Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
A. Kim

Transformação do Player Original em Profissional

Recommended Posts

Ao inves d ficar quebrando a cabeça tentando adaptar um DAC diferente, nao seria mais facil (e mais seguro tb) vc pegar o player bom q vc quer, adaptar a carcaça do outro e simplesmente criar uma interface q faça a conversao d um tipo d visor pro outro?

Ou a a inteçao é tb manter as funçoes originais, alem d melhorar a qualidade do DAC?

Se as funçoes nao importarem, alguem q manje bem d programaçao poderia criar essa interface pra vc, e outra pessoa q manje bem d eletronica poderia implementar a intrface em hardware...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ao inves d ficar quebrando a cabeça tentando adaptar um DAC diferente, nao seria mais facil (e mais seguro tb) vc pegar o player bom q vc quer, adaptar a carcaça do outro e simplesmente criar uma interface q faça a conversao d um tipo d visor pro outro?

Ou a a inteçao é tb manter as funçoes originais, alem d melhorar a qualidade do DAC?

Se as funçoes nao importarem, alguem q manje bem d programaçao poderia criar essa interface pra vc, e outra pessoa q manje bem d eletronica poderia implementar a intrface em hardware...

Para os curiosos, como o Mr Quality disse ele mesmo usa um conversor externo que tive a honra de escutar e ver o funcionamento naum só no carro dele como também em alguns carros de amigos mais loucos pelo assunto, o que se aproveita do cd original, é somente o transporte do canhão e a mecânica, a parte de conversão digital analógica é feita pelo DAC ou seja naum sai nada sujo do aparelho pois o que estraga o som é justamente os componetes usados nos préamplificadores e conversores convencionais, já vi un destes conversores da nakamichi que liberava 8- 10volts !!! E foi totamente reconstruído com burbrow, tantalo e wima !! Lógico que o custo disso pode ficar absurdo mas quem quer algo diferente tem que estar preparado para isso, eu pessoalmente tinha um CD7 que tocava muito!!Mas tinha um grande incoveniente, pulava muito !! Mas qualidade indiscutível !!! Deixou um CDA7949 parecendo radinho de pilha !!! Mas isso só vale a pena para pessoas realmente interessadas em hi end !!! Até onde eu conheço de som, a pessoa tem que estar pré disposta a gastar ou então como disse nosso amigo acima é melhor ficar no usual !

Compartilhar este post

Link para o post

mas a iterface q eu disse seria como um programa q só faça a conversao das informaçoes q aparecem num LCD pro formato do outro, o mais proximo possivel... tipo um tradutor entre LCD's diferentes!

o sinal nem sairia d dentro do aparelho... só ia trocar o LCD mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

Uma DAC interresante eh a Mini-DAC da Apogee (faz D/A e A/D para estudios e eh muito respeitada). Esse D/A tem entrada optica e s/pif e saida balanceada...estive ateh pensando (por seguranca) em puxar do meu player original o problema eh quem fazer e quanto vou gastar....

minidac_main.jpg

minidac_rp.jpg

Teve um pessoal q de um forum q fez um teste entre o F1 (CD player nao o DVD novo) DRZ 9255 da Clarion e o Nac CD700ii e esse mini-dac...eles escolheram o mini-dac...agora a dificuldade deles eh com o volume no radio..

Link do Forum

Compartilhar este post

Link para o post
Uma DAC interresante eh a Mini-DAC da Apogee (faz D/A e A/D para estudios e eh muito respeitada). Esse D/A tem entrada optica e s/pif e saida balanceada...estive ateh pensando (por seguranca) em puxar do meu player original o problema eh quem fazer e quanto vou gastar....

minidac_main.jpg

minidac_rp.jpg

Teve um pessoal q de um forum q fez um teste entre o F1 (CD player nao o DVD novo) DRZ 9255 da Clarion e o Nac CD700ii e esse mini-dac...eles escolheram o mini-dac...agora a dificuldade deles eh com o volume no radio..

Link do Forum

Opa, eu e o Tiba! vamos vitimar um CD cougar, pra tentar ligá-lo a um PXA alpine via entrada coax... o que sei é q o sinal que vai ao DAC interno é TTL, e precisa ser convertido pra coaxial, mas no sound.au.com tem um esquema de conversor simples. Vamos ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte com a conversao (se der pra postar umas fotinhos ai seria legal).

Bom quando fizer conte as novidades aqui..

e boa sorte denovo!!

Compartilhar este post

Link para o post

e boa sorte denovo!!

Bom... vamos tentar achar o ponto baseando-nos em datasheets. Eu tinha achado uma página DIY que ensinava a ligar uma DAC externa num player de mesa comum... mas sei lá onde foi parar... acho que sem salvei nem nada. Mas me lembro de muita coisa. Há um CI na placa do módulo ótico que tem o CI driver da unidade ótica... e nele vai ligado a DAC, normalmente um CI pequeno. É nele que vamos puxar o sinal... e mandá-lo pro circuito conversor. Dependendo de como for, rola até um manualzinho pro pessoal se aventurar por estes mundos.

Compartilhar este post

Link para o post

e boa sorte denovo!!

Com certeza, vai ser tudo catalogado hehe

Chances de dar certo?! Existem?! Mas se der, como eu e Kleber conversamos, vai ser bem engraçado um sistema "sq" com player cougar ;)

Tenho só de testar o leitor do bichinho pra ver se pelo menos arranha as mídias hehe

Em uma semana ou duas a gente começa a correr atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lah.... Soh sei que comparando um 9255 da clarion com um dac-41 nakamichi, e o nakamichi tranquilamente toca melhor, e dizem que o alpine f1 toca melhor que o dac-41....

Tem que se tomar muito cuidado com os "audiofilos" de plantao que na verdade sao MeterMan (aqueles caras que pela curva do rta ou os parametros TS "adivinham" como o falante toca), ou audiotas que nao tem referencia e fazem analises esdruxulas.... E jah li bobagens absurdas em revistas de audio.... Entao cuidado quando alguem diz que X toca melhor que Y, pq vc nao conhece o ouvido do cara. Eu conheco quem eu possa confiar jah (por exemplo o Silvio Sakata que escreve para a Car Stereo).

Esse esquema de puxar saida digital jah vi tocando faz um bom tempo. Funciona bem, porem muitas vezes eh mais barato (e da menos dor de cabeca) comprar um player bom por completo do que esse tipo de solucao.

Visto que puxar saida digital implica em perda do radio, vc soh vai ouvir cd... Tem muita gente que nao da importancia pra isso, mas naquele congestionamento quando vc quer saber que rota tomar para pegar menos transito, ou saber onde nao esta alagado ou coisa assim, o radio pode fazer MUITA falta.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lah.... Soh sei que comparando um 9255 da clarion com um dac-41 nakamichi, e o nakamichi tranquilamente toca melhor, e dizem que o alpine f1 toca melhor que o dac-41....

Tem que se tomar muito cuidado com os "audiofilos" de plantao que na verdade sao MeterMan (aqueles caras que pela curva do rta ou os parametros TS "adivinham" como o falante toca), ou audiotas que nao tem referencia e fazem analises esdruxulas.... E jah li bobagens absurdas em revistas de audio.... Entao cuidado quando alguem diz que X toca melhor que Y, pq vc nao conhece o ouvido do cara. Eu conheco quem eu possa confiar jah (por exemplo o Silvio Sakata que escreve para a Car Stereo).

Esse esquema de puxar saida digital jah vi tocando faz um bom tempo. Funciona bem, porem muitas vezes eh mais barato (e da menos dor de cabeca) comprar um player bom por completo do que esse tipo de solucao.

Visto que puxar saida digital implica em perda do radio, vc soh vai ouvir cd... Tem muita gente que nao da importancia pra isso, mas naquele congestionamento quando vc quer saber que rota tomar para pegar menos transito, ou saber onde nao esta alagado ou coisa assim, o radio pode fazer MUITA falta.

Bom, pra quem usa o PXA da alpine, tem entradas analógicas, que podem ser utilizadas para, por exemplo, o rádio... Mas eu nem curto rádio, Brasília quando tem engarrafamento é curto e o rádio nunca fala nada sobre ele... CBN é um saco e a Transamérica agora só toca música trash... e eu não tenho mais saco pra Nova Brasil FM, por melhor que seja a programação...

Compartilhar este post

Link para o post

hehe e a Antena 1 ?! heheh

Se vocÊ apertar o source do meu player vai fazer tssssshhh hehe sequer uma rádio programada...

Vamos fazer isso mais pra brincar mesmo. Mal tenho esperanças de que dê certo, mas vai ser engraçado se der ;)

Compartilhar este post

Link para o post

o problema eh a grana que vai num pxa da alpine pra ter + ou - a qualidade de um player alpine soh que com mais recursos...

se eu for fazer algo desse tipo, eh pra fazer um negocio que de trabalho em qualidade para o alpine F1, e deixar qualquer outro alpine no chinelo....

Compartilhar este post

Link para o post

Se vocÊ apertar o source do meu player vai fazer tssssshhh hehe sequer uma rádio programada...

Vamos fazer isso mais pra brincar mesmo. Mal tenho esperanças de que dê certo, mas vai ser engraçado se der ;)

Poxa... se der certo, a gente te inscreve na IASCA só pra vc ir com player COUGAR! kkkkkkkkk.

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa... se der certo, a gente te inscreve na IASCA só pra vc ir com player COUGAR! kkkkkkkkk.

:lol: :lol:

Muito legal a iniciativa!

Editado por Pb_las

Compartilhar este post

Link para o post
o problema eh a grana que vai num pxa da alpine pra ter + ou - a qualidade de um player alpine soh que com mais recursos...

se eu for fazer algo desse tipo, eh pra fazer um negocio que de trabalho em qualidade para o alpine F1, e deixar qualquer outro alpine no chinelo....

O dac do pxa é de (até) 24 bits e bem legal. Como vamos usá-lo somente, não será sub-utilizado. O dsp dele também é interessante e ainda é 5.1 hehe podemos brincar de dolby até, se der certo. Só equipamentos nacionais, pra continuar engraçado hehe (Já roubando a idéia inicial do Sandrão).

E como ele "tá na mão", o gasto vai ser simplesmente do cabo óptico e componentes mais sossegados.

É pela brincadeira, nem esperem que dê certo :D

E Pb_las hehehe até concordo contigo mas vamos parar por aí, senão o tópico vai por água abaixo.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
fala tiba! parabens pela iniciativa e boa sorte...

E ai pelotas, belezinha!? ;)

Falta iniciar ainda hehe mas valeu pelo incentivo!!

Como andam as coisas aí pelos pampas?!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, desculpe a ingenuidade, mas vcs saberiam dizer, se eu consigo ligar um dvd automotivo, no som original do marea 99, toca-fita, usando a saida do cd de mala q o rádio possui.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, desculpe a ingenuidade, mas vcs saberiam dizer, se eu consigo ligar um dvd automotivo, no som original do marea 99, toca-fita, usando a saida do cd de mala q o rádio possui.

possivelmente vc consiga, se conseguir a pinagem do cabo da disquteira, vc manda um sinal positivo pro player pra ele "pensar" que tem uma disqueteira e manda os sinais L e R pelo cabo da disqueteira.

alguns users com mais experiencia no marea podem lhe ajudar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma pesquisada pra ver se o seu player do Marea não usa a mesma interface da Pioneer, pois já vi alguns casos de marea que se usava disqueteira da Pioneer via cabo.

Compartilhar este post

Link para o post
impossivel nao é

mas provavelmente pelo custo nao vale a pena

Nem pelo trabalho. Mas, destacar uma saida RCA do pre amp do hu original é um grande passo...

Compartilhar este post

Link para o post
Nem pelo trabalho. Mas, destacar uma saida RCA do pre amp do hu original é um grande passo...

Definitivamente não é para leigos.

Mas, para os mais iniciados, não é nada de outro mundo

A vantagem de puxar uma saída analógica é poder injetar o sinal num linedriver. Você mantém toda funcionalidade do equipamento original e joga a qualidade de áudio lá pra cima.

De quebra, se o linedriver for feito sob medida, ainda dá para fazer multiplas entradas e saídas no e trabalhar individualmente cada uma(aplicar cortes, por ex), obtendo controle total do sistema.

Fora que as várias possibilidades de ir modelando o som de acordo com a necessidade e gosto pessoal de cada um, mediante algumas regulagens e alterações de componentes. E isso para cada par de saídas, se for o caso.

É sem dúvida a melhor opção.

Bem mais prático do que transformar o player em transporte e injetar o sinal digital num DAC externo.

Não perde o rádio, não perde o controle de volume, não perde as regulagens, não perde nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...