Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dream_man

Baixar a Fs do Falante

Recommended Posts

Postado em

O circuito é para os subwoofers, mas como a maioria das pessoas gostam que seus "kit's" toquem ate o ultimo Hz possivel, isso poderia ser uma "salvação" para quem usa pezinhos selados.

São necessarios os calculos do Fsc (caixa selada ou pezinho) e qtc.

Projeto

Postado em

Opa... bem, isto não baixa exatamente... é um equaalizador dinâmico, o que faz é aplicar mais potência numa área específica, para que as limitações mecânicas sejam contornadas.

O risco é, sem querer, aplicar distorção.

Postado em

Será que alguns Aiwas da vida, mini systens no geral e aqueles boses com caixas hiper pequenas usam algo desse tipo ?

Pergunto isso pq esses dias liguei as caixas do meu mini system aiwa num amp de mesa e não descia nada. Ai fui no EQ e dei ganho nos graves e nada, ate que chegou ao ponto de sub-excusionar e bater as bobinas. Ja com as caixas tocando no Aiwa descem muito, muito mesmo comparando com o amp de mesa. Penso eu, os aiwas e alguns mini system por ai deve ter algum circuito que deva fazer o falante tocar mais sei lá. Os cubinhos da Bose é mesma coisa, liga num amp comum pra ver a cáca que fica os gravesinhos dele.

Postado em

Olá

Sim , eu sei que não baixa pois o nome do projeto ja é "Subwoofer Equaliser", o risco segundo o artigo seria ganhos superiores a 20db.

CS60D amplamente utilizado por exemplo, com um pezinho de 2,5l (muito comum) fica com um qtc de 1,7 e f3 de 120hz pode chegar a qtc de 0,707 e f3 de 60hz (dentro da segurança dos 20 db's)

CS50D com o mesmo pezinho de 2,5l qtc de 1 e f3 de 111hz chega a uma resposta incrivel de qtc 0,707 e f3 de 47hz.

Spetz,

Não posso confirmar mas fica claro que existe um ganho alto em frequencias mais baixas em mini system, nesse projeto o quesito necessario para a utilização é a caixa selada e a baixa litragem o que é muito comum em pezinhos.

Postado em

Opa DM...

Fiz uma simulação aqui com o CS50B, pois já tinha o profile salvo. Bem, em caixa de 3L, a Fs está em 101Hz. em 50Hz, a atenuação é de 15dB. Se eu quisesse minha F3 em 50Hz, eu teria uma atenuação de 12dB a corrigir.

O que o circuito faz? Ele enfia mais potência. Se em 50Hz eu preciso ter apenas 3dB, estão eu tenho que aplicar mais 12dB. Mas 12dB equivale a 16 vezes mais potência em 50Hz. Parece meio perigoso, não?

Sem falar em outro fator... esse mid em 2,5L vai bater seco... se vc fizer descer mais, mais o grave vai ficar seco, sem extensão.

Talvez pra fazer descer pouca coisa a mais ainda valha a pena... mas pra muita coisa, não vale não.

Postado em

Kleberlpa,

Perigoso é realmente, mas foi um informação do que o circuito poderia fazer com um kit. Nos dois casos desceria no maximo ate 70hz abaixo disso o entra o subwoofer.

Hellmind,

Qtc é o "fator de qualidade" da caixa selada, o qtc 0,707 é o mais plano de todos, acima disso ele vai começar a apresentar picos.

Postado em
Kleberlpa,

Perigoso é realmente, mas foi um informação do que o circuito poderia fazer com um kit. Nos dois casos desceria no maximo ate 70hz abaixo disso o entra o subwoofer.

Hellmind,

Qtc é o "fator de qualidade" da caixa selada, o qtc 0,707 é o mais plano de todos, acima disso ele vai começar a apresentar picos.

Tem alguma fórmula pra calcular isso usando os parâmetros?

No WinISD quando vc simula caixa dutada tem uma variável chamada "Ql" que fica embaixo da sintonia do duto e está ajustada para 7. Sabe dizer o que é isso?

Postado em

Hellmind,

Tem sim, ali fico meio estranho mais é raiz quadrada

Qtc = Qts √(1+ Vas/Vb)

Quanto ao Ql é o fator de qualidade de construção da caixa, vazamentos etc mas não tenho a minima ideia como se calcula isso, esse valor deve ser colocado depois da construção da caixa, seria mais para o uso em simulações.

Aproveitando

"Qa" é a perda por absorção, o valor de 100 é adotado como padrão, neste caso não haveria material fonoabsorventes dentro da caixa.

"Qp" é a perda nos dutos, novamente o valor de 100 é adotado como padrão, como se não houvesse resistencia do ar nos dutos, como esse valor é muito pequeno é desprezível.

Postado em

black box detected.

nao aplica mais potencia, pois nao e gerador d epotencia, este ainda é o amp, funciona como um equalizador, mandando mais potencia numa determinada faixado que em outra, deve ser util p/ faixas estreitas.

Postado em

Papillon,

Sim ele é para faixas estreitas sendo nesse caso para as baixas com ganhos inferiores a 20db.

Quem quiser simular a possibilidade desse circuito com o seu kit ou subwoofer o WinISD Alpha tem essa opção em EQ/Filter, Linkwitz Transform.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...