Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

//alpino 7892 + Rca Rgc59 - Impressões

Recommended Posts

Postado em

Salve povo!!

Há coisa de um mês atrás, andei perturbando o Fórum atrás de informações e impressões sobre dois componentes que queria incluir no meu som: o tão falado Alpine 7892, e os igualmente famosos cabos RCA "celulares", o RGC59. Comprei o 7892 com o Marcelo Diana, consegui bons conectores RCA por aqui (Santo Ângelo niquelados) e o cabo RGC59 da KMP. Na época, eu prometi postar impressões do conjunto aqui, quando instalasse.

Não pretendia instalar tudo tão cedo, já que estava quase saindo de férias, mas na última semana antes da viagem, apertei o botão do "fo**-se" e desci todo o material para a garagem do prédio... eu iria viajar com som! Passei a fiação novamente (estou ficando craque em desmontar o interior do Civic, qdo for fazer o upgrade de fiação dos falantes eu fotografo um passo-a-passo), montei o rack no lugar, a caixa de fibra, os falantes nos baffles (como era para viagem, instalei o kit CSD no tampão). Puxei uma fiação positiva de 4mm2, com fusível, direto da bateria para o Alpine (não usei a fiação original do Civic). O terra do head eu usei o próprio painel, sem emendas - a Alpine gentilmente coloca um conector de latão para isso, usei ele mesmo...

Montei o Alpine beeem fixo no painel - usei uma cinta perfurada, ficou muito sólido mesmo. Os RCAs novos (rgc59) realmente não são nada flexíveis, mas consegui fazer no tamanho exato, e encaixaram-se com perfeição; para finalizar o trabalho e não dar mole para um curto, interferências, queima de saídas ou coisa parecida, isolei os RCAs em sacos plásticos grossos, par a par.

O resto do sistema é o que segue: amp MTX895 5 canais, sub UXP10D4 na caixinha dutada em fibra, kit CSD no tampão traseiro, Kit Blaupunkt VPC54 na porta dianteira, fiação força 21mm2, fiação falantes 2x1.5 superwires pros kits e 2x6mm2 para o sub (cabo comum, a metro).

Instalei, regulei "marromenos" por falta de tempo, e caí na estrada... 5800 km, saindo de Cuiabá e passando por Campo Grande/MS, Presidente Prudente/SP, Londrina/PR, Curitiba/PR, Barra Velha/SC, Lages/SC, Caxias do Sul/RS, Gramado e Canela/RS, e voltando pela BR-101 (Torres/RS, Floripa) até Curitiba, daí até Cuiabá. Para cima de SP, o estado das estradas era um [o_] , buraqueira pura (normalmente é assim mesmo, mas desta vez bateu o recorde). Rasguei um pneu a 80km de Cuiabá, para vcs. terem uma idéia... direto pro lixo.

Usei um pouco o 7892 neste trecho, e uma das minhas dúvidas com ele era: PULA? Não, não pula... nem em costela de vaca, nem em buraco, nem desníveis, valetas, nada. Não imagino que existam lugares com ruas muito piores que estas estradas em termos de buracos (notem, viajei ANTES da operação tapa-buracos-engana-trouxa do governo federal), então quem tiver a mesma dúvida, pode ficar tranquilo.

Sobre os cabos RGC59: experimentei os cabos RCA novos contra os antigos e, realmente, há um ganho. Não é psicológico não! O sinal é mais claro, mesmo com meu antigo player (Pio 560mp); vc. ouve mais detalhes, e o agudo aparece limpo... claro que estou comparando o RGC com conectores de boa qualidade (Sto Angelo, 6zão a unidade) contra o xing-ling de 15 reais. Mas vale a pena, para quem quiser qualidade e puder bancar a diferença de preço (cada par de RCAs novos custou para mim 34 reais). Os contras não são nada demais: pouca flexibilidade (mas mesmo assim, consegui usá-los no banco rebatível sem complicações), ter de montar o cabo (com conectores bons é facílimo, já com conectores xumbreguets eu sei, por experiência própria, que é um s.a.c.o.). Só. E ainda consegue-se um cabo sob medida, sem falta nem sobra... vale o que custa. Agradeço aqui às almas bondosas que repartiram este conhecimento no Forum (Kleber, Hal e outros que esclareceram muitas dúvidas sobre esta opção em vários tópicos). Valeu!!!

Sobre o ///alpino 7892: tô in love com a coisinha... sinal limpinho limpinho, forte, equilibrado em todas as faixas. Faz o meu estilo (display simples e objetivo, poucos botões, controles básicos do áudio e só; além daquela sensação de robustez que o conjunto passa). Algumas coisas para mim não tiveram utilidade ainda (a frente com inclinação regulável, p.ex.: no Civic não se enxerga o display em qqer outra posição que não a totalmente reta; ou o tal do MX, normalmente deixo desligado). O T/A é bem efetivo (vc. percebe facilmente o atraso), aplicando delay distinto para o kit frontal e traseiro, consigo "trazer" o som para o centro do painel sem estragar a diversão de quem está no banco traseiro. A saída de sub é bem "clara", e muita informação nesta faixa de frequências que estava perdida voltou a aparecer... nada de subgraves embolados, portanto.

Algumas coisas que eu tinha receio não se confirmaram: mesmo com o corte do sub mais alto (80hz contra 50hz do Pio), o sub ainda está emitindo parte da música. Não ficou feio; temia que com este corte o resultado fossem sopros, tuuums e mais nada, até o midbass chegar. A mesma (boa) qualidade das saídas frontais e traseiras se repete na do sub, felizmente; e minha caixinha não tocou o desafino que imaginei que seria.

O corte HPF em 80hz, por outro lado, complicou um pouco minha vida: rola bem para os kits traseiros (só midbass do CS 50D), mas acabou com o já quase inexistente midbass nas portas do Civic (Blaupunkt VPC54). O caso aqui é de construção da porta/forro de porta, que é plástico. Como o HPF do módulo é fixo em 80hz tbem, nada de graves na frente... acredito que a solução seria montar falantes de 6" nas portas (Nar Kevlar 6", seria uma boa???), desligar o HPF do player e módulo e utilizar apenas um capacitor bipolar... já que meus midbass não usam cross passivo mesmo (o kit só trata o tweeter). Pensei em migar o midbass do CSD para a porta, mas acho que pioraria o problema. Outra alternativa seria um pezinho com seus 4 litros, e um par de midbass mais parrudos neles; mas, voltando de uma viagem de 5800km, olho com muito receio para pezinhos e pezões. Uso bastante aquele espaço. De qqer forma, este é um problema da instalação (e do lugar horrorível que a Honda guardou para fixar o falante dianteiro) e não do player; mas com o "ganho nato de midbass" do Pio e corte a 50hz eu conseguia contornar um pouco melhor (na gambiarra, mas contornava). Como está hoje, tenho de reforçar a faixa dos 90hz em +2 / w3 e atenuar um pouco os tweeters, além de dar um 'up' no ganho dianteiro (coisa que me preocupa).

No mais, é isso aí: ambos, player e rcas, aprovados. Espero corrigir o problema dos midbass dianteiros em breve, aí posto novas impressões.

um abraço a todos, e aí estão as impressões prometidas.

Postado em
Parabéns pelo relato e pelo som. Ajuda muito o fórum com as experiências!

opa, valeu Fábio!! Tou só tentando devolver ao Forum um pouco da ajuda que tive aqui; vai que alguém mais tem as mesmas dúvidas/curiosidades que eu tive??

um abraço,

RiQuati.

Postado em

pow realmente ótimo relato!! parabens em!! fazia tempo que nao via um relato tao detalhado aqui no forum! e isso Enriquece e mto o nivel...

parabens pela iniciativa e som!! parece realmente estar agradavel!!

qndo ao problema do kit front, qual modelo de civic que é?? pq se for o larguinho! acho que um doorpod te ajudaria e nao atrapalha tanto!! realmente fica mto dificil dirigir com pezinhos pra quem ta acostumado a usar a lateral pra descançar o pé! ja dirigi ums dois e putz me senti prezo! sei la dificil de acostumar em!! em viajem 5 marcha so acelerar e freiar! é padrao o pé ficar ali!

Postado em
Acho que o meu 7894 não está preso corretamente... ele pula sim. Mesmo reproduzindo arquivos MP3. Acredito que o sistema de amortecimento do 92 e do 94 seja o mesmo.

O meu 7894 num pula não... assim, de vez em nunca se eu passo em uma cratera daquelas psicopáticas ele dá uma interrompida se não for mp3. Mas isso é BEM raro mesmo. Nada que me faça pesar na escolha de um player, não mesmo.

Postado em

Depois que saí de Pioneer para Alpine eu não quero mais saber de outro player. Na moral, não consigo mais escutar o som do meu camarada que esta com o meu ex-pioneer.

Estou tão acostumado com o Alpine que o som do pioneer se tornou insuportavel pra mim. Não é exageiro não ehehehe. Fikei tanto tempo com um som de péssima qualidade com equips ate que razoaveis e nunca desconfiei que o gargalo do sistema fosse meu antigo Pioneer que não me deixou nenhuma saudade.

Seria interessante eu pegar novamente o Pioneer e ligar ele e depois o Alpine pro pessoal ver o tamanho da diferença.

E parabéns pelo teu som.

Postado em
Depois que saí de Pioneer para Alpine eu não quero mais saber de outro player. Na moral, não consigo mais escutar o som do meu camarada que esta com o meu ex-pioneer.

Estou tão acostumado com o Alpine que o som do pioneer se tornou insuportavel pra mim. Não é exageiro não ehehehe. Fikei tanto tempo com um som de péssima qualidade com equips ate que razoaveis e nunca desconfiei que o gargalo do sistema fosse meu antigo Pioneer que não me deixou nenhuma saudade.

Seria interessante eu pegar novamente o Pioneer e ligar ele e depois o Alpine pro pessoal ver o tamanho da diferença.

E parabéns pelo teu som.

Sei lá... saí do Pioneer para o Alpine também. A diferença é grande em favor do Alpine, mas não acho o Pioneer um lixo não... não é fiel como o Alpine, mas eu gosto dele, apesar de os médios, principalmente, serem apagados. Parece que a força dos médios passou para o grave (hehehe)

Cada aparelho tem seu lugar...

Postado em

E parabéns pelo teu som.

Seu relato me deixou muito contente! É bom saber que nossos produtos estão em boas mãos e agradando!

:legal:

ps. "nossos" refere-se a mim, que vendi o meu Alpine 7983 para o Spetz ;):P

Postado em

sem duvida o 7892 deve ter melhor qualidade de audio...mas ja vi uma vantagem do 860mp....

vc regula o corte HPF frente/tras independente....pode deixar 63hz na frente e 50hz atras por exemplo...

parabens ai!!!

;)

Postado em

E parabéns pelo teu som.

Seu relato me deixou muito contente! É bom saber que nossos produtos estão em boas mãos e agradando!

:legal:

ps. "nossos" refere-se a mim, que vendi o meu Alpine 7983 para o Spetz ;):P

A Fabio concerteza estou bastante satisfeito com o player. O pioneer se tornou inaudivel para mim apos eu acostumar com o Alpine ehehehe :)

Pr_miguel no meu caso o ganho foi altissimo com a troca de player. O famoso ruido que quase todos os pioneer possuem sumiu, os médios ganharam vida, os agudos extenderam, o médio grave ficou muito mais agressivo e o grave não diminuiu em nada como o pessoal costuma dizer.

Alias, eu sempre fui fã de SQ mas tbm sempre gostei de dar uma abusada de vez em quando nos graves e o Alpine nisso ele tbm não faz feio. Tudo é questão de acertos e ajustes. E sinceramente para mim o pioneer virou lixo mesmo; o estereo dele me parece bagunçado, sei lá o som dele embaralha, é muito mais dificil acertar o palco no Pioneer do que no Alpine mesmo com o TA desligado. QUem ouviu meu carro com o pioneer no dia que peguei o Alpine do Arisa e depois ouviu com o Alpine pode confirmar. No primeiro segundo que liguei ja ouvi dizerem. "Nossa o som agora ta mais aberto, mais claro". E nem ajustado estava.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...