Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Faster

O que é melhor? Excursão exagerada ou...

Recommended Posts

Postado em

E aí pessoal.

Estive reparando em alguns setups e a diferença (pelo menos que eu ouvi) é muito grande em relação a estas duas configurações.

Tive a oportunidade de ver um BP de 12" batendo em uma caixa com a excursão extremamente exagerada mesmo... E vi outro papão também de 12" em outra caixa (parecia ser menor) batendo muito mais do que o outro só que o cone excursionava muito pouco.

Quanto maior o volume do som, excursionava menos ainda e tava batendo muito.

Minhas dúvidas são:

1. Como conseguir esse controle do sub?

2. O que pode interferir nisso? Só a caixa ou o amplificador também?

Opinem aí galera!

[]s.

Postado em

tb só amplificador não resolve nada tem q fazer a caixa com a sintonia correta, pois esse excesso de excursão do cone do sub, normalmente é um dos fatores responsável pela queima, cada sub tem sua frequencia melhor, mas o q define essa frequencia é a caixa, que deve ser construida de acordo com sua necessidade!

Postado em
tb só amplificador não resolve nada tem q fazer a caixa com a sintonia correta, pois esse excesso de excursão do cone do sub, normalmente é um dos fatores responsável pela queima, cada sub tem sua frequencia melhor, mas o q define essa frequencia é a caixa, que deve ser construida de acordo com sua necessidade!

Atente que eu me referia a situações normais.

Ou seja, caixas bass-reflex bem calculadas.

Isso não é pedir d+, a maioria das pessoas, pelo menos por aqui, fazem caixas razoáveis.

O fato é que a bass-reflex em si, por melhor projetada que seja, não é um ambiente acustico que privilegia o controle do cone.

O diferencial então passa a ser o amplificador, que pode fazer verdadeiros milagres.

No melhor estilo ''nossa, a parada tá espancando tudo e o falante quase não excursiona''.

Postado em

Tudo influencia, acho que principalmente a caixa e o amplificador (o controle de cone muda muito de um amp p/ o outro)

Ps.: BP com excurssão insana? tem certeza? não era um w7 forjado? euaheueahu

Postado em
No melhor estilo ''nossa, a parada tá espancando tudo e o falante quase não excursiona''.

Cara, foi essa mesma a minha sensação... Cone quase parado e pancada fortíssima. Realmente excursionava muito pouco...

Ps.: BP com excurssão insana? tem certeza? não era um w7 forjado? euaheueahu

RF Fan =) era BP mesmo. Os dois do modelo novo e de 12". Particularmente não gosto de BP, mas esse que estava tocando controlado me surpreendeu.

Coloquei o tópico também por que o pessoal às vezes imagina que prá ter um SPL forte tem que excursionar até o vidro do carro... :P E o resultado pode ser até melhor com o sub controlado.

[]s.

Postado em
Cara, foi essa mesma a minha sensação... Cone quase parado e pancada fortíssima. Realmente excursionava muito pouco...

RF Fan =) era BP mesmo. Os dois do modelo novo e de 12". Particularmente não gosto de BP, mas esse que estava tocando controlado me surpreendeu.

Coloquei o tópico também por que o pessoal às vezes imagina que prá ter um SPL forte tem que excursionar até o vidro do carro... :P E o resultado pode ser até melhor com o sub controlado.

[]s.

Concordo com vc, e quanto a parte dos w7 forjado era brincadeira minha :vts

Postado em

Sub controlado = sintonia baixa, caixa com volume adequado, amplificador com bom FA.

Sub descontrolado = sintonia alta sem corte HP e amp vagabundo... não é a toa que muito sub tá dançando com o povo do SPL e do trio.

Postado em
:blink: Nao ???

Explica ae!

Quem pergunta sou eu.

Vc consegue explicar o pq de um sub ''forte'' excursionar d+ quando empurrado por amp fraco?

Só se o amplificador for booster ou for mosfet e tals, o por ser um sub forte, o dono querer que ele dá muita grave e aumentar o ganho, daí a excursão vira um descontrole total. EU fazia meus bass eum caixa selada, num booster da falcon, ficaem loucos na caixa. :ol :ol :ol

Acho que o motivo seria esse.

Postado em
:blink: Nao ???

Explica ae!

Quem pergunta sou eu.

Vc consegue explicar o pq de um sub ''forte'' excursionar d+ quando empurrado por amp fraco?

Só se o amplificador for booster ou for mosfet e tals, o por ser um sub forte, o dono querer que ele dá muita grave e aumentar o ganho, daí a excursão vira um descontrole total. EU fazia meus bass eum caixa selada, num booster da falcon, ficaem loucos na caixa. :ol :ol :ol

Acho que o motivo seria esse.

bem! com um amp fraco vc vai querer mais "som" certo....aumentando o volume, certo!? resultado, distorções ...o que vc "vê" seu sub mechendo é somente o reflexo do descontrole..distorção!... considero mais fácil queimar um falante por falta de potência do que por excesso!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...