Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

golo

Escolhi os falantes

Recommended Posts

Postado em

Galera escolhi os falantes nos EUA.

Full Fostex FF85K

8 ohms, corte HPF em 300Hz, 12 Db/8.

Audax VP130Z0

4 ohms, corte LPF em 300Hz, 12 Db/8

E aí, quantos mm tem que ser o fio do indutor? Quantos Volts tem que ser o capacitor?

VOu procurar os valores e gostaria de saber se é possível falarem se estou certo ou não.

Vou ver se compro pronto na Madisound.

Edit -

Corte para FF85K

em 299 Hz, Capacitor de 47 microF e indutor de 6,0 mH.

Corte para Audax

Em 299 Hz, Capacitor de 94 microF e indutor de 3,0 mH.

Será necessário ligar os falantes invertidos com o sub (fase 180º)?

Postado em
Galera escolhi os falantes nos EUA.

Full Fostex FF85K

8 ohms, corte HPF em 300Hz, 12 Db/8.

Pelo alinhamento Butterworth, vai ser isto aqui:

cross2su.jpg

O que dá estas bobinas:

cross29co.jpg

OBS: A segunda bobina deu uma resistência muito alta... então calculei com fio de 2mm no 3o campo, mas pra ficar legal, vc vai ter que enrolar com 2 ou 3 fios, que totalizem os 2mm.

Audax VP130Z0

4 ohms, corte LPF em 300Hz, 12 Db/8

E aí, quantos mm tem que ser o fio do indutor? Quantos Volts tem que ser o capacitor?

Tá na figura. Os caps, são qq coisa acima de 50V. Use poliáster, pelamôrdiDeus.

Será necessário ligar os falantes invertidos com o sub (fase 180º)?

Só ouvindo.

Postado em

Valeu Kelber.

Então meus cálculos estão certos.

Pode ser capacitor de:

Poliester, polipropileno, etc.

Poliester eu posso comprar aqui na minha cidade e juntar vários de valor pequeno.

Ficaria com mais qualidade que um polipropileno ou outros usados em SQ?

Postado em

Como vc não está em SP, não sei a facilidade de fazer os indutores com precisão em sua cidade. É a dificuldade que estou tendo aqui...

Nesse caso, se vc tiver o canal, acho mais fácil mandar trazer um combo da Solen: indutores e os capacitores. Tem tudo lá na Madisound.

Postado em
Como vc não está em SP, não sei a facilidade de fazer os indutores com precisão em sua cidade. É a dificuldade que estou tendo aqui...

Nesse caso, se vc tiver o canal, acho mais fácil mandar trazer um combo da Solen: indutores e os capacitores. Tem tudo lá na Madisound.

Sim, isto sem dúvida é o ideal. Seus falantes novos agradeceriam uma bobina de fio chato... se tiver o canal pra trazer junto com os falantes, vai fundo.

Mas se não der... compra fio esmaltado, improviza uma forma, e mãos à obra! em 10 minutos vc enrola as duas.

Postado em

eventualmente pode vir a ser interessante que vc teste qual alinhamento fica melhor pro teu caso, goló. pode não ser o b-worth. capacitor, usa vários de 10 uf em paralelo e um de polipropileno pra desacoplamento, sai mais barato e fica "quase". claro que se rolar solen e bobina de fio chato, não pense 2x.

Postado em

Eu faria Bessel...

Quanto a indutores e capacitores, independente do que for usar, para o mid o importante é a bobina, e para o full é o capacitor.

Não pense 2x antes de colocar um capacitor melhor(Solen, Hovland, Multicap) para o full em detrimento do para o mid.

Postado em
Eu faria Bessel...

Quanto a indutores e capacitores, independente do que for usar, para o mid o importante é a bobina, e para o full é o capacitor.

Não pense 2x antes de colocar um capacitor melhor(Solen, Hovland, Multicap) para o full em detrimento do para o mid.

Alguém poderia me explicar a diferença de:

bessel

butterworth

linkwitz.

Postado em

Crasher e se eu investir muito no cross para o full e no mid usar cross do 4.6x? Será que sonoramente falando iria fazer muita diferença?

To pensando em fazer um cross para o full com:

indutor de ar solen de 6 Mh (29 dólares) ou

indutor de ar da madisound, sendo 2 de 3 Mh (6,50 dólares cada). 2 x 3 Mh funciona igual um de 6 Mh?

Capacitores Solen 45 Mf (11,70 dólares) ou 4 x 12 Mf (17,6 dólares).

Para o mid to pensando em usar o cross do 4.6X ou fazer um com fio de cobre redondo e capacitor solen + eletrolítico ou tudo capacitor poliester.

E aí? Vale a pena?

Tudo depende do preço que fizer seu cross hehehehe.

Postado em
Alguém poderia me explicar a diferença de:

bessel

butterworth

linkwitz.

Até onde eu sei:

- Butterworth: curva de resposta resultante com +3 dB no ponto de corte de frequência;

- Linkwitz-Riley: curva de resposta resultante com -3 dB no ponto de corte de frequência;

- Bessel: curva de reposta resultante plana no ponto de corte de frequência.

Postado em

Up

2 indutores de 3 Mh ligados em paralelos é igual 1 de 6 Mh?

Indutor de fio chato e indutor de fio normal tem muita diferença na qualidade? Vale a pena pagar 2 vezes a mais por um indutor de fio chato?

Postado em
Up

2 indutores de 3 Mh ligados em paralelos é igual 1 de 6 Mh?

Indutor de fio chato e indutor de fio normal tem muita diferença na qualidade? Vale a pena pagar 2 vezes a mais por um indutor de fio chato?

Em paralelo não. Em série, sim...

EDIT: Desculpe a imprecisão... me refiro aos valores. Em relação ao fio chato... enrolar uma bobina usando 4 finos condutores ao invés de um mais grosso, vai te dar ótmo resultado a custo mais baixo. Não chega a ser igual ao fio chato, mas não é pq a ferrari é boa que o uno é ruim.

Normalmente, antes de meter a cara, eu testo possibilidades... vai que eu gasto 100 pra ter o mesmo resultado que eu conseguiria com 10? Deixo aos mais afoitos a oportunidade de ir comprando logo de cara.

MAS... se vc já quer pronta, vai de chato mesmo, a não ser q o custo pra vc fique alto demais. Antes comer patinho pq vc pode pagar, que passar fome por falta do filé mignon.

Postado em

Vc ja comprou os indutores???? eu iria de indutor de fita, pois estes saum quase iguais ou iguais ao que enrrolamos aki.

Já, mas sai mais barato que comprar o fio aqui.

Além disto o valor do indutor já vem fixo. Nunca fiz um indutor na minha vida. Depois de vários erros iria sair bem caro e dar muito trabalho.

Postado em

Bacana hein!

Tô importando os capacitores da Solen tb, tem um cara do serviço no Canadá.

Agora os indutores eu vou arriscar fazer eu mesmo, com a ajuda de um "indutímetro" (nem sei se esta palavra existe).

Postado em
Bacana hein!

Tô importando os capacitores da Solen tb, tem um cara do serviço no Canadá.

Agora os indutores eu vou arriscar fazer eu mesmo, com a ajuda de um "indutímetro" (nem sei se esta palavra existe).

Tenho um esquema de fazer um indutímetro. Tem que ter um osciloscópio e gerador de sinal. Osciloscópio com 20 reais se faz em um computador, gerador de sinal é só um programa de computador tipo singen.

Também tem que comprar um diodo e um transistor.

Se quizer o esquema MP.

Postado em

A namorada do meu amigo está lá e não comprará quase nada para ela, então eu e ele iremos lotar a cota de 500 dólares hehehehe.

Como é que se escreve nota fiscal em inglês?

Postado em
A namorada do meu amigo está lá e não comprará quase nada para ela, então eu e ele iremos lotar a cota de 500 dólares hehehehe.

Como é que se escreve nota fiscal em inglês?

nao tenho certeza mas acho que eh receipt.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...