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Duke

Chepala

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Receita de Chepala

 

 

Para montar um chepala:

 

1-caixa seca opala 4cc com a luva do eixo piloto e parafuso de regulagem de altura de embreagem ( vc terá que retrabalhar o pedal de embreagem do chevette para aumentar o curso de acionamento da embreagem para não ter problemas com dificuldades de engates e para que o garfo não raspe no platô ).

 

2-rolamento eixo primário opala

 

3-garfo de embreagem opala com um retrabalho na ponta do mesmo para não raspar no túnel

 

4-colar embreagem opala

 

5-retrabalhar o eixo piloto do chevette para receber o rolamento do eixo promário do opala

 

6-amassar ou refazer o cárter

 

7-mudar as posições dos coxins de suporte do motor

 

8-colocar o radiador mais para frente, vai depender o ano do carro para se obter a melhor posição

 

9-amassar ou refazer o túnel do chevette na parte inferior lado motorista para que o garfo da embreagem não fique raspando

 

10-recortar um pedaço do bloco do motor e caixa seca para não pegar na barra de direção vai depender do ano do chevette

 

11-mudar o sistema de escapamento para o lado do motorista cruzando o carro até a saída original do chevete usando canos de 2 1/4'' ou 2 1/2'' com um flexível para não vibrar o escapamento

 

12-substituir as molas dianteiras do chevette pelo do opala 4cc cortando a mola até chegar a altura desejada

 

13-substituir as molas traseiras pela da marajó cortando até alcançar a altura desejada

 

14-CUIDADO: o escapamento sai entre a barra de direção e o bloco do motor isole a parte do sistema de freio do calor gerado pelo mesmo, ou isole o escapamento com Thermo-Tape

 

15-no sistema de alimentação, dê preferencia ao 3E santana

 

16-refaça a tubulação de combustível do chevette e instale uma bomba elétrica e um dosador Hp ou mantenha a bomba original e usando um dosador Hp para regular a pressão e obter o retorno do exesso de combustível para o tanque já que a bomba do opala gera uma pressão que é capaz de baixar a agulha da boia e afogar o motor ou fazer com que o carro faça 4km/l

 

17-procure utilizar o coletor de admissão dos opalas mais novos com base para 3E se não conseguir entre em contato comigo para obter um coletor feito.

 

18-se possível troque a engrenagem do comando de fibra por uma de alumínio usada no 6cc que é a mesma engrenagem.

 

19-o carro é muito leve para um motor de grande torque, sugiro que troque o comando por um 276 ou 264 hidráulico para que se obtenha maior potência em RPMs mais elevados

 

20-use sempre jogo de juntas SABÓ para motor a álcool e cuidado na instalação da graxeta.

 

21-use de preferencia o plato e disco do 6cc 5 machas com fresa do eixo piloto fina pois é a mesma do chevette ( tem duas versões de eixo piloto a de fresa grossa e fina )

 

22-Acredito que é só. O resto das peças é do chevette 5 machas, cambio, carda, diferencial, 4,11 ou 3,90( este que eu uso ).

Este motor é muito torcudo, dá para andar de 5ª a 40km/h que ele nem sente .

 

 

 

 

Fonte:Material retirado da Lista Chevetteiros-RJ

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é bem completa mesmo Macaw, nunca tinha visto uma tão detalhada.As vezes falta informações precisa sobre algumas adaptações.Essas informações que as vezes ajuda muita gente a fazer uma melhora no manquinho heeheh.

 

Colocarei agora parte de um e-mail tb da Lista do RJ.

Email respondido por Carlos Cosac

 

Segue + :

 

"1º O motor 4 cilindros trinca a longarina do chevette por causa do peso ou do torque?

 

Não, não trinca a longarina mas, vai começasr a trincar o encontro do paralama com a longarina do lado externo abaixo do dois parafusos que prendem a travessa ( agregado )

 

2º A dirigibilidade fica ruim por causa do peso do motor?

 

Para curvas fortes e frenagem fica, pois o chevette é muito leve na parte de trás, a transferência do centro de gravidade ficará deslocado para frente.

 

3º o diferencial aguenta o torque?

 

Os diferenciais se bem cuidados com rolamentos bons, coroa e pinhão sem folgas e planetária sem folgas aguentam. O recomendável é o uso do diferencial 3,90:1 para aproveitar o torque do motor de 18kgf a 2400rpm

 

4º Tem que mexer no túnel em que situação?

 

para que o garfo da embreagem não raspe no mesmo ( a caixa seca do opala é mais larga ) fazendo com que fique impossível debrear.

 

5º Tem que por reforço?

 

eu recomendo um reforço estrutural na base superior do amortecedor semelhante a uma barra anti-torção usada nos APs e FIAT uno Turbo.

 

6º A caixa de 4 marchas do opala também serve?

 

Eu nunca usei a caixa do opala, esta questão eu não sei lhe responder.

O meu chevas é ano 74,ele tá alinhado mais tá com sérios problemas de ferrugem no assoalho e nas colunas da portas.es estava pesquisando o preço de outros chevettes mais ele também tinham problemas parecidos, por isso estou pensando em restaurar o meu.

 

Como ele vai perder a originalidade da carroceria estou pensando em um projeto que mantenha a aparência original do carro porém com um elemento surpresa em baixo do capô

 

Eu estou em dúvida entre chepala 151 ou AP. :

 

( No meu eu uso AP mas me arrempedi de certa forma depois de ver o motor do meu irmão no chevette dele Vectra/Astra 8V MPFi, coube como uma luva nem parece adaptado ). vou enviar uma foto quando colocamos o motor. "

 

 

chevastra7fm.th.jpg

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Puts Duke... totalmente d+ essas dicas.. fala tudo!!

ate onde tem q cortar e "colar"

 

ta de parabens!!

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Realmente o Cosac tá de parabéns eheheh, se eu não me engano é de Brasilia e tem preparadora.

O cara manja muito de chevette.

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Eu sou fã dos chevetes, principalmente daqueles G1 e G2. Carrinho gostoso d+ de dirigir, imagino eu um motor machão empurrando eles como deve ser ehehehe.

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?!?!?! Corpo de Borboleta?? injeção nele?!?

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?!?!?! Corpo de Borboleta?? injeção nele?!?

Pode apostar que sim :P

 

 

Bem mais completa que a do chevette rs mesmo duke

Show de bola

Já que o irmão dele tem um com gm 2.0, ve com ele se ele não faz um passo a passo desses pra adaptar o 2.0

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Pode apostar que sim :P

 

 

Bem mais completa que a do chevette rs mesmo duke

Show de bola

Já que o irmão dele tem um com gm 2.0, ve com ele se ele não faz um passo a passo desses pra adaptar o 2.0

Ele ficou de mostrar o esquema do motor de Astra.

Assim que tiver novidades eu posto aqui.

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Ae galera!!!

sou novo aqui na lista...

tenho um chevette 90 1.6/s estou querendo montar um chepala, achei show essas dicas...

apenas uma dúvida...

vcs tem idéia do custo aproximado para fazer esta adaptação? custo do motor e outros componentes, mão de obra, etc...

 

Valeu!!!

 

CAPOVILA []-[]

São Bernardo do Campo - SP

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tenho um chevette 90 1.6/s estou querendo montar um chepala, achei show essas dicas...

apenas uma dúvida...

vcs tem idéia do custo aproximado para fazer esta adaptação? custo do motor e outros componentes, mão de obra, etc...

 

Valeu!!!

 

CAPOVILA []-[]

São Bernardo do Campo - SP

Opa as melhores solucções , saum pelo motor AP ou entaum o GM familia II , vale mto mais apensa q por um motor de opala 4 ou 6 cilindros..... :legal::mac1

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Ae galera!!!

sou novo aqui na lista...

tenho um chevette 90 1.6/s estou querendo montar um chepala, achei show essas dicas...

apenas uma dúvida...

vcs tem idéia do custo aproximado para fazer esta adaptação? custo do motor e outros componentes, mão de obra, etc...

 

Valeu!!!

 

CAPOVILA  []-[]

São Bernardo do Campo - SP

Opa as melhores solucções , saum pelo motor AP ou entaum o GM familia II , vale mto mais apensa q por um motor de opala 4 ou 6 cilindros..... :legal::mac1

Eu já ví um Tuba com motor 1.6 do Corsa, turbinado, tava vindo 210cv e o peso bate +ou- com o pdo motor original do Chevas... ;)

 

4cc de Opala é coisa do passado, a única vantagem é ser barato... pasmafaute

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Chette fica bom com ap!

Discordo...

 

chevett eh bom com C20XE

rende bem mais q AP

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sou novo aqui na lista...

tenho um chevette 90 1.6/s estou querendo montar um chepala, achei show essas dicas...

apenas uma dúvida...

vcs tem idéia do custo aproximado para fazer esta adaptação? custo do motor e outros componentes, mão de obra, etc...

 

Valeu!!!

 

CAPOVILA  []-[]

São Bernardo do Campo - SP

Opa as melhores solucções , saum pelo motor AP ou entaum o GM familia II , vale mto mais apensa q por um motor de opala 4 ou 6 cilindros..... :legal::mac1

Eu já ví um Tuba com motor 1.6 do Corsa, turbinado, tava vindo 210cv e o peso bate +ou- com o pdo motor original do Chevas... ;)

 

4cc de Opala é coisa do passado, a única vantagem é ser barato... pasmafaute

Não tem foto desse Chevas?

 

Sinceramente eu não acho vantagem essa adaptação.

 

Querendo ou não o cara gasta com a adaptação.Flange, coxin, injeção,sistema de arrefecimento e etc para ganhar 10 cavalos.

Motor do chevas a alcool tem 82 cv.

Um 1.6 de corsa tem 92 cv, tá certo que é na gasosa.

 

Pra fazer o motor do Corsa deixar de ser "manco" dai tu já tem que partir pra uma preparação(seja aspro ou turbo) .. la se vai mais $$$$ pra mexer em um motor de baixa litragem.

 

Partindo de 2 litros da GM tu no mínimo já sai dos 110 cv.

Umas aspirada de "leve" tu chega aos 150 cv tranquilamente.

 

 

Resumindo, motor de litragem maior ,pra mim, o cara consegue uma faixa maior de preparaçãO.Ou consegue chegar em uma determinada "cavalagem" com bem menos esforço do que um de litragem menor.

Claro que comparando motores de idade iguais(projeto).

 

Se tiver foto do chevas posta aí

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vcs tem idéia do custo aproximado para fazer esta adaptação? custo do motor e outros componentes, mão de obra, etc...

 

Valeu!!!

 

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Eu já ví um Tuba com motor 1.6 do Corsa, turbinado, tava vindo 210cv e o peso bate +ou- com o pdo motor original do Chevas... ;)

 

4cc de Opala é coisa do passado, a única vantagem é ser barato... pasmafaute

Não tem foto desse Chevas?

 

Sinceramente eu não acho vantagem essa adaptação.

 

Querendo ou não o cara gasta com a adaptação.Flange, coxin, injeção,sistema de arrefecimento e etc para ganhar 10 cavalos.

Motor do chevas a alcool tem 82 cv.

Um 1.6 de corsa tem 92 cv, tá certo que é na gasosa.

 

Pra fazer o motor do Corsa deixar de ser "manco" dai tu já tem que partir pra uma preparação(seja aspro ou turbo) .. la se vai mais $$$$ pra mexer em um motor de baixa litragem.

 

Partindo de 2 litros da GM tu no mínimo já sai dos 110 cv.

Umas aspirada de "leve" tu chega aos 150 cv tranquilamente.

 

 

Resumindo, motor de litragem maior ,pra mim, o cara consegue uma faixa maior de preparaçãO.Ou consegue chegar em uma determinada "cavalagem" com bem menos esforço do que um de litragem menor.

Claro que comparando motores de idade iguais(projeto).

 

Se tiver foto do chevas posta aí

O Motor 1.4 do Tuba tem 68 cv, o do Corsa tem cerca de 98 cv e tem a vantegm de ser mais moderno e injetado, sendo que rende bem mais com pouca preparação, sem contar o quesito confiabilidade que um motor injetado passa... ;)

 

Como já disse, a mecânica 4 cilindros do opala não deixa de ser vantajosa, mas apenas em relação a custos...

 

Se bobear da pra conseguir até um 2.4 de S10 em desmanche, esse motor com uma preparação aspirada leve já vai lá para os seu 160cv.

 

Hoje existem N opções para o Chevas... ;)

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Hehe Chevette é o carro pra fazer brincadeiras.. Meu pai teve 2 Chepalas, sendo um 4 cilindros (151) que era excelente, perfeito, e um 6 cilindros (250) que era uma bosta. Segundo ele, o 6 cilindros não fica legal, muito pesado e muito adaptado. Horrível pra freiar e fazer curvas..

O 4 é bem melhor, se bem que melhor que isso só colocando um 2.0 Mpfi de Kadett, Vectra ou Astra.. Deve ficar perfeito!

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Eu já ví um Tuba com motor 1.6 do Corsa, turbinado, tava vindo 210cv e o peso bate +ou- com o pdo motor original do Chevas... ;)

 

4cc de Opala é coisa do passado, a única vantagem é ser barato... pasmafaute

Fica legal um 1.6, mas assim como o Duke, também sou a favor do 2.0 8v

Tu tem bem mais peças pra mexer, kits prontos pra adaptação (nunca vi kit de adaptação do 1.6), manutenção mais barata, e o preço do motor é quase igual, e tem bem mais torque (um 2.0 flex tem quase 20kgfm de torque)

Fora que se falando de pesos do motor, um 2.0 8v não chega a pesar 10kg a mais que um 1.6 de chevas

 

Meus 2 cents

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Discordo...

 

chevett eh bom com C20XE

rende bem mais q AP

Discordo.

Com o motor da Enzo é que fica bom!

:rolleyes:

 

Vamo com calma nas comparações né.

 

Eu sou 100% a favor de Chevas c/ AP.

É o jeito mais barato de ter um Chevas forte de verdade.

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sou novo aqui na lista...

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apenas uma dúvida...

vcs tem idéia do custo aproximado para fazer esta adaptação? custo do motor e outros componentes, mão de obra, etc...

 

Valeu!!!

 

CAPOVILA  []-[]

São Bernardo do Campo - SP

Opa as melhores solucções , saum pelo motor AP ou entaum o GM familia II , vale mto mais apensa q por um motor de opala 4 ou 6 cilindros..... :legal::mac1

Eu já ví um Tuba com motor 1.6 do Corsa, turbinado, tava vindo 210cv e o peso bate +ou- com o pdo motor original do Chevas... ;)

 

4cc de Opala é coisa do passado, a única vantagem é ser barato... pasmafaute

Ambos não são o mesmo velho Família I???

 

Pelo menos o 1.4 do corsa é herdado do chevette. Talvez com modificações em bloco e comando, mas basicamente o mesmo motor.

 

Se fosse pra mexer num chevas, eu iria de família II. Dá pra pegar um família II e meter pistão/biela/vira do 2.4 numa boa, afinal o bloco é o mesmo. Fica beeeem torcudo, mas não é um motor girador.

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Ambos não são o mesmo velho Família I???

 

Pelo menos o 1.4 do corsa é herdado do chevette. Talvez com modificações em bloco e comando, mas basicamente o mesmo motor.

 

Se fosse pra mexer num chevas, eu iria de família II. Dá pra pegar um família II e meter pistão/biela/vira do 2.4 numa boa, afinal o bloco é o mesmo. Fica beeeem torcudo, mas não é um motor girador.

Não é família I não, pode até ser herdado, mas não acredito que tenham algo haver, tudo é diferente

 

E sobre transformar pra 2.4, somente usando bloco e bielas de 2.2 ou 2.4 mesmo, pois tem diferença de altura do bloco e as bielas são 5mm mais compridas

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Ambos não são o mesmo velho Família I???

 

Pelo menos o 1.4 do corsa é herdado do chevette. Talvez com modificações em bloco e comando, mas basicamente o mesmo motor.

 

Se fosse pra mexer num chevas, eu iria de família II. Dá pra pegar um família II e meter pistão/biela/vira do 2.4 numa boa, afinal o bloco é o mesmo. Fica beeeem torcudo, mas não é um motor girador.

Não é família I não, pode até ser herdado, mas não acredito que tenham algo haver, tudo é diferente

 

E sobre transformar pra 2.4, somente usando bloco e bielas de 2.2 ou 2.4 mesmo, pois tem diferença de altura do bloco e as bielas são 5mm mais compridas

Pow, um conhecido meu passou o kadett dele pra 2.4 sem trocar o bloco. O mecânico garantiu que o bloco é o mesmo na família II, mesmo pros 2.4.

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Pow, um conhecido meu passou o kadett dele pra 2.4 sem trocar o bloco. O mecânico garantiu que o bloco é o mesmo na família II, mesmo pros 2.4.

Talvez usou as bielas originais, mas mesmo assim acho difícil, pois pelo que vi de fotos o bloco de 2.2/2.4 é bem maior do que 5mm, até por que tem diferença de altura no pino do 2.0 pro 2.2, no 2.2 é mais perto da saia e no 2.0 mais perto da cabeça

Teria que usar apenas o vira e pistões sob medida com o pino bem deslocado, ou bielas menores com os pistões originais

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Se fosse pra mexer num chevas, eu iria de família II. Dá pra pegar um família II e meter pistão/biela/vira do 2.4 numa boa, afinal o bloco é o mesmo. Fica beeeem torcudo, mas não é um motor girador.

Pro chevas , q eh um carro leve , eh bem melhor um motor girador , q um torcudo..........neste caso o 2.0 eh a melhor pedida sem duvidas!!!! :mac1

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