Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jvfonseca

Diferenças Práticas No Duto

Recommended Posts

Postado em

Este fim de semana estarei montando a caixa dutada para os 12w3v2.

Fiz várias simulações no WinISD e depois de verificar q a caixa recomendada pela JL tem o melhor custoxbeneficio (50 Litros, para ter resposta completamente plana sao 80L :pirou: ), optei pela mesma, mas fiquei em duvida quanto ao duto :blink:

Vou sintonizar a caixa em 31hz - Se for utilizar duto de 4", o programa calcula um duto de 45cm de comprimento, se for utilizar um duto de 3", o programa calcula um duto de 18cm de comprimento

A solucao obvia seria utilizar o duto de 3", pois nao faria curva dentro da caixa, alem de ser mais facil de ser construido, soh q nao enguli a solução do software, pois com ambos os dutos, a resposta e a excursão do cone ficam iguais

Isso procede na pratica ou o duto de 4" eh bem melhor? Se alguem puder auxiliar, preciso decidir isso ainda hj para comprar o material

[]s

Postado em

Quanto a curvas, não tem pq se preocupar no seu caso.

A regra prática para dutos é a seguinte...

Use o maior diametro possivel. O fator limitante é o comprimento do duto e consequentemente o ponto onde ele começar a soprar forte(a ponto de te incomodar).

Ou seja, vc tem que levar em conta esses 3 fatores na hora de escolher o duto.

Com o duto maior a resposta da caixa é mais linear e o grave muda um pouco.

Vc tem um grave mais consistente, com maior impacto.

ps. crasher aki

Postado em
Segue o modelo do site da Jl e faz o duto quadrado... assim vc pode fazer curvas mais facilmente e fica com um duto mais silencioso.

Kleber, nao dah, minha caixa eh alta e larga, mas nao tao funda. Se fizer o duto quadrado, nao vai passar atras do ima dos subs :legal:

[]s

Postado em

cara, quando fui fazer a caixa pro meu sub tb tive o mesmo problema...

duto de 4" ia ter 60cm o de 3" 28cm... optei por um de 3" mesmo, mas não estou gostando do som não... pior que agora, para eu fazer um duto de 4" ele teria que ficar quase metade pra fora da caixa... mas pretendo coloca-lo mesmo assim, pois o som ta muito estranho...

jvfonseca

Eu no seu lugar, faria o de 4" independente da adaptação que precise...

"Com o duto maior a resposta da caixa é mais linear e o grave muda um pouco.

Vc tem um grave mais consistente, com maior impacto."

não sei se é só porque você falou, mas acho que é disso que estou sentindo falta: "maior impacto"

edit-

por acaso você ja tentou simular 2 dutos de 3"?

Postado em
Kleber, nao dah, minha caixa eh alta e larga, mas nao tao funda. Se fizer o duto quadrado, nao vai passar atras do ima dos subs :legal:

[]s

Aí é que está... dependendo da altura, dá pra deixar o duto mais estreito... se precisar fazer curva, ele não precisaria ficar por trás do sub, pode ficar todo na lateral, basta fazer uma curva bem feita.

Postado em
Kleber, nao dah, minha caixa eh alta e larga, mas nao tao funda. Se fizer o duto quadrado, nao vai passar atras do ima dos subs  :legal:

[]s

Aí é que está... dependendo da altura, dá pra deixar o duto mais estreito... se precisar fazer curva, ele não precisaria ficar por trás do sub, pode ficar todo na lateral, basta fazer uma curva bem feita.

:legal: Vou dar uma olhada nas medidas do manual em casa, e replicar o desenho, se der certo, pode ficar legal

[]s

Postado em

Cuidado com dutos acima de 50 cm... Podem aparecer ressonancias dentro dele (muita gente confunde com sopro) principalmente se for nosso amigo PVC de esgoto, por isso a B&W usa aquela superficie parecida com bolas de golf.

Mas como o estrangeiro falou, use a maior area possivel..

[]

Sandro

Postado em

Só não se esqueça de uma coisinha básica:

Descontar o volume do duto do volume total da caixa. Se fizer uma caixa para um duto de 3" e não gostar não é só colocar um duto de 4", a caixa fica outra.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...