Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pr_miguel

Rebaixar

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Quando vocês fazem o rebaixamento, alguém se preocupa com os parâmetros de alinhamento, cambagem, cáster?

Sim, porque isso muda ao mudar a altura do carro, né? Por exemplo, é comum as rodas fecharem mais em cima, o que altera a trajetória e conseqüentemente o desgate dos pneus e elementos da suspensão.

Alguém sabe como calcular esses parâmetros, já se preocupou com isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado, achei que esse tópico iria gerar uma discussão saudável... acho que me enganei. O negócio é cortar "as mola" e mandar bala...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alinhamento é normal.... mas cambagem, dependendo da altura não fica certa nem fod****

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... novos parâmetros teriam que ser calculados. Alguém conhece esses cálculos? Quando a fábrica escolhe uma altura, eles calculam os parâmetros levando em consideração essa altura predeterminada. Concorda que mudando essa altura, você está mudando os parâmetros da geometria também? Entretanto, as próprias fábricas têm versões do mesmo modelo com alturas de rodagem diferentes. Por exemplo Parati e Parati Crossover (esta última mais alta...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro que existe um desgaste maior os componentes da suspensão.Cambêr, caster, e convergência é o mínimo que tu tem que fazer para quando se rebaixa o carro.Uma boa loja já entrega o carro pronto pro cliente, com os devidos ajustes feitos.

O desgaste aumenta, desconsideremos o fator "relaxamento" do dono.. andar rápido em buracos e fazer miséria com o carro, já que elas tão trabalhando de alguma forma errada.Os braços do meu setor é um exemplo, o original elas trabalham dessa forma:

/-\

 

Depois que rebaxei elas trabalha assim:

 

\-/

 

Obvio guardando as devidas proporções.

 

Seu que trabalha assim, por isso mesmo tomo mais cuidados do que o normal.

 

Mas fazer o que, não condene quem rebaixa carro.Pq "bizarro" por "bizarro" quer modificação pior do que pega um carro e mete uma turbina com peças originais (muitas vezes subdimencionada pelo "novo" uso)que foram projetadas e testadas por uma banca de engenheiros.

 

Cada um sabe os riscos que tem, basta é cuidado e limite no que fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema não está só a geometria das rodas/pneus, o problema maior em se mudar a altura do carro é que tu muda completamente os ângulos de ataque da suspensão e a distribuição de forças e peso do carro entre os braços de controle, amortecedor/mola, buchas, pontas de eixo ...

 

pra contorna isso tu teria que refazer TODOS os pontos de ancoragem de TODA a suspensão, reforçando e/ou trocando aquilo que é necessário

 

por exemplo, quando tu muda a altura do carro, seja rebaixando ou levantando, os amortecedores e molas passam a aguentar menos peso e quem passa aguentar essa diferença são os braços de controle e as buchas, esses não são projetados pra aguentar tanto peso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu quanta frescura. me desculpem

 

ah para

ae rebaixa depois faça geometria e cambagem

num lugar bom, vai dar 100 pila se tiver que fazer cambagem das duas da frente (sempre tem que fazer)

 

pronto

agora vc vai ter um carro com pneu alinhado na lata, aro 17" por dois anos sem nunca comer o pneu por dentro, fora nada

funcionando perfeitamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
meu quanta frescura. me desculpem

 

ah para

ae rebaixa depois faça geometria e cambagem

num lugar bom, vai dar 100 pila se tiver que fazer cambagem das duas da frente (sempre tem que fazer)

 

pronto

agora vc vai ter um carro com pneu alinhado na lata, aro 17" por dois anos sem nunca comer o pneu por dentro, fora nada

funcionando perfeitamente

pra quem não sabe nada do que foi falado e não querem aprender, o que é pior, isso parece grego ou parece bobagem ou os 2.

 

também pessoas que só se preocupam com "andar socadaço" (que pra mim é uma coisa bem gay) com as 17", 18", 19" ou o raio que o parta (tamanhos de roda inúteis pra 90% do casos além de serem feios) e "espirrando" quase sempre acham isso.

 

o cara queria saber os parâmetros que mudam quando se muda qualquer coisa na suspensão, eu falei alguns e como deveria se resolver pra ficar um treco profissional.

 

álias pr_miguel, gostei da pergunta, é uma coisa que quase ninguém se preocupa ou muito menos quer aprender.

 

agora quer ler uma coisa que também parece grego ou bobagem ou os 2, as suspensão são projetadas com o carro já todo definido porque tem elas tem que atuar sobre o centro de gravidade e o centro de massa (eles coincidem quando o carro tá em repouso e diferem quando a carroceria se move, quando o centro de massa se move, isso é conhecido como transferência de peso) e quando tu muda a suspensão eles 2 também mudam e também muda como eles e suspensão reagem a uma determinada situação.

 

por falar em rodas 17" ou maior inúteis, tu sabia que rodas grandes são a pior bosta pra carros de arrancada? pneu com perfis baixos não grudam muito bem, fazem curva bem mas são a maior mer** pra arrancada, eles são muito rígidos, tanto é que muito slick de arrancada bom é diagonal e não radial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra quem não sabe nada do que foi falado e não querem aprender, o que é pior, isso parece grego ou parece bobagem ou os 2.

 

também pessoas que só se preocupam com "andar socadaço" (que pra mim é uma coisa bem gay) com as 17", 18", 19" ou o raio que o parta (tamanhos de roda inúteis pra 90% do casos além de serem feios) e "espirrando" quase sempre acham isso.

 

o cara queria saber os parâmetros que mudam quando se muda qualquer coisa na suspensão, eu falei alguns e como deveria se resolver pra ficar um treco profissional.

 

álias pr_miguel, gostei da pergunta, é uma coisa que quase ninguém se preocupa ou muito menos quer aprender.

 

agora quer ler uma coisa que também parece grego ou bobagem ou os 2, as suspensão são projetadas com o carro já todo definido porque tem elas tem que atuar sobre o centro de gravidade e o centro de massa (eles coincidem quando o carro tá em repouso e diferem quando a carroceria se move, quando o centro de massa se move, isso é conhecido como transferência de peso) e quando tu muda a suspensão eles 2 também mudam e também muda como eles e suspensão reagem a uma determinada situação.

 

por falar em rodas 17" ou maior inúteis, tu sabia que rodas grandes são a pior bosta pra carros de arrancada? pneu com perfis baixos não grudam muito bem, fazem curva bem mas são a maior mer** pra arrancada, eles são muito rígidos, tanto é que muito slick de arrancada bom é diagonal e não radial.

:+1

 

Valeu aew!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Jan 22 2006, 04:06 AM'] ...as suspensão são projetadas com o carro já todo definido porque tem elas tem que atuar sobre o centro de gravidade e o centro de massa (eles coincidem quando o carro tá em repouso e diferem quando a carroceria se move, quando o centro de massa se move, isso é conhecido como transferência de peso) e quando tu muda a suspensão eles 2 também mudam e também muda como eles e suspensão reagem a uma determinada situação.

O centro de gravidade e o centro de massa "sempre" estão juntos.Não diferem entre sí..se deslocar um , desloca o outro.Agora... o Centróide (seria o ponto médio geométrico) esse sim é estático.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O centro de gravidade e o centro de massa "sempre" estão juntos.Não diferem entre sí..se deslocar um , desloca o outro.Agora... o Centróide (seria o ponto médio geométrico) esse sim é estático.

sabia que o centro de gravidade era estático, sempre naquele mesmo ponto do carro no caso, bem, infelizmente ainda não estudei mecânica dinâmica.

 

mas tu boto o sempre entre aspas então devem diferir de algum jeito, quando que é?

 

e a transferência de peso não é quando eles diferem, porque não se transfere massa propriamente dito, é o centro de massa que se move, certo?

 

edit.:

 

não seria algo do tipo quando o carro arranca, freia, fazer uma curva, qualquer coisa que mexa a posição da carroceria e/ou suspensão, o centro de massa se mexe e como o carro ou alguma parte dele se mexeu o centro de gravidade segue esse movimento do centro de massa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu explicando sou negação,mas vamos la

 

Primeiro eu acho gente tem que tirar a idéia que o centro de gravidade e de massa tem que ser no "meio" do carro.Isso confunde as vezes.

Grosseiramente falando..

 

Centro de gravidade de um corpo é onde tu resume toda atuação da força em um único ponto teoricamente.Tu "aplicando" a gravidade (deusolivre :P) nesse ponto dá o mesmo efeito da gravidade agindo em todo ele(corpo).

Já só usa "centro de massa"quando o corpo tá em movimento e sofrendo ação da gravidade.Mas ele independe da gravidade ao contrário do centro de gravidade que depende.Se não é centro de gravidade que tu usa.

 

Os são estão juntos pq não tem alteração da gravidade na superficie da terra.(roda e teto do carro por exemplo).Só estariam "separadas" se tivesse mudança brusca da intensidade da gravidade.

 

Resumindo o papo: "Esquece" centro de massa e usa o centro de gravidade que o centro de massa vai tá junto.

 

Eu não disse que o carro em movimento o centro de gravidade se move, até pq isso é meio que absurdo eu acho.Eu disse que se tu mudar um deles , o outro vai junto...

 

Mas acho que entendi o que tu quis dizer em eles se "moverem" na freiada, acelerada e tal.

 

A linha de ação das forças que mudam em relação a posição carroceria do carro no nosso exemplo.

 

Exagerei no esquema,mas acho que da pra ter ma noção +ou- do que eu tentei explica eheheh.

 

1.jpg

 

Aqui o "alfa" é diferente de zero no meu exemplo.

2.jpg

 

 

Aí tem que fazer decomposição vetorial :angry: ..

 

Ah acho que tu entendeu né auhauah

 

Se tiver errado e alguém souber, corrigam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu explicando sou negação,mas vamos la

 

Primeiro eu acho gente tem que tirar a idéia que o centro de gravidade e de massa tem que ser no "meio" do carro.Isso confunde as vezes.

Grosseiramente falando..

 

Centro de gravidade de um corpo é onde tu resume toda atuação da força em um único ponto teoricamente.Tu "aplicando" a gravidade (deusolivre :P) nesse ponto dá o mesmo efeito da gravidade agindo em todo ele(corpo).

Já só usa "centro de massa"quando o corpo tá em movimento e sofrendo ação da gravidade.Mas ele independe da gravidade ao contrário do centro de gravidade que depende.Se não é centro de gravidade que tu usa.

 

Os são estão juntos pq não tem alteração da gravidade na superficie da terra.(roda e teto do carro por exemplo).Só estariam "separadas" se tivesse mudança brusca da intensidade da gravidade.

 

Resumindo o papo: "Esquece" centro de massa e usa o centro de gravidade que o centro de massa vai tá junto.

 

Eu não disse que o carro em movimento o centro de gravidade se move, até pq isso é meio que absurdo eu acho.Eu disse que se tu mudar um deles , o outro vai junto...

 

Mas acho que entendi o que tu quis dizer em eles se "moverem" na freiada, acelerada e tal.

 

A linha de ação das forças que mudam em relação a posição carroceria do carro no nosso exemplo.

 

Exagerei no esquema,mas acho que da pra ter ma noção +ou- do que eu tentei explica eheheh.

 

1.jpg

 

Aqui o "alfa" é diferente de zero no meu exemplo.

2.jpg

 

 

Aí tem que fazer decomposição vetorial :angry: ..

 

Ah acho que tu entendeu né auhauah

 

Se tiver errado e alguém souber, corrigam

a parte do centro de gravidade não estar no centro do carro e ser um ponto eu já sabia, descobri isso juntando Física I com o que eu aprendi quando eu tava pesquisando sobre Ladder Bar e Four-link, o que é a primeira coisa que se tem que fazer pra ajustar esse tipo de suspensão.

 

é tu conseguiu explica melhor o que eu tava querendo dizer com movimento do centro de gravidade, o ângulo de aplicação da força muda com o movimento do carro, não tava conseguindo me expressar de um modo mais inteligente e preciso.

 

decomposição vetorial deve ser um saco mas é a base do projeto de suspensões.

 

não sei se eu sou louco ou o que, mas pra mim isso é muito legal.

 

a parte de suspensão é a parte mais legal em um carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Te prepara então , pq geralmente tu resolve usando notação vetorial e não escalar.

 

Meu 2° esquema tá confuso.. o "correto" seria +ou- assim

 

272.jpg

 

a "linha de ação" da gravidade não tá ortogonal com a horizontal comparando com o 1º exemplo que supostamente estariam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cheguei a pensar que esse tópico não ia dar em nada, mas tô adorando os posts...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Te prepara então , pq geralmente tu resolve usando notação vetorial e não escalar.

 

Meu 2° esquema tá confuso.. o "correto" seria +ou- assim

 

272.jpg

 

a "linha de ação" da gravidade não tá ortogonal com a horizontal comparando com o 1º exemplo que supostamente estariam.

nos desenhos anteriores se conseguia passa bem a idéia

 

quanto a notação vetorial, se era pra assusta tu não conseguiu, eu não tenho a mínima idéia de como é isso, mas deixa quieto :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No site da Eibach eu vi uma peças que ajudam a manter os parâmetros da direção... alguém já usou aquilo? Sabem do que eu estou falando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No site da Eibach eu vi uma peças que ajudam a manter os parâmetros da direção... alguém já usou aquilo? Sabem do que eu estou falando?

link? foto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cheguei a pensar que esse tópico não ia dar em nada, mas tô adorando os posts...

:+1

 

e o cara ta minha sala ainda tem a capacidade de falar q o carro dele eh MTO mais estavel q o meu soh pq ele tiro mais da metade da mola e ta "socadasso", enquanto o meu recebeu molas Esportivas...

 

gosto desses caras pq eles curtem preparação de Autos, e nao sao aqueles bitolados q soh sabem preparação de motores (e as vezes nem isso sabem neh)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Chama-se Pro-Alignment. O link da página em que eu estava era esse:

 

http://eibach.com/cgi-bin/htmlos.exe/00226...177678700005721

isso é só um kit parecido com os Camber Plate

 

ele muda os parametros sim da suspensão, porque tu também mexeu na altura do carro, só oferece uma outra correção pra questão do camber, no caso seria uma alternativa pra quem precisa de uma correção fácil e rápida como tu precisa numa corrida

 

tu só não vai mudar os parâmetros só tu, por exemplo, diminuir a altura dentro da margem do projeto que toda máquina tem, mas isso ninguém faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1

 

e o cara ta minha sala ainda tem a capacidade de falar q o carro dele eh MTO mais estavel q o meu soh pq ele tiro mais da metade da mola e ta "socadasso", enquanto o meu recebeu molas Esportivas...

 

gosto desses caras pq eles curtem preparação de Autos, e nao sao aqueles bitolados q soh sabem preparação de motores (e as vezes nem isso sabem neh)

estabilidade tem sim haver com a altura do carro mas é só um detalhe perto de tantos outros fatores muito mais importantes, tu só pensa em rebaixar pra ter um centro de gravidade baixo.

 

olha tche, se tu pegar um carro baixo com o centro de gravidade no mesmo ponto de um carro mais alto, os 2 vão ter a mesma característica nesse quesito.

 

outra coisa que não se leva em conta é que suspensão boa não é aquela mais dura e com menos curso, a melhor suspensão é aquela que tem um curso adequado ao carro e que consiga dar movimento só que de maneira controlada, esse é o que as melhores suspensões dão, um maior controle e eficiência durante o curso da suspensão.

 

carros de WRC são altíssimos se ver a velocidade que atingem e curvas que eles fazem mas são extremamentes estáveis, por quê?

 

Porque eles tem um curso adequado a proposta do carro e a suspensão é muito rápida, precisa, controla o movimento do carro inteiro da maneira muito eficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Jan 24 2006, 01:22 PM']
Chama-se Pro-Alignment. O link da página em que eu estava era esse:

 

http://eibach.com/cgi-bin/htmlos.exe/00226...177678700005721

isso é só um kit parecido com os Camber Plate

 

ele muda os parametros sim da suspensão, porque tu também mexeu na altura do carro, só oferece uma outra correção pra questão do camber, no caso seria uma alternativa pra quem precisa de uma correção fácil e rápida como tu precisa numa corrida

 

tu só não vai mudar os parâmetros só tu, por exemplo, diminuir a altura dentro da margem do projeto que toda máquina tem, mas isso ninguém faz.

Vc quis dizer que abaixando um pouquinho ainda ficaríamos na margem de variação prevista pelo projeto do veículo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='Jan 24 2006, 01:56 PM']
:+1

 

e o cara ta minha sala ainda tem a capacidade de falar q o carro dele eh MTO mais estavel q o meu soh pq ele tiro mais da metade da mola e ta "socadasso", enquanto o meu recebeu molas Esportivas...

 

gosto desses caras pq eles curtem preparação de Autos, e nao sao aqueles bitolados q soh sabem preparação de motores (e as vezes nem isso sabem neh)

estabilidade tem sim haver com a altura do carro mas é só um detalhe perto de tantos outros fatores muito mais importantes, tu só pensa em rebaixar pra ter um centro de gravidade baixo.

 

olha tche, se tu pegar um carro baixo com o centro de gravidade no mesmo ponto de um carro mais alto, os 2 vão ter a mesma característica nesse quesito.

 

outra coisa que não se leva em conta é que suspensão boa não é aquela mais dura e com menos curso, a melhor suspensão é aquela que tem um curso adequado ao carro e que consiga dar movimento só que de maneira controlada, esse é o que as melhores suspensões dão, um maior controle e eficiência durante o curso da suspensão.

 

carros de WRC são altíssimos se ver a velocidade que atingem e curvas que eles fazem mas são extremamentes estáveis, por quê?

 

Porque eles tem um curso adequado a proposta do carro e a suspensão é muito rápida, precisa, controla o movimento do carro inteiro da maneira muito eficiente.

É quase "impossivel" tu ter um carro com o centro de gravidade na mesma altura do que um carro original de outro modelo.É verdadeiro isso, mas é "comum" possível isso?.O jeito mais "fácil" e rápido de tu melhorar a estabildade eu ainda acho que é rebaixando(rebaixando pra mim =retrabalha amortecedores, bandejas e etc).

Eu só acho que não tem como comparar o sistema de suspensão de um carro de Rally com um de Turismo so quesito estabilidade.O de turismo sempre vai ter uma vantagem sobre o de rally.Se não pq Stock car, tc1600 e etc rebaxariam os carro?

São pisos difenretes, objetivos diverentes.No Rally se usa muito mais a "rolagem" do carro nas curvas do que propriamente dito o carro "grudado" no chão.Por isso dizer que o carro de Rally tem a mesma estabilidade de um carro de asfalto por mais que esteja com a suspensão retrabalhada eu discordo.Pode chegar próximo,mas o de turismo sempre tem a gantagem do ganho "extra".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É quase "impossivel" tu ter um carro com o centro de gravidade na mesma altura do que um carro original de outro modelo.É verdadeiro isso, mas é "comum" possível isso?.O jeito mais "fácil" e rápido de tu melhorar a estabildade eu ainda acho que é rebaixando(rebaixando pra mim =retrabalha amortecedores, bandejas e etc).

 

não te faz que tu viu que eu só usei pra simplificar

 

não é quase impossível, é muito difícil, trabalhoso e demorado e eu não falei que precisa ser original, só falei que um precisa ser rebaixado e o outro mais alto que esse

 

tu é um dos um poucos que quando rebaixa mexe no resto da suspensão, a maioria é cortar as molas e vamimbora.

 

e rebaixar pra mim e muita gente só é o ato de diminuir a altura do carro em relação ao solo, retrabalhar ou trocar amortecedores, molas, etc já é preparação fina de suspensão, tanto é que tu pergunta, rebaixo? trabalho os amortecedores? mexeu nas bandejas? que que tu fez nas molas?

 

Eu só acho que não tem como comparar o sistema de suspensão de um carro de Rally com um de Turismo so quesito estabilidade.O de turismo sempre vai ter uma vantagem sobre o de rally.Se não pq Stock car, tc1600 e etc rebaxariam os carro?

 

TC1600 é pra ser uma competição sem custos tão elevados e tu pode ver que a suspensão não a melhor coisa que devia ser porque tu pode ver que em muitas curvas o carro fica com uma roda traseira no ar e isso não é bom pra fazer curva.

 

Stock Car já faz o chassis baixo porque é meio difícil ter um centro baixo com um V8 na frente. Nunca vi um carro que tenha um V8 americano no cofre que recorrer ao rebaixamento por pura necessidade

 

E se for pra comparar, carro de Nascar é mais alto que Stock Car nacional e anda bem mais rápido e faz curvas que não são fechadas mas são curvas de muito respeito na velocidade em que se faz.

 

Mas como no meu outro post eu não tava comparando rally com DTM, nem com Nascar, nem com Stock Car, nem nada com nada...

 

,Jan 24 2006, 01:56 PM]Porque eles tem um curso adequado a proposta do carro e a suspensão é muito rápida, precisa, controla o movimento do carro inteiro da maneira muito eficiente.

 

São pisos difenretes, objetivos diverentes.No Rally se usa muito mais a "rolagem" do carro nas curvas do que propriamente dito o carro "grudado" no chão.Por isso dizer que o carro de Rally tem a mesma estabilidade de um carro de asfalto por mais que esteja com a suspensão retrabalhada eu discordo.Pode chegar próximo,mas o de turismo sempre tem a gantagem do ganho "extra"./QUOTE]

 

tu não leu que eu falei "adequado a proposta do carro" e usei como exemplo que nem todo carro precisa ser "socadaço" pra ser estável e bom de curva? <_<:angry:

 

Tá cheio de exemplo por ae

 

E qualquer carro que não seja pra andar em linha reta precisa de rolagem, seja ele de rali, de circuito oval, misto, o que seja, uns precisam mais, outros menos mas todo carro quanto mais "solto" puder ser, mais rápido ele será, menos atrito, menos arrasto e claro que menos estável, mas terá mais velocidade, mais aceleração e menor tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...