Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dante

Espuma forrando a caixa

Recommended Posts

varias caixas prontas vem com uma espuma revestindo-as por dentro

qual a utilidade ???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Serve para absorver as ondas estacionárias e tbm para amortecer a caixa, deixar o falante com as pancadas mais macias, bom eu acho!

Compartilhar este post

Link para o post

Em princípio, serve para corrigir um defeito da caixa...

falante irá trabalhar mais "quente"!

como user de cima disse, serve para amortecer mais o falantes... seria como vc tivesse aumentando a litragem da caixa!

Compartilhar este post

Link para o post

entao seria uma otima opcao para quem nao tem muito espaco... diminuir o caixa e por espuma....

tem alguma relaçaão entre quantidade de espuma e "litragem a mais"?

Compartilhar este post

Link para o post

por favor , se eu estiver errado me corrijam , mas como se forma ondas estacionarias dentro de uma caicha de grave de proporçoes normais para interiores de carros e que normalmente tocam como frequencia mais alta 100hertz +- , se pra se formar ondas estacionaras tem que haver paredes paralelas que tenham entre elas pelo menos a medida de meia onda que no caso de 100 hertz fica ria na faixa de 175centimetros ,,,, sem contar que quanto mais baixa for a frequencia maior ela e ?

Compartilhar este post

Link para o post
por favor , se eu estiver errado me corrijam , mas como se forma ondas estacionarias dentro de uma caicha de grave de proporçoes normais para interiores de carros e que normalmente tocam como frequencia mais alta 100hertz +- , se pra se formar ondas estacionaras tem que haver paredes paralelas que tenham entre elas pelo menos a medida de meia onda que no caso de 100 hertz fica ria na faixa de 175centimetros ,,,, sem contar que quanto mais baixa for a frequencia maior ela e ?

Me explica direito isso?? Nao entendi o q vc quis dizer?? Quer dizer q é dificil a formação de ondas estacionarias numa caixa de som, mesmo se ela for retangular? (tiver angulos iguais e tals)

Compartilhar este post

Link para o post

é pelo que pude perceber, quando coloquei espuma (de colchão) dentro de minhas caixas em casa (woffers 12") o som ficou mais redondo, o grave em vez de bum ficou buuuummmmm tipo o de sub.... achei que ficou melhor, gostei, o negócio é esperimentar, espuma é baratinha... só não gostei do "acrilon" comprei espuma mesmo.....

Compartilhar este post

Link para o post

a espuma pode gerar perda de spl, ao menos foi minha experiencia.... se da de verdade ou nao, é outra coisa :P

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Pessoal!

Colocar material absorvente dentro de caixa de som se justifica quando se faz caixa tipo 2 ou tres vias, quando woofers e ainda eventualmente médios (caixa separada) vão tocar além de 150hz, e isso com materiais recomendados; uso e recomendo o edredom do tipo q se faz cobertas, de 4cm de espessura; tenho amigos que preferem a lã de vidro, q abomino em função da poeira q solta e q pode ser facilmente absorvida via respiração, além do manuseio difícil;

Ele jura q a lã de vidro dá melhor timbre, mas não vou pagar pra ver pelo acima exposto; nos USA usam a lã de ovelha desfiada nas TLs, com receita própria de quantidade; no mercado nacional alguns fabricantes/autores recomendam uma manta de feltro de algodão; para saber a quantidade de material cabe a cada um um aprofundamente no estudo, além de testes onde poderão melhor perceber as diferenças;

Colocar esses materiais fono-absorventes buscam minimizar as reflexões remanescentes, após ea devida atenção para a geometria da caixa, além de elaborados crossovers, e assim o efeito será o de também diminuir os picos e vales por elas (reflexões) causados, o q pode significar para alguns diminuir o spl e para outros sensível melhora na resposta de frequência, portanto mais agradável ao ouvido exigente;

No mercado temos o material de espuma chamado Sonex, mais usado em estúdios de rádio e de gravação, ajudando na correção de maus projetos acústicos na geometria da sala.

Colocar material fono-absorvente em caixas de sub é considerado dispensável por diversos projetistas, talvez pelo grande comprimento de onda das frequências q nela tocam; mais atenção para a geometria da caixa, bem como sua rigidez, certamente darão mais resultados;

Deixo o uso de material fono-absorvente para som residencial, e para PA, onde ao meu ver mais se justifica;

Em uso automotivo, para utilização como sub, onde o corte superior se dá no máximo em 150hz não vejo justificativa para seu uso, uma vez que os ruídos ambientes são superiores; a partir daí nas caixas para médio-grave acima é condição;

Saudações,

Paulo Duto.

ESSE E O CARA OU O AMIGO DELE???

HEHEHEHEHEHE....

BELA EXPLICACAO.

ABRACO.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Pessoal!

Colocar material absorvente dentro de caixa de som se justifica quando se faz caixa tipo 2 ou tres vias, quando woofers e ainda eventualmente médios (caixa separada) vão tocar além de 150hz, e isso com materiais recomendados; uso e recomendo o edredom do tipo q se faz cobertas, de 4cm de espessura; tenho amigos que preferem a lã de vidro, q abomino em função da poeira q solta e q pode ser facilmente absorvida via respiração, além do manuseio difícil;

Ele jura q a lã de vidro dá melhor timbre, mas não vou pagar pra ver pelo acima exposto; nos USA usam a lã de ovelha desfiada nas TLs, com receita própria de quantidade; no mercado nacional alguns fabricantes/autores recomendam uma manta de feltro de algodão; para saber a quantidade de material cabe a cada um um aprofundamente no estudo, além de testes onde poderão melhor perceber as diferenças;

Colocar esses materiais fono-absorventes buscam minimizar as reflexões remanescentes, após ea devida atenção para a geometria da caixa, além de elaborados crossovers, e assim o efeito será o de também diminuir os picos e vales por elas (reflexões) causados, o q pode significar para alguns diminuir o spl e para outros sensível melhora na resposta de frequência, portanto mais agradável ao ouvido exigente;

No mercado temos o material de espuma chamado Sonex, mais usado em estúdios de rádio e de gravação, ajudando na correção de maus projetos acústicos na geometria da sala.

Colocar material fono-absorvente em caixas de sub é considerado dispensável por diversos projetistas, talvez pelo grande comprimento de onda das frequências q nela tocam; mais atenção para a geometria da caixa, bem como sua rigidez, certamente darão mais resultados;

Deixo o uso de material fono-absorvente para som residencial, e para PA, onde ao meu ver mais se justifica;

Em uso automotivo, para utilização como sub, onde o corte superior se dá no máximo em 150hz não vejo justificativa para seu uso, uma vez que os ruídos ambientes são superiores; a partir daí nas caixas para médio-grave acima é condição;

Saudações,

Paulo Duto.

Paulo, mas lã de vidro e Acrilon (provavelmente o q vc usa... é o q costuma preencher edredons) tem densidades diferentes, assim como o sonex. Sonex só se usa, únicamente, em estúdios de voz... ela tem uma faixa de atuação nos médios, por isto se usa tanto nos estúdios e em escritórios e salas comerciais onde existem muitas pessoas falando.

Dependendo do efeito desejado, a lã de vidro vai ser mais indicada, ou ainda a batida de pedra, feltro betumado (que eu acredito ter densidade próxima à lã de vidro). Eu tô usando plumante na TL, que tem densidade baixíssima (um saco com 2 kg deve ter próximo de 100L de capacidade fácil fácil). Experimentei lã de vidro no começo da linha, e perdi MUITO... a caixa não desce tanto como antigamente, a perda foi notória.

Pra caixas pequenas, como pezinhos, é interessante testar algum material pra matar algum pico chatinho. Pra sub, eu não vejo utilidade. Até mando todo mundo tirar, já que muita caixa "pre-made" vem com espuma só pra parecer mais legal que as outras. Mas já vi gente melhorando muito o desempenho usando material fono. Inclusive o Ricardo aqui do fórum um dia desmontou o door pod dele pra dar uma geral, e puxou um tufo de acrilon... minha primeira reação foi dizer "tira isso daí". Mas ele explicou que sem, o kit não desce. E olha q o midbass dele é um subwoofer por excelência... tem até bobina de 4". :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Li tudo e fiquei na dúvida...

É bom ou não é? Depende tanto do caso e do sub?? No caso de um sub em caixa lateral, vale a pena? (pelo formato da caixa)

Edit: minha caixa não é pra SPL, estou postando aqui porque é onde o tópico está...

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Kleberlpa!

Thiele nos diz que sistemas ventados propriamente alinhados não requerem preenchimento ou cobertura das paredes da caixa para tornar a resposta mais suave (smooth);

Já Bullock diz que de fato colocar material fono-absorvente no interior da caixa de som tende a deprimir, diminuir a reprodução das frequências baixas e afetar a função do duto, confirmações que teve com suas experiências, tipo a relatada em seu livro Bullock on Boxes, quando executou projetos com falantes KEF, falantes cruzados em 150hz, quando não notou diferença, sendo a resposta igual com e sem material colocado nas paredes somente; assim com crossover nessa faixa de frequência as paredes não vão ser excitadas pelas frequências acima desse 150hz, as quais são responsáveis pelas ressonâncias dos paineis, não criando as ondas estacionárias;

Já para outros onde o corte subiu para 3khz, diz ele, que para sistemas assim necessita colocar material para absorver a radiação traseira do falante e eventuais ondas estacionárias, esclarecendo ainda q este material deva ser colocado somente junto as paredes, exceto a do falante, com espessura entre 1/2 e 1"; nesse sistema cruzado em 3khz notou o efeito de diminuir a aspereza do som, originária da radiação traseira do falante; coloca ele ainda que não tem sugestões de qual material é mais efetivo e que ele usa a fibra de poliester que tinha a mão;

a idéia é a de usar material relativamente transparente para as frequências baixas, mas opaco para as mais altas;

Já nas TL, B.J.Weeb recomendava somente usar fibra de lã natural, devidamente desfiada, não recomendando materiais substitutos, colocando q os espaços de ar entre as fibras é vital, dando a receita de colocar entre 6 e 8 "oz" por ft3, além de técnicas para mantê-las no lugar com o passar do tempo...

O objetivo desse tipo de contrução e colocação de material absorvente é o de absorver a radiação traseira do falante completamente. Talvez fosse interessante um aprofundamento seu no que os inventores ingleses das TLs buscavam com esse projeto;

Nos pezinhos, pico chatinho, além de material fono absorvente, eletrônica nele, se valer a pena; senão substitui por outro melhor; acho q não é o kit que desce, mas o material que ajuda a diminuir o pico chatinho;

Sonex tem a propriedade de diminuir sensivelmente as reflexões das paredes, e assim diminuir as ondas estacionárias, portanto melhorando a inteligibilidade; isso devido a maior absorção a medida q a frequência sobe; mas não devemos nos esquecer q em acústica não basta isso e sim temos que obter níveis de RT60 apropriados a finalidade de uso da sala;

No geral acho q falamos a mesma lingua.

Saudações,

Paulo Duto.

Na TL me recomendaram usar a lã (aquela de tricô) cortada em grandes tamanhos, e desfiada... o problema é o preço, pra uma caixa inicialmente experimental. Por isto fui de plumante, mas pra frente quero tentar a substituição, mesmo tendo alterações profundas no som final da caixa... é um risco.

O problema da eletrônica na correção da resposta são os desvios de fase entre os múltiplos filtros bandpass de um crossover... eu particularmente prefiro trabalhar com tudo em flat, como hoje uso. Mas com certeza, é um artifício importante.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...