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BLauPunKT

Peugeot 206 Feline - Instalando O Som

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Olhem só, acho que eu e o Felipe fizemos um bom trabalho..

 

Moura 75, tirei a bandeja original, prendi com esse fitilho de aço que roubei da minha academia...

 

31030612253hl.jpg

 

Bananinha...

 

31030612277up.jpg

 

Conector comprado na Stª Efigenia por 2 ,30 dinheiros.... (por sinal muito melhor que alguns vendidos por 20 pau)

3 fios juntos, central dos fusiveis (caixa á direita da bateira), alternador e 35mm força...

 

31030612266ex.jpg

 

Buraco onde está passando o fio pra dentro do carro...

 

31030612284mk.jpg

 

com a tampa original sobre a moura de 75, tampa cabe apertadissima encaixa praticamente..(parece original)

31030612290op.jpg

 

...

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No 307 é a mesma coisa a energia eu tirei do distribuidor!

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Lucas, é como eu te falei... pega aquele terminal q vc já tem... puxa dele o 50mm, e também um 21mm. Esse 21mm vc liga no lugar onde está ligado o original, assim vc tira o chicote original e guarda pro dia que precisar voltar tudo ao normal.

 

Não tem complicação.

mas....

 

 

todos os fios são soldados no terminal positivo :huh: vai ter que cortar nào vai?

 

tirando a ideia o Allanpk, nào vejo outro jeito de colocar um terminal ali sem estragar o original, a nào ser trocar todo o terminal com aqueles dois fios originais e fazer outra fiação.

 

eu, ainda assim, apostaria na troca total desta fiação ai, eu seguiria aquele outro cabo ( ele contorna o motor num conduite bem parrudo) creio que ele se ramifica em mais um ou dois fios ( se ele se ramificar, será melhor ainda) acharia um terminal, desplugaria ele e colocaria outro no lugar.

 

se vc conseguir soltar os cabos do terminal original da bateria ( coisa que eu acho bem dificil) vc nào conseguirar prender eles de novo, na certa, se precisar prender o cabo no terminal original novamente, o terminal vai se partir com a pressão para prender os cabos.

Não... é um terminal parafusado... da uma olhada no detalhe da foto do allanpk...tirou a porca, já sai o cabo q vai pra bateria. Mais moleza que isto, só sentando no pudim.

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Não... é um terminal parafusado... da uma olhada no detalhe da foto do allanpk...tirou a porca, já sai o cabo q vai pra bateria. Mais moleza que isto, só sentando no pudim.

 

 

hahahahah tenho a ligeira impressão que estamos falando de pontas (ou até de cabos) diferentes Kleber heheh

 

o bicho pega neste terminal da bateria:

 

batt029vm.th.jpg

 

neste terminal.... vai dois fios... que estão soldados... um... vai para a caixa de fusiveis do lado direito da baterias:

batt080fm.th.jpg

 

que é onde o allanpk prendeu o cabo 21mm dele

 

o outro cabo, vai para o lado esquerdo do carro contornando o motor...

 

neste terminal nào tem como colocar outro cabo nele... talves soldando o novo cabo por debaixo do terminal...então...

 

ou use o parafuso que o allanpk usou para prender o fio, puxando do distribuidor.

ou corte os fios do terminal positivo

ou refaz toda esta parte

 

eu nào cortaria.. como falei... tenho uma uma put@ dó de estragar as coisas...

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Não... é um terminal parafusado... da uma olhada no detalhe da foto do allanpk...tirou a porca, já sai o cabo q vai pra bateria. Mais moleza que isto, só sentando no pudim.

 

 

hahahahah tenho a ligeira impressão que estamos falando de pontas (ou até de cabos) diferentes Kleber heheh

 

o bicho pega neste terminal da bateria:

 

batt029vm.th.jpg

 

neste terminal.... vai dois fios... que estão soldados... um... vai para a caixa de fusiveis do lado direito da baterias:

batt080fm.th.jpg

 

que é onde o allanpk prendeu o cabo 21mm dele

 

o outro cabo, vai para o lado esquerdo do carro contornando o motor...

 

neste terminal nào tem como colocar outro cabo nele... talves soldando o novo cabo por debaixo do terminal...então...

 

ou use o parafuso que o allanpk usou para prender o fio, puxando do distribuidor.

ou corte os fios do terminal positivo

ou refaz toda esta parte

 

eu nào cortaria.. como falei... tenho uma uma put@ dó de estragar as coisas...

Soldados? putz, hj a noite eu tiro a tampa e olho isto...

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:unsure: pelo menos dos cabos do peugeot do zecca era soldado... :unsure:

 

 

hehehshs soldado, cabo... faltou o tenente e capitão :)

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Valeu pelo trabalho enquanto eu não aparecia, Felipe, Zecca e Kleber!

 

Pois é, a bronca pra mim é que eu não queria ter que mexer nesse terminal original. Eu já fiz a loucura de trocar o terminal original do Gol, e garanto que eu quase entrei pelo cano!

À época, lembro que peguei uma tesoura enorme, bem afiada, e, com o maior trabalho do mundo, consegui cortar os cabos que originalmente iam plugados ao terminal de fábrica. Dois cabos residenciais de uns 9 mm², tão duros que meu Deus do céu!...

Para prendê-los aos terminais comprados na Somcuritiba, foi F-O-D-A. Primeiro porque as montadoras fazem economia de cabos: eles colocam o suficiente para chegar com sacrifício ao borne e nada mais. Então, se voce corta o cabo, ele já perde tamanho; se tem que desencapar a nova ponta, ele regride um pouco mais; se você erra e precisa cortar novamente para tentar outra vez, muito provavelmente o cabo não vai chegar mais no terminal da bateria, e você acaba com um grande abacaxi na mão: um carro cujo cabo do motor de partida não chega à bateria. É risco sério de não ligar mais o carro!

 

Sem contar que é um risco enorme cortar cabo original e colocá-lo num novo terminal, sem folgas. Os cabos são estupidamente não flexíveis! Soldar é praticamente impossível. É dose para leão mesmo... e de leão, pra mim, já basta a miniatura na chave do carro.

 

ZECCA - Deixa eu ver se eu entendi... você tacou a tesoura no terminal de fábrica, pegou os dois cabos que originalmente eram conectados nele e colocou no terminal novo, na tora, sem medo de ser feliz, junto ao 35 mm. Foi isso?

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eu nào cortaria.. como falei... tenho uma uma put@ dó de estragar as coisas...

Blau, não sei se entendi direito... no Pug o positivo da bateria vai apenas para a caixa de distribuição, e o cabo para o arranque sai de lá tbem?? Se for isso, sou 100% fazer como o Felipe falou, putz, seria um docinho de coco, guarda os cabos/conectores originais e monta outro entre o conector novo e a caixa de distribuição, mesmo que custe um $$$ a mais (na verdade, um pedaço de cabo razoável, 16 ou 21mm, e um terminal bom apenas).

 

Se o positivo do arranque for ligado diretamente na bateria (como em quase todo carro que eu vejo), e apenas uma derivação para a caixa de distribuição, vejo apenas uma saída para não cortar o conector original: reconstrói o chicote entre a bateria e o arranque tbem, por inteiro... possível de se fazer tranquilamente (uma auto-elétrica caprichosa faz); usa um cabo de bitola apropriada, conectores corretos (preferência em alumínio, aqueles usados em baterias oxidam bastante - já experimentei dos dois no meu antigo Santana e conheço bem as "peças"). O cabo e o conduíte vc. consegue em auto-elétrica msm, o conector vc. compra em lojas de material elétrico... o resto seria como o descrito na primeira alternativa.

 

Se puder, guarde mesmo o cabo original. Arranquei os terminais no Santana, na hora de vender foi um desespero conseguir outros corretos, até mesmo o cabo negativo deu problema - a malha que encontrei à venda era mais curta que a original, foi punk arrumar aquilo. Teria saído mais barato (mas menos original) entregar com os conectores banhados a ouro lá...

 

um abraço, e boa sorte com a instalação!!!

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Eu tb tenho um PUG206 e fiz a instalação como a do Allan_PK. Naquele parafuso dentro da caixa distribuidora, eu puxo um fio de 16mm + fio de 21mm.

 

Na época tb pensei em fazer terminal novo na bateria, mas o pessoal da concessionária já esperneou pq eu abri a canaleta pra pasar os RCA... então resolvi não inventar!!

 

O cabo positivo, passa por um lugar muito esquisito. Acho que o instalador original era meio lezado, e passou o cabo pelo canto esquerdo do cofre do motor e depois por dentro do paralamas (onde tem uma peça plástica que cobre toda a parte interna dele), depois ele desceu pelo vão da porta e entrou normalmente como em outros carros.

 

Já vi um Peugeot em que o fio positivo foi passado pela parede corta-fogo e o cabo sai atrás do painel.

 

Não sei pq o instalador resolveu passar pelo paralama, mas enfim, tem mais de um ano e não vai ser agora que eu vou meter a mão.

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RiQuati - Entendi direitinho... mas é que eu não queria ter que fazer com o Pug o que eu fiz com o Gol: novo terminal e acomodação dos cabos, inclusive o do motor de arranque, no dito-cujo. Foi uma operação de muito risco... quase que não dava certo!

 

Linzmeier - Se eu puxar cabo 50mm² ali do distribuidor, não vou estar fazendo nada. O cabo fino que vai da bateria até o distribuidor vai ser o gargalo de todo o sistema. O cabo 50 não vai servir de nada, visto que ele comportará apenas o suportado pelo cabo de menor bitola que vem antes dele. Além do que, seria um risco de sobreaquecimento...

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RiQuati - Entendi direitinho... mas é que eu não queria ter que fazer com o Pug o que eu fiz com o Gol: novo terminal e acomodação dos cabos, inclusive o do motor de arranque, no dito-cujo. Foi uma operação de muito risco... quase que não dava certo!

 

Linzmeier - Se eu puxar cabo 50mm² ali do distribuidor, não vou estar fazendo nada. O cabo fino que vai da bateria até o distribuidor vai ser o gargalo de todo o sistema. O cabo 50 não vai servir de nada, visto que ele comportará apenas o suportado pelo cabo de menor bitola que vem antes dele. Além do que, seria um risco de sobreaquecimento...

Blau, acho que eu me expressei mal... eu pensei em retirar todo o conjunto (conector, cabo até o arranque, cabo até a caixa de distribuição), guardar bem guardadinho e construir um novo do zero sob medida, sem cortar nada. Aí sim, qdo fosse vender o carro, seria só retirar este "novo" e voltar ao original. Eu passei por este sufoco que vc. passou com o Gol, quando fui vender o Santana... o cabo do arranque (que havia sido cortado) ficou curto demais, o terra ficou curto demais, os outros positivos idem... acabei partindo para a solda, e "completando" os fios com bitolas semelhantes. Sabe aquela propaganda do Omo, "não existe aprendizado sem manchas"??? Pois é... aconteceu +/- isso... :-)

 

A idéia do Linz é muito boa, mas penso que para sistemas menores - dois amps menos potentes (como o AllanPk usava), p.ex., ou apenas um forte (como eu uso). Mais do que isso, capaz daquele pedacinho de cabo tornar-se um gargalo msm, talvez até o próprio conector original da bateria...

 

um abraço,

Ricardo.

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Se fosse apenas gargalo, ainda ia. A bronca é que esse cabo pequeno não é fusionado, então um sobreconsumo nele pode levá-lo ao desgaste total, derretendo-se por causa do excesso de calor. Aí a bronca tá feita!...

Ou então, os amplis podem consumir demais e acabar levando corrente que deveria ir para o bloco distribuidor, acarretando em falta de corrente para as partes elétricas do carro e "embananando" o sistema todo...

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...estou achando que vou pular na concessionária com o Dedé e falar com o pessoal por lá. De repente, vai que a concessionária é uma em um milhão, e acata meu pedido de trocar o terminal da bateria por um que possua parafuso para fixação do cabo, me autorizando a instalar os amplificadores sem perda da garantia elétrica.

Se não houver jeito algum, não vou arriscar ficar sem garantia desse carro. É muito sensor e muita eletricidade para ficar sem respaldo algum... o jeito vai ser usar todo o sistema SEM o jvc e o wharf: tudo nas saídas amplificadas dos Alpine. pasmafaute

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Só pra ilustrar o que eu disse, meus amps são um RS1200D e um Hurricane 4.120 E este som está no carro há exatos 2 anos.

 

Nunca tinha pensado que o local dentro do bloco distribuidor seria um gargalo.

 

Talvez pro meu som não faça diferença. Agora se fosse um SD, acho que valeria a pena uma coisa mais radical.

 

Aliás, gargalo por gargalo, eu tenho um mega gargalo que o bicho papão né!!

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Linz, você usa um Roadstar e um Hurricane, ligados ao parafuso do bloco distribuidor, que liga-se à bateria através do cabo fino da foto que eu mostrei na pagina anterior? E nunca deu bronca? E você já sentou volume?

 

Qual tua bateria, a Moura 75?

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Bilau.. o linzmeier.. usa sentando o porrete mesmo.. e não dá galho algum.

 

edit.. a bateria se nao me engano é uma moura mesmo. de 75ah

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Mas com o cabinho fino original mesmo ligando a bateria ao bloco distribuidor?

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Se colocasse uma BAT extra na mala com todo o som ligado nela, num seria melhor nao... ???

 

Eu nao mexia a originalidade eletrica dele nao. no meu fiat tb arranquei os originais e me arrependi.

 

Não tem como usinar um terminal 50mm² pra colocar no "+" original nao ?

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Eu não mexi em nada. Apenas liguei os dois cabos positivos naquele parafuso com porca dentro da caixa do distribuidor.

 

E eu ando sempre com o som bombando. E quando eu digo sempre, eu estou incluindo a ida pra faculdade às 7h da manhã assim como em todos os trajetos habituais.

 

Bateria é uma moura com prata 70A com quase 2 anos de uso.

 

O único problema que eu tive no som foi o ponto de aterramento. Quando era no parafuso que prende o banco traseiro, o som dava umas falhas quando mexia no banco. Depois eu fiz o Terra no parafuso do cinto de segurança. Melhorou 100%!!

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ZECCA - Deixa eu ver se eu entendi... você tacou a tesoura no terminal de fábrica, pegou os dois cabos que originalmente eram conectados nele e colocou no terminal novo, na tora, sem medo de ser feliz, junto ao 35 mm. Foi isso?

Isso mesmo kra... vai na fé que da certo...

 

se vc quiser eu te ajudo... vou na sua casa, sei lá..

 

se vc morar perto te ajudo na boa kra....

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Acho que estou um pouco longe (Recife) :P.

Bom, vou dar uma descida ali no carro e olhar a fiação original do som. Se eu não me engano, o carro vem com a danada da preparação para som, com os falantes frontais/traseiros e a fiação já no painel.

Como eu sou novato no carro, vocês me passam o wiring diagram dele? (quais cabos são o quê: vermelho ou amarelo bateria, verde falante tal, roxo iluminação do player etc)

 

Vou lá bater foto pra ajudar.

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Vamos lá... fui lá no carro e bati fotos detalhadas de como está a coisa. Tive que reduzi-las, como sempre, para 640 x 480 e menor qualidade, pra ficarem mais leves.

 

1) Painel:

fiacao013pp.th.jpg

 

2) Retirando o plástico-moldura do painel, observa-se que há uma série de cabos que vêm conectados à traseira, por meio de um plug duplo:

fiacao027ga.th.jpg

 

3) O plug em close:

fiacao038yl.th.jpg

 

4) Close dos cabos que estão conectados ao plugue:

fiacao042sz.th.jpg

 

 

 

 

Aproveitei e coloquei a câmera dentro do painel e bati foto com o close ativado, e captei isto, na parte inferior e lateral direita:

fiacao053rs.th.jpg fiacao064cp.th.jpg

 

fiacao071jt.th.jpg fiacao080kv.th.jpg

 

 

Observando o plugue que está na parte traseira da moldura, vê-se que lá estão vários cabos e que, certamente, alguns são para alimentar o player, falantes frontais, traseiros etc. Quem me dá uma mão? :rever1:

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tipo eu só quero saber ... ONDE VCS arrumam um disjuntor AUTOMOTIVO DE 150A ... pq eu nao encontro em lugar nenhum .. e preciso urgentemente de um.

 

mas tem q ser automotivo mesmo .. de 12 volts .. e suportar cabo 35mm

 

se alguem souber me manda mp ae

 

obrigado

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tipo eu só quero saber ... ONDE VCS arrumam um disjuntor AUTOMOTIVO DE 150A ... pq eu nao encontro em lugar nenhum .. e preciso urgentemente de um.

 

mas tem q ser automotivo mesmo .. de 12 volts .. e suportar cabo 35mm

 

se alguem souber me manda mp ae

 

obrigado

o-o-

material012xb.jpg

]u[

 

Hehehe... o meu eu comprei do Laércio Soundworks :rever1:

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Meu, nao usa a "fiação passada" do peugeot...

 

Sabe aqueles cabos de aterramento? de menos de 1mm?

 

então....os fios que vem passado no 206 são piores que aqueles...

 

eu passei um paralelo 2X2.5....

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