Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hellmind

Quer montar uma LT trapezoidal e não sabe como?

Recommended Posts

Postado em

Finalmente após me ferrar com as provas finais (que ainda não acabaram) consegui um tempo para postar com calma algumas coisas sobre a caixa LT trapezoidal. Como não consegui chegar em um tutorial simples, me ponho à disposição para calcular a caixa para as pessoas que tem "real interesse" em montá-la. Real interesse pois ainda estou fazendo provas e acho chato pra caramba perder tempo com isso para a pessoa depois dizer "Ah, só queria saber o quanto ocupava no porta-malas!". Abaixo falo quais as medidas são necessárias para o cálculo e desde já aviso que a caixa ocupa boa parte do porta-malas, ou seja, se não está disposto a perder muito volume do porta-malas esqueça esse tipo de caixa. Sobre a teoria desse tipo de caixa e como calcular o comprimento e área da linha, já tem vários tópicos a respeito e bastante informação na internet, nesse caso prefiro não ajudar quem pedir informações do tipo.

Quais medidas vcs precisam passar pra mim? Preciso saber:

- Espessura da chapa de madeira que vai ser utilizada. (1)

- Altura máxima do porta-malas. (2)

- Largura máxima do porta-malas. (3)

- Profundidade máxima do porta-malas. (4)

- Ângulo do encosto do banco ou o ângulo do lugar aonde a caixa vai ficar encostado.(5)

- O comprimento da linha da caixa. (6) {lembrando que o comprimento máximo é 2x a largura do porta-malas}

- A área que deseja que tenha a primeira parte da linha (aonde fica o sub) e a segunda parte da linha (aonde fica o duto). (7 e 8)

- As medidas que nem mostra o desenho: (A=9, B=10, C=11 e D=12)

medidas0eo.jpg

Atentar para a medida D pois nem sempre é a maior saliência do sub que toca primeiro a face posterior caso a caixa utilizada tenha pouca profundidade. É a partir dessa medida que eu calculo a profundidade mínima da caixa. Para descobrir qual é o ponto que toca primeiro a face posterior e qual é a "profundidade" do sub até esse ponto vc precisam fazer o seguinte:

Ver quais são os possíveis pontos (falante utilizado nos exemplos é o Keybass Panther 8"):

falante11vr.jpg

Com a ajuda de uma régua e um transferidor vc mede o ângulo entre os pontos. Começando com a saliência mais ao extremo, toque com a régua esse ponto e o mais próximo e meça com o tranferidor como mostra a imagem:

falante27ux.jpg

Se o ângulo for maior do que o ângulo do encosto do carro já não é o ponto mais saliente que toca primeiro a face oposta da caixa. Caso não seja maior é só medir a distância desse ponto até a borda do sub perpendicularmente como mostra a imagem:

falante34um.jpg

Caso o ângulo seja maior do que o ângulo do encosto do carro é preciso confirmar se esse é o ponto ou não. Tocamos a régua nesse ponto e no próximo para conferir o ângulo:

falante57iq.jpg

No caso do Panther o ângulo é menor, ou seja, esse realmente é o ponto. É preciso medir assim então:

falante43cv.jpg

Caso o ângulo for maior é só repetir o procedimento até achar o ponto, depois meça como foi mostrado.

Ps. 1 - Não posso garantir o projeto da caixa pois tem subs no mercado que são muito profundos e podem não caber nessa caixa trapezoidal com a área desejada. Nesse caso eu calcularei com a área mínima possível.

Ps. 2 - Não fazer rebaixo na madeira com tupia pois a caixa pode estar com a distância mínima entre o sub e face posterior. Caso seja possível eu informarei.

Ps. 3 - Não se esqueça que as medidas "máximas" não são as "máximas" do porta-malas, mas sim as medidas as quais a caixa é acomodada no porta-malas.

Bom, é isso. Qualquer dúvida é só perguntar.

Postado em
Agora precisamos de um xarope que queira colocar uma LT no carro pra testar os cálculos do Hellmind e validar o sistema.

Parabéns pelo post! :legal:

Um frio me corre a espinha, ao pensar que ano que vem o grande corredor dobrado vai pra um 206, com seu pequeno porta-malas...

Postado em
Agora precisamos de um xarope que queira colocar uma LT no carro pra testar os cálculos do Hellmind e validar o sistema.

Um frio me corre a espinha, ao pensar que ano que vem o grande corredor dobrado vai pra um 206, com seu pequeno porta-malas...

Cabe?

Postado em

Cabe?

Eu acho que sim... mas ainda pretendo ter algo pra chamar de porta-malas... hehehehehe.

Postado em
Eu acho que sim... mas ainda pretendo ter algo pra chamar de porta-malas... hehehehehe.

Me passa as medidas aí que eu calculo sem problemas!

O que salva no pug é que o estepe é embaixo do carro, é pior pra tirar mas dá para ocupar o porta-malas inteiro com som.

Postado em
Me passa as medidas aí que eu calculo sem problemas!

O que salva no pug é que o estepe é embaixo do carro, é pior pra tirar mas dá para ocupar o porta-malas inteiro com som.

O do fiesta também... mas é um saco levantar a caixa pra acessar o parafuso que solta o estepe... no 206 o local é um pouco melhor... mas...

Ainda não decidi o projeto da próxima caixa, quero explorar bem esta primeiro... talvez vá valer a pena ampliar o inicial...

Postado em

hell, eu mandei MP sobre isso! de qq jeito, se naquele espaço que eu coloquei nao couber a caixa, eu tento arrumar mais, é só dizer o quanto....

quero fazer essa caixa :)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...