Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Matei Meus Woofers!

Recommended Posts

Postado em
Para o falante ter "aguentado" tão pouco tempo, só com distorção, ou caixa mal sintonizada.

Não acho q o Kicker em questão seja tão forte assim, a ponto de queimar esses falantes tão rapidamente com pontencia sem distorção ou sem problemas mecânicos que fizessem com que ele tivesse excursionando demais.

Abraços

Rafael

Tô contigo!

:+1:+1

mas o vitu abre nunca está errado :banghead:banghead

Estou sim fiu...

Estou errado em ligar um amp muito fortes em woofers que não suportavam toda a sua potencia...

Agora querer discutir comigo caixa e regulagem de ganho, ah pera ae, eu não começei a mexer em som automotivo ontem não!

Abraços.

Postado em
Amp foi regulado com oscilóscópio ou RTA?

A fama dos amps Kicker não é das melhores.

Da primeira vez sim... Quando estava no som interno.

Porem a minha regulagem estava 100% correta, o ociloscopio foi apenas para comprovar que não havia distorção nas saidas do amplificador usando uma frequencias pura de 60Hz.

Regular ganho é uma das coisas que sei muito bem...

Ah, o ganho não foi mais mexido depois desse dia. Ou seja, está perfeitamente casado com os 2.2v das saidas do meu Pioneer... (inclusive tem um ponto marcado na posição correta do ganho, para caso ele saia do lugar, ser mais facil regular novamente).

A fama pode não ser, mas vc que está aqui a muito tempo, sabe que antes dele tive MTX, Fosgate, Soundstream, Eclipse, Banda e nenhum tão forte quanto esta Kicker. Alguns até com mais qualidade, como é o caso do Eclipse que está na Sorento, mas na união de alta potencia com qualidade, ele está na minha lista de um dos melhores...

Abraços.

Postado em

Você ainda não deve me conheçer, pois pelo que me parece não frequenta muito o forum. Olha, eu não sou nenhum leigo em som automotivo. Pesquise ou mesmo pergunte com quem você está falando.

Filtro HP em 45Hz!? Amigo isto não é um mid-bass. É um woofer.

Não se usa filtro HP em 45Hz em um woofer, a não ser que você queria um trio apenas com voz, o que é na minha opnião, um nojo.

A caixa está sintonizada em 45Hz, em cima da FS do woofer, isso para conseguir um pico de 3.86dB uma 8ª acima de sua FS, ou seja, em 90Hz.

Amigo, o limite de excursionamento de um alto falante não é o seu Xmax, mas sim seu Xlimite.

Para saber se seu alto-falante está dentro do especificado pelo fabricante, basta usar um software de boa qualidade. EU USO. Mas com o tempo, você tambem consegue ver isto no olho, basta, "treinar" seus olhos.

Se você não tem os dados do Xlimite, use a conta genérica:

2 x Xmax -10% = Xlimite

Sim. Queiraram por excesso de potencia. Esse woofers possuiam bobinas de 2,5" com ventilação trazeira. Por ter uma bobina um tanto pequena, ela esquentou demais, a ventilação trazeira não foi suficiente para resfria-la e ela queimou.

Quanto ao amplificador, não adianta falar.

Como eu ja disse, você NÃO ME CONHEÇE, e não sabe o que eu já tive antes dele. Mas não duvide do potencial do amplificador, pois como eu disse, você não o conheçe! Ah, tamanho realmente não é documento, mas área de discipação de calor em amplificadores AB é sim. E esse Kicker não tem 66cm a toa.

Procure primeiro se informar se a pessoa com quem você está falando é tão leiga quanto você imagina.

Abraços.

o Abreu, que isto?

Não se manda muita potência abaixo da Fb da caixa, no máximo mesmo uma queda em 6dB/8ª na potência aplicada.

Não se diagnostica nada a distância, mas está fácil de apostar que foram frequências abaixo da Fb que ocasionaram a falha,

E se o amp tivesse mais de 850W não achas que a Kicker iria escrever bem grande isso, no site, na caixa e etc?

Postado em
Abreu, da uma lida na audiolist que voce deu umas viajadas por ai.

Explica onde Diego...

Não tem nenhuma viagem ai...

Abraços.

Postado em

Você ainda não deve me conheçer, pois pelo que me parece não frequenta muito o forum. Olha, eu não sou nenhum leigo em som automotivo. Pesquise ou mesmo pergunte com quem você está falando.

Não se usa filtro HP em 45Hz em um woofer, a não ser que você queria um trio apenas com voz, o que é na minha opnião, um nojo.

A caixa está sintonizada em 45Hz, em cima da FS do woofer, isso para conseguir um pico de 3.86dB uma 8ª acima de sua FS, ou seja, em 90Hz.

Amigo, o limite de excursionamento de um alto falante não é o seu Xmax, mas sim seu Xlimite.

Para saber se seu alto-falante está dentro do especificado pelo fabricante, basta usar um software de boa qualidade. EU USO. Mas com o tempo, você tambem consegue ver isto no olho, basta, "treinar" seus olhos.

2 x Xmax -10% = Xlimite

Sim. Queiraram por excesso de potencia. Esse woofers possuiam bobinas de 2,5" com ventilação trazeira. Por ter uma bobina um tanto pequena, ela esquentou demais, a ventilação trazeira não foi suficiente para resfria-la e ela queimou.

Como eu ja disse, você NÃO ME CONHEÇE, e não sabe o que eu já tive antes dele. Mas não duvide do potencial do amplificador, pois como eu disse, você não o conheçe! Ah, tamanho realmente não é documento, mas área de discipação de calor em amplificadores AB é sim. E esse Kicker não tem 66cm a toa.

Procure primeiro se informar se a pessoa com quem você está falando é tão leiga quanto você imagina.

Abraços.

o Abreu, que isto?

Não se manda muita potência abaixo da Fb da caixa, no máximo mesmo uma queda em 6dB/8ª na potência aplicada.

Não se diagnostica nada a distância, mas está fácil de apostar que foram frequências abaixo da Fb que ocasionaram a falha,

E se o amp tivesse mais de 850W não achas que a Kicker iria escrever bem grande isso, no site, na caixa e etc?

Como vc pode ver Murilo, meu amplificador não tem filtro sub-sonico, logo, não tenho como atenuar a potencia a baixo da FS do falante. Até tenho, com filtros, mas não fiz isso...

É um amplificador voltado para sub-woofer, não casa muito bem com woofer...

Abraços.

Postado em
Como vc pode ver Murilo, meu amplificador não tem filtro sub-sonico, logo, não tenho como atenuar a potencia a baixo da FS do falante. Até tenho, com filtros, mas não fiz isso...

Acho que você quis dizer atenuar abaixo da Fb da caixa, né?

;)

Postado em

Vamos lá Rafael:

Estou em Sorocaba – SP e vc em Natal – RN, meio longe, mas quando quiser me conhecer fique a vontade, hehehehe.

Quanto a minhas visitas no fórum, são pelo menos 10 por dia, mas os posts são poucos, pra postar bobagem, prefiro não postar nada..... E ultimamente poucos tópicos têm prestado por aki, esse é um!

Bom logo abaixo do FS vêm o F3, e este em freqüência está? Lembre-se abaixo do F3 o pórtico ao invés de controlar a excursão ele a aumenta, e o sub perde totalmente o controle. Quanto ao filtro em 45 hz, o Juliano usa nos WPU dele o subsônico dele em 50hz e os falantes batem pra kct!!! Até por q nem um Sub 800 oversound faz muita coisa abaixo de 45 hz ao ar livre!!!! Eu uso o subsônico em 35hz com meus extremes de12”. E olha q é sub automotivo.

2 x Xmax -10% = Xlimite

Bom o falante tem uma limitação de trabalho q deveria ser o X-max, q somente deveria ser ultrapassado nos picos musicais, trabalhando com o falante acima da sua potencia máxima sempre no xlim, pode trazer danos irreversíveis ao mesmo, alem de que com o tempo sempre queimam as primeiras espiras da bobina, fazendo baixar a Re dele.

De nada adianta programas de calculo e parâmetros T&S se o falante trabalhar fora da região linear!!!

Quanto a ver o deslocamento com os olhos e poder mensurar, nem se fosse o “Sr: Myiagui”!

Bom, Destroyer, Papão Evo e 800W, E2k export, Uxp, Punch DVC, todos tem bobina 2,5” e nem por isso queimam por terem a bobina pequena. Kicker Solobaric quadrado por exemplo tem bobina de 2” !!!!!

O tamanho da bobina nesse caso não tem nenhuma relação com a potencia admissível!!!!!!

Sobre o Kicker não tem o ser dito mesmo, é um amp AB de 850Wrms, com um dissipador grande para impressionar aos olhos mesmo.......Por q se com apenas 850w ele precisar de toda essa área dissipação, ou a carcaça é fina ou a eficiência dele é muito baixa!!!!

Abraços

Rafael

Postado em

Onde está o problema eu não sei, mas 2 falantes de 300w cada empurrados por um ampli de 850w queimar em 1 minuto, tem que ter algo muito errado, ou os falantes da arlen são um lixo e nao tem nem perto da potencia especificada , o que eu nao acredito que seja o caso, ou o problema foi caixa/sintonia erradas... ou falta de subsônico...

Agora é necessário usar filtro sub-sonico em woofers? antes vc tinha dito que se coloca-se um filtro em 45hz seria o mesmo que ter um mid-bass, mas na verdade vc nao usou simplesmente pq nao tinha um filtro disponivel?

Eu talvez não saiba nada sobre som, mas sei que falantes não queimam em 1 minuto estando tudo "certinho"...

Eu compraria os eros SDS ou selenium linha Sw para por no futuro projeto.

Abraço

Postado em
Onde está o problema eu não sei, mas 2 falantes de 300w cada empurrados por um ampli de 850w queimar em 1 minuto, tem que ter algo muito errado, ou os falantes da arlen são um lixo e nao tem nem perto da potencia especificada , o que eu nao acredito que seja o caso, ou o problema foi caixa/sintonia erradas... ou falta de subsônico...

Agora é necessário usar filtro sub-sonico em woofers? antes vc tinha dito que se coloca-se um filtro em 45hz seria o mesmo que ter um mid-bass, mas na verdade vc nao usou simplesmente pq nao tinha um filtro disponivel?

Eu talvez não saiba nada sobre som, mas sei que falantes não queimam em 1 minuto estando tudo "certinho"...

Eu compraria os eros SDS ou selenium linha Sw para por no futuro projeto.

Abraço

:+1

Perfeito Biga resumiu em poucas palavras tudo q eu tentei expressar!!!!

Postado em

Amigo ou tinha muita distorção ou faltou energia, pois tenho um NAR de 12" bobina dupla com 300 watts rms e está sendo tocado por um soundigital 2300 watts rms à 4 ohms, detalhe ele está mandando um pouco mais de 2300 rms... e nem cheira queimado... mas foi instalado na heavy sound né...

Postado em
Amigo ou tinha muita distorção ou faltou energia, pois tenho um NAR de 12" bobina dupla com 300 watts rms e está sendo tocado por um soundigital 2300 watts rms à 4 ohms, detalhe ele está mandando um pouco mais de 2300 rms... e nem cheira queimado... mas foi instalado na heavy sound né...

orra... dai se puxou hein... ehauehaae

q bom q consegue fazer tudo isso :rolleyes:

Postado em

tah evoluindo rapido... ha dois dias atras tu mandava 100wrms pra ele... ehauhe

:vts

edit: 100 nao, 1000...

Postado em

Brincadeiras à parte realmente uma coisa que o Lázaro insiste muito é que alto falantes não queimar por excesso de potência e sim pela falta de alimentação ou distorção, qualquer um que o conheça pode ir lá e perguntar... eu também duvidei disto mas pela lógica era pro meu sub aguentar uns 5 minutos então... e já tem 2 meses que está instalado e tocando muito forte...

Postado em

Quando eu disse 1000 watts rms e não 100 foi porque antes de eu colocar bateria auxiliar o amplificador só mandou 1000 watts, mas agora que coloquei cabos 21 mm e bateria auxiliar e meu sub tem 2 bobinas de 3 ohms ele está tocando um pouco mais que 3000 watts rms... você sabe que dá pra medir a potência pegando a voltagem de saída do amplificador né???

Postado em

3000 watts nãoooooo, 2300 watts

Quando eu disse 1000 watts rms e não 100 foi porque antes de eu colocar bateria auxiliar o amplificador só mandou 1000 watts, mas agora que coloquei cabos 21 mm e bateria auxiliar e meu sub tem 2 bobinas de 3 ohms ele está tocando um pouco mais que 3000 watts rms... você sabe que dá pra medir a potência pegando a voltagem de saída do amplificador né???

Postado em

q bom q consegue fazer tudo isso  :rolleyes:

Brincadeiras à parte realmente uma coisa que o Lázaro insiste muito é que alto falantes não queimar por excesso de potência e sim pela falta de alimentação ou distorção, qualquer um que o conheça pode ir lá e perguntar... eu também duvidei disto mas pela lógica era pro meu sub aguentar uns 5 minutos então... e já tem 2 meses que está instalado e tocando muito forte...

de 1000 pra mais de 2300 de terça pra cá... tah alterando o ganho sem contar pro lazaro neh!? ehauae o-o-

:vts:vts

Postado em

q bom q consegue fazer tudo isso  :rolleyes:

3000 watts nãoooooo, 2300 watts

como diz o hellmind...

"Amperagem" => Corrente / "Voltagem" => Tensão / "Litragem" => Volume

o-o-:mac1

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...