Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

benvenuti

BOOM BOOM... PUFT! PARTE II

Recommended Posts

Postado em

Ae galera... Foi com muita alegria que o André da Dutishop mandou o módulo por sedex sem querer. Resultado, pude montar o som ontem ao invés de daqui há uma semana... :P

Daí montei tudo, meio que provisoriamente até chegar os cabos adequados, saí por aí com a galera e tal... O som ficou muito bom, com P.One com UXPD2... Sei que lá pelas tantas, quando liguei o som vi que o sub tava horrível!!!

Tipo, hoje fazendo uns testes, acontece o seguinte. Vou aumentando o volume, o som quase não sai, daí chega em certo volume no player que o som sai de uma vez no sub, só que um barulho feio que só, que trepidando, sei lá...

Isso é bobina batida é?

Liguei as bobinas separadamente, deu zuada de qualquer jeito.

Outra coisa que percebi hoje é que o cone não está preso a bobina (se é que estou dando nome correto a estas partes)... Tipo, empurro o falante pra baixo, quando empurro pra cima da um estalo, que é porque ele tá solto...

No módulo eu tava usando o seguinte:

Ganho tava alto, uns 2V... Bass Boost tava tipo uns 15 ou 20%... Bass no player +3.

E o volume bem... Eu tava ouvindo alto né!

Será que foi cupa minha?

O que vocês acham que aconteceu com o falante!?

Supostamente não era pra aguentar!?

De qualquer jeito tá na garantia, inda bem... Só que agora tou com medo de aumentar o volume.

Postado em

Muito provável que a bobina descolou devido ao excesso de temperatura causado pela distorção. Já foi falado várias vezes aqui no fórum que esse tipo de regulagem acaba com o sub e que cabo mal dimensionados pode botar fogo no carro, mas parece que tem gente que não liga...

Postado em
Muito provável que a bobina descolou devido ao excesso de temperatura causado pela distorção. Já foi falado várias vezes aqui no fórum que esse tipo de regulagem acaba com o sub e que cabo mal dimensionados pode botar fogo no carro, mas parece que tem gente que não liga...

Humm....

Qual a regulagem correta então!?

Aparentemente não havia distorção... Tava tocando forte mas acho que sem excesso.

Acho que a loja vai trocar na boa, mas por curiosidade, bobina descolada tem conserto!?

Postado em
Já eh a terceira vez que vejo neguim dizendo que queimou isso ou aquilo com p.one... Estranho??

Não é estranho não, papão é que nem o PONE. Como diria o Sandro, cai bastante em mão de joselito!

Postado em

Eu já toquei 2h 2 revenge de 12'' com seus teoricos 125w rms tocados pela bridge do pone em cada um e nada de cheiro, nem queimado, e olhe que tava abusando mesmo, o pessoal nao regula direito, quer tirar leite de pedra ai da nisso

Postado em
Eu já toquei 2h 2 revenge de 12'' com seus teoricos 125w rms tocados pela bridge do pone em cada um e nada de cheiro, nem queimado, e olhe que tava abusando mesmo, o pessoal nao regula direito, quer tirar leite de pedra ai da nisso

Você mandou 360W pra cada falante de 125W...

Certo... e o meu queimou porqueee???

Não fez cheiro de queimado nem nada não, só descolou bobina, sei lá.

Tem alguma página aqui no fórum que ensina a fazer estas santas regulagens mais precisamente!??

Independente de qualquer coisa, eu não tava abusando tanto, não acham? Como eu disse, bass boost bem pouco uns 15% , ganho em 70% (aprox 2V)... Tava usando o xover do amp, em low...

O volume logo antes tava alto sem distorção...

E como que eu sei se o sub tá com distorção ou não!?

Po, ajuda ae eu não quero queimar outro sub! :banghead

Postado em

1) Distorção não queima de uma hora pra outra... Você pode muito bem estar escutando um som distorcido, sem queimar, durante horas... e queimar... mas ele não queimou do nada.

2) Você pode achar alguns motivos fracos para gerar a distorção... mas soma a de um, com a de outro, com de outro... enfim, vários juntos... tá aí o resultado. Esses +3 no bass do player, com um pouco do ganho à mais, somando ao bass-boost, e ainda à própria música (que às vezes pode vir distorcida por sí só)... taí...

3) Já rodei um bom tempo com um Ice em 8ohms para um Upgrade 12" 4+4... sabia do limite do sub... um dia (bêbado) passei do limite no volume... queimei a criança. Voltou outro igual... continuei ele no Ice (1500)... e agora ele está no 895 (490w @ 14.4V). O bilau se assustou como a suspensão estava molinha molinha... :lol:

4) Saber escutar distorção em sub... é bem difícil... Quando você passa a escutá-la... o valor pode já estar maior que 10% de THD. Bem, escute... quando o som começar a parecer ficar estranho, rasguento, como que com atrito em areia... puts.. não sei.. só escutando mesmo. Tenta ver aí alguma pessoa para te mostrar como que é.

5) Visita os artigos daqui da Autosom.net (o qual no momento está offline, mas dá uma pesquisada aqui no fórum)... tem tudo lá para você aprender a regular ganho! :legal:

Postado em

cara tu é campeão hein.....

afff....vc se supera e me espanta hehehehehe

vc ligou os rca do modulo q são 4 dois direitos e dois esquerdos ou os 4 iguais????

pode ser isso tbm qnd um canal batia o otro ficava parado segurando o sub e só batia os dois junto as vezes....

bobinas separadas em canais separados = problemas....

Postado em
cara tu é campeão hein.....

afff....vc se supera e me espanta hehehehehe

vc ligou os rca do modulo q são 4 dois direitos e dois esquerdos ou os 4 iguais????

pode ser isso tbm qnd um canal batia o otro ficava parado segurando o sub e só batia os dois junto as vezes....

bobinas separadas em canais separados = problemas....

Usei cabo Y pra ligar os 4 ch do módulo, pois esse player de mer** só tem 2. Canal 1 e 2 com um cabo Y. Daí canal 1 e 2 em bridge pro sub @ 4 ohms e o sub ligado em série. Não tinha como está acontecendo isso, pelo que entendo. O sub tocou cerca de 40min antes de acontecer esse troço, mas as vezes deixava com volume baixo por alguns minutos (atender celular, conversar etc.).

Me diz uma coisa, quando o sub queima por mau uso, por exemplo como pode ter acontecido no meu caso, a garantia sempre troca? Ou eles podem usar o argumento que, pelo fato de ter acontecido isto ou aquilo, a culpa foi do usuário e etc!?

Mesmo se o cara queimar por mandar uma potencia bem acima da que o sub suporta, neste caso quase que propositalmente, a garantia também troca?

Ou pode haver caso que o cara diz: Não, esse aqui a culpa é sua não podemos trocar...

Tem disso!?

Postado em

heheheheh, pode cre

[] []

Agora q o UXP tá ficando popular está queimando até q regularmente...

Daqui a pouco aparece um falando q a qualidade da bravox não é mais a mesma e o blá, blá, blá de sempre

Postado em

Ganho tava alto, uns 2V... Bass Boost tava tipo uns 15 ou 20%... Bass no player +3.

quer mais o q?

esse sub não toca anda no começo, tem q esperar amaciar!

Uai, não sabia que tinha disso não. Amaciar o sub!?

Não tinha ouvido falar disso antes... :blink:

Bem, por via de qualquer dúvida, vou adotar uma regulagem bem mais amena da próxima vez.

Obrigado pela dica!

E gostaria de pedir ao pessoal que se for postar, seja com o intuito de ajudar, pois ficar dizendo que: "Ah, o sub cai na mão de Joselito"... Isso não ajuda muito.

Se foi erro meu eu quero acertar da próxima vez, afinal de contas é o meu primeiro som... Não sei, mas acho que vocês já montaram o 1º som alguma vez...

Postado em

quer mais o q?

esse sub não toca anda no começo, tem q esperar amaciar!

Uai, não sabia que tinha disso não. Amaciar o sub!?

Não tinha ouvido falar disso antes... :blink:

Bem, por via de qualquer dúvida, vou adotar uma regulagem bem mais amena da próxima vez.

Obrigado pela dica!

E gostaria de pedir ao pessoal que se for postar, seja com o intuito de ajudar, pois ficar dizendo que: "Ah, o sub cai na mão de Joselito"... Isso não ajuda muito.

Se foi erro meu eu quero acertar da próxima vez, afinal de contas é o meu primeiro som... Não sei, mas acho que vocês já montaram o 1º som alguma vez...

Não tem que se preocupar em amaciar o sub, ele vai amaciando com o tempo e isso não está relacionado a queima dele. Não use bass boost, deixe o bass do player no "zero", não use o loud e regule o ganho com ajuda de osciloscópio que nem ensina o artigo.

Agora q o UXP tá ficando popular está queimando até q regularmente...

Daqui a pouco aparece um falando q a qualidade da bravox não é mais a mesma e o blá, blá, blá de sempre

Acho que é o pessoal que já cansou de queimar BP e agora está queimando UXP (kd os tópicos falando que UXP não presta?).

Isso mostra que nenhum sub aguenta distorção!

Postado em

Hellmind, o q eu quis dizer, é q para o sub tocar legal tem q esperar uns 2 dias, depois de 1 semana 1 1/2 fica o ideal! (depende do uso tb)

pois o cara queria q o sub dele tocasse tanto no começo, q coloco todas as regulagens possiveis para cima, aumento um pouco de cada uma!

quando liguei o meu pela primeira vez, o instalador acho q iria bater forte, e quando toca agente olha, aquele espremedor de laranja fica praticamente parado, não excurcionava nada, tocava pouco, ae é fohda!

o problema maior no começo é em volume baixo, ja quando abre o volume ele fica menos pior!

pode não ser isso tb, talvez alguem chego an orelha dele e falo q essas regulagens fazem o sub tocar "mais", ou "Jolesito" mesmo! :rolleyes:

Postado em

quanto ao UXP, a impressão q eu tenho é q seja um sub q ira aguentar o tranco, tocar em baixo de sol com temp de 40º ambiente, chuva, com distorção ou não (não vamo exagerar, bass bost e caixa mal calculada é fohda!)

acho q numa caixa ideal, cabinho marronmenos, o sub aguenta praticamente tudo!

Postado em

Vamos lá mais uma vez...

Quando há ceifamento num amp, ele dobra a potencia instantaneamente. ou seja se eram 360 W viram 720 W isso porque uma senoide ceifada (a senoide é a base de medida RMS) se comporta como uma onda quadrada que tem fator de crista de 0 dB ou seja é o dobro de amplitude media da senoide.

POr mais resistente que seja uma bobina, podem acontecer algumas coisas

o excesso de calor gerado pode derreter o cobre e abrir a bobina

O excesso de calor pode deformar o nucleo da bobina desalinhando o falante

O excesso de calor pode derreter o verniz isolante e colocar a bobina em curto

Alem disso esses efeitos podem ser cumulativos, ou seja

Pequenas deformações do nucleo da bobina a cada "joselitagem"

O excesso de calor pode ir ressecando o verniz e com o tempo a vibração racha o verniz e poe a bobina em curto.

Em sub woofers, geralmente a limitação do falante é termica e não mecânica (aranha, suspensão)

[]

Sandro

Postado em
Vamos lá mais uma vez...

Quando há ceifamento num amp, ele dobra a potencia instantaneamente. ou seja se eram 360 W viram 720 W isso porque uma senoide ceifada (a senoide é a base de medida RMS) se comporta como uma onda quadrada que tem fator de crista de 0 dB ou seja é o dobro de amplitude media da senoide.

POr mais resistente que seja uma bobina, podem acontecer algumas coisas

o excesso de calor gerado pode derreter o cobre e abrir a bobina

O excesso de calor pode deformar o nucleo da bobina desalinhando o falante

O excesso de calor pode derreter o verniz isolante e colocar a bobina em curto

Alem disso esses efeitos podem ser cumulativos, ou seja

Pequenas deformações do nucleo da bobina a cada "joselitagem"

O excesso de calor pode ir ressecando o verniz e com o tempo a vibração racha o verniz e poe a bobina em curto.

Em sub woofers, geralmente a limitação do falante é termica e não mecânica (aranha, suspensão)

[]

Sandro

Opa! Valeu pela dica!

Vou utilizar uma regulagem bem mais amena. Falei com um usuário que tem um setup bem parecido com o meu e vi que ele usa bass no 0, loud off e bass boost 0... Vou tá usando assim também agora. Não sabia que uma regulagem mais agressiva podia detonar o sub tão rapidamente.

Devolvi o sub, tou aguardando pra ver se vai dar tudo certo e aí receber um novo (o que provavelmente espero que vá acontecer).

Como a caixa que o o VINI projetou o cara errou a medida e fez um pouco menor, vou colocar o sub invertido, ganhar essa litragem perdida e de quebra ventilar melhor a bobina, já que eu sou chegado num volume alto.

O que aconteceu com o sub aparentemente foi o descolamento do cone. Falando com esse usuário que me sugeriu as regulagens (esqueci o user agora), ele disse que o primeiro UXP dele aconteceu isso e que havia um problema na cola do cone que era importada e tals... Mas não acredito que seja problema na cola, deve ter sido isso que o sepacheco falou aí.

Enfim, mau uso mesmo...

Óbvio não está descartada a possibilidade do alto falante ter vindo com problema, mais "fragilizado" que o normal. Mas é menos provável com certeza.

Postado em

e eu que mando 240w rms para cada revenge :)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...