Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JG 206

Copiar CD's perde qualidade??

Recommended Posts

Postado em
Por (jvfonseca @ Oct 11 2005, 11:17 AM )

Ola jvfonseca,

Apenas com o intuito de esclarecimento, vejo que voce esta fazendo uma pequena confusão a respeito de Protocolo e Barramento.IDE é uma interface.PCI é um Protocolo.O que é preciso esclarecer na realidade é a diferença entre velocidade e largura de banda.O protocolo PCI a que voce se refere originalmente estava limitado a 32 bits e 33Mhz de velocidade o que nos dava em teoria a largura de banda de 133 MB/s ( na pratica o numero é menor, 127 MB/s).Com a introdução da especificação 2.1 do Protocolo PCI houve uma expansão para 64 bits e 66Mhz de velocidade, o que quase quadruplicou a largura de banda para 508 MB/s (numero real).Essa especificação 2.1 no que tange a introdução de 64 bits e 66Mhz somente era implementada pela industria em placas para servidores e não para desktops, o que sempre limitou a largura de banda para os discos rígidos (obviamente não so para os discos rígidos, como para o barramento PCI em si também) em 133 MB/s(127MB/s).Com a introdução da nova interface SATA, já estamos atualmente na SATA II, e aqui novamente esclareço que trata-se na realidade IDE/ATA e SATA de interface e não barramento e nem protocolo, houve uma expansão da largura de banda na interface, que por si só não é capaz de incrementar aumentos na largura de banda para o disco rígido, isto é na capacidade de aumentar a velocidade de escrita e leitura dos discos rígidos, o que fez com que houvesse a necessidade da implementação de novos protocolos, como a introdução do PCI-X e PCI-Express, estes sim oferecendo uma nova largura de banda bem superior as antigas especificações PCI, para o aumento geral da largura de banda não somente para os discos rígidos, bem como para todo o sistema.O fato de não se usar o protocolo SCSI em desktops não esta relacionado a velocidade, mas por vários outros motivos.Custo talvez o maior deles. O protocolo SCSI ainda continua a ser o protocolo preferencial para servidores, aonde existem altos acessos randômicos e alta carga de I/O, devido a alta confiabilidade e como as controladoras SCSI ajem em relação a isso.Com a introdução da nova interface SATA, muitas das tecnologias presentes exclusivamente no Protocolo SCSI, já estão disponíveis para os usuários de desktops, infelizmente ainda limitados para poucos, já que a maioria das placas mães integram controladoras de baixo custo.Command Queuing and Hot Swap são duas delas.Não podemos esquecer também que a interface SATA suporta única e exclusivamente um “device” por conexão, eliminando completamente a antiga configuração master/slave.Apesar disto, podemos considerar um grande avanço em relação a velha interface IDE/ATA.

Espero ter ajudado.

Não esquecendo que IDE também pode transferir dados sem o uso do processdor utilizando DMA(direct memory access - acesso direto à memória).

Postado em
Bom o resultado do teste foi o que imaginava e tinha lido sobre :)

Mogar que metodologia usaram no teste? Digo como foram feitas as trocas e o que se procurou escutar?

Abraços

O teste foi feito da seguinte forma: entreguei os 3 cds pro silvio ( o original e as duas copias) e ele colocou no cd player dele (que eh changer de 5 discos, mas nao eh um changer comum, eh um sony ES), ele colocou numa ordem aleatoria no changer, e botou pra tocar em ordem aleatoria, sem eu ou o Crasher vermos qual disco estava sendo tocado.

nao acertamos qual era qual, e quando repetido o teste, nao identificamos tb qual era qual corretamente. ficamos com a impressao do som ter mudado, mas seria algo tao sutil que estava muito mais pro psicologico que outra coisa. talvez o sistema nao fosse revelador o suficiente pra entregar as diferencas, mas era um sistema que dah pra contar nos dedos da mao quantos eu ouvi que estivessem naquele nivel ou superior.

Postado em

Mogar uma a ideia do Changer controlar é boa pq retira o fator humano (evitando de qualquer maneir que o executor influencie de alguma maneira).

Quanto ao equipamente pelo que vcs comentam acho que é perfeitamente capaz de mostrar as difernças.

Uma ideia que posso dar para evitar e tirar teima desta diferença no som ser psicologia. É utilizar uma metodologia ABX (vc deve ter conhecimento). Onde você coloca só dois discos (ñ se aconselha muito mais que isto, e foca mais) o original e a cópia. Da a eles cada um nome A ou B, mas sem o conhecimento dos ouvintes. Ouve primeiro A e B com os ouvintes sabendo quem é a e quem(A e B é claro), e os ouvintes anotam as carateristicas. Depois parte para o teste em si ai quem toca é X e deve-se dizer se é A ou B.

No final do teste se o indice de acertos ñ passar de 75% a probabilidade de diferenças ñ é "existe" no teste.

Agora se a diferença ocorrer complica que ai tem que estudar para tirar qualquer coisa que possa estar mudando o resultado e repetir.

Se quizerem tenho uma tabela com as probabilidades de erro por número de tentativas de o resultado ser o acaso (estatistica pura). E aqui tem alguns arquivos wav para treinar alguns tipos de diferenças.http://www.pcabx.com/training/index.htm

Aqui até tem um avaliação sobre midias (pena que é de 2002, nada que se tem por aqui) http://www.pcavtech.com/CD-R/index.htm

Abraço

Postado em

No site htforum um participante fez um teste de mídias, analisando várias mídias, e vendo a quantidade de erros C1, C2 e CU (é o nome da parada)...

Pelas análises dele, ele conseguiu fazer cópias melhores do que os cds originais, isso ele diz que é facil fazer qdo o Cd original tem medidas para evitar cópias piratas.

Postado em
Apenas com o intuito de esclarecimento, vejo que voce esta fazendo uma pequena confusão a respeito de Protocolo e Barramento.IDE é uma interface.PCI é um Protocolo.O que é preciso esclarecer  na realidade é a diferença entre velocidade e largura de banda.O protocolo PCI a que voce se refere originalmente estava limitado a 32 bits e 33Mhz de velocidade o que nos dava em teoria a largura de banda de 133 MB/s ( na pratica o numero é menor, 127 MB/s).Com a introdução da especificação 2.1 do Protocolo PCI houve uma expansão para 64 bits e 66Mhz de velocidade, o que quase quadruplicou a largura de banda para 508 MB/s (numero real).

Correto, fiz uma pequena confusao, mas para o efeito de gravacao de cd's, eles entenderam o q quis dizer. Atualmente eh indiferente gravar cd por SCSI ou por IDE. Se o gravador for USB 2.0, tb nao ha diferenca.

O fato de não se usar o protocolo SCSI em desktops não esta relacionado a velocidade, mas por vários outros motivos.Custo talvez o maior deles.

Nao soh custo, pois adaptadores SCSI atualmente estao ate baratos pro que oferecem. Uma controladora adaptec custa entre 600 e mil reais, e um HD de 72GB custa 600 pratas.

Esse protocolo nao eh introduzido no mercado domestico pq suas funcionalidades sao uteis ao softwares e aos usuarios domesticos. Acredito q ninguem aqui utilize RAID em casa. Quem eh louco de comprar 3 hd's pra deixar um com paridade?

Os softwares domesticos nao trabalham com HOT-SWAP de discos tb. Apenas SO's e aplicativos de producao para servidores se utilizam dessas vantagens.

Não esquecendo que IDE também pode transferir dados sem o uso do processdor utilizando DMA(direct memory access - acesso direto à memória).

Exato, mas nao ha problema em usar o processador, pois nao eh nele q os processos "engarrafam". O clock do processador esta muito acima dos demais barramentos do pc, logo nao temos problemas ali

[]s

Postado em
o meu gravo em 52x, e naum percebo diferença no meu micro system, mas em alguns sistemas melhores percebi q arranjas e coisas asiim naum ficam iguais

:blink::blink:

52x eh muita coisa pra cd de audio. Uma vez gravei em 32x e dava pra ouvir chiado alto quando passava de faixa. Gravei tudo novamente em 4x e ficou normal

[]s

Postado em
Já tentou um teste cego Tsuneo?

É impressionante o que a nossa cabeça consegue modificar para melhor ou pior o som...

Fiz o tal do teste do Mr. Magoo ..em 2 dias(um dia de dia e outro a noite), chamei um amigo p/ dar um help e tive 100% de acerto, já o meu amigo achou que era tudo igual(normal prum kra que não sabe a diferença de um cabo RCA prum outro de auto-falante,rsrs). Com isso cheguei a conclusão que eu estou bem psicologicamente :P Mas sei lá, tlvz tenha ocorrido algum problema na hr da gravação, ou a culpa seje da minha interface ATA mesmo...o estranho é que isso só ocorre com esses 2 CDs (XRCD do Eagles e uma compilação da Sony music),as minhas outras cópias estão perfeitas

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...