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eliasmaluko

Analisando Graficos De Caixas

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Depois de ter colocado os dados de um sub e da caixa, quais fatores devemos observar nos graficos?

 

lembro que me falaram q não era mto recomendado ter um pico maior de 3dB's, e um group-daley mto longo.

 

alguem pode dar a luz p/ mim e alguns outros usuários, que estão projetando as caixas? se possivel especifique por SPL, trio, e SQ

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Bom.. o primeiro gráfico, no caso do win isd, é o de resposta. Para qualidade, quanto mais plana a linha, melhor. E quanto mais próxima de 20 Hz, também.

Para SPL, a caixa ideal deve ter um pico, quanto maior possível, próximo da freq. de ressonância do carro, onde a cabine dá um ganho na resposta.

Atraso de grupo: para qualidade, o ideal é, dentro do espetro de resposta, não ter variação maior que 15 ms.

Trio: O ideal são caixas mais planas, pq trio é pra ouvir música, SPL é só pressão... então, trio vale o raciocínio das caixas para qualidade.

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Bom.. o primeiro gráfico, no caso do win isd, é o de resposta. Para qualidade, quanto mais plana a linha, melhor. E quanto mais próxima de 20 Hz, também.

Para SPL, a caixa ideal deve ter um pico, quanto maior possível, próximo da freq. de ressonância do carro, onde a cabine dá um ganho na resposta.

Atraso de grupo: para qualidade, o ideal é, dentro do espetro de resposta, não ter variação maior que 15 ms.

Trio: O ideal são caixas mais planas, pq trio é pra ouvir música, SPL é só pressão... então, trio vale o raciocínio das caixas para qualidade.

e na pratica?como deixa as caixas com as respostas planas?aletrando a litragem?dutos?

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e na pratica?como deixa as caixas com as respostas planas?aletrando a litragem?dutos?

É isso mesmo.

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O primeiro gráfico é de Ganho, certo? Qual a diferença dele pro SPL?

Isso, é o ganho, a resposta que o conjunto sub+caixa dará ao ar livre, que é diferente do que dentro do carro.. como diz nosso amigo Marcello 'Reference' Lacerda, melhor plano fora do carro do que cheia de picos, porque se nem ao ar livre a caixa responder plano.. é caca! Claro, isso vale apenas para qualidade.. o pessoal do SPL quer picos mesmo...

 

A diferença, entre este gráfico e o SPL, é que o primeiro será o comportamento da caixa independente da potência aplicada, se 10 ou 10.000 watts.

 

Para o gráfico SPL vc precisa, no quadrinho do falante (onde vc altera o volume da caixa, sintonia), ir em 'Signal' e colocar a potência que será aplicada ao falante.

 

Colocar a potência também é fundamental para análise de excursão, de velocidade de ar no duto, de SPL, de potência máxima admitida...

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Nenhum.... ganho = SPL, ou seja, ganho na pressao sonora em certa faixa de frequencia.

 

O Usuario Luciano C (com foto do 2Pac) tem um tutorial, só que em Espanhol sobre o Winisd.

 

Abraço. []

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Nenhum.... ganho = SPL, ou seja, ganho na pressao sonora em certa faixa de frequencia.

 

O Usuario Luciano C (com foto do 2Pac) tem um tutorial, só que em Espanhol sobre o Winisd.

 

Abraço. []

Diferença tem que ter... Simulando o Panther 8" eu notei que apesar do ganho ficar plano, o SPL tem um pico nos 30/40hz mais ou menos e depois perde bastante subindo disso.

 

E é o que tenho sentido no meu, que ele deixa um vale entre o que ele consegue "subir" e o que o meu kit consegue "descer". O kit não está descendo porque está na porta, então estou com um vale enorme... não tenho certeza até onde, mas acho que até uns 150Hz! :(

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Nenhum.... ganho = SPL, ou seja, ganho na pressao sonora em certa faixa de frequencia.

Acho que vc tá enganado..

Vc tem certeza que colocou o valor de potência em 'signal'?

Até pq o gráfico de 'transfer magnitude' é em relação à 0 dB, e o de SPL é em escala.. 101, 102.. 110, 120 dB...

 

eu tinha um link para um tutorial do Win isd.. mas.. quem disse que eu acho??? Achei um tópico falando disso.. talvez ajude..

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Cacius

 

Vi que vc disse que pra trio o melhor é resposta plana certo ? Eu sempre fico na dúvida, pois é bem mais facil conseguirmos "algo" pra fora perto dos 70 hz do que em 20 hz correto ? Então não seria mais facil fazer uma caixa com mais pico la pra perto dos 70 hz do que uma com resposta plana ? Acho que deu pra entender oq eu quis dizer neh? Desculpe se me expressei mal...

 

Abraços

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Entendi, claro!

 

É que na verdade vc vai sentir a 'pressão' do sinal de 20 Hz somente se parar à uns 4 metros do falante.. é onde vai ter a crista de 1/4 da onda de 20 Hz (a onda toda mede 17 metros). Já a de 70 Hz, como mede 4,9 metros, vc já sente à 1,2 metros..

 

Este pico em 70 Hz é válido, mas a caixa teria que responder descentemente (acima de -3 dB, ou melhor, 0 dB) pelo menos até uns 40 Hz.. se não vai ficar o pancadão, e mais nada... sem peso... grave de microsystem.. hehehe...

 

Quando falo em caixa 'plana', quero dizer uma caixa pra ouvir música.. não adiante conseguir um pico de 10 dB em 60 Hz... e em 40 Hz não tem mais resposta útil (tem grande atenuação).. pra SPL vale.. aliás, é desejável.. mas.. pra música, acho que 'falta' som..

 

Pra mim, além de tocar alto, o trio deve tocar redondo..

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pequeno tutorial feito pelo rogerCWB

 

 

Olha cara o pouco que consegui descobrir foi lendo os vários e vários tópicos a respeito e mechendo ao mesmo tempo... bem vamos ver se consigo ajudar-lhe na medida do possível...

 

decida um range de volumes ao qual vc poderá trabalhar em seu carro.

Ao menos uma idéia de volume da caixa vc vai ter que ter antes de iniciar a caixa.

insiriu todos os valores no winisd salvou os dados do transdutor começe escolhendo o tipo de caixa.

como?

pelo valor de EBP

salve engano EBP menor que 50 CAIXA SELADA

EBP maior que 50 CAIXA DUTADA

nada que impessa uma ou outra mas é o tipo de caixa ao qual o falante se adequa mais!

aí vc começará a inserir os valores de volume da caixa e sintonia da mesma vá trabalhando com estes valores até que vc chegue em uma curva que lhe agrade

no caso de qualidade procure uma curva mais plana com pico mediano e sintonia mais baixa tipo 40hz pra baixo

no caso de SPL use sintonia um pouco acima de 40hz e com pico (não muito exagerado) alto mas que abrange na amplitude uma boa faixza dos graves...

pra trio sintonia um pouco acima do SPL em torno de 60 Hz ou ateh mais jah que o intuito é som externo.

 

depois disso é hora de ver as outras variáveis (setando o tipo de curva na setinha onde está Transfer function magnitude)

as mais importantes curvas no meu ponto de vista são:

Group delay - descobre o atraso nos graves

cone excursion - qto o cone do falante excursionará em referencia a Frequencia

air velocity - descobre a velocidade de saída do ar pelos dutos ( no caso da caixa selada não há esse gráfico)

 

SPL - (não tão importante) pra saber qul a maior pressão alcançada e em qual frequencia.

 

bem vamos por partes:

 

analisando o gráfico de group delay...

segundo o que li, valores ideais se enquadram na faixa de 25 e 15 milisegundos com o atraso muito alto vc vai começar a sentir como se fosse outra musica tocada pelo falante.

a solução seria uma caixa aumentar a caixa ou a frequencia de sintonia da mesma.. qto mais baixa a sintonia maior a probabilidade de atraso.

 

analisando o gráfico cone excursion - vc terá que compará-lo ao valor de Xmax pelo que li o pessoal experiente diz que esse valor pode ser o até o dobro do Xmax... porém não sei se o progrma cálcula isso corretamente o valor asvezes se monstra preocupante mas na prática não acarreta problemas esquente a cabeça qdo os valores forem muito elevados...

para solucionar o problema ajusta-se volume e sintonia de caixa novamente (repare que vc trabalhará correndo de um gráfico a outro pois uma coisa depende da outra) valores menores de caixa tendem a diminuir o excursionamento porém deve-se atentar aos subgraves pra não aproximar a queda inicial pra uma frequencia que seja muito atuável por exemplo ela chegar próxima dos 30hz já é perigoso tente deixar com que o valor em 20hz não seja muito elevado

sintonias mais altas tendem a diminuir o excursionamento no pico porém aproximam o começo da curva, que é uma queda, das frequencias mais baixas que tbm seriam reproduzíveis, podendo acarretar problemas ao falante.

Se for um trio por exemplo seria bom o amplificador ter filtro subsônico ae resolve-se o problema do sobre excursionamento em subgraves.

PS: neste item não esqueça de especificar a potência aplicada!!!!

 

analisando air velocity - estes valores pelo que constam seria bom abaixo de 40m/s acima disso já caricterizaria sopro e em baixas frequencias aquele som embolado que é horrível!!!!

pra resolver esse problema deve-se aumentar a área de saída do ar seja aumentando o diâmetro do duto ou o n° deles!!!

PS: uma coisa que tenho duvida nesta questão um valor baixo seria prejudicial em SPL?!?!?! ou qto mais baixo melhor!!! creio que não pois se pra propagar o som têm de se ter um deslocamento de ar qto mais baixo menos pressão ceto ou equívoco!!?!!?!?!

 

bem em suma seria isso

teria o gráfico de SPL que pra um som do dia dia cada um tem uma exigência e é muito questionável um valor na minah caixa com NAR 12" pelo gráfico vejo um valor de pico de 115dB ´na teoria acho esse valor baixo porém na prática mesmo meu carro sendo sedan ela está dando uma pressão incrível muito mais do que eu esperava para um sub de 125WRMS.

 

só lembrando que tudo que eu disse está PASSÍVEL DE ERRO E SE ALGUÉM CORRIJIR SERIA ÓTIMO POIS EXISTEM VÁRIOS TÓPICOS A RESPEITO E NENHUM QUE SOLUCIONE EM BOA PARTE AS DUVIDAS DO PESSOAL!!!

outra coisa é na minha opinião nenhuma teoria supera a prática e muito do que eu disse foi o que aprendi apenas lendo não tenho comparações práticas pra lhe afirmar, ISTO ESTÁ CERTO!!! afirmo que no meu caso sempre funcionou...

 

espero ter lhe ajudado

 

[]'s ROGER!

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