Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RenanLopes

Alimentação!

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal tudo bom?!

Tou precisando da ajuda de vcs para solucionar um probleminha de alimentação no carro de um amigo.

Ele está montando um som com os seguintes equipamentos:

- 2 UXP 12" D4

- 2 Kits 2 vias CS60D

- 3 AudioBank KA4100

- 1 Megacapacitor B52 de 2F

- 2 baterias Moura Prata 100Ah + 1 de 60Ah no cofre

- 1 Cd Pioneer DEH-7780

Estou na duvida em relação as bitolas dos cabos, ligação da baterias, ligação do Megacapacitor e proteções.

Segue aqui uma sintese que fiz de como tava pensando em instalar:

projeto6xi.jpg

O local onde foi colocado o Megacapacitor tá correto, Ele alimenta todo sistema e com suficiencia?! Qual o alternador ideal deve ser colocado para suprir essa necessidade de energia, seja pra carregar as baterias, como para "sustentar" o som com o carro ligado? O disjuntor está no local correto, isolando todo sistema da alimentação do carro?! Bitola dos fios e proteções tb!?

Criticas e sugestões por favor!!!

Agradeço desde já pela atenção...

Postado em

renan só acho que o mega capacitor tem que estar o mais proximo possivel do amplificador... que do resto... esta legal.

sua intensão é escutar o som com o carro parado é? ( motivo daquele disjuntor la na frente)

Postado em
renan só acho que o mega capacitor tem que estar o mais proximo possivel do amplificador... que do resto... esta legal.

sua intensão é escutar o som com o carro parado é? ( motivo daquele disjuntor la na frente)

Na verdade o carro que estamos montando esse som é demo de uma loja, então ele vai muito pra campeonato pra expor ou mesmo ficar tocando no patio da loja com o carro parado, por isso tanta alimentação entende?! Ele ate pensou em usar 2 baterias de 150, mas eu achei exagero!

Relação ao capacitor tb fiquei meio na duvida, mas como ele é pra alimentar o sistema eletrico achei q não teria problema...

Postado em

Eu acho desnecessario o fusivel de 150A da bateria do cofre, visto que o disjuntor já funciona também como fusível. Caso passe alguma corrente acima do suportado ele desarma e corta tudo...

Sobre o megacapacitor só é util quando precisa uma corrente acima do que a(s) bateria pode fornecer, o que não é o caso. Então não é necessario.

O projeto esta bem feito. Provavelmente via ficar muito bom. Só não concordo com a escolha dos módulos, mas ai vai do gosto de cada um.

Postado em
Eu acho desnecessario o fusivel de 150A da bateria do cofre, visto que o disjuntor já funciona também como fusível. Caso passe alguma corrente acima do suportado ele desarma e corta tudo...

Sobre o megacapacitor só é util quando precisa uma corrente acima do que a(s) bateria pode fornecer, o que não é o caso. Então não é necessario.

O projeto esta bem feito. Provavelmente via ficar muito bom. Só não concordo com a escolha dos módulos, mas ai vai do gosto de cada um.

Meu deus haja alternador e fonte pra sustentar esse tanto de bateria isso tudo tocar 2 uxp e kit 2 vias...... com isso ai eu encho a trazeira da minha saveiro de som e sobraria energia!!!!

Postado em

Meu deus haja alternador e fonte pra sustentar esse tanto de bateria isso tudo tocar 2 uxp e kit 2 vias...... com isso ai eu encho a trazeira da minha saveiro de som e sobraria energia!!!!

perralouca2005, vc acha mesmo que estamos exagerando em bateria!? Ou só + 1 de 150Ah já seria necessário!? Não quero ficar na mão por falta de energia...

Bem, se é carro demo vale avisar que audiobank não é, e nem um pouco, legal lá embaixo.

Como assim legal lá embaixo!? Ouvi falar que era muito bom o AudioBank, inclusive aqui no forum... Bem, os amps e falantes já estão comprados, só não compramos a alimentação do sistema, bateria e megacapacitor no caso.

A soma dos amps tem em media 120A, uma bateria de 150Ah já supre bem a energia pros 3 sem a necessidade de um Megacapacitor?!

Postado em

Bem, consumo máximo assim como fusível é ilusão. Tem de botar pra tocar mesmo pra ver como fica.

Quanto à audiobank, são ótimos custoxbenefício pra kits, agora pra grave, realmente deixam bastante a desejar. Muito mais valia rockford fosgates da mesma faixa de preço como 400x4 ou mesmo a série dsm. Trocar esses 2 KA4100 por 2 200ix valia E MUITO, viu :)

Abraços

Postado em

ow coloca cabo de 16mm pra cada um e fusivel pra cada

acho q seria bom trocar todos os fusiveis por disjuntores.... q pode usar os residenciais..

e oq vc acha de pegar o SD1000.1 ao invez dos dois KA4100??? acho q teria um desempenho melhor para graves....

Postado em

Renam os amplificadores audibank são muito bons, mas cada caso é um caso. E no seu caso audiobank não é a melhor escolha.

Existem amplificadores que vão tocar muito mais, com mais qualidade e menor custo.

Mas como você disse que já esta comprado deixe assim que funciona também.

Agora para saber se as baterias aguentam é so testando mesmo cara, tem que ligar e botar pra tocar, se aguentar o tempo que você quer ta bom, senão tem que aumentar. Eu acho que com essas ai que você colocou tocam umas 5 horas no talo sem cortar nem nada.

Postado em

sinceramente para esse som uma bateria de 150Ah vai, mais como vai ficar ligado muito tempo blz essas 3, mais capacitor realmente é bobeira, quanto a fiação usa no minimo de 25mm da bateria para os modulos e 30 a 50mm entre as baterias para não haver perca de energia ou sobreaquecimento dos cabos, é sempre melhor sobrar do que faltar.

Postado em

realmente eu colocaria o SD ! ;)

toca os 2 UXP junto e manda pra valer!!! :P

achu q vai ficar muitos amp. no mala... e as bat. tb... intaO quanto menos fios e amp. tiver melhor... da uma visao de mais CLEAN o carro !!!

Postado em
realmente eu colocaria o SD ! ;)

toca os 2 UXP junto e manda pra valer!!! :P

achu q vai ficar muitos amp. no mala... e as bat. tb... intaO quanto menos fios e amp. tiver melhor... da uma visao de mais CLEAN o carro !!!

Na verdade esse 3 amp vão ficar xou na maneira que estamos pensando em montar! um sobre o outro em forma de degraus! eles cromados vão ficar xou... o SD realmente seria uma boa, mas ja compramos os amps, em relação aos cabos não se preoculpa ue vão ficar bem escondidos.. na verdade a ideia não seria bem clean, tem q ser robusto, mas não exagerado... precisamos chamar atenção, claro sem exagerar para não estragar todo trabalho!

Postado em

Pelo jeito você ta mais preocupado com a estética do que com o proprio som.

Devo adminitir que a aparencia é um fator importante, mas não podemos esquecer dos demais. Se ouver a possibilidade de trocar os amplificadores não perca tempo.

Postado em
Pelo jeito você ta mais preocupado com a estética do que com o proprio som.

Devo adminitir que a aparencia é um fator importante, mas não podemos esquecer dos demais. Se ouver a possibilidade de trocar os amplificadores não perca tempo.

É isso é indiscultivel... mas alem de som tb queremos uma boa estetica, afinal, é uma carro-show. Sem falar que os amps ja foram comprados..

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...