Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zecca

60k...zobel, Agora Com Resistor De Ceramica Branca

Recommended Posts

e ai pessual....

Primeiramente queria agradecer o deed, kra muito gente boa, ocupado, que me ajudou a montar as Zobel.....e tem muita paciencia...haha

Aqui o elemento culpado:

22040617186nw.jpg

Eu usei em cada Zobel:

Dois Capacitores :

100µF 35V

220µF 35V

Um Resistor:

*Ceramica....Branquinho...

4R7 10W

22040612210xc.jpg

Ligar As duas "pernas" Negativas cos capacitores:

Depois ligar uma das pernas que sobraram do capacitor no resitor:

Ligar as extremidades em fios....

**O pisitovo seria o lado do capacitor...

22040613256il.jpg

Isolamento:

22040612229sb.jpg

"Instalamento":

22040616268so.jpg

22040616403cp.jpg

22040617170fv.jpg

***O resultado:

100% de molhora... muito bom.....Acreditem, coloquei no +3 no divisor de Freq.

Adorei....

O problema agora é o 50D trazeiro, que está atrapalhando um tiquinho no palco...

Os tw do D tambem gritam......ZOBEL neles...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Solução: Trocar o twt, que na verdade eu acho que é a única solução.

Ou então como última alternativa fazer um xover passivo artesanal.

Compartilhar este post

Link para o post
Solução: Trocar o twt, que na verdade eu acho que é a única solução.

Ou então como última alternativa fazer um xover passivo artesanal.

Eu nao manjo fazer as coizas assim , alguem poderia me dar uma dica ou indicar alguem?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu fiz uma Rede zobel pra ele.

Tipo, melhorou 200%.

Agora, você não encontra pronto.

Na época, a Bravox não divulgava nenhum parâmetro deste tweeter.

Então o capacitor que tive que escolher foi na tora. Ou seja, testei vááárias combinações de capacitores, sempre com algum descanso entre os testes, até que depois de um tempão, consegui chegar a um legalzinho. Valor? Nem lembro... deve estar perdido em algum post meu aqui.

Agora, a Bravox já divulga alguns parâmetros no site:

Impedância 4,0 (ohms ± 10%)

Sensibilidade 92 (± 2dB/m/2,83v)

Freqüência Ressonância 1.200 (Hz ± 15%)

Gama de Resposta 4 - 30K

Potência Máxima 120 Wmax

Potência Nominal 60 Wrms

(Neotech 25A - o do kit kevlar).

Agora, se liga em algumas coisas.

O cross original corta esse tw meio alto. Acho que 4KHz. E este corte é na configuração Bessel, que a banda passante não é tão plana como o Butterworth, havendo um certo ripple, e aquele picozinho na freq. de corte.

O que você pode fazer com o cross original? Pelo menos fazer um curto no polyswitch, já melhora algo. E colocar na config. 0dB. Eu tentei colocar 0dB do lado esquerdo e +3dB do lado direito quando não tinha TA, mas nem lembro mais qual foi o resultado.

Eu estou aposentando meu cross original. Vou bi-amplificar o kit, tanto tw como mid com zobel (no cross original apenas o mid tem zobel), e cortar pelo player. Se quiser, espera eu tirar os equips do carro que eu posto pra tu o valor do capacitor e resistor utilizado. Se quiser calcular através dos parâmetros, vai neste site:

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=36

O resistor que você vai precisar, salvo engano é cerâmico 4R7 10W.

Já o capacitor, evite os eletrolíticos, um de polyester já seria melhor. fo** é achar esses bichanos aqui em Recife. Vou ver se dou algum jeito de achar por aqui ou pela net, ou utilizo os que vieram no cross. Por enquanto, tds minhas zobeis estao usando eletrolíticos.

Eu gosto deste tweeter. Prefiro ele ao 1TW1, mas só quando está com algumas coisas modificadas. Assim como o 1TW1 precisa de um cross novo (o original é uma caca), o NeoTech 25A também precisa de uns tratos para tocar legal.

Não fica como um Diamond Hex de domo de alumínio, mas pelo menos já acalma o garoto. :P

Mas, aí... tudo depende do seu nível de exigência. Se você quer o manter, gastando apenas um pouco para melhorar a situação, OK. Mas se você for mais exigente, aí bicho, eu não recomendo você trocar só de tw. Tenta trocar logo de kit inteiro. Que o potencial deste kit é bem limitado quando comparado com um MbQuart (do jorgeM) ou um Hex de alumínio (os 2 únicos que tive a chance de ouvir).

[ ]'z

Compartilhar este post

Link para o post

Também tive o mesmo problema, só que com o tw do 60D. Fiz zobel, mas não melhorou do jeito que eu queria. Só melhorou quando troquei o tw.

Bem, mas a história não termina aqui. Troquei o kit por coisa melhor e coloquei o kit no carro do meu irmão, amplificado somente pelo rádio original da Peugeot, e que a minha surpresa, o kit não gritava mais, olha que estava em 0 db. Conclusão que tirei; do jeito que estava no meu carro direto para mim e com amp externo o negócio fica que nem a Tetê Espímdola (lembram?) e no pug do meu irmão ficou no local original sem estar direcionado diretamente. Agora tenho a certeza que fizeram este kit para ser tocado só pelo rádio mesmo, por isso de sentarem em cima dos parâmetros, pois liguei para lá e me deram chá de orelha e não me passaram nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Dedé... e se o proxy da zmellman encostar o pico cristalino de uma senóide hattenschweiller, não termina matando o sinal de áudio devido à compressão szpiellman?

:P

Compartilhar este post

Link para o post

deed, os valores dos componentes para a zobel do neotech, tambem me interessam, se puder fazer esse favor de postar os valores, ficaria muito grato...

Compartilhar este post

Link para o post

Não pretendo trocar o Tw por enquanto...

Não entendo nada de eletronica...

tava quereno uma solução rapida...

posso Comprar o Zobel que melhora então ?

daki do site mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou acompanhar de perto esse tópico !!! ;)

Também irei bi-amplificar meu Kit 60K, usarei o P860 no modo network. Vamos ver no que vai dar. [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Pede pro Dedé fazer uma e você paga a ele. Pelo menos você terá uma zobel específica para o CS-60K.

Compartilhar este post

Link para o post
Pede pro Dedé fazer uma e você paga a ele. Pelo menos você terá uma zobel específica para o CS-60K.

Vc pode fazer pra min Deed?

fazendo favor?

MSN: zecca123@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

Ae galerinha...

Desenterrando o tópico, de Maio do ano passado (quase um ano atrás).

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...=0entry617120

Romu, meu sistema vai ser praticamente igual ao seu! (player + kit) :P

Zecca, vai nele, melhora sim e você gasta uns R$10.

Bilau, seu fresco! :lol: :vts Eu andei dando uma olhada sobre os tipos de cortes... Nada que o Wikipedia não te diga rapidinho. :P Dia 28 devo ficar de férias de uma facu (não sei da outra), aí recomeçamos a montar teu carro, e desmontar o meu! eee :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pro pessual que me ajudou ai....

amanhan tiro fotos dos componentes que vou comprar e posto o passo a passo do zobel...

até mais...

Compartilhar este post

Link para o post

ficou mais fácil, tenho metade dos componentes aqui...

só uma dúvida, capacitores não polarizados tambem podem ser ligados em série?

Compartilhar este post

Link para o post

Processo de montagem ali em cima....

valeu..

Compartilhar este post

Link para o post

valeu..

DEUS ME LIVRE!!

Não use esse resistor verde! Vc vai botar fogo no seu carro!!

Use um resistor de cerâmica, aqueles brancos.

Abra o arquivo da calculador gentilmente hospedado pelo site autosom.net e veja como são feitos os cálculos e os componentes usados....

Compartilhar este post

Link para o post

Tb não sei se foi boa a idéia de colocar fita isolante no resistor. Se for xingling é bem provável que vai pegar fogo.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu..

DEUS ME LIVRE!!

Não use esse resistor verde! Vc vai botar fogo no seu carro!!

Use um resistor de cerâmica, aqueles brancos.

Abra o arquivo da calculador gentilmente hospedado pelo site autosom.net e veja como são feitos os cálculos e os componentes usados....

:+1

Realmente eles esquentam muito, tem horas que não se consegue segurá-los...

Estou usando resistores com isolamento de cerâmica (aqueles brancos e retangulares), não esquentam quase nada, era da zobel dos MB, modifiquei os capacitores para o neotech, e ficou como o deed falou, melhoraram muito a gritaria, e o som ficou bem mais gostoso, não testei muito ainda, mas tenho a sensação que perdi ataque e um pouco de extensão(muito pouco), so ouvindo mais um tempo para dizer algo definitivo, mas compensa...

ainda falta retirar o polyswitch dos crossovers originais...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais duas dicas...

NUNCA aponte ele pros seus ouvidor.. use sempre off axis que ele trabalha melhor.

Tente colocar 1 ou dois lenços de papel na frente

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Tente colocar 1 ou dois lenços de papel na frente

Acho que melhora, mas o design vai ficar um tanto original...

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, nem vi o resistor!

Troca esse. Pega o cerâmico (branquinho, quadrado).

Como o vini falou.. esses esquenta pra caraleo! Acho que vai derreter essa fita.

Eu uso o branco, e é tranquilo!

Não testei offaxis ainda. (Sem saco de abrir a coluna pra ele girar). Mas vou testar sim, sepa!

Lordemy, :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...