Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

djposy

Seas L15RLY-P+27TDFC(H1189) Qual crossover fazer?

Recommended Posts

Postado em
Eu corto tudo pelo crossover ativo do DRZ9255.

Aí fica um pouco mais fácil...

Quanto aos e-mails, mandei e-mail pra Seas e eles me mandaram conversar com o pessoal que vende... Aí mandei e-mail pra madisound e eles me mandaram fazer um cross 3ª ordem e com corte em 2,5~3kHz

"... Felipe,

With the Seas Aluminum cone woofers, you need to do a steep slope of 18db with a resonance trap to eliminate the large peak at about 7K. The crossover frequency would be about 2500hz ~ 3000hz. The box alignment would be a 7.5 liter box with a 1" port 2.4" long. This should give you an F3 of about 55hz. ..."

Aí perguntei se eles faziam, quanto custaria e para especificar quais componentes iam ser utilizados:

Responderam: "... Felipe,

We could build the crossover for you. The cost of the crossover would be 40.00 each using the Sidewinder coils and Solen poly caps in the signal path and standard parts elsewhere. This would be an 18db network mounted on a circuit board 4" x 9.5". If you decide to have us build the crossovers, you would need to call or fax us with your charge card number. Our phone number is 608 831 3433 and our fax number is 608 831 3771. ..."

Postado em

Eu acho que você pode arriscar um corte em 2500hz 12dB/8a. Com isso em 10khz você vai estar mais que 24dB/8a atenuado e não vai haver nem sinal do pico. Um cross de 18dB/8a não é ruim.... mas é mais coisa do caminho do áudio.

Outra coisa, vale muito a pena investir nos crossovers. Pergunta qual o preço de um crossover "premium" com bobina Goertz, capacitor Sonicap/Multicap etc.

Abraços

Postado em
Eu acho que você pode arriscar um corte em 2500hz 12dB/8a. Com isso em 10khz você vai estar mais que 24dB/8a atenuado e não vai haver nem sinal do pico. Um cross de 18dB/8a não é ruim.... mas é mais coisa do caminho do áudio.

Outra coisa, vale muito a pena investir nos crossovers. Pergunta qual o preço de um crossover "premium" com bobina Goertz, capacitor Sonicap/Multicap etc.

Abraços

Eu ia perguntar justamente isso... Mas receio que a madisound não tem mais os Multicap/Sonicap. Tem Hovland Musicap, Mundorf Supreme, GE, Solen, Bennic...

Sendo que o Hovland e o Mundorf custam muitas vezes mais que o preço do tweeter que quero...

Vou perguntar do mesmo jeito...

Postado em
Eu acho que você pode arriscar um corte em 2500hz 12dB/8a. Com isso em 10khz você vai estar mais que 24dB/8a atenuado e não vai haver nem sinal do pico.  Um cross de 18dB/8a não é ruim.... mas é mais coisa do caminho do áudio.

Abraços

Eu ia perguntar justamente isso... Mas receio que a madisound não tem mais os Multicap/Sonicap. Tem Hovland Musicap, Mundorf Supreme, GE, Solen, Bennic...

Sendo que o Hovland e o Mundorf custam muitas vezes mais que o preço do tweeter que quero...

Vou perguntar do mesmo jeito...

Por essas e outras que vc nao encontra esse tipo de componente em caixas comerciais abaixo de 8k dolares aqui no Brasil...

e tb explica pq caixas que , apesar de usarem falantes relativamente baratos, acabam saindo caro pro consumidor (coloque na conta o custo de desenvolvimento de prototipos incluindo gabinetes).

soh que aquela historia, com falantes "simples" muito bem acertados, vc consegue fazer dar trabalho pra muita coisa cara, era soh ver o carro do Crasher. Usava um full de 50 reais, com um mid de 100 reais, soh que tinha 500 conto de crossover, e atropelava kit 2 vias de 2k reais.

Postado em
Os Solen já são bons para fazer o crossover. Aí você coloca umas bobinas da Goertz e pronto.

É por aí mesmo, Gui. Hehehe. Achei interessante este projeto: http://www.zaphaudio.com/audio-speaker12.html

Apresentei-o ao cara da madisound e ele falou que é um ótimo projeto, até mais simples que um cross 3ª ordem e que funcionaria muito bem salvo algumas mudanças já que os tweeters são diferentes e os mesmos vão na coluna precisando de uma maior atenuação (vão ficar mais perto dos ouvidos do que os mids).

O CARA DA MADISOUND FAZ UM EXCELENTE TRABALHO, NÃO?

Postado em
É por aí mesmo, Gui. Hehehe. Achei interessante este projeto: http://www.zaphaudio.com/audio-speaker12.html

Apresentei-o ao cara da madisound e ele falou que é um ótimo projeto, até mais simples que um cross 3ª ordem e que funcionaria muito bem salvo algumas mudanças já que os tweeters são diferentes e os mesmos vão na coluna precisando de uma maior atenuação (vão ficar mais perto dos ouvidos do que os mids).

Eu nunca vi um crossover feito por eles, mas coisa ruim não deve ser. Provavelmente vai ter que mudar algumas coisas quando for colocar no carro, como atenuar um pouco o tweeter.

Uma coisa boa a se fazer, é pedir para que venha um crossover separado para cada falante. Assim, se um dia você quiser biamplificar e fazer delay independente para cada falante (importante se for separar o mid do tweeter) você já tem os crossover separados e fica mais fácil.

Postado em

sou um pouco preconceituoso em relacao a crossovers ajustados somente por software (que parece ser o caso da madisound)..... posicionamento dos falantes, entre outras coisas, pode interferir no resultado...

Postado em

Eu nunca vi um crossover feito por eles, mas coisa ruim não deve ser. Provavelmente vai ter que mudar algumas coisas quando for colocar no carro, como atenuar um pouco o tweeter.

Uma coisa boa a se fazer, é pedir para que venha um crossover separado para cada falante. Assim, se um dia você quiser biamplificar e fazer delay independente para cada falante (importante se for separar o mid do tweeter) você já tem os crossover separados e fica mais fácil.

O Guijs como funciona isso para bi amplificação se eu mandar confeccionar um cross separado.Pois penso num projeto assim. Mas na Madisound para sistema Hi End eles indicam usar For high-end systems, we recommend Mundorf or Hovland

capacitors and Goertz "Alpha-core" foil inductors. Agora o preço eu não sei!! :lol:

Postado em

preco vai variar com a frequencia de corte...

mas eu particularmente, afinaria o crossover com pecas comuns mesmo, ai depois faria upgrades depois que os valores estiverem pelo menos 95% acertados, senao jah pensou gastar 100 dolares em um par de capacitores e descobrir que o valor nao eh o que vc precisa ?

Postado em
preco vai variar com a frequencia de corte...

mas eu particularmente, afinaria o crossover com pecas comuns mesmo, ai depois faria upgrades depois que os valores estiverem pelo menos 95% acertados, senao jah pensou gastar 100 dolares em um par de capacitores e descobrir que o valor nao eh o que vc precisa ?

Deixa eu usar o topico aqui pois o assunto é mesmo.

Mogar penso no seguinte conjunto Tw Vifa XT25SC30-04 1” Ring Radiator tweeter Shielded + Mids Seas Excel W15CH001 (E0037) 5.5" magnesium cone woofer .

Para tocar esse sistema tem um Audison , agora qual seria o melhor projeto de cross, cortes, alinhamento etc. Que assim mandaria para Madisound e eles me passam um orçamento. Sei que para Hi End eles indicam For high-end systems, we recommend Mundorf or Hovland

capacitors and Goertz "Alpha-core" foil inductors. Mais tava precisando de um projeto para o cross???? Ajuda aí!! :+1

Postado em
Há rumores que um exemplar desse tweeter vai aparecer em breve em SP.

PS: Não, não é por mim  :P .

O Fábio vai ficar com o tweeter = ao meu?!

Não :rolleyes: .

Não é para o carro.

Oficialmente aberta a temporada de caça ao tuita.

Para carro e... sem ser para o carro também. :lol:

Em breve teremos tuitas diferentes(ou não) desembarcando em sampa.

Os testes não param!

E a leitura de reviews gringos podres e non sense também não!!! (to até com dor de cabeça de tanto ver gráfico...)

Se o Fabio que estao falando for eu... não, não vou usar tweeters iguais a estes.

Mas a previsão de novidades foi certeira.

Tem um parzinho aqui na minha mão que acredito pouquissima gente já ter testado...

Depois do natal vai ter novidade... :vts

Postado em

O Guijs como funciona isso para bi amplificação se eu mandar confeccionar um cross separado.Pois penso num projeto assim. Mas na Madisound para sistema Hi End eles indicam usar For high-end systems, we recommend Mundorf or Hovland

capacitors and Goertz "Alpha-core" foil inductors. Agora o preço eu não sei!! :lol:

É caro. 30, 40 ou até 50 dólares por capacitor...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...