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_TrIo_Pancadão_

Usar disjuntor Residencial

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Amigos queria saber se existe algum problema em usar os disjuntor residencial em som automotivo?Estou para botar um no lugar do meu fusível, mais não sei se existe algum problema.

 

O disjuntor é um Soprano de 100Amp monofásico.

 

 

Abraço!

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Cara eu estou usando um simens eletronico paguei 7 reais 70A

dsb113.gif

 

funciona igual, amperagem é igual pra todos os tipos de sistema eletrico!!

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Nenhum problema no uso do disjuntor, mas cuidado, aqueles pretos são muito ruins, eles dependem do aquecimento do fio para desarmarem e são muito lentos, os brancos alem de térmicos são magnéticos e muito mais rápidos. Os bons são os siemens, weg e pial legrand.

 

Abs,

 

Juliano.

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esse siemens pega 12v sem problemas? porque eu vi uns que nao aguentavam...

Outra dúvida: Será q existe algum problema já q ele vai trabalhar em 12v e eles são feitos para 220v? ou não têm nada haver?

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Outra dúvida: Será q existe algum problema já q ele vai trabalhar em 12v e eles são feitos para 220v? ou não têm nada haver?

Não, apenas muda o isolamento.

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Eu uso no meu som, mas nao para proteger, uso apenas pra cortar a comunicao entre as baterias, pra proteger, prefiro o bom e velho fuse, pq e "mais" confiavel.

O disjuntor preto, se for fraco, desarma d+, deixa nervoso, hehehehehehe... MAS DESARMA.

 

Abraco.

 

PS: Hj eu uso um de 100A entre as baterias da frente e auxiliar, e esse nao desarma.

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Não, apenas muda o isolamento.

não entendi, o que muda no isolamento?

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nenhum problema,

 

tirando o detalhe que se o motivo for a facilidade de rearmar, então o valor do dispositivo de proteção está sendo carculado meio mal. :)

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nenhum problema,

 

tirando o detalhe que se o motivo for a facilidade de rearmar, então o valor do dispositivo de proteção está sendo carculado meio mal. :)

O problema é q não estou encontrando aqui na minha cidade para vender fusível ANL de 100a e não quero pedir pela a Internet prq vai demorar a chegar. O meu fusível de 100 quebrou prq aquela partizinha de plástico q liga as duas placas de metal derreteu com o calor do motor, por isso é mais viável eu botar logo um disjuntor.

 

 

:legal:

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nenhum problema,

 

tirando o detalhe que se o motivo for a facilidade de rearmar, então o valor do dispositivo de proteção está sendo carculado meio mal. :)

O problema é q não estou encontrando aqui na minha cidade para vender fusível ANL de 100a e não quero pedir pela a Internet prq vai demorar a chegar. O meu fusível de 100 quebrou prq aquela partizinha de plástico q liga as duas placas de metal derreteu com o calor do motor, por isso é mais viável eu botar logo um disjuntor.

 

 

:legal:

hehe ! Ele não derreteu com o calor do motor e sim pelo aquecimento gerado pela passagem da corrente na conecção entre o fusivel e o porta fusivel que devia estar com uma resitencia muito alta.

 

Abs,

 

Juliano.

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ainda prefiro o bom e velho fuse, mais acho que a facilidade pra desarmar e armar e otima, ainda mas quando se tem mais de 1 bateria no carro

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eu uso 2 siemens de 60A na bateria da frente e tras, ja dei curto com fio de 4mm numa moura 63ah com prata e nao desarmou nenhum (dei varios curtos e nada) mas so uso eles mesmo assim

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nenhum problema,

 

tirando o detalhe que se o motivo for a facilidade de rearmar, então o valor do dispositivo de proteção está sendo carculado meio mal. :)

O problema é q não estou encontrando aqui na minha cidade para vender fusível ANL de 100a e não quero pedir pela a Internet prq vai demorar a chegar. O meu fusível de 100 quebrou prq aquela partizinha de plástico q liga as duas placas de metal derreteu com o calor do motor, por isso é mais viável eu botar logo um disjuntor.

 

 

:legal:

hehe ! Ele não derreteu com o calor do motor e sim pelo aquecimento gerado pela passagem da corrente na conecção entre o fusivel e o porta fusivel que devia estar com uma resitencia muito alta.

 

Abs,

 

Juliano.

Que dizer então Julianflor q meu fusível está mal dimensionado? Estou usando o fusível indicado pela megacharge. Obs: A parte plástica estava deformada e o som estava funcionando normalmente, só q quebrou prq eu tirei ele para desligar meu amplificador, aí observei q a parte plástica estava meia deformada e as partes de metais um pouco tortas, quando fiz um pouco de esforço para desempenar as partes de metal ele rompeu sem muito esforço.

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Acabei de falar sobre isso com meu ex-professor de fisica.....

 

Ele falou que é totalmente errado usar disjuntor residencial (para corrente alternada) num carro, onde a corrente é continua.....

 

Quando eu perguntei porque, ele me disse que o disjuntor pode nao disarmar ao chegar na corrente nominal....

 

Exemplo: um disjuntor residencial de 60A, pode deixar passar mais que 60A no carro ....bom. eu fico no fuse ainda aehauehauhae

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PESSOAL ....

 

seria correto afirmar no caso dos dijuntores que por exemplo ele marca 100A a 127/220 v e no caso de se usar 12v ele aumentaria a capacidade da corrente visto que a voltagem diminuiu ???

 

:pirou:O.O:banghead

 

to na mesma opnião do amigo KBsex...

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teoricamente não, disjuntores magnéticos possuem um solenóide (bobina + núcleo para abrir o contato) que ao ser percorrido por uma corrente X faz com que o disjuntor "desarme". Ora, corrente X gera campo magnético X, sendo corrente CC ou corrente alternada (valor em RMS medido num amperímeto é o mesmo valor em CC).

 

Os termo-magnéticos da mesma forma,

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Olha esta materia que achei!

nela diz q os disjuntores funcionan sim mas tem seus pros e contras!

 

O Disjuntor de Entrada

 

Vamos ver agora, qual o aparelho seccionador e de proteção que

deveremos utilizar na entrada. Normalmente se usam disjuntores. Esta é, sem dúvida, uma boa alternativa. Há no mercado dois tipos de disjuntores: os que seguem normas americanas (ANSI) e normalmente têm carcaça de baquelite preta, e os que seguem as normas européias (IEC), que são de poliéster ou uréia branca. O que mais se encontra por aí são os pretos, de norma americana. Porém, as nossas normas brasileiras são baseadas nas normas européias, de forma que os disjuntores brancos estão mais bem adaptados para os nossos circuitos elétricos. A principal diferença entre eles é que o limite de corrente de curto circuito dos disjuntores de norma americana (ANSI) é mais alto do que o dos disjuntores de norma européia (IEC). Assim, se utilizarmos um disjuntor preto e se ele for associado à bitola do condutor normalmente utilizado em nossas instalações residenciais (2,5mm2 para tomadas), no caso de ocorrer um curto circuito, ele poderá vir a causar um retardo no desligamento e possivelmente provocar danos à fiação existente. Desta forma, como nossas normas seguem as normas européias, com certeza será muito melhor utilizarmos disjuntores brancos (IEC)!!

 

Existem muitas marcas de disjuntores que seguem as normas européias no mercado, como por exemplo: Siemens, Glockner Möller, Pial Legrand, Schneider e várias outras. Entre todas elas, prefiro e utilizo a marca Siemens. Vou explicar.

 

Todo disjuntor tem duas tarefas principais a desempenhar: a primeira é proteger o circuito de uma sobrecorrente, isto é, quando uma pequena quantidade a mais da corrente normal estiver porventura passando pelo disjuntor, ele deverá, dentro de um determinado tempo, desligar. A sua outra função é, evidentemente, proteger o circuito contra um curto circuito. Na verdade, esta é a sua principal tarefa. E neste sentido, a norma brasileira apresenta duas curvas de disparo ou desligamento: uma, que é a tal chamada curva C, onde o disjuntor desliga o circuito ao qual estiver ligado, através de uma bobina interna, quando a corrente que estiver passando por ela for de 5 a 10 vezes maior do que a corrente nominal do circuito. O que quer dizer isto? Por exemplo, com um disjuntor de digamos 50A de corrente nominal, quando por ele passar uma corrente entre 250A a 500A ele desligará imediatamente. Estes disjuntores de curva C são utilizados preferencialmente para a proteção de motores.

 

A outra modalidade é aquela que oferece a curva B, onde a corrente de curto circuito é mais baixa e está numa faixa que corresponde de 3 a 5 vezes a corrente nominal do circuito. Evidentemente, os disjuntores de curva B protegem melhor o nosso circuito, pois já respondem a um curto circuito de menor intensidade. Pelas experiências que realizei, os disjuntores da Siemens (linha 5SX1) obedecem melhor à norma, com menor desvios das médias admissíveis do que o das outras marcas. Por este motivo é que eu costumo utilizá-los. É importante lembrar que o objetivo primordial dos disjuntores, no circuito de som, é proteger a fiação instalada e não os aparelhos. Os aparelhos já possuem proteções individuais, normalmente adequadas. Mesmo assim, a corrente nominal dos disjuntores a serem instalados deve ser igual ou um pouco superior à corrente calculada a partir da potência consumida atualmente pelo sistema. Este aspecto é muito importante para que haja a máxima proteção possível!

 

Um outro lembrete importante é que não se deve colocar nenhuma proteção ou interrupção no neutro, ou seja, não se deve colocar nenhum disjuntor, fusível, chave faca ou seccionadora no neutro. Caso seja colocada uma proteção, poderão ocorrer danos aos aparelhos ligados, devido ao fenômeno chamado perda do neutro. Leiam o artigo sobre este assunto, que está aqui no nosso site chamado: “Alerta: O Perigo da Perda do Neutro”

 

Existe Alguma Alternativa Melhor?

 

A revista alemã AUDIO, em uma de suas edições passadas, traz um artigo muito interessante sobre cem maneiras simples de otimizar um sistema de som e imagem. Entre as dez primeiras sugestões, que são as mais efetivas, a revista traz, em quarto lugar, (vejam só, é o quarto lugar, dentre as cem sugestões arroladas!) uma que se refere à entrada de energia para o nosso sistema, que é muito interessante. Assim diz o artigo:

Quarta sugestão: “FUSÍVEIS NA CAIXA DE ENTRADA”

 

“Aficionados do som estão trocando seus modernos disjuntores da entrada por fusíveis. A menor indutividade destes componentes permite, nos transientes musicais, maior disponibilidade de corrente.”

 

Realmente os fusíveis possuem algumas vantagens em relação aos disjuntores e, para ser mais preciso, possuem exatamente três vantagens e somente uma desvantagem!

 

Em primeiro lugar, é correto dizer que os fusíveis possuem menor indutividade do que os disjuntores. Estes possuem bobinas para a função de proteção contra curtos-circuitos, como já comentávamos, as quais representam maiores indutâncias à passagem da corrente, quando da existência de transientes de corrente. Em segundo lugar, a resistência elétrica dos fusíveis é muito mais baixa do que a dos disjuntores, pois os fusíveis não possuem as já comentadas bobinas e nem os enrolamentos que existem em torno dos bimetais que dão proteção contra as sobrecorrentes. Em terceiro lugar, todo fusível de qualidade desliga mais rápido do que qualquer disjuntor, ou seja, a proteção que um fusível pode dar, é melhor do que aquela que o disjuntor correspondente poderá oferecer.

 

A única desvantagem do fusível é que, quando queima, precisa ser trocado. Já o disjuntor, nesta situação, apenas precisa ser religado.

 

Evidentemente, não estamos aqui fazendo comentários de qualquer fusível. Existem, como vocês bem sabem, vários tipos de fusíveis. Há os fusíveis de rolha e também os de cartucho que, em algumas condições especiais, podem vir até a explodir.

 

Não, aqui não estou comentando sobre estes fusíveis. Refiro-me sim, aos fusíveis Diazed e aos fusíveis NH. Àqueles componentes de aplicação industrial (NH) e de aplicação residencial (Diazed) lá na Europa e que também, estão à venda no mercado nacional. Há vários fabricantes no Brasil e aqui novamente recomendo os fusíveis da Siemens, pela sua elevada qualidade.

 

Para colocar os fusíveis, recomendo que vocês utilizem uma chave seccionadora sob carga trifásica, do tipo 3NP4010, da Siemens, e de fusíveis NH, tamanho 000, ou tamanho 00. Caso vocês não estejam utilizando as três fases, não coloquem nada no pólo central, pois o neutro deverá passar diretamente, sem ser interrompido, como vocês poderão ver no artigo acima mencionado.

Conclusão

 

Nesta série de artigos, mostramos como devemos projetar o nosso circuito de entrada. Em primeiro lugar, vimos como calcular a potência atualmente consumida pelo nosso sistema de som e imagem, para logo em seguida estimarmos a potência necessária para o futuro, para uma eventual ampliação dos equipamentos. Em segundo lugar, pudemos, a partir deste ponto, calcular o diâmetro da fiação, ou seja, pudemos calcular a bitola dos condutores, inclusive para distâncias mais longas. Em terceiro lugar, vimos alguns componentes elétricos de proteção, como disjuntores e seccionadoras sob carga, com fusíveis NH, para a proteção da fiação.

 

Importante aqui, torno a recomendar-lhes, é que vocês não se aventurem a realizar estes procedimentos sozinhos, se não tiverem experiência em instalações elétricas. Se este for o caso, vocês deverão contratar um eletricista competente. E, mesmo assim, deverão acompanhar toda a instalação de perto. Dêem bastante atenção às conexões e isolações necessárias. A melhor conexão não é aquela que é soldada, mas a que é realizada com pressão entre as partes condutoras. Quanto maior a pressão, melhor é o contato elétrico. Isto é fundamental!! Lembrem-se que um mau contato pode vir a ser um ponto gerador de harmônicos e de calor e, eventualmente, isto poderá vir a provocar um incêndio.

 

Desejo a todos excelentes contatos elétricos e tudo o mais e ótimas audições, com a nova e magnífica instalação que vocês irão realizar! (Escrevam para nós relatando as diferenças auditivas que tiverem notado).

 

Até a próxima e aquele abraço!!

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nossa senhora, trocar um disjuntor por fusível (porque ele tem maior indutância) para ter maior transientes? e a fonte do amplificador (capacitores) serve como que para o quê? hehehe

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Galera, como ja disse anteriormente, eu uso disjuntor residencial no carro e o bicho desarma com aumento de corrente sim.

Eu tava usando um disjuntor de 20A numa 1200D, so como teste e fui aumentando o disjuntor, fazendo testes, passei depois pra 30A, 40A, e ele sempre desarmava, entao presumo que: COM O AUMENTO DA CORRENTE, ACIMA DO SUPORTADO PELO DISJUNTOR, ELE DESARMA, NORMALMENTE.

Tanto que cheguei a um disjuntor de 100A, esse nao tem desarmado, o que seria o meu PONTO DE EQUILIBRIO NO SISTEMA.

Nao cheguei a testar os disjuntores residenciais em caso de curto.

 

Volto a lembrar: NAO USO OS DISJUNTORES COMO SEGURANCA NO SISTEMA, USO APENAS COMO UMA CHAVE PRA CORTAR A CORRENTE, PARA QUE EU POSSA FAZER MANUTENCAO NO SISTEMA, SEM PRECISAR DELISGAR OS CABOS DA BATERIA. Para seguranca, confio no bom e velho fusivel.

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Nao tem problema em utilizar disjuntores residenciais, a unica coisa chata eh colocar um cabo de 25mm2 ou 35mm2 em um terminar preparado pra receber no maximo 8mm2 pasmafaute

 

:legal:

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Fala JV,

 

Naturalmente, mas se o candango usar um disjuntor para 100 ou 150A os terminais são para larga bitola sim...

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Fala JV,

 

Naturalmente, mas se o candango usar um disjuntor para 100 ou 150A os terminais são para larga bitola sim...

:+1 Isso mesmo.....

 

Cabo 33mm cabe tranquilamente.

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