Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabinhosom

como não queimar cornetas em campeonatos?

Recommended Posts

Ah deixa dessa de esconder os teus conhecimentos o macanudo! Fala aí tudo que tu sabe de direcionamento de cornetas então. :)

Xiiiii, tadinho de mim!!!!!! :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
aeee.!!!

o fabinho é um exemplo vivo do uso de ice + drivers....

quando eu falo que dá, todo mundo me chamava de louco, impossivel e blablabla...

aqui em sampa, todas as marcas em dbs marcadas com Banda/Drivers são com ICE.

tenho meus seguedos guardados! Digo isso, porque nem tudo que sei posso comentar aqui no forum devido os mestres não deixarem e meus concorrentes podem ver, e seu caso comente, serei excluido das fofocas, minha intenção ao abrir esse tópico foi conhecer e ver oq as pessoas tinham a me ajudar, não entendo muito de SPL e caixas de grave, mas direcionamento das cornetas e algo mais simples eu sei, agora sobre corte de frequencia e regulagem para não ter distorção eu já não sei muito, sobre o BANDA ICE eu o escolhi devido ele ter a resposta de até 3000hz e pensei comigo , vou precisar só de 1000hz foi quando adquiri 3 peças e o maior pico que consegui até agora foi de 160.1 com 12 cornetas D250. o EDINHO do www.circuitocruel.com.br ficou de cara quando viu os módulos que estava usando, foi uma experiencia que até agora deu certo, mas ainda falta algo que não descobri ainda para que os meus DB´S aumentem, peço mais uma vez a ajuda de todos aqui do forum.

Cara sem querer ser chato um forum é um local pra troca de informações, se vc tem algo a esconder que esconda, pq vc falando que sabe isso e aquilo mas num pode falar aqui pega mal, o pessoal aqui troca informações na boa, o Felipe (Velozes e Furiosos) é um exemplo disso, tanto que um usuario aqui do forum seguiu varias dicas dele e se deu bem em um campeonato de trio eletrico.

Compartilhar este post

Link para o post
Então tá explicado a causa das queimas...

Cara, o Ice já é queimador de falantes de grave, quem dirá cornetas. A manha do Ice pra diminuir o risco de queima de falantes é trabalhar com o ganho o mais baixo possível (preferencialmente todo fechado) e pra compensar o volume baixo usar reforço no sinal de pré como um line driver ou um crossover com saída de alta voltagem dando ganho apenas na gama de frequencia que se deseja reproduzir...

Outro problema de módulo digital ne uso de altas frequencias é que mesmo em volume baixo ele reproduz uma senoide estranha, não ceifada, mas meio triangular, o que é um "veneno" para drivers de compressão que queimam mesmo a qualquer distorçãozinha.

Para o seu propósito eu aconselharia trocar esse Ice por um Aquárius 2813, um Krakatoa ou outro com esse padrão AB, pois pra mim nos graves os Digitais são imbatíveis, mas pra alta frequencia é suicídio... :(

eu já tinha escutado uma historia sobre esa tal onda doida, eu até tento vender neus queridinhos mas ninguem quer comprar, o preço é 900,00 lacrado, só abri o plastico no lugar dos terminais.

Compartilhar este post

Link para o post
eu já tinha escutado uma historia sobre esa tal onda doida, eu até tento vender neus queridinhos mas ninguem quer comprar, o preço é 900,00 lacrado, só abri o plastico no lugar dos terminais.

Fica dificil, pois temos a venda por ai nos classificados por 700~800 pilas em otimo estado de conservação, com os 900 do seu + 90 pila dá pra pegar um de 1800w

Compartilhar este post

Link para o post

Galera curiosa! o alinhamento das cornetas tem que ser perfeito, uso primeiro um cano nas medidas do buraco das cornetas medindo 1,5m e simulo uma torre no meio dar cornetas a um metro da corneta do meio, vou usando peças de varios tamanhos atraz das cornetas(arruelas, pedaços de madeira etc.) até que todas as cornetas estejam alinhadas, tenho 3 tipos de crossover, o proximo é uma inovação no mercado e para mim é o melhor crossover nacional, ele foi criado para nois que adoramos TRIO.

www.rmsaudiocomp.com.br

leiam a respeito e saberam feu futuro crossover.

Compartilhar este post

Link para o post
Então tá explicado a causa das queimas...

Cara, o Ice já é queimador de falantes de grave, quem dirá cornetas. A manha do Ice pra diminuir o risco de queima de falantes é trabalhar com o ganho o mais baixo possível (preferencialmente todo fechado) e pra compensar o volume baixo  usar reforço no sinal de pré como um line driver ou um crossover com saída de alta voltagem dando ganho apenas na gama de frequencia que se deseja reproduzir...

Outro problema de módulo digital ne uso de altas frequencias é que mesmo em volume baixo ele reproduz uma senoide estranha, não ceifada, mas meio triangular, o que é um "veneno" para drivers de compressão que queimam mesmo a qualquer distorçãozinha.

Para o seu propósito eu aconselharia trocar esse Ice por um Aquárius 2813, um Krakatoa ou outro com esse padrão AB, pois pra mim nos graves os Digitais são imbatíveis, mas pra alta frequencia é suicídio... :(

Putz, que judiação!!!

Se vc participasse de SPL ou Pancadão esses Ice seriam perfeitos...

Seria legal um Matrix pra vc socar nessas cornetas, te garanto pelo menos uns 3 dBs a mais que o Ice e o risco de queima cai pela metade...

Compartilhar este post

Link para o post
Galera curiosa, o alinhamento das cornetas tem que ser perfeito, uso primeiro um cano nas medidas do buraco das cornetas medindo 1,5m e simulo uma torre no meio dar cornetas a um metro da corneta do meio, vou usando peças de varios tamanhos atraz das cornetas(arruelas, pedaços de madeiora etc.) até que todas as cornetas estejam alinhadas, tenho 3 tipos de crossover, o proximo é uma inovação no mercado e para mim é o melhor crossover nacional, ele foi criado para nois que adoramos TRIO.

www.rmsaudiocomp.com.br

leiam a respeito e saberam feu futuro crossover.

Esse RMS é fabricado aqui no Paraná, em Londrina...

Já instalei alguns desses, até que são bonzinhos, mas não fazem milagre não...

Um Boss ou similar faria o mesmo efeito...

Compartilhar este post

Link para o post
me conte a historia desse avatar ai.

Essa Saveiro com as caixas amarelas é minha...

Em cima da Montana preta está o meu equipamento de medição, e essa foto foi tirada em um campeonato que fiz num cidade aqui perto...

De vez em quando eu levo a Saveiro nos campeonatos, mas só como carro show, eu já me aposentei das competições faz tempo, hehe... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Em cima da Montana preta está o meu equipamento de medição, e essa foto foi tirada em um campeonato que fiz num cidade aqui perto...

De vez em quando eu levo a Saveiro nos campeonatos, mas só como carro show, eu já me aposentei das competições faz tempo, hehe... :P

:+1 tem tambem o EDINHO do CIRCUITO CRUEL de minas e o proximo vai ser eu, qual nome leva seus campeonatos?

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 tem tambem o EDINHO do CIRCUITO CRUEL de minas e o proximo vai ser eu, qual nome leva seus campeonatos?

Minha entidade se chama "A.S.A Brasil" (A.S.A = Amantes do Som Automotivo).

Dê uma olhada nas fotos dos meus eventos:

http://autosom.net/fotos.asp?categ=82

Compartilhar este post

Link para o post
[quote=Minha entidade se chama "A.S.A Brasil" (A.S.A = Amantes do Som Automotivo).

Dê uma olhada nas fotos dos meus eventos:

http://autosom.net/fotos.asp?categ=82

Muito legal!! eu escuto muito as pessoas considerando do top de vocês, acho que nada mais que vocÊs para verem d tudo a respeito de som, entram em carros de competidores, escutam fofocas e muito mais, fiquei triste a respeito do crossover RMS, você não me alegrou dizendo ser legalzim! Então quel é o mehlor crossover para campeonatos de trio?

Compartilhar este post

Link para o post

O reparo pararelo também não é aquela coisa né, só de você olhas você vê fio embolado em vés de enrolado e verniz pra tudo quanto é lado....

PORQUE VOCÊ NÃO PARTE PARA DRIVERS MAIORES? POR EXEMPLO D-405 DA SELENIUM... TEM EROS, OVERSOUND, SNAKE E MUITOS OUTROS...

Obs: Já tive d250, d250x e tó só com uma d-405 porque foi o que sobrou... o resto queimou tudo.

4 D-405 DEVEM FAZER UM ESTRAGO!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Muito legal!! eu escuto muito as pessoas considerando do top de vocês, acho que nada mais que vocÊs para verem d tudo a respeito de som, entram em carros de competidores, escutam fofocas e muito mais, fiquei triste a respeito do crossover RMS, você não me alegrou dizendo ser legalzim! Então quel é o mehlor crossover para campeonatos de trio?

O RMS é bom, mas não acho ele melhor que Boss, Stetsom, Megacharge, alguns modelos da Pyramid etc..., tudo farinha do mesmo saco.

O melhor crossover é aquele que oferece os cortes nas frequencias que vc precisar, baixo ruído, não cause cancelamento e quanto maior for a atenução e precisão do corte melhor, ex:. 24 dBs/oitava é em melhor que 12 dBs/oitava...

Eu prefiro um HU com crossover embutido nele como por exemplo os tops de linha da Pioneer e Kenwood tem, faz o serviço muito melhor, boa precisão e quanto menos parafernália no sistema, melhor o rendimento, menor ruido etc... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
PORQUE VOCÊ NÃO PARTE PARA DRIVERS MAIORES? POR EXEMPLO D-405 DA SELENIUM... TEM EROS, OVERSOUND, SNAKE E MUITOS OUTROS...

Drivers grandes são superiores apenas na qualidade do áudio, se submetidos a distorção queimam do mesmo jeito e a diferença do preço pela quantidade de dBs que rendem a mais não compensa nem a pau... <_<

Compartilhar este post

Link para o post
apenas na qualidade do áudio, se submetidos a distorção queimam do mesmo jeito e a diferença do preço pela quantidade de dBs que rendem a mais não compensa nem a pau... <_<

Mas tipo o que ele falou... 12 cornetas, se por um acaso ele queimou esses 12 drivers e toda vez que eke competir ele diz que queima todos, uma d-405 por exemplo duraria mais tempo e com o dinheiro desses reparos não daria para economizar um "monte".

PS: Eu já tive um exemplo prático de queima de 5 drivers onde só uma d-405 sobrou, o resto foi tudo pro pau, tinha roadstar que é igualzinha a essa d250 e tinha 3 d-250x.... mandando distorção ou não ela não queimou.

Compartilhar este post

Link para o post
O reparo pararelo também não é aquela coisa né, só de você olhas você vê fio embolado em vés de enrolado e verniz pra tudo quanto é lado....

Obs: Já tive d250, d250x e tó só com uma d-405 porque foi o que sobrou... o resto queimou tudo.

4 D-405 DEVEM FAZER UM ESTRAGO!!!

eu não uso mais reparos paralelos, foi duas vezes que usei, me lasquei!! hahahaha! Um dia aprendemos que nem sempre economizar e melhor, hoje uso originais.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas tipo o que ele falou... 12 cornetas, se por um acaso ele queimou esses 12 drivers e toda vez que eke competir ele diz que queima todos, uma d-405 por exemplo duraria mais tempo e com o dinheiro desses reparos não daria para economizar um "monte".

PS: Eu já tive um exemplo prático de queima de 5 drivers onde só uma d-405 sobrou, o resto foi tudo pro pau, tinha roadstar que é igualzinha a essa d250 e tinha 3 d-250x.... mandando distorção ou não ela não queimou.

dessas 12 cornetas nem sempre as 12 queimam, tem casos de queimar 8, em outras 7 e ai vai, uma coisa que eu consegui foi fazer eles durarem mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o preço de um reparo de 405 dá pra comprar quase 10 da D250X... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu vi no mercado-livre, o original por 70 pilas :ol :ol

A fenólica é claro, d-405.

pois é!! eu não aguento pagar essa quantia. Eu compro por 17,00 de um amigo meus que tem uma distribuidora de som aqui em BSB, mas mesmo assimo rombo é grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe acupar aqui, ja perguntei em outro post mas ainda não responderam, o ice toca ou não corneta e ST, sempre achei que tocava, o soundigital do juliano tb não toca?woofer os dois tocam neh ?Só o 1200D não toca nada alem de subwoofer neh?Podem me dizer?se o ice e o soundigital tocariam cornetas em um trio de "passeio"hehe?

Compartilhar este post

Link para o post

e aí fabinho, eu acho que vc deve lever a sério o que já foi dito no tópico , vc deve se procupar em mandar para os drivers somente a faixa de frequencia de pico dessa musica que vc usa e como o murio disse o mais estreita possivel ,quanto mais estreita menas potencia media com o mesmo pico, assim poderá aumentar essa potencia, e tambem acredito que o pico das ondas gerada por um classe D ou classe H deve ser um mínimo achatada perdendo pico da onda e obrigatoriamente db's.

e também vc pode estudar um pouco(bastante) sobre cornetas e procurar construir uma que vise essa frequencia de pico , eu acredito que se possa ganhar alguns db's.

Gustavo Carmona

Compartilhar este post

Link para o post

Os drivers precisam ir até pelo menos 6 ou 7kHz para trocar bastão com as tuítas e os classe D que temos disponíveis nao chegam nisso sem muita distorção...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...