Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sergiocoser

Phase No Crossover

Recommended Posts

Postado em

dae galera

queria perguntar...

pra que serve o PHASE no crossover??

regulei tudo certinho aqui, so nao sei o que é esse maldito phase que vai de 0 ate 180º graus

o bassboost no canal de mono vale a pena deixar no + 15? ta batendo forte e nao ta distorcendo, o que ta distorcendo é a caixa que ta numa litragem muito baixa e vibra toda...

qual a litragem certa pros cruzader de 250rms pra fora?

abs!!

Postado em
dae galera

queria perguntar...

regulei tudo certinho aqui, so nao sei o que é esse maldito phase que vai de 0 ate 180º graus

o bassboost no canal de mono vale a pena deixar no + 15? ta batendo forte e nao ta distorcendo, o que ta distorcendo é a caixa que ta numa litragem muito baixa e vibra toda...

abs!!

se ainda me lembro é pra vc realizar a inversão da posição dos falantes.. caso ligue eles no lado errado. ex, o AF da esquerda no canal direito !

faz um teste pq eu nao tenho certeza...

daqui a pouco alguem te responde !

T+

Postado em

pois é, mas me disseram que é pra evitar cancelamento de onda!?

se tanto fizesse nao teria isso num canal low pass, sub/rear, que corta de 20hz ate no maximo 125hz ne...

e tem no high pass tbm.. mas o do canal mono é regulavel de 0 a 180 o high é somente 0 OU 180

[]

Postado em
dae galera

queria perguntar...

abs!!

:+1:+1:+1

Alguém sabe???

Postado em

creio eu que isso é como se fosse vc ligar um som com 2 subs e ligar um falante certo, positivo do modulo no positivo do falante e negativo mesma coisa e o otro vc faz ao contrario positivo do modulo no negativo do falante, ai fico invertido as fases dos dois ai vai haver cancelamento, ai vc vai no crossover e inverte a fase de qualquer um que resolve o problema.

Postado em

poiseh, ateh hj nunca vi uma explicação fundamentada pra esse ajuste de fase.

Nenhum engenheiro elétrico ae pra explicar a TODOS do forum uq eh isso???

Postado em
dae galera

queria perguntar...

abs!!

Vou explicar a grosso modo, sei trabalhar bem com isso, mas não sou muito bom com as palavras:

Esse controle serve pra fazer o alinhamento de fase entre as faixas de corte.

Apenas esclarecendo uma coisa: "Fase" não é "Polaridade" como muitos pensam!!!!

Voltando ao assunto, ao ser feito um corte de frequencia, dependendo do tipo de filtro usado (vide Linkwitz-Riley, butterwort etc...), e da frequencia onde o corte atua.

Por exemplo um crossover de duas vias com o corte situado em 100 hz, quando as frequencias do corte inferior apresentam um desvio de fase de "supostos" 30º (graus) para as frequencias do corte superior do crossover, esse botão de fase serve pra fazer um ajuste fino no alinhamento entre os dois cortes.

Ao contrário de que muitos pensam, alinhamento de fase não se aplica apenas à canais esquerdo e direito ou falantes qua atuam na mesma faixa de frequencia, mas também entre sonofletores com diferentes faixas de corte (graves, médio-graves, médios e agudos).

Espero ter ajudado...

:legal:

Postado em
to com os subs invertidos na caixa... deixo em 0º ou em 180º??

O alinhamento deve ser feito observando a frequencia onde é feito o corte dos subs em relação aos seus médios, pra fazer essa regulagem vc deve ter ouvido treinado ou um RTA pra observar a atenuação que aparece na frequencia de transição.

Esse controle tem tbm a finalidade de ajustar a fase entre as frequencias sobrepostas entre um corte e outro, que se tiverem invertidas uma da outra, provocam lacunas na resposta:

p09fig24er.gif

Postado em

Pode crer, eu supeitava disso, entendi perfeitamente, vlw Sandro Café! Sem o RTA deve ser dificil de ouvir a atenuação da frequencia exata da transição no ouvido heimmm...

Postado em

No meu som tenho um xover Piramyd cr82 e tenho muita dificuldade pra utilizar esse ajuste, na verdade não sei se deixo ligado ou desligado.

meus cortes vão de:

50~150hz Grave

200~5000hz Médio grave

2500 acima Médio agudo

como devo usar ligado ou desligado??

A faixa de 150~200hz não reproduzo tbm não noto diferença com ela..

Fotos do meu som no :

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=65022

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...