Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

RELATOS DE INDIVÍDUOS QUE TENHAM

Recommended Posts

E se o kra colocar a cabeca bem no centro do carro???????

fisicamente é a mesma coisa que fazer o alinhamento pelo player..

eu fiz issu e nao percebi diferenca, mas nao pq essa funcao nao presta, e sim pq meus ouvidos nao sao treinados, entao de nada adianta comprar um player com essa funcao se seu ouvido nao esta apto a perceber essas diferencas.

ou vc não tem orelhas!!! :lol:

brincadeira não leve a mal.

provavelmente vc escutou uma rádio em mono ou a gravação não estava em estereo ou pode ser que seu sistema tá usando dois canais do mesmo lado diant e tras.

Ou a interação Câmbio-Bunda causada ao sentar no meio do carro afetou o sistema auditivo! [] :lol:

brincadeira... não resisti :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E se o kra colocar a cabeca bem no centro do carro???????

fisicamente é a mesma coisa que fazer o alinhamento pelo player..

eu fiz issu e nao percebi diferenca, mas nao pq essa funcao nao presta, e sim pq meus ouvidos nao sao treinados, entao de nada adianta comprar um player com essa funcao se seu ouvido nao esta apto a perceber essas diferencas.

ou vc não tem orelhas!!! :lol:

brincadeira não leve a mal.

provavelmente vc escutou uma rádio em mono ou a gravação não estava em estereo ou pode ser que seu sistema tá usando dois canais do mesmo lado diant e tras.

Ou a interação Câmbio-Bunda causada ao sentar no meio do carro afetou o sistema auditivo! [] :lol:

brincadeira... não resisti :lol:

:lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Essa é uma das razões que vou fazer o teste. Na teoria, alguns kits não tocam 50Hz simulando, mas na prática toca.

Vou procurar a parada amanhã, aí baixo e coloco pra tocar... MP3 mesmo serve? Náo desfoca naum?

Vamos testar e ver se consigo entrar pro mundo dos sujeitos com ouvido de cachorro. Se eu não conseguir, faço inscrição no treinamento com os monges tibetanos. :lol: (O problema é que aí vou querer tw com domo de polímero feito dos pentelhos da chavasca das freiras virgens albinas anãs dos recôncavos do Himalaia...) :pirou:

Baixa isso aqui http://msmwebmind.com/autosom/mp3/mp3/test...und%20stage.mp3

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel. E perceber a posição das vozes é fácil:

1) Chama as 3 pessoas que estiverem mais próximas de você

2) manda uma ficar em pé no meio (na sua frente) , a outra uns 2 mtetros pra esquerda e a outra uns 2m pra direita.

3) Manda a do meio falar alguma coisa, depois a esquerda e depois a da direita. Depois todas ao mesmo tempo.

Se você conseguiu distinguir de onde vinha o som das vozes, parabéns, você é uma pessoa normal! Agora, se pra vc todas as vozes vinham de um mesmo ponto.... então desiste de som com delay.

Outro exemplo: Se quando alguém que está atrás de você (opa!!!) te chama, e você rapidamente olha para trás, parabéns, você é uma pessoa normal. Agora, se você olha pra baixo, pra cima, para os lados e não conseguir localizar de onde vem a voz..... vai se tratar :lol: .

Posição é fácil... é que tem um povo que consegue ouvir coisas e relatar com uma precisão de detalhes e adjetivos que por enquanto eu só consigo imaginar.

A parte do Tibet foi que naum guentei e naum podia perder piada!... :lol:

Valeu pelas dicas Gui! Pode deixar que eu vou tentar seguir o que o povo tah falando aqui, e quem sabe a gente ouve esse cd na ambulância no churras de alphaville!

Compartilhar este post

Link para o post
Essa é uma das razões que vou fazer o teste. Na teoria, alguns kits não tocam 50Hz simulando, mas na prática toca.

Vou procurar a parada amanhã, aí baixo e coloco pra tocar... MP3 mesmo serve? Náo desfoca naum?

Vamos testar e ver se consigo entrar pro mundo dos sujeitos com ouvido de cachorro. Se eu não conseguir, faço inscrição no treinamento com os monges tibetanos. :lol: (O problema é que aí vou querer tw com domo de polímero feito dos pentelhos da chavasca das freiras virgens albinas anãs dos recôncavos do Himalaia...) :pirou:

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel.

Beeeeem lembrado. Tenho essa daí em cd já!

Vou fazer com as 2 músicas. Essa tem menos de 1 min. dá pra gravar ela com uns 10 Delays diferentes!

Eu não sei quantos ms é equivalente a 1cm, mas mede a distância do kit esquerdo para a orelha esquerda, e do kit direito para a orelha direita. Depois faz umas musicas variando com 1cm.

1cm demora cerca de 0,03ms pra ser percorrido pelo som no ar.

Compartilhar este post

Link para o post

E vai tentando até a voz da tia sair do meio do painel.

Beeeeem lembrado. Tenho essa daí em cd já!

Vou fazer com as 2 músicas. Essa tem menos de 1 min. dá pra gravar ela com uns 10 Delays diferentes!

Eu não sei quantos ms é equivalente a 1cm, mas mede a distância do kit esquerdo para a orelha esquerda, e do kit direito para a orelha direita. Depois faz umas musicas variando com 1cm.

Ué... o som se progaga a 344 metros por segundo... logo, 344/1000 dá 0,34 metros, ou 34 centímetros.

Compartilhar este post

Link para o post
1cm demora cerca de 0,03ms pra ser percorrido pelo som no ar.

Eita ferro, a coisa já tá ficando pró!

Compartilhar este post

Link para o post
Eita ferro, a coisa já tá ficando pró!

Quase... pra ficar pró mesmo, só dizendo que 1cm leva exatos 0.029411764ms, a exatamente 25 graus, e a 90% de umidade relativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Quase... pra ficar pró mesmo, só dizendo que 1cm leva exatos 0.029411764ms, a exatamente 25 graus, e a 90% de umidade relativa.

Então o Clarion faz 0,7cm de Step, e o Alpine faz 3.44cm :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

A calculadora do windows não tem mais casas pra vc aumentar a resposta, né? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

opa.. vo faze na minha HP ai eu posto com mais precisao hahahaahaa

eskeceram de falar a q altitude(pressao).

Compartilhar este post

Link para o post
opa.. vo faze na minha HP ai eu posto com mais precisao hahahaahaa

eskeceram de falar a q altitude(pressao).

0,998Atm... <_<

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

ótimo.

E isso tudo explica que....

Não adianta nada calcular pois o ambiente nunca vai ser ideal e as variáveis significarão o que elas representam.... variáveis.

ou seja, :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
ótimo.

E isso tudo explica que....

Não adianta nada calcular pois o ambiente nunca vai ser ideal e as variáveis significarão o que elas representam.... variáveis.

ou seja, :pirou:

:+1

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Também não é por aí, moçada.

Os cálculos ajudam E MUITO, principalmente para saber de onde partir. Vão resolver tudo 100%? Não, mas simplesmente pelo fato de existirem variáveis demais pra tentar "equacionar", senão resolveria.

Não vamos chegar naquela discussão besta de novo de que o áudio é puramente empírico...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Também não é por aí, moçada.

Os cálculos ajudam E MUITO, principalmente para saber de onde partir. Vão resolver tudo 100%? Não, mas simplesmente pelo fato de existirem variáveis demais pra tentar "equacionar", senão resolveria.

Não vamos chegar naquela discussão besta de novo de que o áudio é puramente empírico...

Abraços

Você pode até não querer discutir, mas não concordo com você.

Aliás, a falta de discussão está empobrecendo um pouco o fórum, na minha opinião.

Nos últimos meses, após a brigaiada, as pessoas se amansaram demais, umas saíram, outras se acalmaram...

Eu acho muito bacana conflitos para botar a cabeça pra funcionar, e tentar vir com coisas criativas, experiências, experimentos etc.

Agora, vir falar de alinhamentos, correções e ajustes de 6 casas decimais, onde nenhum humano consegue ficar estático ao ouvir uma música (no carro, dirigindo) é demais pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Para calcular o delay é simples, coisa de 5 min. É o tempo de medir as distâncias, e depois faz o ajuste final de ouvido mesmo.

Relaxa Fábio, o pessoal ta brincando com esses nomerozinhos...

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, vir falar de alinhamentos, correções e ajustes de 6 casas decimais, onde nenhum humano consegue ficar estático ao ouvir uma música (no carro, dirigindo) é demais pra mim.

Ué, não entendi...

Foi mais ou menos por aí que o tiba argumentou. Vc faz cálculos pra saber de onde partir. Daí em diante, ajuste fino.

ou não? ¬¬

Compartilhar este post

Link para o post

Para que calcular, sinceramente?

Acho tão fácil regular um delay.

Se esse fosse todo o problema do mundo, vish...

Vou apenas falar como eu regulo delay.

Entro no carro, me sento numa posição adequada, coloco uma musica em que a mulher cante no meio, entro no menu do delay, coloco a mão no botão de ajuste e fecho os olhos.

Viro o botão pra lá e pra cá umas 3 ou 4 vezes, abro os olhos para ver se o valor do atraso é aceitável, repito o procedimento novamente e tento chegar no acerto novamente, abro os olhos e vejo se o ''efeito imagem'' continua normal.

Pronto, tá acertado.

Dependendo do tamanho do painel também, já dá para saber +/- o delay que pede.

A questão é que de tanto regular delays a exaustão(só do meu deve ter ido mais de 2 horas, só acertando delay), já dá para saber quanto cada carro vai pedir +

Eu tenho até alguns de cabeça até.

Omega: 1,9ms - 2,1ms

Opala: 1,8 - 1,9ms

Palio: 1,4 - 1,6 ms

Celta: 1,4 - 1,6ms

Golf: 1,5 - 1,7ms

Vectra: 1,8ms

Gol: 1,5 - 1,6ms

Todos apresentam variação pois nem sempre o ajuste que coloca a mulher lá no meio é o que apresenta melhor foco.

Entre a posição centro um pouco deslocada e a posição centro instável, mil vezes a deslocada.

Enfim, eu faço assim, e sempre funcionou. Nunca sai do carro de ng que tivesse um Alpine sem ter conseguido acertar imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui não concorda que quanto o maior o número de casas decimais a probalidade de erro é menor (menor distância do ajuste correto)? Eu sempre calculo as coisas com o maior número de casas decimais possíveis, é um costume que não perco. Gosto de precisão, e daí?

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém aqui não concorda que quanto o maior o número de casas decimais a probalidade de erro é menor (menor distância do ajuste correto)? Eu sempre calculo as coisas com o maior número de casas decimais possíveis, é um costume que não perco. Gosto de precisão, e daí?

Ai, ai ai

Preciso colocar minha assinatura em negrito

Pelo menos meu post lá atrás surtiu efeito, a galera veio postar e discutir.

Só resta ver se vai sair algo de construtivo.

Guijs, tô relaxado.

É que eu estou vendo tantos números na planilha excel aqui na minha frente, quando a solução é simplesmente de bom senso, que estou fazendo analogias som>serviço. Tô viajando dos dois lados da tela :legal:

By the way, Hellmind, respondendo a ti, em análises de pesquisas, quanto mais casas decimais, maior o erro.

Pois ninguém tem, em média, 2,3641 filhos, e esse é mais ou menos o valor médio mostrado no censo.

Cálculos ideais sugerem ambientes ideais. Me mostre um ambiente ideal melhor que um show ao vivo com 20 pessoas e o Miles Davis tocando com toda a vibração inerente à música dele, que eu mudo de opinião.

Eu não dou a mínima para os calculos, que me desculpem os engenheiros. E agradeço muito a todos os engenheiros por deixarem a minha vida tão boa sem eu ter que me preocupar com engenharia, pois eles se preocupam por mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crasher, eu tava calculando pq naum vou usar player com TA, vou fazer no soundforge pra teste. Então naum dá pra girar o botão. E é só por esporte mesmo!

O resto a gente fica divagando... só tiração de onda mesmo, inclusive as casas decimais e as variáveis adicionais. :P

Compartilhar este post

Link para o post
É que eu estou vendo tantos números na planilha excel aqui na minha frente, quando a solução é simplesmente de bom senso, que estou fazendo analogias som>serviço. Tô viajando dos dois lados da tela :legal:

:pirou: Tira umas férias cara... uma hora a cachola funde...

Compartilhar este post

Link para o post
Crasher, eu tava calculando pq naum vou usar player com TA, vou fazer no soundforge pra teste. Então naum dá pra girar o botão. E é só por esporte mesmo!

O resto a gente fica divagando... só tiração de onda mesmo, inclusive as casas decimais e as variáveis adicionais. :P

Doug,

Acho muito válido seu experimento.

Pelo menos você está buscando uma forma diferenciada de aprender e testar coisas novas para você (independente de quem já tenha feito)

Uma dica:

Não calcula muito não.

Vai gravando e ouvindo, até chegar no que te agrada, independente de ser levemente desfocado, como o Crasher falou, ou de ser nanometricamente no meio do palco

Compartilhar este post

Link para o post

Então lança 1,5ms.

Se der errado, vc gasta o tempo que iria perder calculando para fazer outra faixa com 1,6ms.

Não sai disso, vai ser 1,5/1,6.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita nois... pessoal discutindo numa boa uma coisa e já entram na conversa jogando mer** no ventilador sem nem ter acompanhado a discussão na integra... :huh:

Pra quem ta com preguiça de ler todas as 8 paginas de topico, estamos apenas discutindo um método alternativo de alinhamento de tempo pra quem nao possui o recurso de TA no player.

Quem regula girando botão, otimo! mas o caso aqui é de players sem o tal botão

Quem se opõe aos calculos, ok... É uma opinião e temos que respeitar todas, mas a minha é de que os calculos são sim importantes como referencia, mas jamais carregam toda a verdade em si e o ajuste fino manual é indispensavel num sistema automotivo

Fala pra algum engenheiro da NASA desencanar das virgulas no numero PI pra ver se não faz diferença entre 3 e 3,14....

Fábio, se vc prefere que os engenheiros se preocupem com os calculos pra quem sabe descobrir alguma coisa que melhore sua vida, então deixe os engenheiros calcularem, uai! :P

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...