Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pr_miguel

Rebaixar

Recommended Posts

Blz, se tu disse que naõ é impossivel e sim muito difícil..como tu vai baixar o centro de gravidade dele então sem mexer na altura?

Como tu vai descobrir onde fica exatamente o centro de gravidade do carro?Tu precisa de informações que nenhuma montadora passa, não adianta.Não adianta tu equaciona tudo se tu não vai ter determinados números.

 

 

a TC 1600, claro que a suspensão não é a melhor coisa do mundo.Nem teria pq ser.A suspensão usada desempenha a função dela relativamente bem por um custo compativel.. e é o que importa.Tem que vê o limite do carro tb.Tu pode colocar uma mega suspensão e o corsa continuar levantando a roda em curva.

 

Nunca comparei alturas de Nascar com o nosso stock.Andam mais rápido,mas te garanto que não é só pro causa da suspensão mais acertada.Aí fazer curva ja entra pneu, downforce do projeto do carro, piso de pista(vai me dizer que o pavimento que se usa no brasil é igual dos gringos la??).

 

Pra mim um carro mais baixo sempre vai ter mais vantagem em estabilidade e aerodinâmica do que um alto mesmo os dois tendo o centro de gravidade iguais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

voltando um pouco...

 

quando algumas equipes preparam susp. acabram deixando o camber negativo pra aumentar a aderencia nas curvas!!

 

nos carros comuns, alem de "abaixar" o centro de gravidade, rebaixar o carro diminui a passagem de ar por baixo, afinal carros comuns nao tem extrator, nao usam down force e mto menos tem potencia pra enfrentar grandes forças de arrasto

 

e Rodrigo, eh exatamente oq eu falei..

o carro deste meu colega de sala nao eh mais estavel, exatamente pq a mola dele está com o tamanho drasticamente reduzido com o mesmo Cx (oq prejudica o funcionamento) e sem trabalho de qualquer outra peça, matando totalmente o curso do amortecedor, destruindo os batentes, buchas e bandeijas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Blz, se tu disse que naõ é impossivel e sim muito difícil..como tu vai baixar o centro de gravidade dele então sem mexer na altura?

Como tu vai descobrir onde fica exatamente o centro de gravidade do carro?Tu precisa de informações que nenhuma montadora passa, não adianta.Não adianta tu equaciona tudo se tu não vai ter determinados números.

 

 

a TC 1600, claro que a suspensão não é a melhor coisa do mundo.Nem teria pq ser.A suspensão usada desempenha a função dela relativamente bem por um custo compativel.. e é o que importa.Tem que vê o limite do carro tb.Tu pode colocar uma mega suspensão e o corsa continuar levantando a roda em curva.

 

Nunca comparei alturas de Nascar com o nosso stock.Andam mais rápido,mas te garanto que não é só pro causa da suspensão mais acertada.Aí fazer curva ja entra pneu, downforce do projeto do carro, piso de pista(vai me dizer que o pavimento que se usa no brasil é igual dos gringos la??).

 

Pra mim um carro mais baixo sempre vai ter mais vantagem em estabilidade e aerodinâmica do que um alto mesmo os dois tendo o centro de gravidade iguais

Duke, até parece que que tu não tá fazendo engenharia..., a engenharia prova por ela mesma que nada é impossível, pode não ter como fazer agora mas ela mostra que nada é impossível, desde muito antes dos antigos gregos o homem pensa em voar e até 2 século atrás todo mundo dizia que era impossível que algo além dos passáros e anjos voassem, seu Santos Dummont tá ae por exemplo, na F1 os próprios engenheiros diziam que era impossível se recuperar a aerodinâmica que se foi conseguida quando em ~1980 a Lotus (sabe aquela equipe dos carros pretos que o Senna começo?) desenvolveu o efeito solo, essa tecnologia foi banida, e agora a aerodinâmica foi igualada e melhorada a níveis nunca pensados, a própria fibra de carbono que no começo muitos engenheiros diziam que era impossível dela aguentar algum impacto e agora tudo que é F1 é feito dela.

 

tá ae a prova que nada é impossível em engenharia, podem ser demoradas, difíceis ou não se conseguir no momento mas nada é impossível pra ela.

 

bem, algumas possíveis soluções que eu consegui pensa rapidinho são:

 

- o motor seria posto numa posição mais baixa, pra isso teria que usar o sistema de lubrifição por cárter-seco

 

- todos reservatórios, bateria, tudo que pode ser realocado seria colocado no lugar mais baixo possível

 

- usaria materiais mais leves nas partes superiores da carroceria do carro e colocaria um pouco de peso no chão do carro

 

as fábricas nacionais podem não dar nem a espessura de um parafuso como informação mas as fábricas gringas sim, fala com elas que tu com um pouco de trabalho e talvez comprovando o que tu quer, tu consegue informação, já vi muita reportagem de caras que pediram ajuda da fábrica e tiveram.

 

ou faz do jeito mais complicado, demorado e sujo, usando engenharia reversa, sempre funciona, pega um carro velho e desmonta, mede, pesa, ve como funfa..., engenheiros usam isso durante toda a vida profissinal.

 

também existem programas que calculam o centro de gravidade pra ti, tu entra com o carro, se tiver na memória, com as modificações, se tiver, e ele faz as coisas.

 

mas só pra descargo de consciência, quais informações que tu acha impossível de descobrir sem a ajuda da fábrica? Eu não consigo pensar em nenhuma.

 

a suspensão de um TC tem muito o que melhorar, visto que ela é muito simples, e com certeza se tivesse um suspensão traseira, especialmente, melhoria muito ou até solucionaria esse problema, outra coisa seria o chassis que aqui se pensa que chassis e santo-antonio de circuito tem que ser igual a de arrancada, o mais rígido possível e chassis de circuito não pode ser muito rígido, tem que oferecer um pouco de flexibilidade também.

 

eu comparei Nascar com Stock Car nacional e tu comparo Turismo e TC1600 com rally, acho que também tenho direito de comparações e exemplos que favorecem o meu ponto de vista assim como tu fez, acho isso justíssimo.

 

o asfalto de Nascar e Indy são os melhores do mundo, se tu solta um catarro na pista a prova é paralisada pra limparem o teu verdão, agora se tu olhar o piso de Sebring nos EUA (Sebring é a pista mais importante do mundo depois de Le Mans) tu dá graças a Deus que existem Tarumã e a cadeira elétrica.

 

a aerodinâmica não vou comentar porque carro mais baixo é favorecido sim, mas levando em conta só o centro de gravidade se 2 carros tiverem alturas completamente diferentes e o mesmo centro de gravidade, a estabilidade vai ser a mesma e deu pra bola, mas como pra estabilidade entram muitos outros fatores isso não vale.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Jan 22 2006, 04:06 AM']
meu quanta frescura. me desculpem

 

ah para

ae rebaixa depois faça geometria e cambagem

num lugar bom, vai dar 100 pila se tiver que fazer cambagem das duas da frente (sempre tem que fazer)

 

pronto

agora vc vai ter um carro com pneu alinhado na lata, aro 17" por dois anos sem nunca comer o pneu por dentro, fora nada

funcionando perfeitamente

pra quem não sabe nada do que foi falado e não querem aprender, o que é pior, isso parece grego ou parece bobagem ou os 2.

 

também pessoas que só se preocupam com "andar socadaço" (que pra mim é uma coisa bem gay) com as 17", 18", 19" ou o raio que o parta (tamanhos de roda inúteis pra 90% do casos além de serem feios) e "espirrando" quase sempre acham isso.

 

o cara queria saber os parâmetros que mudam quando se muda qualquer coisa na suspensão, eu falei alguns e como deveria se resolver pra ficar um treco profissional.

 

álias pr_miguel, gostei da pergunta, é uma coisa que quase ninguém se preocupa ou muito menos quer aprender.

 

agora quer ler uma coisa que também parece grego ou bobagem ou os 2, as suspensão são projetadas com o carro já todo definido porque tem elas tem que atuar sobre o centro de gravidade e o centro de massa (eles coincidem quando o carro tá em repouso e diferem quando a carroceria se move, quando o centro de massa se move, isso é conhecido como transferência de peso) e quando tu muda a suspensão eles 2 também mudam e também muda como eles e suspensão reagem a uma determinada situação.

 

por falar em rodas 17" ou maior inúteis, tu sabia que rodas grandes são a pior bosta pra carros de arrancada? pneu com perfis baixos não grudam muito bem, fazem curva bem mas são a maior mer** pra arrancada, eles são muito rígidos, tanto é que muito slick de arrancada bom é diagonal e não radial.

Sei

até porque eu tenho um escort Ap 1.8 T com aro 14", pra isso mesmo

 

Vem cara meu, vc fala, fala Manja de TUDO, SABE TUDO.

Vc acho que é daqueles MALAS que acha que se trocar o aro da roda tem que mandar calibrar o velocimetro pq da 5km de diferença a 100 por hora

 

Vem cara meu

vc é mecanico de preparação, tem carro turbo, tem rebaixado? trabalha com isso??

pq queria apreender tanto quanto vc, dai queria saber como vc sabe tanto.

 

 

E PRINCIPALMENTE como tudo que vc fala é perfeitamente aplicavel e faz diferença

tsc,tsc,tsc

meu caro teoria é diferente de prática, monta teu dragster e de pau em todos os outros carros e depois venha ensinar que 10 quilos num lado do carro vai diferir como anda ele

 

 

E outra se vc sabe tanto assim e se isso tudo È UTIL E FAZ DIFERENCA sugiro a vc montar uma equipe de StockCar e da pau em todo mundo

 

ca**** vai ver como é a geometria de um carro tipo copagaz e veja como tem que fazer pra fazercurva bem.

so que os pneu moi tudo

que saco, forum é pra trocar experiencias.

 

olha comigo aconteceu isso, com o outro aconteceu aquilo

não o que eu li na net ou o primo do irmao do vizinho falou. ja tomei muito na cabeça por escurtar gente assim

 

e antes que vc me pergunte o 206 que eu tenho quando era socado era amortecedor encurtado, coisa que vc deve achar ruim pq nunca deve ter TIDO um carro com amortecedores bem feitos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e outra so o que me faltava num carro de rua ter que me preocupar se ele faz curva 1% mais rapido que outro

 

Ter que importar kit pra fazer alinhamento e cambagem HAHAHA

vao numa mecanica e perguntem

ah pergeunte pro pessoal mais antigo do forum eu tb ja tive EIBACH no 206, antes de ser socado

e não recomendo

um trabalho de amortecedores juntamente com molas cortadas ou menores é muito melhor, mantem o mesmo conforto da eibach e baixa mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo em partes com o beto....se for pensar em TUDO isso antes de rebaixar, nem rebaixe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sei até porque eu tenho um escort Ap 1.8 T com aro 14", pra isso mesmo

 

se tu sabe mesmo, meus parabéns, tinha que existir mais gente que soubesse.

 

Vem cara meu, vc fala, fala Manja de TUDO, SABE TUDO.

Vc acho que é daqueles MALAS que acha que se trocar o aro da roda tem que mandar calibrar o velocimetro pq da 5km de diferença a 100 por hora

 

ninguém sabe de tudo, mas tento saber o máximo que posso e em suspensão até consigo me vira bem um pouco.

vem ca, cara, tu é daquelas MULAS que tudo diferente do que tu pensa ou gosta é besteira.

e outra, precisão e acerto são tudo.

 

Vem cara meu

vc é mecanico de preparação, tem carro turbo, tem rebaixado? trabalha com isso??

pq queria apreender tanto quanto vc, dai queria saber como vc sabe tanto.

 

desde quando precisa ser ou ter pra saber algo? Se é por isso todo dono de carro saberia tanto quanto um engenheiro que projeta carros.

 

pretendo trabalhar com suspensões de alto desempenho, estudo pra isso e espero conseguir, tomara Deus.

 

porque praticamente todo mundo que tem carro turbo se acha a última bolacha do pacote só por causa do barril com hélice?

 

pra tu começar a entender pega e le um livro ou um manual, quando eu acho algo interessante eu faço isso. Tudo que eu sei sobre Four-Link e Ladder bar eu aprendi assim.

 

E PRINCIPALMENTE como tudo que vc fala é perfeitamente aplicavel e faz diferença

tsc,tsc,tsc

meu caro teoria é diferente de prática, monta teu dragster e de pau em todos os outros carros e depois venha ensinar que 10 quilos num lado do carro vai diferir como anda ele

 

e sim, tudo que eu falo é perfeitamente aplicável e dependendo do uso faz diferença sim, se não fosse pra melhorar, qual a utilidade?

 

teoria em engenharia sempre é a mesma coisa na prática, praticamente em toda a ciência exata se a teoria não bate com o modelo é porque o modelo tá errado, um dos pouquíssimos casos em que isso não se aplica é a computação que é o contrário.

 

tenho outros plano em vez do meu dragster, fica pra outra hora

 

se tu tá falando em um carro de altíssimo desempenho 10kg de um lado vai mudar bastante o jeito que ele se comporta numa curva, dependendo onde tá pode ajudar ou atrapalhar, também pode atrapalhar numa arrancada, uma roda pode ter levemente mais tração que outra ou o chassis pode torcer mínima coisa a mais de um lado ou do outro, também numa frenagem, mas se for num carro normal a diferença é tão infima que pode e vai ser ignorada.

 

como tu pode ver, dependendo do caso muda bastante.

 

E outra se vc sabe tanto assim e se isso tudo È UTIL E FAZ DIFERENCA sugiro a vc montar uma equipe de StockCar e da pau em todo mundo

 

me dá o dinheiro que eu monto.

 

ca**** vai ver como é a geometria de um carro tipo copagaz e veja como tem que fazer pra fazercurva bem.

so que os pneu moi tudo

que saco, forum é pra trocar experiencias.

 

olha comigo aconteceu isso, com o outro aconteceu aquilo

não o que eu li na net ou o primo do irmao do vizinho falou.  ja tomei muito na cabeça por escurtar gente assim

 

já olhei como é a geometria de Turismo N, TC 1600, vários tipos de arrancada e são bem interessante o modo como eles ajustam e os ganhos vindos disso.

 

fóruns são mais importantes por trocar informações técnicas do que experiências, experiências são importantes mas dependem de inúmeros fatores e geralmente funcionam pra um caso em particular.

 

se o que tu leu na net não conta, tu não pode ter como base o fórum e nenhuma outra fonte confiável que existem as pencas na internet.

 

tem muito mecânico velho por ae que não sabe bulhufas também.

 

e por fim

 

tu só tá falando isso é besteira, aquilo é besteira, é jogar dinheiro fora, é inútil, se for pra só fazer isso que tu fez o tópico inteiro, por favor não avacalha, o cara que começou o tópico tá interessado na parte técnica e gasta o dinheiro dele onde quiser.

 

agora, quando tu quiser discutir como gente e parar só de falar que tudo é besteira, tamos ae, vou trocar idéia contigo tranquilamente.

 

olha mais em cima que tu vai ver que eu e o Duke conversamos numa boa, quando algum de nós não concordava em algo, falava o que era e o porque, dae voltava a conversa.

 

nós concordamos em muita coisa, discordamos em muita coisa, discutimos o porque e quando um não entendia uma coisa era perguntado. Faz o mesmo que esse tópico parece que tá rendendo.

 

Edit: quote tava dando problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc quis dizer que abaixando um pouquinho ainda ficaríamos na margem de variação prevista pelo projeto do veículo?

sim, TODO projeto de QUALQUER coisa tem ou deveria ter uma margem de segurança.

 

mas nesse caso, se tu opera dentro dela, tu não vai notar grande diferença na altura, não é nada que valha o custo pois a variação não é significativa.

 

quando eu tava procurando sobre materiais e métodos de fabricação de molas eu li num fabricante que molas estão sempre cedendo, diminuindo de altura (óbvio, a gravidade atua sempre) e que isso é muito mais visível quando a mola é bem nova e depois de um primeiro momento ela parece se estabilizar.

 

Mas ela na verdade não tá estabilizada, ela só se "acostumou" com o peso do carro e tá em processo normal de diminuição da altura, a gravidade não parou de atuar e ela cede aqueles centésimos de milímetro, só que tu não nota ela ceder de tão pouco.

 

pelo que estava escrito tem uma diminuição grande (pra uma suspensão) quando tu recem instalou a mola e para não sair das especificações existe a margem de segurança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Jan 24 2006, 10:33 PM']
Blz, se tu disse que naõ é impossivel e sim muito difícil..como tu vai baixar o centro de gravidade dele então sem mexer na altura?

Como tu vai descobrir onde fica exatamente o centro de gravidade do carro?Tu precisa de informações que nenhuma montadora passa, não adianta.Não adianta tu equaciona tudo se tu não vai ter determinados números.

 

 

a TC 1600, claro que a suspensão não é a melhor coisa do mundo.Nem teria pq ser.A suspensão usada desempenha a função dela relativamente bem por um custo compativel.. e é o que importa.Tem que vê o limite do carro tb.Tu pode colocar uma mega suspensão e o corsa continuar levantando a roda em curva.

 

Nunca comparei alturas de Nascar com o nosso stock.Andam mais rápido,mas  te garanto que não é só pro causa da suspensão mais acertada.Aí fazer curva ja entra pneu, downforce do projeto do carro, piso de pista(vai me dizer que o pavimento que se usa no brasil é igual dos  gringos la??).

 

Pra mim um carro mais baixo sempre vai ter mais vantagem em estabilidade e aerodinâmica do que um alto mesmo os dois tendo o centro de gravidade iguais

Duke, até parece que que tu não tá fazendo engenharia..., a engenharia prova por ela mesma que nada é impossível, pode não ter como fazer agora mas ela mostra que nada é impossível, desde muito antes dos antigos gregos o homem pensa em voar e até 2 século atrás todo mundo dizia que era impossível que algo além dos passáros e anjos voassem, seu Santos Dummont tá ae por exemplo, na F1 os próprios engenheiros diziam que era impossível se recuperar a aerodinâmica que se foi conseguida quando em ~1980 a Lotus (sabe aquela equipe dos carros pretos que o Senna começo?) desenvolveu o efeito solo, essa tecnologia foi banida, e agora a aerodinâmica foi igualada e melhorada a níveis nunca pensados, a própria fibra de carbono que no começo muitos engenheiros diziam que era impossível dela aguentar algum impacto e agora tudo que é F1 é feito dela.

 

tá ae a prova que nada é impossível em engenharia, podem ser demoradas, difíceis ou não se conseguir no momento mas nada é impossível pra ela.

 

bem, algumas possíveis soluções que eu consegui pensa rapidinho são:

 

- o motor seria posto numa posição mais baixa, pra isso teria que usar o sistema de lubrifição por cárter-seco

 

- todos reservatórios, bateria, tudo que pode ser realocado seria colocado no lugar mais baixo possível

 

- usaria materiais mais leves nas partes superiores da carroceria do carro e colocaria um pouco de peso no chão do carro

 

as fábricas nacionais podem não dar nem a espessura de um parafuso como informação mas as fábricas gringas sim, fala com elas que tu com um pouco de trabalho e talvez comprovando o que tu quer, tu consegue informação, já vi muita reportagem de caras que pediram ajuda da fábrica e tiveram.

 

ou faz do jeito mais complicado, demorado e sujo, usando engenharia reversa, sempre funciona, pega um carro velho e desmonta, mede, pesa, ve como funfa..., engenheiros usam isso durante toda a vida profissinal.

 

também existem programas que calculam o centro de gravidade pra ti, tu entra com o carro, se tiver na memória, com as modificações, se tiver, e ele faz as coisas.

 

mas só pra descargo de consciência, quais informações que tu acha impossível de descobrir sem a ajuda da fábrica? Eu não consigo pensar em nenhuma.

 

a suspensão de um TC tem muito o que melhorar, visto que ela é muito simples, e com certeza se tivesse um suspensão traseira, especialmente, melhoria muito ou até solucionaria esse problema, outra coisa seria o chassis que aqui se pensa que chassis e santo-antonio de circuito tem que ser igual a de arrancada, o mais rígido possível e chassis de circuito não pode ser muito rígido, tem que oferecer um pouco de flexibilidade também.

 

eu comparei Nascar com Stock Car nacional e tu comparo Turismo e TC1600 com rally, acho que também tenho direito de comparações e exemplos que favorecem o meu ponto de vista assim como tu fez, acho isso justíssimo.

 

o asfalto de Nascar e Indy são os melhores do mundo, se tu solta um catarro na pista a prova é paralisada pra limparem o teu verdão, agora se tu olhar o piso de Sebring nos EUA (Sebring é a pista mais importante do mundo depois de Le Mans) tu dá graças a Deus que existem Tarumã e a cadeira elétrica.

 

a aerodinâmica não vou comentar porque carro mais baixo é favorecido sim, mas levando em conta só o centro de gravidade se 2 carros tiverem alturas completamente diferentes e o mesmo centro de gravidade, a estabilidade vai ser a mesma e deu pra bola, mas como pra estabilidade entram muitos outros fatores isso não vale.

0.jpg

 

Eu disse que era quase impossivel .Mas blz.Eu disse impossível então pra ti.

Se tudo é possível, pq ainda não fizeram um motor com 800cv, consumo de 30km/l , 0-100 em 2s ?

Vai dizer que a engenharia ja tem como realizar isso?

Pra mim o que não é possivel no momento é impossíviel.

 

*Baixar motor:

Pra tu conseguir algum resultado bom(lembrando que tu quer deixar o centro de gravidade igual de um carro rebaixado ou de um carro ja com o centro baixo).Tu teria "soca" o motor bem baixo no cofre do carro.Sem garantia que vai baixar o suficientente pra poder deixa o centro de gravidade dele baixo.Levo em conta a altura que o motor vai fica do chão?

Tu pode me falar

 

"-Duke,mas eu baixando e deixando da mesma altura do carro com centro de G baixo já vai adiantar"

 

Mas o resto do carro?Massa de teto,vidros tu pode fazer de material + leve... bom dai que tu ja picota o carro.Isso que nem falamos na rigidez da carroceria,mas isso é outro papo.E os bancos, painel,volante,rádio e etc? Vai tá no mesmo lugar.Tu não "baixando" a cota dessa massa já vai te complicar e pra tentar compensar isso tu vai te que baixa + ainda no caso ,o mais "fácil", o motor.Bom que vai fica + perto do chão.

 

 

*Baixar bateria:

 

Baterias geralmente estão no ponto mais alto do cofre.Perto da parede de fogo ou do painel dianteiro do carro.Baixa tu pode.. colocar dentro do carro no assoalho, uma maravilha por sinal, fica com os pés em cima de uma bateria ou então fazer uma bandeja bem mais baixa.Bom pq daí já sai picotando + todo o carro.E prático tb, toda vez que tu precisar mexer na bateria tu vai precisar levantar o carro ou algo parecido para chegar nos contatos dela.Bom tb pq dai ela fica mais "a mostra".. tri pra manutenção dela.

 

 

Mexendo em outras coisas e não na altura do carro tu não consegue baixar linearmente o que precisa.

 

Vamos então

 

Qual carro seria + viavel e prático?Quem ia sair aí picotando o carro todo?

"teu" carro

baser.jpg

 

"meu" carro

Based.jpg

 

Carro rebaixado sempre vai ter vantagem.Enquanto tu trabalhou "2x" pra o carro alto ter a mesma estabilidade do carro rebaixado (ou baixo), no carro baixo tu trabalhou "x", podendo ter mais up grades futuros.

 

No caso da TC1600.Tu diz se tivessem susp traseira.O que poderia melhorar?Não pode esquecer dos limites do projeto do corsa, não da pra querer colocar suspensão de Omega num corsa.

 

As fábricas pode passar informações, algumas...,e imagino que esses casos que tu viu que passaram foram para carros antigos e fora de série.. no mínimo.Uma marca gasta "trilhões" de dinheiro desenvolvendo um projeto, todos os carros tem certos informações "secretas" no seu projeto.Pq ela passaria de graça o que demorou e gastou para ter a "receita do bolo"?

 

 

Quem parece que não estuda eng não sou eu.Desde quanto a teoria é exatamente igual a prática?Engenharia trabalha com controle de margem de erro e margem de segurança.Muitas vezes( pra não dizer sempre)tu trabalha com aproximação, e não informação exata.

Se a teoria fosse igual a prática, não teria teste de rodagem de carro.Era projetar monta e vender.Já se testa pq sabe que por "n" motivos a prática é diferente.

 

Exemplo:Gol 1.0 T.Sei não de um caso só , de carro parar na oficina por comer correia.Meu vizinho, pai de 3 filhos, era uma correia a cada 6 meses.Nem a concessonaria sabia o que fazer para parar de fazer isso.Alguns falavam em "erro" de projeto.Tu acha que os eng da volks são inconpetentes?Claro que não ,mas o troço não saiu como imaginavam.

 

Se quer uma prova disso, só ir em qualquer oficina de qualquer universidade que tem projeto Mini Baja.So olhar o que aqueles carinhas sofrem para montar aqueles carrinhos.Isso que eles tem acessoramento de eng formado muitas vezes.Projeta, monta.. coloca pra roda.. pronto ... de volta a prancha pq quebrou a bost@.

 

 

 

Tem muitas coisas que só ficam "bonitinhas e certinhas" na teoria, mas na prática e a viabilidade o papo é outro.

 

Sou 100% do time dos Rebaixados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu disse que era quase impossivel .Mas blz.Eu disse impossível então pra ti.

Se tudo é possível, pq ainda não fizeram um motor com 800cv, consumo de 30km/l , 0-100 em 2s ?

Vai dizer que a engenharia ja tem como realizar isso?

Pra mim o que não é possivel no momento é impossíviel.

 

*Baixar motor:

Pra tu conseguir algum resultado bom(lembrando que tu quer deixar o centro de gravidade igual de um carro rebaixado ou de um carro ja com o centro baixo).Tu teria "soca" o motor bem baixo no cofre do carro.Sem garantia que vai baixar o suficientente pra poder deixa o centro de gravidade dele baixo.Levo em conta a altura que o motor vai fica do chão?

Tu pode me falar

 

"-Duke,mas eu baixando e deixando da mesma altura do carro com centro de G baixo já vai adiantar"

 

Mas o resto do carro?Massa de teto,vidros tu pode fazer de material + leve... bom dai que tu ja picota o carro.Isso que nem falamos na rigidez da carroceria,mas isso é outro papo.E os  bancos, painel,volante,rádio e etc? Vai tá no mesmo lugar.Tu não "baixando" a cota dessa massa já vai te complicar e pra tentar compensar isso tu vai te que baixa + ainda no caso ,o mais "fácil", o motor.Bom que vai fica + perto do chão.

 

 

*Baixar bateria:

 

Baterias geralmente estão no ponto mais alto do cofre.Perto da parede de fogo ou do painel dianteiro do carro.Baixa tu pode.. colocar dentro do carro no assoalho, uma maravilha por sinal, fica com os pés em cima de uma bateria ou então fazer uma bandeja bem mais baixa.Bom pq daí já sai picotando + todo o carro.E prático tb, toda vez que tu precisar mexer na bateria tu vai precisar levantar o carro ou algo parecido para chegar nos contatos dela.Bom tb pq dai ela fica mais "a mostra".. tri pra manutenção dela.

 

 

Mexendo em outras coisas e não na altura do carro tu não consegue baixar linearmente o que precisa.

 

Vamos então

 

Qual carro seria + viavel e prático?Quem ia sair aí picotando o carro todo?

"teu" carro

baser.jpg

 

"meu" carro

Based.jpg

 

Carro rebaixado sempre vai ter vantagem.Enquanto tu trabalhou "2x" pra o carro alto ter a mesma estabilidade do carro rebaixado (ou baixo), no carro baixo tu trabalhou "x", podendo ter mais up grades futuros.

 

No caso da TC1600.Tu diz se tivessem susp traseira.O que poderia melhorar?Não pode esquecer dos limites do projeto do corsa, não da pra querer colocar suspensão de Omega num corsa.

 

Exemplo:Gol 1.0 T.Sei não de um caso só , de carro parar na oficina por comer correia.Meu vizinho, pai de 3 filhos, era uma correia a cada 6 meses.Nem a concessonaria sabia o que fazer para parar de fazer isso.Alguns falavam em "erro" de projeto.Tu acha que os eng da volks são inconpetentes?Claro que não ,mas o troço não saiu como imaginavam.

 

Se quer uma prova disso, só ir em qualquer oficina de qualquer universidade que tem projeto Mini Baja.So olhar o que aqueles carinhas sofrem para montar aqueles carrinhos.Isso que eles tem acessoramento de eng formado muitas vezes.Projeta, monta.. coloca pra roda.. pronto ... de volta a prancha pq quebrou a bost@.

 

 

 

Tem muitas coisas que só ficam "bonitinhas e certinhas" na teoria, mas na prática e a viabilidade o papo é outro.

 

Sou 100% do time dos Rebaixados.

sobre o motor de 800hp, 30km/l e 0-100 em 2s no futuro faram, dificilmente vai ser a combustão interna mas faram

 

e tu esqueceu em comentar o aumento de peso no chão do carro já iria melhorar e muito, caso tu diga que tenha que botar um elefante de peso dae já entra reforços no chassis que também aumentariam o peso onde é necessário.

 

se eu fosse ter que baixar o centro de gravidade de uma maneira mais radical, seria pra uma competição onde o kit 3M come solto e não pra um carro de rua.

 

certas partes da carroceria como capô, portas, vidros, tampa do porta-malas não compromentem a rigidez ou estrutura, já outras como teto, colunas, parede de fogo sim e nessas eu não mexeria e seria estúpido se não dissesse que acaba com a estrutura.

 

quando tu rebaixa o carro também se diminui a distância do motor até o chão, tamos igual nesse quesito.

 

quem disse que tem que sentar em cima da bateria, pode ficar no porta-malas, tem tanto jeito de realocar as coisas que não é desculpa.

 

na TC1600 se ficar no regulamento é meio tinhoso mas não é o fim do mundo, talvez dar um pouquinho a mais de curso na traseira ajudaria, não sei se o material do santo-antônio é padrão mas poderia ser feito de material mais flexível, tornando o carro mais maleável, coisa bem vinda em uma prova de circuito ou entrando na parte que tu gosta, rebaixar um pouco mais a traseira diminuiria quanto que ela sobe, como amortecedor, mola e o tipo da suspensão deve ser padrão e não pode ser mudado fica difícil de melhorar mas não impossível.

 

sobre as informações da fábrica, tu vai querer tirar informaçõe sobre o Audi R8?

medidas e pesos dos carros que nós podemos mexer não creio que sejam segredos ultra-secretos.

 

Quem parece que não estuda eng não sou eu.Desde quanto a teoria é exatamente igual a prática?Engenharia trabalha com controle de margem de erro e margem de segurança.Muitas vezes( pra não dizer sempre)tu trabalha com aproximação, e não informação exata.

Se a teoria fosse igual a prática, não teria teste de rodagem de carro.Era projetar monta e vender.Já se testa pq sabe que por "n" motivos a prática é diferente.

 

nessa parte eu exagerei um pouco mas a prática segue a teoria, não precisa ser ao pé da letra, mas não é a toa (é junto ou separado?) que os simuladores (cálculos e teoria) consigam tão bons resultados.

 

tá certo que eu não inclui que merdas acontecem, errar é humano, o dinheiro limita, Murphy, mas se a prática não tivesse como forte embasamento e não fosse relativamente perto da teoria, eu não vejo porque teria que se passa 5 anos ou mais se matando numa faculdade e nem nós aqui no fórum, seria como muitos no Brasil, monta um treco, testa, monta outro treco e testa e assim vai na tentativa e erro.

 

sobre o Gol turbo, creio que não seja erro de projeto, seja algo mais como diminuição de custos, afinal é um carro turbo que tem que ser barato perto de concorrentes com motor maior, na minha opinião são duas coisas que não combinam.

 

o Mini-Baja eles só tem assistência, e tirando isso é praticamente a mesma coisa que eu ou tu montarmos um, mas é, eles dão uma idéia de como é montar um carro.

 

Não sou do time do rebaixados, acho um bom recurso e barato mas não o único.

 

edit.:

 

tu fala em viabilidade e prática...

 

qual a viabilidade de se andar com um carro rebaixado aqui? Muito baixa.

é só pegar o teu carro, tu não anda em metade das ruas de Porto Alegre, tu tem que pensar antes de entrar numa garagem, quebra-mola de jeito nenhum, isso só pra começar.

 

também te digo a mesma coisa, tem coisas que ficam "bonitinhas e certinhas" no visual mas na prática e na viabilidade é outra história também.

 

não é só o meu modo de pensar e as minhas preferências que tem defeitos, as tuas também.

 

e se é pra ficar só nisso, eu e tu vamos ficar achando defeitos nas coisas que nós falamos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q a galera ta precisando URGENTEMENTE de uma bronha bem batida hein........ galera estressada......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Jan 29 2006, 03:12 AM']
Eu disse que era quase impossivel .Mas blz.Eu disse impossível então pra ti.

Se tudo é possível, pq ainda não fizeram um motor com 800cv, consumo de 30km/l , 0-100 em 2s ?

Vai dizer que a engenharia ja tem como realizar isso?

Pra mim o que não é possivel no momento é impossíviel.

 

*Baixar motor:

Pra tu conseguir algum resultado bom(lembrando que tu quer deixar o centro de gravidade igual de um carro rebaixado ou de um carro ja com o centro baixo).Tu teria "soca" o motor bem baixo no cofre do carro.Sem garantia que vai baixar o suficientente pra poder deixa o centro de gravidade dele baixo.Levo em conta a altura que o motor vai fica do chão?

Tu pode me falar

 

"-Duke,mas eu baixando e deixando da mesma altura do carro com centro de G baixo já vai adiantar"

 

Mas o resto do carro?Massa de teto,vidros tu pode fazer de material + leve... bom dai que tu ja picota o carro.Isso que nem falamos na rigidez da carroceria,mas isso é outro papo.E os  bancos, painel,volante,rádio e etc? Vai tá no mesmo lugar.Tu não "baixando" a cota dessa massa já vai te complicar e pra tentar compensar isso tu vai te que baixa + ainda no caso ,o mais "fácil", o motor.Bom que vai fica + perto do chão.

 

 

*Baixar bateria:

 

Baterias geralmente estão no ponto mais alto do cofre.Perto da parede de fogo ou do painel dianteiro do carro.Baixa tu pode.. colocar dentro do carro no assoalho, uma maravilha por sinal, fica com os pés em cima de uma bateria ou então fazer uma bandeja bem mais baixa.Bom pq daí já sai picotando + todo o carro.E prático tb, toda vez que tu precisar mexer na bateria tu vai precisar levantar o carro ou algo parecido para chegar nos contatos dela.Bom tb pq dai ela fica mais "a mostra".. tri pra manutenção dela.

 

 

Mexendo em outras coisas e não na altura do carro tu não consegue baixar linearmente o que precisa.

 

Vamos então

 

Qual carro seria + viavel e prático?Quem ia sair aí picotando o carro todo?

"teu" carro

baser.jpg

 

"meu" carro

Based.jpg

 

Carro rebaixado sempre vai ter vantagem.Enquanto tu trabalhou "2x" pra o carro alto ter a mesma estabilidade do carro rebaixado (ou baixo), no carro baixo tu trabalhou "x", podendo ter mais up grades futuros.

 

No caso da TC1600.Tu diz se tivessem susp traseira.O que poderia melhorar?Não pode esquecer dos limites do projeto do corsa, não da pra querer colocar suspensão de Omega num corsa.

 

Exemplo:Gol 1.0 T.Sei não de um caso só , de carro parar na oficina por comer correia.Meu vizinho, pai de 3 filhos, era uma correia a cada 6 meses.Nem a concessonaria sabia o que fazer para parar de fazer isso.Alguns falavam em "erro" de projeto.Tu acha que os eng da volks são inconpetentes?Claro que não ,mas o troço não saiu como imaginavam.

 

Se quer uma prova disso, só ir em qualquer oficina de qualquer universidade que tem projeto Mini Baja.So olhar o que aqueles carinhas sofrem para montar aqueles carrinhos.Isso que eles tem acessoramento de eng formado muitas vezes.Projeta, monta.. coloca pra roda.. pronto ... de volta a prancha pq quebrou a bost@.

 

 

 

Tem muitas coisas que só ficam "bonitinhas e certinhas" na teoria, mas na prática e a viabilidade o papo é outro.

 

Sou 100% do time dos Rebaixados.

sobre o motor de 800hp, 30km/l e 0-100 em 2s no futuro faram, dificilmente vai ser a combustão interna mas faram

 

e tu esqueceu em comentar o aumento de peso no chão do carro já iria melhorar e muito, caso tu diga que tenha que botar um elefante de peso dae já entra reforços no chassis que também aumentariam o peso onde é necessário.

 

se eu fosse ter que baixar o centro de gravidade de uma maneira mais radical, seria pra uma competição onde o kit 3M come solto e não pra um carro de rua.

 

certas partes da carroceria como capô, portas, vidros, tampa do porta-malas não compromentem a rigidez ou estrutura, já outras como teto, colunas, parede de fogo sim e nessas eu não mexeria e seria estúpido se não dissesse que acaba com a estrutura.

 

quando tu rebaixa o carro também se diminui a distância do motor até o chão, tamos igual nesse quesito.

 

quem disse que tem que sentar em cima da bateria, pode ficar no porta-malas, tem tanto jeito de realocar as coisas que não é desculpa.

 

na TC1600 se ficar no regulamento é meio tinhoso mas não é o fim do mundo, talvez dar um pouquinho a mais de curso na traseira ajudaria, não sei se o material do santo-antônio é padrão mas poderia ser feito de material mais flexível, tornando o carro mais maleável, coisa bem vinda em uma prova de circuito ou entrando na parte que tu gosta, rebaixar um pouco mais a traseira diminuiria quanto que ela sobe, como amortecedor, mola e o tipo da suspensão deve ser padrão e não pode ser mudado fica difícil de melhorar mas não impossível.

 

sobre as informações da fábrica, tu vai querer tirar informaçõe sobre o Audi R8?

medidas e pesos dos carros que nós podemos mexer não creio que sejam segredos ultra-secretos.

 

Quem parece que não estuda eng não sou eu.Desde quanto a teoria é exatamente igual a prática?Engenharia trabalha com controle de margem de erro e margem de segurança.Muitas vezes( pra não dizer sempre)tu trabalha com aproximação, e não informação exata.

Se a teoria fosse igual a prática, não teria teste de rodagem de carro.Era projetar monta e vender.Já se testa pq sabe que por "n" motivos a prática é diferente.

 

nessa parte eu exagerei um pouco mas a prática segue a teoria, não precisa ser ao pé da letra, mas não é a toa (é junto ou separado?) que os simuladores (cálculos e teoria) consigam tão bons resultados.

 

tá certo que eu não inclui que merdas acontecem, errar é humano, o dinheiro limita, Murphy, mas se a prática não tivesse como forte embasamento e não fosse relativamente perto da teoria, eu não vejo porque teria que se passa 5 anos ou mais se matando numa faculdade e nem nós aqui no fórum, seria como muitos no Brasil, monta um treco, testa, monta outro treco e testa e assim vai na tentativa e erro.

 

sobre o Gol turbo, creio que não seja erro de projeto, seja algo mais como diminuição de custos, afinal é um carro turbo que tem que ser barato perto de concorrentes com motor maior, na minha opinião são duas coisas que não combinam.

 

o Mini-Baja eles só tem assistência, e tirando isso é praticamente a mesma coisa que eu ou tu montarmos um, mas é, eles dão uma idéia de como é montar um carro.

 

Não sou do time do rebaixados, acho um bom recurso e barato mas não o único.

 

edit.:

 

tu fala em viabilidade e prática...

 

qual a viabilidade de se andar com um carro rebaixado aqui? Muito baixa.

é só pegar o teu carro, tu não anda em metade das ruas de Porto Alegre, tu tem que pensar antes de entrar numa garagem, quebra-mola de jeito nenhum, isso só pra começar.

 

também te digo a mesma coisa, tem coisas que ficam "bonitinhas e certinhas" no visual mas na prática e na viabilidade é outra história também.

 

não é só o meu modo de pensar e as minhas preferências que tem defeitos, as tuas também.

 

e se é pra ficar só nisso, eu e tu vamos ficar achando defeitos nas coisas que nós falamos.

la Vamos de novo OpO .

 

Não comentei sobre acrescentar um lastro na base do carro pq realmente , faz total sentido.Mas daí ja entra o "peso extra", e la vamos nós ficando mais leeeerrrdoossss.

 

Claro que quando rebaixamos todo o carro fica mais baixo e sujeito a alguma "merinh@".E nesse quesito não estamos "iguais" não.vou repetir o que tentei passar....

o carro rebaixado, mesmo tento a cota da altura do motor mais baixa que o original , vai ter o motor mais alto em relação ao solo do que o motor "deslocado", já que esse vai ter que ser mais baixo pra poder compensar a perda com as outras coisas mais altas que ficaram né.

 

Tira a bateria e poem no porta malas.Segue a linha do cofre, continua praticamente na mesma altura.É trocar 6 por meia dúzia.Tu tinha falado no outro tópico em colocar a bateria e reservatórios em lugares mais baixos.Pra mim... ou recoloca dentro do cofre mais abaixo ou então no assoalho.Tá,vamos colocar na mala então.

 

Mini Baja tem assintência? hummm pra mim ter assistência de um engenheiro(s) com pos doutorado na alemanha/França(minha vez.. junto separado , com ou sem acento? auhuaha) já é uma ótima ajuda.Ainda mais pra quem. tem um orçamento apertado e patrocinio podrera.

 

Em momento algum aqui alguém falou que a prática não tem embasamento na teoria.O que foi falado é que na prática as coisas não funcionam as mil maravilhas, tudo redondinho , belo e elegante , viavel(entende-se por custos tb)como em livro.

 

Usei o exemplo do gol turbo somente como referencia(não usando o carro em sí , sendo turbo, aspirado, flanelado ou quer que seja) que na teoria e no papel , tudo funciona as mil maravilhas,mas no "vam vê" são outros 500.

 

 

Estou contraponto( de novo .. junto ou separado.. aulas de portugeis me fazem falta auhauah).tuas idéias, em momento algum disse que tuas idéias tem defeito.Discordo o que acho necessário.

 

Daí tem isso:

 

1º post: "Pra eu não me fazer.." smile do tipo " :angry: "

2º post : "Que parecia que eu nem fazia engenharia".

3º post : Já puxou pra "bombardiar" o lado pessoal ...começo a mete pau no meu carro e indireta no que eufiz ou dexei de fazer nele.

 

O tópico se chama Rebaixar não "Duke e cia" ,não é mesmo!? :)

 

Pera la né meu... <_<

 

Engraçado que o tópico esvaziou, pq será? 260 visitas..hummmm

Acho que só eu tenho paciência em leva patada e responder ,as vezes quando acho que a pessoa merece, com educação e de modo bacana sem tenta atingir o outro quando argumentos me faltam.

 

Todo o fórum serve para colocar idéias, transmitir conhecimentos, ajudar os outros e saber conviver com idéias diferentes sabendo respeita-las.

 

Como diria o tio Raul Gil.. "pego o meu banquinho e saiu de fininho" uhuah :lol:

 

Fui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acho q a galera ta precisando URGENTEMENTE de uma bronha bem batida hein........ galera estressada......

Nem , o esquema é compra Sofá! :D :lol: :lol: :P:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...