Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kamikaze

Medição no pré-out do CDA-7897

Recommended Posts

Postado em
deixei com subw out +5, e FLAT e ate o volume 25 marcava-se 0.0v no multimetro e dps de 25, apos cada volume aumentado, ganhava-se 0.1v, oq nos deixa a crer q os alpine tem um certo "boost" de voltagem apos o volume 25 hehe...

Vc soh esqueceu que o controle de volume de TODO player NAO eh linear. Isso eh perfeitamente normal.

Fabricante faz controle de volume logaritmico para o aumento de volume parecer linear aos nossos ouvidos. Se o controle de volume fosse linear, ele seria abrurdamente sensivel no inicio (qualquer mexidinha jah ia dar um grande resultado) e lento no final.

Postado em

Vc soh esqueceu que o controle de volume de TODO player NAO eh linear. Isso eh perfeitamente normal.

Fabricante faz controle de volume logaritmico para o aumento de volume parecer linear aos nossos ouvidos. Se o controle de volume fosse linear, ele seria abrurdamente sensivel no inicio (qualquer mexidinha jah ia dar um grande resultado) e lento no final.

eu sei mas devia dar em condicoes normais d uso mais do q 0.0v medidos no multimetro vc n concorda? :(

Postado em
se a resolução que vc estiver usando no multimetro for baixa, não vai sair disso, mesmo, ué.

escala 200 ueh... nem um decimo d voltagem conseguido em volume 20... e 0,3 em volume 25... n sei oq isso soa pra vc, mas pra mim isso n eh bom, ja q eu ouco ate vol 25 (acima disso pega ruido a beça no estereo) e sub out +5 e mesmo com sub na sens maxima do modulo (0,3v) eu ainda n vou conseguir excitá-lo (UI!) totalmente para q eu consiga ovi-lo na potencia maxima....

e deixando o sub out +12 acaba o tornando meio inutil pq ja ta qse nos 0db e eu acabo ficando sem controle de atenuacao d sub... quer dizer atenuar ele atenua, mas pra ovir forte tem q botar la na pqp :(

edit: arrumado, nossa tinha feito uma bagunca eheh

Postado em

não sei qual exatamente é a correlação entre os números e a saída num alpine, mas supondo que cada numerozinho seja equivalente a 2 dB a menos de saída, se nos 35 tivermos 4 volts, já nos 32 teremos 2V, 29 pra 1V, 26 pra 0,5, 23 pra 0,25 (parece que tá certo, hein?!), 20 pra 0,125, e assim vai. e essa escala é alta sim - já no volume 20 precisaríamos de 3 casas decimais pra avaliar com a precisão necessária. o seu 0,0 poderia bem ser 0,09, com a perda da ponteira é possível que chegue nos 0,125. o que importa na verdade é que esses 0,125V aplicados na entrada de um amp (ou do próprio amp interno do player) vão ser multiplicados por uma X pra chegar numa potência aplicada Y - não é a voltagem do pré que importa de fato, é o que chega no falante, e se fosse assim, os eclipse de 8V chutariam bunda até dos hi-end residenciais normalizados em 0 dB= 0.775V... como já dito e reiterado, o que menos importa é a voltagem...

Postado em

po n sei mano - e provavelmente oq é que eu sei perto d vcs, neh? - mas ainda acho q eh fraco... o ideal n seria usar a unidade ate o volume 25 e regular os ganhos pra aproveitar ao maximo o som ate esse volume? pelo menos assim fui ensinado...

mas como vamos estar ovindo nossos amps na potencia maxima neste volume, se nem com bass acentuado, subw-out alta conseguimos uma voltagem aceitavel para se configurar no modulo.. a n ser q deixemos sub-w out +15=0db, e mesmo assim n conseguiriamos 1v por exemplo... mas dae qual o proposito d ter um controle d sub se sempre temos q deixa-lo alto? gostaria d ter um q em +5 (-10db) desce pra ovir bem e qdo eu quisesse mais grave aumentaria e diminuiria pra menos... se for pra deixar a saida d sub alta fica sem ponto ter uma saida d sub com controle de decibeis... aki fica sempre +12db e fica bem xoxo ainda hehe... n so fan d graves pesados entao nem me importo muito

Postado em

Bom slaugh, vc tá reclamando dos "resultados aplicaveis musicalmente ao dia a dia"... mas tudo leva a crer (me corrijam se estiver errado) que as especificações de volume de qualquer player não é referente aos parâmetros dos "resultados aplicaveis musicalmente ao dia a dia". É com atenuação 0dB, ou seja, volume no máximo e saída do sub no +15 (do Alpine né... pq do pioneer deve ser no -3).

Postado em

tá. digamos que o seu nick no fórum seja Spetz. vc vai e acerta seu sistema pra tocar forte no volume 25. um pamonha do seu trabalho, descontente com o outro pamonha que quebrou o cone do seu antigo E2K uma semana antes, vai lá e inventa de ouvir música no 35. precisa explicar o que vai acontecer?

eu mesmo myself sozinho acerto ganho em função do volume médio em que vou escutar a música, inclusive pq acerto de sistema às vezes envolve um tapinha no ganho dos falantes menos sensíveis e eu não gosto de usar fader, acho que mata o som, principalmente o agudo. também por isso, dá pra colocar o som pra tocar no volume em que o DAC mate menos o equilíbrio, traga menor distorção harmônica, toque mais corretamente, ou traga uma benesse psicoacústica maior. meu amp de sub anda com o ganho a uns 3/4 do máximo e eu regulo a saída sub pra +6 - tenho 7 pontos pra subir e 6 pra descer, conforme der na telha, e sem dúvida que preciso disso, pq são 400W no falante, mas ele é 6 dB menos sensível que os falantes da frente.

dito isto, meu player nunca passou dos 30 no controle de volume, e eu nem pretendo, só que se a gente já fala TANTO isso aqui, e ainda assim tem gente em fóruns ao lado que só ficou satisfeito depois de tuchar volume E ganho, e reclamou quando em 10 minutos o woofer foi pras cucuia... imagina se falasse de fato pra acertar não em função do valor nominal da saída mas em função do melhor desempenho do sistema. isso não é bom conselho pra quem não entende essa teoria.

o correto pra vc nunca ter problema é acertar o sistema de acordo com os valores nominais, assim sempre tem o headroom necessário pros momentos de maior dinâmica e torna improvável senão impossível ter algum problema. vc sempre pode dobrar um pouco essas regras, desde que saiba o que tá fazendo. agora, não adianta vc querer lutar contra a escala logarítmica, essa quem inventou foi um tal de Criador aí, não tem muito jeito...

Postado em

bom n tenho qq problema com escala logaritimica, so queria q fosse me dada a chance d ajustar meus ganhos pra combinar com meus modulos no maximo no volume 25... mesmo pq acima disso o alpine coemca a mandar um sinal meio sujo com ground noise e distorcao... ja pude constatar isso

Postado em
então faz isso, mas prometa pra si mesmo não passar do 30 nem a pau...

eu ajusto a voltagem do amp pra combinar com a encontrada usando essa senoide 60hz por exemplo, mas musicalmente nada vai chegar perto disso entendeu... dae eu posso ate musicalmente subir o volume acima d 25 heeh

Postado em

Pros outros eu recomendo acerto de ganho com player em 100% do volume... a não ser q o cara seja realmente descontrolado, ele dificilmente vai atingir o máximo.

Pra mim, eu elejo um volume ótimo (normalmente a metade) e regulo pra ficar alto neste volume. Como ninguém fica mexendo no meu carro (qdo mando lavar, levo a frente comigo), e eu, mesmo quase inconsciente, não faço mer**, fica com segurança,,, de quebra ainda tenho um bom headroom, já que o player vai estar longe de clipar.

Postado em
eu ajusto a voltagem do amp pra combinar com a encontrada usando essa senoide 60hz por exemplo, mas musicalmente nada vai chegar perto disso entendeu... dae eu posso ate musicalmente subir o volume acima d 25 heeh

teu problema parece estar intimamente ligado com a escala.

eu regulo o meu sistema como o supersonico disse tb, mas se vem um fdp e detona no volume... fudeu, sei q ta indo distorçao pros falantes.

se vc estiver bebado.. pior...

por isso as vezes regular "direito" é muito útil.

Postado em

agora cheguei a pensar tb no elo da ligacao speaker out do modulo x falante...

acho q esse eh o elo mais fraco neh, provavelmente eu devia mesmo regular para ter o maior rendimento possivel dos falantes no volume que eu desejo sem chegar ao ponto de distorcer...

n adianta ter uma combinacao perfeita entre pre-out e sensibilidade de etnrada do amplificador se a esta altura ja vai estará distorcendo os falantes, to certo ou errado hehe?

entao o melhor jeito seria regular de ovido mesmo???

Postado em

o melhor de tudo seria comparar formato de onda entre o que tá saindo da HU e o que tá saindo na ponta do cabo de falante. a uma pq os ouvidos podem enganar, pq a partir de um certo nível de pressão sonora o seu tímpano começa a comprimir a brincadeira toda (show em estádio normalmente fica mais inteligível a alguma distância por causa disso), a duas pq o falante é o componente da cadeia de sinal que induz mais distorção (subwoofer trabalha com até 20%... pro stereo, uns 10% tá dentro do aceitável) e a três pq o falante também tem um fator de compressão de potência determinado pelo componente resistivo da bobina. em suma, é isso aí, se for pra regular tendo por base a escala, o bom-senso evita prejuízos.

Postado em

seria loco se tivesse um sistema 100% efetivo que fosse 100% exato... ligar um multimetro na saida dos falantes e descobrir perfeitissimamente quando o falante iria distorcer ou nao... mas acho o meu pode distorcer até por simples potencia mesmo o sinal estando "perfeitamente" limpo...

alguem ja percebeu isso nos mids do kit visteon? as vezes o meu excursioa demaissss, nao toca muito alto mas fede pneu queimado aheohae

eh normal isso? mid feder? ou só o meu?

Postado em
0% normal

hehe... mas tb me lembrei q isso era na epoca q o hp pra ele tava sendo feito em 40hz -12db/8a... ergui pra 63hz -18db/8a e cessou... hehe

alias, Crasher... qual eh um corte "seguro" prum mid? qual geralmente usa? gostei do 63hz, na epoca do 40 eu tentava extrair algum grave dos mids pq n tinha sub... eh eu cresci mto falando com vcs :lol:

Postado em
seria loco se tivesse um sistema 100% efetivo que fosse 100% exato... ligar um multimetro na saida dos falantes e descobrir perfeitissimamente quando o falante iria distorcer ou nao... mas acho o meu pode distorcer até por simples potencia mesmo o sinal estando "perfeitamente" limpo...

alguem ja percebeu isso nos mids do kit visteon? as vezes o meu excursioa demaissss, nao toca muito alto mas fede pneu queimado aheohae

eh normal isso? mid feder? ou só o meu?

Não lembra daquela música da Simony que tocava no programa da mara maravilha, lá pelos idos de 1989??? "Onde há fumaça, há fogo".

Postado em
Nossa Slaugh, me lembre de nunca comprar um kit seu... haeuhuae

ahuahuhauahau

naoooo po.. eu cuido MUITO bem das minhas coisas hehe... isso foi na epoca q n tinha sub mesmo as vezes entrava um grave mais forte e fedia muito :P mas aconteceu pocas vezes e eu abaixava na hora hehe...

meu sub no comeco qq coisa dava um cheiro d borracha sei la dps n fedeu mais

ja ovi dizer q isso eh normal qdo os falantes sao muito novos tb... mas no caso do meu mid foi um poco d descuido mesmo acho ehhe

Postado em
hehe... mas tb me lembrei q isso era na epoca q o hp pra ele tava sendo feito em 40hz -12db/8a... ergui pra 63hz -18db/8a e cessou... hehe

alias, Crasher... qual eh um corte "seguro" prum mid? qual geralmente usa? gostei do 63hz, na epoca do 40 eu tentava extrair algum grave dos mids pq n tinha sub... eh eu cresci mto falando com vcs :lol:

Mas vc está com ou sem pesinhos?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...