Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

working man

Cabos para tweeter, o que usar?

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, esse tópico pode ser útil pra mais gente...

Vou refazer a fiação de falantes do meu som, e gostaria de saber o que usar para puxar os cabos direto do amp, fazendo bi-cablagem. Tem um post do residencial que o Mogar comentou que melhora o sinal, pois não há retorno do sinal dos graves pelo cabo, deixando um som mais limpo... Li o artigo indicado, e gostei da idéia...

Quais os cabos no mercado que são efetivamente melhores para tw?

Para efeitos de comparação, comparem com cabeamento simples 2x2,5mm que seria usado para mid + tw (padrão).

O Pappilon usa um cabo sólido, e falou que notou melhoras...

Quais as marcas e preços das beincadeira?

Valeu povo!

[]s

Postado em

Cabo de rede (CAT 5) é uma pedida? há um tempo atrás o pessoal usava, mas havia rumores (testes comprovando) de que atenuavam o médio-grave/grave...

Postado em

oops.. só pra nao confundir, nao uso sintenax... citei como referencia DIY.

pro tw uso techsound no carro (é um chatinho preto..kkk), em casa uso por enquanto um cabo solido que veio com um caixa fullrange que tenho aqui. testei no carro e achei melhor, ainda estou em pesquiza, acompanharei o topico.

o link dos cabos pirelli:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=5150

Postado em

Eu uso o Pirelli Eprotenax Gssette Flex 4x2,5 e acho muito bom pelo preço. Só acho meio complicado usar como se deveria pois seriam necessários 4 cabos desse pra 1 kit componente.

Postado em
Nussa... bitola muito exagerada...

Será que não tem cabos mais fininhos não?

É preciso tudo isso pro TW???

O Pirelli versao 2 é com esse cabo 4x2,5mm. E paralela os fios opostos para ficar 2x5mm.

A versão 1 tinha bitola menor mas nem me lembro de cabeça.

Postado em

O maior problema que acho nesse cabo é que como ele é muito grosso acaba sendo obrigatória a utilização de conector (pelo menos no meu receiver tenho que usar um banana).

Acho meio complicado usar isso ai só pra twt no carro. Ele é aqueles cabos PP com capa de proteção grossa. Acho que tem opção melhor para o carro.

obs: foi só falar nessa cabo que aqui também já começou a render .. hehehe.

Postado em

Tô pendendo a usar estes... mas pros mids...

Ou então usar os cabos opostos pra mid, e os outros pra tw...

Queria algo mais fino pros tw... alguém tem experiência com cabos sólidos em tw?

Postado em

Não use CAT5.

Eu ainda acho que Tiaflex tá de bom tamanho para qualquer sistema mortal.

Já vi B&W e tweeter planar ligado com tiaflex e tocava bem do mesmo jeito.

Outra opção interessante é o Magnum cable. Foi feito uma comparação entre ele e os outros cabinhos comuns que se encontram por ai, e o Magnum levou vantagem pelo que me falaram.

Mas isso foi num sistema Hi-Fi residencial com considerável poder de fogo.

No carro, acho bem dificil dar ''aquela diferença!''.

Se for sistema Tibetano, ai a gente já pode começar a olhar uns VDH de entrada, tipo o CS122 e afins...

Mas sinceramente, acho que Ñ vale NEM UM POUCO a pena nesse caso.

Apenas fugiria do CAT5/CAT6 e dos cabos comuns mais vagabundos.

Postado em
Tô pendendo a usar estes... mas pros mids...

Ou então usar os cabos opostos pra mid, e os outros pra tw...

Queria algo mais fino pros tw... alguém tem experiência com cabos sólidos em tw?

Dr. Work.

Por que nao usar Santo Angelo?

Eu acho caro mas nao sei se tem coisa melhor, no ultimo topico do cara do HTF ele disse que o cabo da pirelli apaga os agudos.

Estou muito interessado nesse topico tambem , acho que em 1 mes estarei com o som montado finalmente

Postado em

Bom... sei lá, mas vai meu chute...

Não valeria mais a pena usar cabo rígido de cobre, espaçado a uns 3 a 5 cm um do outro, passando por baixo do carpete do carro? Tinha pensado em algo assim:

2 x 2,5mm <espaço> 2 x 2,5mm. Acredito que a perda de indutância seja muito superior.

Postado em
Não use CAT5.

Outra opção interessante é o Magnum cable. Foi feito uma comparação entre ele e os outros cabinhos comuns que se encontram por ai, e o Magnum levou vantagem pelo que me falaram.

Se for sistema Tibetano, ai a gente já pode começar a olhar uns VDH de entrada, tipo o CS122 e afins...

Vi um esquema na internet, num site hi-fi francês, onde eles recomendam o uso de 2 cat5, mas sem trança. Os dois ficam espaçados a 3cm, sendo que um é o + e o outro, o -. Ainda avia um "plus", pros mais tarados, onde era utilizado um resistor de 300 ohms em paralelo, na ponta do cabo pro falante, e na ponta do cabo pro amp, haviam 2 indutores pequenos... sem falar numa bateria ligada à blindagem dos cabos... bom, quem quiser tentar entender o francé, http://www.ptsoundlab.com/cables/enceintes...multipaires.htm

Postado em
Não use CAT5.

Vi um esquema na internet, num site hi-fi francês, onde eles recomendam o uso de 2 cat5, mas sem trança. Os dois ficam espaçados a 3cm, sendo que um é o + e o outro, o -. Ainda avia um "plus", pros mais tarados, onde era utilizado um resistor de 300 ohms em paralelo, na ponta do cabo pro falante, e na ponta do cabo pro amp, haviam 2 indutores pequenos... sem falar numa bateria ligada à blindagem dos cabos... bom, quem quiser tentar entender o francé, http://www.ptsoundlab.com/cables/enceintes...multipaires.htm

Eu usava um cabo inteiro para o + e um cabo inteiro para o -.

Ou seja, 2 cabos por falante.

Isso nos fulls apenas.

A galera tb já tentou usar no esquema trançado.

Pega 2 cabos de rede, e junta os fios mais claros de ambos e junta. Ai pega os mais escuros de ambos e junta tb, em separado.

Ai liga a trança dos claro no + e a trança dos escuro no -, por exemplo.

De ambos os jeitos testados, tocou abaixo do esperado.

No meu carro nunca testei outras configs(e nem outros cabos).

Funcionava bem, mas ñ sei explicar o pq.

E tb ñ saberia dizer quanto podia melhorar(se é que podia) se tivesse trocado de cabos.

Quanto aos indutores e resistores, só testando msm.

Vou se os cabos de teste ainda existem, ai quem sabe ñ rola um teste.

Postado em

Tem o Ecosse 4.4 que é para bicablagem, ele já tem os 4 cabos. Ele tem uma proteção contra radio frequencia, e tem o sólido para tweeter e trançado para graves. Até pensei em pegar, só que custa U$27 (ou 21) o metro e ia me custar R$600, muito caro .... aí acabei ficando com Ecosse cs2.3 (U$10.5) para graves e cs2.2 (U$6.5) para tweeter. Tem na www.audiouno.com.br, distribuidor oficial (dólar comercial). No HTforum tem um pessoal que usa esses cabos e fala muito bem. Bom B&W, Energy, Acoustic Energy EVO, Paradigm.

Postado em

Acho que para testes, e condizendo com meu equipamento, ficarei no pirelli. Passar os cabos é o de menos... uhauhauhuahah

Comprarei estes para testes. Se der certo, darei um jeito de ajeitar 4 destes embaixo do carpete. Tarefa complicada, porém exeqüível...

Vamos postando mais soluções, de preferência mantendo o negócio no baixo custo, para que possa ser útil a pessoas que possuem um sistema bem acertado, mas não top. (tipo, máximo de R$6,00 o metro, como um bom Santo Angelo Oxigen Free...)

Postado em
Acho que para testes, e condizendo com meu equipamento, ficarei no pirelli. Passar os cabos é o de menos... uhauhauhuahah

Comprarei estes para testes. Se der certo, darei um jeito de ajeitar 4 destes embaixo do carpete. Tarefa complicada, porém exeqüível...

Vamos postando mais soluções, de preferência mantendo o negócio no baixo custo, para que possa ser útil a pessoas que possuem um sistema bem acertado, mas não top. (tipo, máximo de R$6,00 o metro, como um bom Santo Angelo Oxigen Free...)

:+1

Uma coisa mais Mortal, Longe do Tibet

Obs: Esse negocio de Tibet ta ficando feio.

Postado em

Não é por nada não, eu não troco o certo pelo duvidoso, ou seja, eu não troco o pirelli de 4,00 reais o metro pelo Santo Angelo pswxp de 5,45 o metro não. Mas é nunca. E mais o SA é OFC, o pirelli não.

Postado em

Falando de produto nacional com foco voltado para áudio.

O que dizem do absolute acoustic? É interessante? O preço não chega a ser exorbitante e o ultra parece que já é indicado para bicablagem.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...