Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

shark

AJUDA PARA CONSTRUIR UM CROSS PASSIVO !!!!

Recommended Posts

Eae rapaziada.. alguem da um Help ai pra mim por favor.. seguinte.. vou usar um kit bravox CS60B + Full Range FosteR (nao é Fostex) bom vamos la.. o full responde de 200hz----16k (segundo testes).

a ideia foi essa... corte do mid em 400hz ---- full trabalhando de 400hz ate 16k ----- corte do Tweeter em 16k

como fazer esse cross ? o que eu preciso comprar ? que tamanho ? modelo ? marca ? enfim.. ajuda ai galera.. valeuuuu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eae rapaziada.. alguem da um Help ai pra mim por favor.. seguinte.. vou usar um kit bravox CS60B + Full Range FosteR (nao é Fostex) bom vamos la.. o full responde de 200hz----16k (segundo testes).

a ideia foi essa... corte do mid em 400hz ---- full trabalahando de 400hz ate 16k ----- corte do Tweeter em 16k

como fazer esse cross ? o que eu preciso comprar ? que tamanho ? modelo ? marca ? enfim.. ajuda ai galera.. valeuuuu!

Neopoint não sobe assim não... A não ser q com zobel ele mude muito.

Acho que o ideal é partir pra um projetinho que eu tinha em mente (e talvez ainda dê prosseguimento). Tweeter piezo.

Abre o tw, tira o trafo interno, e faz todo o circuito de correção (atenuação, e roll off inferior e superior) externamente. Como o dito vai reponder apenas de 16k pra cima, o timbre deve ficar bem correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Então TOMA!

Um exemplo de divisor completo, com atenuação (para casar com o woofer) e queda nas altas extremas (para eliminar o som ardido): Ponha um capacitor de pequeno valor diretamente em série com o tweeter para atenuar seu nivel, e um resistor para o devido roll-off. Tudo isso após o divisor.

cross8tc.gif

O valor do primeiro capacitor (HPF) deve ser escolhido de acordo com a freq de corte (fc) desejada. O segundo capacitor (atenuador) deve ter o mesmo valor da capacitância do tweeter, se quisermos uma atenuação de 6dB. Os capacitores são de poliéster metalizado (MKT), 100 ou 250V.

O segundo resistor (roll-off) será definido por meio de testes auditivos, geralmente ficando entre 33 e 47 ohms. A dissipação de potência dos resistores poderá ser de 10W.

Ah, voce não disse que piezo está usando, então tomei como referência o tipo mais simples (apenas o elemento transdutor), como uns modelos importados utilizados em automóveis, com os quais fiz experiências.

Mas saiba que alguns LeSon já possuem um capacitor interno (geralmente de 3,3uF) e uma bobina, formando um divisor LC. Outros tem dentro um pequeno transformador step-up, elevando sua sensibilidade. O TLC-1, por exemplo (o pioneiro) apresenta-se como um capacitor de 70nF em série com um indutor de 7.4mH, com um total de perdas de 100 ohms.

Peguei isso aqui: http://paginas.terra.com.br/educacao/audio...xa_fal_comp.htm

A mensagem é do Edu Silva. Descreve bem o processo. E aí, vai encarar? Como os tws custam baratos (aquele pequeno da Le-son custa uns 30 reais) dá pra tentar sem prejuízos.

Compartilhar este post

Link para o post
Até quanto vai um neo kleber?

passaram ele no RTA sem corte pra teste já?

Nem idéia... mas não vai mto longe não. Com as mods, consegui dinâmica, mas o pico chato e irritante tá lá ainda, e ele continua sem subir muito. Falta brilhos nos pratos, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem idéia... mas não vai mto longe não. Com as mods, consegui dinâmica, mas o pico chato e irritante tá lá ainda, e ele continua sem subir muito. Falta brilhos nos pratos, por exemplo.

Testou um zobel, ou notch?

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente vc vai precisar de:

8 indutores

8 bancos de capacitores

E talvez um atenuador pra casar sensibilidade.

Pras medidas exatas, vai depender muito do alinhamento que vc pretende utilizar.

Chutando um pouco, acho que vc gastaria algo em torno de R$ 150 em cobre pros indutores, uns R$ 80 pros capacitores, fora a mão-de-obra, conectores e a placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for de 2ª ordem, precisaria de um pro tweeter, dois pro full (passa banda) e um pro mid. Isso só pra um canal.

Compartilhar este post

Link para o post
Se for de 2ª ordem, precisaria de um pro tweeter, dois pro full (passa banda) e um pro mid. Isso só pra um canal.

Faz um pro mid (LP), um pro full (HP) e deixa ir até onde aguentar... passa no RTA e faz um corte 6dB pro tw (HP).

Dependendo do mid, nem precisa de corte. Só um HP ativo pelo player pra tudo já resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Testou um zobel, ou notch?

Não... vou comprar as paradas hoje. Amanhã eu testo...

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma opinião.

Acho que tem falante demais. Acho que seria melhor pegar falantes que tocassem mais freqüências. Cross passivo não é algo muito barato.

Edit. Qual é esse full foster?

Compartilhar este post

Link para o post

falante demais ? mid + tw + full... normal !

cara a historia do full nao sei hehe so sei que peguei ai com um cara e ele toca bem..

Compartilhar este post

Link para o post
falante demais ? mid + tw + full... normal !

cara a historia do full nao sei hehe so sei que peguei ai com um cara e ele toca bem..

To com um parzinho desses tb... :P

Nunca se sabe né... é sempre bom ter esses falantinhos guardados...

Compartilhar este post

Link para o post

hahahaha ainda mais com tais caracteristicas ne.. valente o chaveirinho.. ops.. full range

Compartilhar este post

Link para o post
hahahaha ainda mais com tais caracteristicas ne.. valente o chaveirinho.. ops.. full range

Eu ví um full da foster sendo vendido por 2 reais e 50 centavos na santa ifigênia. O troço tem 1 polegada e excursiona consideravelmente para um full de 1 polegada. Até hoje não testei ele.

Na minha cabeça tem muito falante, pq full deveria tocar até 20K, mas isso não acontece com muita freqüência.

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente.. esse mesmo.. hehe..esse full apartir de 16k nao responde mais

Compartilhar este post

Link para o post
exatamente.. esse mesmo.. hehe..esse full apartir de 16k nao responde mais

E a qualidade dele? O que achou?

Acho que o full poderia descer mais viu. Ele excursiona bastante, deve aguentar uns 250 hz de boa.

Já que vai usar tweeter, não tem necessidade do full subir muito (quanto mais descer, menos sobe).

Eu faria mid de até 250hz. Full de 250 hz até 12K e tweeter de 12K para cima (procuraria um tweeter de alumínio). Claro que seria bom testar e ver como é o timbre do full em 250 hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentaria utilizar um full desse e mais um tweeter Leson TNb01 com HP de 12kHz ou mais. Esses Leson chegam gerar ultrasom, uma vez montei oscilador de 30Khz e quando liguei o Leson nele eu leveis os cães daqui de casa a loucura ahushaushuasuha. Engraçado que mesmo nos não poder ouvir fazia mal pro ouvido chegava a doer. Imagino o resultado nos pobres cães ehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

e o timbre do leson..... se nem os cachorros aguentaram, imagine nos.... aehueahueahuaehu

Compartilhar este post

Link para o post
E a qualidade dele? O que achou?

Acho que o full poderia descer mais viu. Ele excursiona bastante, deve aguentar uns 250 hz de boa.

Já que vai usar tweeter, não tem necessidade do full subir muito (quanto mais descer, menos sobe).

Eu faria mid de até 250hz. Full de 250 hz até 12K e tweeter de 12K para cima (procuraria um tweeter de alumínio). Claro que seria bom testar e ver como é o timbre do full em 250 hz.

cara eu pensei nisso tbem.. so que ele e muito pequeno ne cara.. a excursao dele me assusta.. nao pode abusar muito dele..nao é que nem um samsung ou um fostex que ja sao maiores e tal.. tem que ter um certo cuidado com esse.. por isso vou usar um corte mais alto para que nao tenha perigo de queima

Compartilhar este post

Link para o post
e o timbre do leson..... se nem os cachorros aguentaram, imagine nos.... aehueahueahuaehu

O problema do timbre dele é causado pelo tipo de carga que ele representa... é uma carga capacitiva, não é indutiva, logo, qto maior a frequência, mais a impedância baixa, aí mais sensível ele vai ficando... tirando o trafo interno, vc consegue contolar até onde ele vai subir, melhorando muito o timbre. Pra responder entre 16 e 20KHz, timbre não vai ser muito problema Não.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...