades sérias aki no Brasil!

Se não me engano é o Sr Samir Abdo o presidente dessa associação.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
NA TRIBO DO SOM, TEM UM  CARA Q DEU 161,2, AQUI A RICHA É MUITA GRANDE ENTRE CIDADES

Pra gente poder ter uma base certa do nivel dos carros aí do Sul, se possível participe de um campeonato da nossa entidade quando tiver um aí...

O RTA do Murilo Alvares tem a mesma calibragem do meu e no evento que ele realizou no RS a maior marca no SPL foi de 144.9 dBs, alcançados pelo Gustavo Riet da equipe Armação no campeonato de Santa Maria, e essa marca tá mais ou menos na média dos carros daqui ;)

A Tribo do som ainda usa o RTAs da LinearX por causa da parceria que eles tem com a Yorks Imports, e esses RTAs apresentam uma falha quando a frequencia de pico do carro passa entre os filtros de banda do equipamento e acaba dando uns resultados meio absurdos. No caso do RTA30 e o TermLab que utilizam sensores de pressão no lugar de microfones, essas falhas não acontecem. Se der algum resultado meio louco é porque o carro toca muito mesmo ou o arquivo de correção foi alterado...

Compartilhar este post

Link para o post
parabens Rafael.

O seu SD é 4ohms e a resultancia dos extremes era 8 ohms?

VC chegou a testar o SD com metade da impedancia nominal?

Alguem sabe como posso montar um RTA tabajara?

pergunto porque quero fazer alguns teste , porque para SPL naum notei quase diferença de SPL entre os quatro premium casados com o SD e um só casado com o SD (nesse caso naum deixava mais que 5 segundos tocando em 60hz).

Sds Gustavo Carmona.

aonde eu concigo um rta tabajarA??

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa não acredito que teve um encontro em Barão e eu nem fui meus avós moram lá....

Puta cidadezinha morta....achei que fosse a ultima coisa que fosse ter lá....

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa não acredito que teve um encontro em Barão e eu nem fui meus avós moram lá....

Puta cidadezinha morta....achei que fosse a ultima coisa que fosse ter lá....

Realmente a cidadezinha não é algo possa ser chamado de Metropole, mas o agito foi bom sim, o pessoal da região compareceu bem ao evento.

Os campeonatos organizados pelo Sandro, tem essa caracteristica, de manter bom nivel de publico e de inscrições.

Barão de Antonina-SP deve ter uns 10 mil habitantes, e deu umas 10 incrições, tem campeonato da MTM ou 101% eventos aki em Sorocaba-SP (~600 mil habitantes) q nem tem esse numero de inscrições!!!!!

Os campeonatos da ASA Brasil ainda tem "graça" por q alem de muitas inscrições em poucas categorias, a grande maioria dos competidores, ainda é cliente final de loja de som e entusiastas, o q deixa bem competitiva a disputa, aki na região de Sorocaba, só lojas de som entram, nas 56 categorias q o Meda criou pra ganhar dinheiro, e cada entra em uma e sai com um trofeuzinho de primeiro lugar e quando resolvem não competir, não tem medições........

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra não abrir outro tópico, deixa eu te contar o que aconteceu nesses 3 ultimos finais de semana:

A MTM Brasil fez 3 campeonatos aqui perto, um em Andirá/PR, outro em Ourinhos/SP e o ultimo ontem em Cornélio Procópio/PR, todos com o RTA do Alexandre Meda. Nessas 3 etapas, uns amigos meus levaram 5 carros e de uma etapa pra outra constatou-se uma variação do RTA deles de 10 dBs!!!!!!

Em Andirá as marcas estavam meio que corretas, quase sem diferença do meu RTA que usamos pra fazer o acerto nos carros da galera. Na etapa de Ourinhos o RTA deles tava marcando 5 dBs a menos no geral, e como o pessoal reclamou, os caras fizeram a correção ao colocar os resultados no site deles, mas lá na hora o troço marcou bem baixo. Já na etapa de Cornélio Procópio ontem, como tinha uns carros da MXR (patrocinadora deles), as marcas todas subiram 5 dBs a mais do que a etapa de Andirá (isso em todos os carros!!!!), resultando nessa variação tosca de 10 dBs em 3 etapas!!!!

Isso tudo ainda porque os hómi anunciaram que as etapas 2006 seriam todas utilizando o famoso "Padrão INMETRO" de calibração, rsrsrs... Imagina se fosse pra avacalhar então!!!!!!

Por essas e outras que os campeonatos de som estão perdendo credibilidade, ainda mais quando uma entidade que se julga a maior do Brasil é a que mais avacalha... [^]

Compartilhar este post

Link para o post
Pra gente poder ter uma base certa do nivel dos carros aí do Sul, se possível participe de um campeonato da nossa entidade quando tiver um aí...

O RTA do Murilo Alvares tem a mesma calibragem do meu e no evento que ele realizou no RS a maior marca no SPL foi de 144.9 dBs, alcançados pelo Gustavo Riet da equipe Armação no campeonato de Santa Maria, e essa marca tá mais ou menos na média dos carros daqui ;)

A Tribo do som ainda usa o RTAs da LinearX por causa da parceria que eles tem com a Yorks Imports, e esses RTAs apresentam uma falha quando a frequencia de pico do carro passa entre os filtros de banda do equipamento e acaba dando uns resultados meio absurdos. No caso do RTA30 e o TermLab que utilizam sensores de pressão no lugar de microfones, essas falhas não acontecem. Se der algum resultado meio louco é porque o carro toca muito mesmo ou o arquivo de correção foi alterado...

Certíssimo Sandro,

Só um detalhe, o problema com os Linear é no modelo RTA Jr, com a fundamental entre os filtros de faixas a precisão cai para cerca de +-2dB, o que é muito...

Compartilhar este post

Link para o post

"Padrão INMETRO" não existe, o cambirimba leva um PC montado para calibrar no laboratório mais para colocar o selinho no site do que para acertar as marcas,

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente eu nunca vi uma entidade com tantas variação de marcas de SPL, mês q vem eu vou na MTM na 1 de 8" expert e vamos ver a variação do RTA deles em relação ao q eu tenho aki. Acredito nuns 5 dbs no minimo............

Fora a mania de zerar o ranking quando as marcas já tão muito altas e ninguem mais alcança ninguem...........

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente eu nunca vi uma entidade com tantas variação de marcas de SPL, mês q vem eu vou na MTM na 1 de 8" expert e vamos ver a variação do RTA deles em relação ao q eu tenho aki. Acredito nuns 5 dbs no minimo............

Fora a mania de zerar o ranking quando as marcas já tão muito altas e ninguem mais alcança ninguem...........

Segundo algumas fontes, está uma verdadeira muvuca lá dentro da MTM por causa desses boatos, sem contar que o Luiz Henrique andou dizendo pra um amigo meu no MSN que se descobrir quem foi o competidor que começou essa conversa, vai baní-lo de vez das competições!!!!

Que piada, hehehehe, então quer dizer que a MTM é tão boa assim a ponto de afirmar que não depende dos competidores, e que pode proibir alguem de participar de suas competições, afff isso é o cúmulo do desrespeito, ainda mais com um competidor que está agindo dentro de seus direitos.

Sem contar que foi comprovada a fraude nessa medição em Cornélio Procópio, onde andam dizendo que a calibração foi aumentada por causa dos carros da MXR que iriam participar e são patrocinadores fortes da entidade, mas nada impede deles voltarem a calibração ao normal numa etapa "menos importante"...

O Luiz chegou a cair em contradição mudando a conversa e dizendo que poderia ser falha no equipamento porque ele havia trocado o HD do PC e instalado um sistema operacional novo. Só que em uma conversa que tive pelo Skype ontem com o fabricante do RTA30, ele afirmou que a unica maneira de haver alguma alteração no resultado seria com a alteração do arquivo de correção ou troca da placa de som original, o que teria que ser feito propositalmente, pois o RTA não se altera com nenhuma modificação na parte fisica do computador, basta apenas manter o arquivo de correção sem modificações.

Acompanhem a história AQUI

Enquanto não apagam o tópico... [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo algumas fontes, está uma verdadeira muvuca lá dentro da MTM por causa desses boatos, sem contar que o Luiz Henrique andou dizendo pra um amigo meu no MSN que se descobrir quem foi o competidor que começou essa conversa, vai baní-lo de vez das competições!!!!

Que piada, hehehehe, então quer dizer que a MTM é tão boa assim a ponto de afirmar que não depende dos competidores, e que pode proibir alguem de participar de suas competições, afff isso é o cúmulo do desrespeito, ainda mais com um competidor que está agindo dentro de seus direitos.

Sem contar que foi comprovada a fraude nessa medição em Cornélio Procópio, onde andam dizendo que a calibração foi aumentada por causa dos carros da MXR que iriam participar e são patrocinadores fortes da entidade, mas nada impede deles voltarem a calibração ao normal numa etapa "menos importante"...

O Luiz chegou a cair em contradição mudando a conversa e dizendo que poderia ser falha no equipamento porque ele havia trocado o HD do PC e instalado um sistema operacional novo. Só que em uma conversa que tive pelo Skype ontem com o fabricante do RTA30, ele afirmou que a unica maneira de haver alguma alteração no resultado seria com a alteração do arquivo de correção ou troca da placa de som original, o que teria que ser feito propositalmente, pois o RTA não se altera com nenhuma modificação na parte fisica do computador, basta apenas manter o arquivo de correção sem modificações.

Acompanhem a história AQUI

Enquanto não apagam o tópico... [^]

Aí moçada, saiu a conclusão da história, hehehe: Vejam só!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Que explicação mais esfarrapada para roubar dos competidores, esse Meda é relamente sem vergonha, acha que todo mundo é inocente pra acreditar nessa de estabilizador que na chave 220V liga o Pc no 110V.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tbm achei um desculpa meio furada, mas depois dessa "esfregada", os caras da MTM vão andar com um pouco mais de cuidado ao alterar a calibração do RTA nos campeonatos. Eles tão esquecendo que possuir um RTA calibrado hj em dia tá se tornando cada vez mais comum, então o pessoal tem uma referencia pra poder contestar. Antigamente eles faziam o que queriam, hj o troço apertou, se bricar, o converseiro come solto, hehehe... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...