Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

****FENIX JVC****

Parametros Thiele-Small

Recommended Posts

Aproveitando o tópico, que parece interessante, o que diriam de um sub de 12' com esses parâmetros:

Single Coil: 4 Ohm

Nominal Power Handling: 200W

Fs: 23,8 Hz

QTS: 0.445

QMS: 10.215

QES: 0.465

VAS: 124,43 L

X max: 8mm

Efficiency: 87,43 dB

Xiiiii... Virou moda...

Deve ser um bom sub...

Fs bem baixa, QTS não muito alto...

Pelo Xmax, FS e QTS, eu diria que é um ótimo sub.

Mas, falta ouvir...

Que sub é esse?

Parece que demanda uma caixa um pouco grande. Olha o tamanho do vas.

Esse sub aí me lembrou nar, só que com mais potência e menor fs.

Me lembrou o JL w0... com mais potência tb... hehehe

Mas reiterando o que já disseram: dá pra ter algumas idéias pelos T&S, porém deve-se ouvir o sub. Há falantes com ótimos parâmetros que não agradam e vice-versa (misteriosamente?)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois bem: Perdão, Caquito!

Eu tenho 2 destes subs na minha picape corsa. São da marca Crossfire, linha DB. São subs baratos, por isso comprei! =)

Pelas especificações dele no .pdf, eles realmente precisam de uma litragem alta. Tenho eles em uma caixa dutada com duas câmaras de 50L cada:

caixa0co.th.jpg

Perguntei pois gostaria de saber se este sub serviria para um projeto SQ, mesmo que de início. Assim aproveitaria os dois. Ou um só...

Obrigado pelas respostas! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vai mais um para vcs ...Dá um toque aí galera .....

THIELE-SMALL PARAMETERS

VOICE COIL DC RESISTANCE: REVC (OHMS) . . . . . . 2.50

VOICE COIL INDUCTANCE @ 1 KHZ: LEVC (MH). . . . . . . . 0.98

DRIVER RADIATING AREA: SD (IN2) . . . . . . . 135.34

SD (CM2). . . . . . . 877.00

MOTOR FORCE FACTOR: BL . . . . . . . . 13.49

COMPLIANCE VOLUME: VAS (FT3). . . . . . . . . 8.01

VAS (LITERS). . . . . 188.95

SUSPENSION COMPLIANCE: CMS (ìM/N) . . . . 173.00

MOVING MASS, AIR LOAD: MMS (GRAMS) . . . . 119.52

MOVING MASS, DIAPHRAGM: MMD (GRAMS). . . . 104.59

FREE-AIR RESONANCE: FS (HZ) . . . . . . . . 35.00

MECHANICAL Q: QMS. . . . . . . . . . . . 5.80

ELECTRICAL Q: QES . . . . . . . . . . . . 0.36

TOTAL Q: QTS . . . . . . . . . . . . 0.34

MAGNETIC-GAP HEIGHT: HAG (IN) . . . . . . . . . 0.32

HAG (MM) . . . . . . . . 8.13

VOICE-COIL HEIGHT: HVC (IN) . . . . . . . . . 0.75

HVC (MM) . . . . . . . 19.05

MAXIMUM EXCURSION: XMAX (IN) . . . . . . . . 0.22

XMAX (MM). . . . . . . . 5.46

Mais uma vez agradecendo o toque dos mais entendidos ...

E para os lixo que estão querendo mover para geral vai para geral aprender a indentificar um parametro desses para aprender o que é hi-end...

MarcusFT

Compartilhar este post

Link para o post
E para os lixo que estão querendo mover para geral vai para geral aprender a indentificar um parametro desses para aprender o que é hi-end...

MarcusFT

Tsc... olha quem fala e pra quem fala...

Compartilhar este post

Link para o post

THIELE-SMALL PARAMETERS

MarcusFT

QTS já ficando mto baixo...

Quanto o Qts é baixo demais, o alto falante tende a atenuar nas baixas frequencias.

FS muito alta para um alto-falante de 15".

Xmax muito baixo...

Isso é um woofer, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

THIELE-SMALL PARAMETERS

MarcusFT

QTS já ficando mto baixo...

Quanto o Qts é baixo demais, o alto falante tende a atenuar nas baixas frequencias.

FS muito alta para um alto-falante de 15".

Xmax muito baixo...

Isso é um woofer, correto?

de 15" como disse acertou em cima ....deve ter o xmax meio baixo para ter ataque...

MarcusFT

Compartilhar este post

Link para o post

soh pra constar, nao dah pra saber sobre linearidade do conjunto magnetico atraves dos parametros TS, e isso eh MUITO importante pra qualidade, alias, uma das coisas que fazem dos JL otimos subs.

Compartilhar este post

Link para o post

legal legal...

pessoal, eu gostaria que vcs pensassem mais antes de sair mudando os tópicos de lugar, eu, por exemplo acompanho mais o SQ, raramente participo dos outros sub foruns, isso pq o forum é bem grande e eu to querendo aprender mais sobre SQ mesmo, ai n da tempo de acompanhar tudo..

Compartilhar este post

Link para o post

Fenix, não quero ser chato, sei que está aqui para aprender e tudo mais, porém...

você leu o link que te passaram sobre parâmetros TS?

Você conhece o programa WinISD?

Compartilhar este post

Link para o post
soh pra constar, nao dah pra saber sobre linearidade do conjunto magnetico atraves dos parametros TS, e isso eh MUITO importante pra qualidade, alias, uma das coisas que fazem dos JL otimos subs.

É verdade...

eu considero a linearidade um dos maiores trunfos da JL.

Compartilhar este post

Link para o post
legal legal...

pessoal, eu gostaria que vcs pensassem mais antes de sair mudando os tópicos de lugar, eu, por exemplo acompanho mais o SQ, raramente participo dos outros sub foruns, isso pq o forum é bem grande e eu to querendo aprender mais sobre SQ mesmo, ai n da tempo de acompanhar tudo..

Não tenha preguiça de passar nos outros fóruns...

... não tenha preconceitos quanto a trios e spl.

Compartilhar este post

Link para o post
legal legal...

Não tenha preguiça de passar nos outros fóruns...

... não tenha preconceitos quanto a trios e spl.

Eu tenho. EU ODEIO CORNETA! (Menos as do Guto)

Zuera, só tenho preconceito contra berreiro. Aí é bica na boca.

Voltando ao tópico... Parâmetros até dão idéia, mas daí pra tocar bem, é outra história.

Compartilhar este post

Link para o post

mah já começou de novo, Marcus?!?

eu acho engraçado. as conclusões que o pessoal tira a partir de parâmetros são absolutamente lacônicas, "ah, esse precisa de mais caixa", "ah, esse precisa de menos", "ah, esse tem Xmax menor". e realmente não dá pra tirar NENHUMA conclusão a mais a respeito do falante só em cima de parâmetro, pombas. WinISD pra carro é quase nada, vc monta a caixa plana até 20 Hz em campo aberto segundo o programa, bota ela no carro e "cadê meu subgrave?" - ou monta uma caixa NO carro, sintonizada de acordo com o que um canário tibetano amarelo e pink te trinou na orelha num dia de 20ºC e pouca chuva, e a bixa toca até 16 Hz. aonde exatamente se está querendo chegar com tudo isso?!?!?!

Compartilhar este post

Link para o post

Oloko, até campeonato de adivinhação tem nesse forum!

Se o pessoal fosse tão bom de ''chute'' como diz que é, o que mais ia ter aqui é sistema filé...

Não é bem o que eu vejo né...

Enfim...

ps. crasher aki

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho engraçado. as conclusões que o pessoal tira a partir de parâmetros são absolutamente lacônicas, "ah, esse precisa de mais caixa", "ah, esse precisa de menos", "ah, esse tem Xmax menor". e realmente não dá pra tirar NENHUMA conclusão a mais a respeito do falante só em cima de parâmetro, pombas. WinISD pra carro é quase nada, vc monta a caixa plana até 20 Hz em campo aberto segundo o programa, bota ela no carro e "cadê meu subgrave?" - ou monta uma caixa NO carro, sintonizada de acordo com o que um canário tibetano amarelo e pink te trinou na orelha num dia de 20ºC e pouca chuva, e a bixa toca até 16 Hz. aonde exatamente se está querendo chegar com tudo isso?!?!?!

Canário amarelo tibetano e pink... :lol:

:lol:

:lol: de novo... hauhauhauhuah

Compartilhar este post

Link para o post

Canário amarelo tibetano e pink... :lol:

:lol:

:lol: de novo... hauhauhauhuah

Na verdade nós usamos o canário tibetano para os médios. Para grave e subgrave é usado o hipopótamo albino.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não ser para você super, que parece que não aprendeu a usar o programa.

Para mim ele diz muita coisa, coisas importantes...

Todo sub que eu compro ou testo, eu vou primeiro no WinISD e jogo os parametros lá, observo o que o ele me diz e vou para o carro escutar. Em 99% das vezes já vou para o carro com uma boa imagem de como será o sub, e em 99% das vezes a imagem está correta.

WinISD não mostra timbre nem linearidade dentro de um carro, claro pois o timbre é impossivel de ser descrito por um software e a linearidade é uma particularidade de cada carro.

Mas é um ótimo programa para comprar sub`s, ajudar na hora de decidir por X ou Y. É um axilio e tanto na hora de fazer uma caixa para o que você quer.

Ou você acha melhor ficar fazendo trocentas caixas e testando no carro qual fica melhor?

Entenda a proposta do programa super, ai sim você verá como ele é bom.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade nós usamos o canário tibetano para os médios. Para grave e subgrave é usado o hipopótamo albino.

Pensei que vocês tibetanos usavam o arroto crocodiliano para os subgraves. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é um ótimo programa para comprar sub`s, ajudar na hora de decidir por X ou Y. É um axilio e tanto na hora de fazer uma caixa para o que você quer.

Ou você acha melhor ficar fazendo trocentas caixas e testando no carro qual fica melhor?

Abraços.

Eu já discordo disso. WinISD PRA MIM não é um fator decisivo na escolha de sub. Auxilia na hora de fazer a caixa, você tem um poder de previsão legal aí, mas não é decisivo. Isso porque eu tenho carro pequeno (celta). Mas pelo menos isso já ajuda muito na hora de "escolher" o sub, já que fica restrito a subs que precisam de caixas pequenas... o timbre, só ouvindo e de preferência, com o carro que você tem. E isso pra mim é decisivo. Ouvir e gostar.

Compartilhar este post

Link para o post

vc falar que eu "não aprendi" a usar o programa é bem engraçado, Abreu. nos tempos do tiranossauro rex, quando o pessoal pôs os parâmetros dos midbass de vários kits nacionais à prova, eu ficava criando drivers e mais drivers pra compará-los e postar os resultados. não precisa acreditar em mim, basta vc ir no hot topics e dar uma olhada, o tópico tem mais de 8 páginas (pra mim que setei pra aparecerem 40 posts por página). inclusive, eu comecei a logar como anônimo quando cansei de ver gente (folgada) me mandar MP pedindo projeto. em todo esse tempo usando WinISD, sabe a que conclusão que eu cheguei? à mesma que vc, ali em cima, quando vc se traiu... se timbre não dá pra analisar, e se a linearidade é particular de cada carro, que raios que eu tou fazendo com essa porcaria ocupando espaço no meu HD?

pra saber que um PW3 não vai descer muito e vai descontrolar numa dutada sintonizada alto, ninguém com um mínimo de cultura precisa do WinISD - basta olhar principalmente pro tipo de aplicação recomendada pelo fabricante, e só depois pros parâmetros, pra se ver que ele é um woofer de alta sensibilidade e baixo xMax - conclui-se o que ele consegue fazer com bem pouca informação, concluir-se-ia com certa facilidade o que ele conseguiria fazer EM AMBIENTE ABERTO a partir do programa, mas... essa não é a minha realidade, nem a de oitenta por cento do fórum, vai adiantar de que?

infelizmente eu tenho que concordar que não seja nem econômico nem sensato fazer uma cacetada de caixa pra tentar acertar a resposta no carro. é aí que entra o empirismo de quem tem contato com uma cacetada de equipamento e tem muito melhores condições de me dizer que um negócio vai ou não funcionar de maneira X, Y ou Z do que o tal do programa. aí vc leva o empirismo pra teoria e na prática a teoria é outra, e todo mundo já leu sobre uma dutada num sedan (:o)cuja F3 no programa ficava nos 30 Hz mas que de fato descia pros 15 (:o :o)... de novo, WinISD serviu de quê? o Homi Trabaiadô botou algum dedo no WinISD pra montar a LT dele?

ficar preso às conclusões de um gráfico numa tela é tão legal quanto escutar alto-falante de acordo com parâmetro TS. queira me desculpar, mas funciona nos primeiros 15 segundos de jogo, quando vc tá decidindo o que comprar e percebe que pra qualidade não vai adiantar levar aquela panela de quinze com ressonância alta e um volume equivalente ao da caixa d´água lá de casa. a partir daí, seu Thielle e seu Small, muito obrigado, vamo lá brigar pra ver se essa porcaria toca no carro. com sorte, e se for muito insistente, ali pela terceira caixa vc vai poder chegar na conclusão se fez uma boa compra ou não, mas a idéia é que não chegue a tanto - tem umas verdadeiras enciclopédias de equipamento automotivo, inclusive nesse próprio fórum, que têm condição de descrever com muito mais propriedade o comportamento do falante ABC do que o tal do programa. é mais fácil perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post

verdade! droga, eu sabia que tinha esquecido daquele bixo

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não ser para você super, que parece que não aprendeu a usar o programa.

Para mim ele diz muita coisa, coisas importantes...

Todo sub que eu compro ou testo, eu vou primeiro no WinISD e jogo os parametros lá, observo o que o ele me diz e vou para o carro escutar. Em 99% das vezes já vou para o carro com uma boa imagem de como será o sub, e em 99% das vezes a imagem está correta.

WinISD não mostra timbre nem linearidade dentro de um carro, claro pois o timbre é impossivel de ser descrito por um software e a linearidade é uma particularidade de cada carro.

Abraços.

Abreu, existe um consenso entre todos os profissionais: Da simulação pra vida real, o buraco é (bem) mais embaixo. Da simulação vc pode tirar apenas o comportamento dinâmico do sub (x-max, group delay, etc), mas em relação à resposta, o mundo é outro. Na simulação, uma caixa perfeita toca perfeitamente. Na vida real, considerando influências do ambiente (se vc tem mais de uma parede, começa a ter ressonâncias), a coisa muda muito. Aquele gráfico que ele te mostra, pode ter certeza, é bem diferente da vida real, pois a simulação nunca considera todas as imperfeições dos componentes. Falantes tem par6ametros diferentes do manual... amplificadores podem responder diferentemente às variações de impedância da carga... bobinas esquentam e mudam seus parâmetros... conjuntos móveis sofrem fadiga...

Ou seja, tirar a simulação como real é sonhar alto demais.

Tem muito sub aí que dá uma resposta lindíssima na simulação... mas tem péssimo timbre. Como saber disto pelo programa?

Se vc simular um 10W3, vai ter um gráfico não muito animador... mas tocando, é impressionante. Um dos melhores timbres da JL.

Se simulação resolvesse, os fabricantes de caixas acústicas economizariam muito tempo... muito mesmo. Mas pelo contrário, é medindo protótipo que o projeto evolui.

Compartilhar este post

Link para o post
vc falar que eu "não aprendi" a usar o programa é bem engraçado, Abreu. nos tempos do tiranossauro rex, quando o pessoal pôs os parâmetros dos midbass de vários kits nacionais à prova, eu ficava criando drivers e mais drivers pra compará-los e postar os resultados. não precisa acreditar em mim, basta vc ir no hot topics e dar uma olhada, o tópico tem mais de 8 páginas (pra mim que setei pra aparecerem 40 posts por página). inclusive, eu comecei a logar como anônimo quando cansei de ver gente (folgada) me mandar MP pedindo projeto. em todo esse tempo usando WinISD, sabe a que conclusão que eu cheguei? à mesma que vc, ali em cima, quando vc se traiu... se timbre não dá pra analisar, e se a linearidade é particular de cada carro, que raios que eu tou fazendo com essa porcaria ocupando espaço no meu HD?

pra saber que um PW3 não vai descer muito e vai descontrolar numa dutada sintonizada alto, ninguém com um mínimo de cultura precisa do WinISD - basta olhar principalmente pro tipo de aplicação recomendada pelo fabricante, e só depois pros parâmetros, pra se ver que ele é um woofer de alta sensibilidade e baixo xMax - conclui-se o que ele consegue fazer com bem pouca informação, concluir-se-ia com certa facilidade o que ele conseguiria fazer EM AMBIENTE ABERTO a partir do programa, mas... essa não é a minha realidade, nem a de oitenta por cento do fórum, vai adiantar de que?

infelizmente eu tenho que concordar que não seja nem econômico nem sensato fazer uma cacetada de caixa pra tentar acertar a resposta no carro. é aí que entra o empirismo de quem tem contato com uma cacetada de equipamento e tem muito melhores condições de me dizer que um negócio vai ou não funcionar de maneira X, Y ou Z do que o tal do programa. aí vc leva o empirismo pra teoria e na prática a teoria é outra, e todo mundo já leu sobre uma dutada num sedan (:o)cuja F3 no programa ficava nos 30 Hz mas que de fato descia pros 15 (:o :o)... de novo, WinISD serviu de quê? o Homi Trabaiadô botou algum dedo no WinISD pra montar a LT dele?

ficar preso às conclusões de um gráfico numa tela é tão legal quanto escutar alto-falante de acordo com parâmetro TS. queira me desculpar, mas funciona nos primeiros 15 segundos de jogo, quando vc tá decidindo o que comprar e percebe que pra qualidade não vai adiantar levar aquela panela de quinze com ressonância alta e um volume equivalente ao da caixa d´água lá de casa. a partir daí, seu Thielle e seu Small, muito obrigado, vamo lá brigar pra ver se essa porcaria toca no carro. com sorte, e se for muito insistente, ali pela terceira caixa vc vai poder chegar na conclusão se fez uma boa compra ou não, mas a idéia é que não chegue a tanto - tem umas verdadeiras enciclopédias de equipamento automotivo, inclusive nesse próprio fórum, que têm condição de descrever com muito mais propriedade o comportamento do falante ABC do que o tal do programa. é mais fácil perguntar.

Ôu, programa de simulação se mostrou útil na LT sim...

Quando eu tava decidindo se valia a pena arriscar o JL na caixa, eu arrisquei um palpite que já tinha rolado até pelo Renato do HTforum... ver qual seria a caixa "ideal" pra ele, a fim de descobrir se o sub teria pouco controle. Bem, mostrou-se interessante, pois deu perto do que eu tenho hoje (110 litros) e o sub se mantém controlado, desde que não se abuse (embora sem abuso, o tiba já reclamou quando testamos no carro dele... "quem foi que disse que isto aí tem sensibilidade baixa?") :P

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...