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filipec

Velocidade de processamento dos amps!

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Vi no Post HI-End do Mr. Quality e acabei me lembrando de uma velha discussao....

nao esclarecida ate agora para mim e para amigos da lista de emails autosom.net.

 

 

Quando falamos de velocidade de um computador, ok. podemos testa-lo, podemos rodar benchmarks como sandra e outros...

...Quero chegar no seguinte, se vc usar um P4 1ghz pra jogar paciencia ou jogar paciencia um p4 4ghz todo overclocado para o mesmo fim, acredito que nao existe diferenca perceptivel a nos, seres humanos. Veja que estou entrando na discussao aki se um esta processando o jogo mais rapido a cada jogada ou nao.

 

As mesma coisa acontece em animações. Nossos olhos tem uma capacidade de percepcao de se nao me engano 25FPS, vamos dizer entao que se temos um filme rodando a 50FPS ou um filme rodando a 200FPS a diferenca tb sera imperceptivel certo?

 

Agora no som. Estou aqui discutindo o assunto da velocidade dos amplificadores, qual seria um limite perceptivel, mesmo para a pessoa mais treinada? tudo bem que um mcintosh tem 800mhz de processamento, mais e um amp de 400mhz? (valor hipotetico agora, nao sei se existe, apenas exemplo)...

 

Acredito que por mais que um amplificador seja superior ao outro, ele tem que ter algum beneficio perceptivel para nos, ou pelo menos para mim que nao posso gastar 200mil de som num carro.

 

Acho que podemos abordar tb nesse topico o damping factor (fator de amortecimento).

 

 

T+

Filipe.

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este topico vou responder ...... mais não agora pois to super atarefado inclusive sobre o fator de amortecimento ..... no final da semana eu respondo .

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este topico vou responder ...... mais não agora pois to super atarefado inclusive sobre o fator de amortecimento ..... no final da semana eu respondo .

vou esperar para ler !!!!

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Vou levar este topico para o Hot Topic, pois ele define coisa muito importante para definição de um otimo amplificador e um nem tanto.

 

Inclusive existem grandes marcas de renome que contem este fator não muito bom e alguns mitos serão quebrados.

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Um exemplo de vc perceber bem a velocidade do amplificador e no caso do contrabaixo, por exemplo em notas seguidas, se vc tem um ampli. de velocidade pequena como a maioria vc vai perceber apenas uma nota enquanto na sua gravação o cara tocou em duas cordas. Isto é o que eu sei, ou seja bem resumido....tem muitos outros fatores...

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galera .... eu estava preparando um pequeno artigo sobre fator de amortecimento em amps ....... ai vai um pouco antes dotempo ...... depois vai o outro sbre velocidade a transientes. ps: e´apenas o basico .

 

Fator de amortecimento (Damping factor)

 

O fator de amortecimento é um requisito fundamental para

extrair o melhor resultado de seu sistema de áudio, sendo o

principal responsável pelo controle dos alto-falantes que, por

fim, contribuem de forma decisiva para uma boa definição.

Porém, altos índices de amortecimento disponíveis no amplificador,

não são suficientes para garantir um bom resultado.

Vejamos como o fator de amortecimento - o mesmo que

impedância de saída - atua no sistema.

Quando encaminhamos um sinal amplificado para um altofalante,

ao recebermos este sinal, ele se comporta como um

receptor de energia elétrica, transformando-a em energia

mecânica, e deslocando o seu cone, este movimento gera

tensão nos terminais de sua bobina móvel e esta tensão

retorna pelo próprio cabo conectado ao amplificador e se,

esta inevitável tensão reversa, encontra nos terminais do

amplificador uma baixa impedância (alto fator de amortecimento),

o resultado será um curto-circuito, que anulará esta

tensão, proporcionando um maior controle dos alto-falantes,

que passam a operar de forma segura e estável dentro de

sua especificações.

Porém, outro agente que interfere nos valores de amortecimento

são os cabos e conectores que interligam alto-falantes

e amplificadores, quanto mais finos e longos forem os

cabos, maior será a sua resistência, reduzindo o fator de

amortecimento.

 

Exemplo :

 

Para ilustrarmos, as perdas em amortecimento, devido à má

utilização de cabos e conectores, vamos usar um exemplo:

Um amplificador que tem um fator de amortecimento igual

a 2000 é interligado a um alto-falante de 8 Ohms, por um

cabo de 4mm de diâmetro a uma distância de 4 mts.

Nesta condição, vejamos o que ocorreria com o fator de

amortecimento final nos alto-falante, visto que inicialmente,

o valor disponível no amplificador era de 2000.

 

1=Temos a impedância de saída do amplificador que é de 4

miliOhms ( 8Ohms\2000 = 0,004 ou 4 miliOhms )

 

2=Temos a resistência do cabo que é de 4,6 miliOhms por

metro, em um total de 8 mts ida e volta. Formamos um

total de 36 miliOhms de impedância no cabo.

 

3=Somados os valores do amplificador e do cabo, temos

40,9 miliOhms de impedância total.

 

4=Embora o valor disponível no amplificador seja de

4miliOhms nos alto-falantes, teremos um valor final de

40,9 miliOhms de impedância, que resulta em uma perda

substancial no fator de amortecimento

( 8Ohms\0,0409miliOhms = 195,5 ).

O fator de amortecimento que inicialmente era de 2000,

cai profundamente para um valor de 195,5, que resultaria

em graves totalmente embolados, secos e médios graves

distorcidos e mal definidos, podendo levar ao comprometimento

do alto-falante.

No exemplo apresentado, o cabo 4mm não é tão fino nem

a distância de 8 mts é tão longa ..... mais teremos um comprometimento

decisivo, além de outros fatores, como perda de

potência associados à má aplicação de cabos e conectores

inadequados e de baixa qualidade.

Podemos concluir então que toda tecnologia aplicada em desenvolvimento

de amplificadores de potencia fica seriamente comprometida com uma

instalação mal dimencionada

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Elias, por favor me tire uma duvida.

 

meu cabeamento pros amps está assim: do player sai um par de RCA que vai pra um risovox. Antes eu ligava o par no risovox, pois era um amp só. Agora que sao dois, eu peguei um dos RCA e liguei no outro risovox do outro laod do carro. Pra isso usei um outro cabo RCA, bem vagaba, desses de 15 reais e tem 1,5 metro.

Então agora está assim, cada risovox so ta recebendo um cabo RCA, afinal eles tao em bridge. Mas isso faz perder algo? Seria melhor arrumar 2 "Y" e ocupar as duas entradas de cada amp?

E por fim valeria a pena trocar esse cabo de 1,5 m por um de boa qualidade?

 

To com essa duvida pois to achando o grave fraco, acho que to perdendo sinal demais com essas divisoes.

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Elias, por favor me tire uma duvida.

 

meu cabeamento pros amps está assim: do player sai um par de RCA que vai pra um risovox. Antes eu ligava o par no risovox, pois era um amp só. Agora que sao dois, eu peguei um dos RCA e liguei no outro risovox do outro laod do carro. Pra isso usei um outro cabo RCA, bem vagaba, desses de 15 reais e tem 1,5 metro.

Então agora está assim, cada risovox so ta recebendo um cabo RCA, afinal eles tao em bridge. Mas isso faz perder algo? Seria melhor arrumar 2 "Y" e ocupar as duas entradas de cada amp?

E por fim valeria a pena trocar esse cabo de 1,5 m por um de boa qualidade?

 

To com essa duvida pois to achando o grave fraco, acho que to perdendo sinal demais com essas divisoes.

se vce esta usando apenas um lado do cabo em cada amp , esta errado.... voce tem que mandar o sinal nas entradas L e R ...... use um distribuidor de sinais rca , ou faça uma enmenda bem feita e isolada no cabo principal para alimentar o outro amp combinando as entradas L+L e R+R em cada via do cabo . sds Elias

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Elias, vc disse que o grave, com um fator de amortecimento de +ou- 160 sairia embolado e tal.

 

Ai fica uma outra pergunta, e os amps valvulados por exemplo, que nao tem mais de 50 de fator de amortecimento (ate onde sei!) :unsure:

 

 

Tive uma discussao num forum ingles a um tempo atras e mts experientes da area postaram que qq. fator de amortecimento acima de 50 jah eh imperceptivel aos nossos ouvidos. Outros audiofilos porem, dizem que conseguem perceber uma minima diferenca ate 200.

 

 

Sera que tudo isso eh psicologico?! :D :D :D

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Elias, vc disse que o grave, com um fator de amortecimento de +ou- 160 sairia embolado e tal.

 

Ai fica uma outra pergunta, e os amps valvulados por exemplo, que nao tem mais de 50 de fator de amortecimento (ate onde sei!) :unsure:

 

 

Tive uma discussao num forum ingles a um tempo atras e mts experientes da area postaram que qq. fator de amortecimento acima de 50 jah eh imperceptivel aos nossos ouvidos. Outros audiofilos porem, dizem que conseguem perceber uma minima diferenca ate 200.

 

 

Sera que tudo isso eh psicologico?! :D :D :D

existe ai o fator de potencia ..... amps valvulados normalmente são de baixa potencia e tem a elasticidade de resposta das valvulas .... relacionados a amps profissionais de altissima potencia rms que mandam tensão e corrente em cima das pobres bobinas dando violentos coices fazendo os cones excurcionar violentamente.....dai se não tiver um elevado fator de amortecimento pra controlar , vai embolar tudo mesmo ...... ja amps de baixa potencia .... os preferidos dos audiofilos é bem diferente trabalha de forma suave mais para qualidade sem grandes amplitudes ..... a algums anos tive a oportunidade de analizar um amp ingles .... não me lembro agora a marca carissimo ...... coisa pra audiofilo mesmo ..... quando vi o amp , achei que tinha ums 5000 wrms devido a sua robusta contrução ...... medindo a potencia em um dos canais ...... 75 wrms em 8 ohms 150 wrms com ambos canais operando ...... mais batia muito forte tinha graves redondos e de alto impacto damping factor 1.1 1khz 8 ohms .... resumindo em amps de baixa potencia , baixo fator de amortecimento as vezes passa despercebido até pra quem tem ouvido apurado....

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Hm :)

 

era um Genesis por um acaso? :D

Vc que teve a oportunidade de ouvir um Genesis, já o comparou ao Flat power da Wharf audio, a construção é bem parecida, ele usa operacionais burbrown e lateral fet na saída e velocidade superior a 1.5ghz ! E para surpresa é nacional !!! Já o escutei, apesar da minha pouca experiência, naum achei nada superior às velhas válvulas !!!!

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Quando falamos de velocidade de um computador, ok. podemos testa-lo, podemos rodar benchmarks como sandra e outros...

...Quero chegar no seguinte, se vc usar um P4 1ghz pra jogar paciencia ou jogar paciencia um p4 4ghz todo overclocado para o mesmo fim, acredito que nao existe diferenca perceptivel a nos, seres humanos. Veja que estou entrando na discussao aki se um esta processando o jogo mais rapido a cada jogada ou nao.

 

As mesma coisa acontece em animações. Nossos olhos tem uma capacidade de percepcao de se nao me engano 25FPS, vamos dizer entao que se temos um filme rodando a 50FPS ou um filme rodando a 200FPS a diferenca tb sera imperceptivel certo?

 

Agora no som. Estou aqui discutindo o assunto da velocidade dos amplificadores, qual seria um limite perceptivel, mesmo para a pessoa mais treinada? tudo bem que um mcintosh tem 800mhz de processamento, mais e um amp de 400mhz? (valor hipotetico agora, nao sei se existe, apenas exemplo)...

 

Acredito que por mais que um amplificador seja superior ao outro, ele tem que ter algum beneficio perceptivel para nos, ou pelo menos para mim que nao posso gastar 200mil de som num carro.

 

Acho que podemos abordar tb nesse topico o damping factor (fator de amortecimento).

 

 

T+

Filipe.

Eu já tive um eclipse igual a este seu, e naum se surpreenda se ti disser que ele tem apenas 1mhz de velocidade e construção bem semelhante aos oritron !!!! Verdade ! Um aparelho de mais de R$2.000,00 ser de construção idêntica a um ching ling da malásia !!!! Ele usa tip 35 na saída !!! Igual aos corzus pwr !!!! Acredita ??? Eu tive uma decepção muito grande com este amp. !!!! Se vc naum acredita que a diferença de velocidade é perceptível, pegue um cd destes para audifilia e escute seu amp. que é 1mhz de velocidade e depois ligue um ads ou mcintosh que é mais ou menos 80mhz ! Eu fiz este teste e te digo eclipse é só marketing !!!! Eu nunca mais compro nada desta marca que se auto intitula hi end !!!!

Editado por sumido

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É as lendas começam a cair.

 

O soundstream tambem se enquada neste, e olha que eu tenho um heheh, mas uso para mono.

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e a lenda dos FPS no micro também cai, mas essa não tem correlação alguma com o aventado aqui

pra quem duvida, tenta jogar Quake3 com cl_maxfps em 30 e em 200

dá MUITA diferença, e tecnicamente tudo tá acima dos 24 quadros por segundo que a gente teoricamente vê

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É as lendas começam a cair.

 

O soundstream tambem se enquada neste, e olha que eu tenho um heheh, mas uso para mono.

So falta vc me dizer q o Da Vinci eh assim tbem....

 

ai acabam quase todos os sonhos e aumentam os pesadelos... huahahah

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e a lenda dos FPS no micro também cai, mas essa não tem correlação alguma com o aventado aqui

pra quem duvida, tenta jogar Quake3 com cl_maxfps em 30 e em 200

dá MUITA diferença, e tecnicamente tudo tá acima dos 24 quadros por segundo que a gente teoricamente vê

essa eh verdade.... e ja faz um tempo jah....

 

nos jogos de computador, qquer coisa abaixo de 60 fps vc percebe facil....

 

o ideal eh pelo menos 75fps....

 

outra coisa eh o Flicking de monitor.... acredite ou nao, depois de usar 100hz por um bom tempo, hj eu vejo flicking ate em 75hz....

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É as lendas começam a cair.

 

O soundstream tambem se enquada neste, e olha que eu tenho um  heheh, mas uso para mono.

So falta vc me dizer q o Da Vinci eh assim tbem....

 

ai acabam quase todos os sonhos e aumentam os pesadelos... huahahah

:o alguém sabe responder? é meu sonho de consumo tb ...

:ol :ol :ol :hug

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Jotinha, vc é de que cidade ??

goiânia. capital da mulher bonita... hehehe

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

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É as lendas começam a cair.

 

O soundstream tambem se enquada neste, e olha que eu tenho um  heheh, mas uso para mono.

So falta vc me dizer q o Da Vinci eh assim tbem....

 

ai acabam quase todos os sonhos e aumentam os pesadelos... huahahah

:o alguém sabe responder? é meu sonho de consumo tb ...

:ol :ol :ol :hug

alguém sabe?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

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Eu sou ignorante quanto a certas coisas de audio, mas como conheco um pouco eletronica, algumas coisas passam a ficar dificeis de entender e ateh acreditar.

 

 

 

A taxa de amostragem de um cd eh 44.1 kHz (em gravacao eh algo tipo 192kHz, depois eh feito um downsample, por questoes de filtragem anti-aliasing). E as gravacoes sao feitas de forma a que nenhuma frequencia acima de 20 kHz seja reproduzida.

 

 

 

Entao vem o problema. Se um amplificador conseguir colocar na saida os valores analogicos reconstruidos da leitura do cd, com 44.1 kHz temos todas as frequencias que um cd-player pode reproduzir.

 

 

Pra quem nao entendeu o que eh amostragem, o cd eh gravado por codificacao PCM (pulse code modulation). Isso significa que a cada 22 milhonesimos de segundo vc tem um valor novo digital obtido da leitura do cd, esse valor passa pelo D/A e alguns filtros e vai para a saida.

 

 

 

Se tivessemos um amp com resposta a transitorios de 44.1 kHz, nao teriamos um amplificador suficientemente rapido para qualquer som ?

 

 

 

Posso estar falando um monte de besteiras, mas me parece que esse lance de velocidade eh tudo coisa de marketing. O que deve acontecer eh que os amplificadores com "mais velocidade" devem ter outras caracteristicas que sao as que tornam o som melhor, e como pro consumidor eh mais facil entender em Mhz e Ghz, eles divulgam dessa maneira......

 

 

 

Por favor especialistas, me respondam essa.....

 

 

 

 

Ah, e outra coisa, os amplificadores da Oritron podem ser considerados decentes ? Tenho um com 40W rms por canal (um prateado que estah escrito 320W, pq ele tem 80W rms mas com 5% de THD ou coisa assim), e gostaria de saber o que o povo aqui acha dele.

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