Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

RELATOS DE INDIVÍDUOS QUE TENHAM

Recommended Posts

heheheh

Velhos tempos! :D

[]s

Ri7

então quer dizer que vc nunca terá um som 100% perfeito ( dentro do possivel) sem ter um player com TA...

a sim heheheh sem ter kilometros de fio no canal...

olha que coisa doida... este atraso é um terror para sistemas de PA para grandes ambientes... mas é o amado dos SQ hehehe

Mas esse negócio de ter quilômetros de fios para fazer atraso, consequentemente vc vai tb perder potência pela resistência do próprio fio, enfim vc vai ter atraso e menor potência de um lado..então inviável...

Por isso que em PA. normalmente coloca-se os amplificadores perto das caixas acústicas, pois a perda de sinal num cabo rca é bem menor se essa mesma distância for percorrido pelo sinal amplificado....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehehehe!

Quilometros de fio é apenas uma brincadeira...

A velocidade da energia no fio é próxima à da luz...não teria NENHUMA possibilidade disso vingar. :)

NO CARRO, exceto que o ouvinte sente no meio dos falantes OU consiga-se uma proeza de instalar cada canal EXATAMENTE à mesma distância do ouvinte, não será possível ter um foco/palco perfeitos sem TA.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe!

A velocidade da energia no fio é próxima à da luz...não teria NENHUMA possibilidade disso vingar. :)

NO CARRO, exceto que o ouvinte sente no meio dos falantes OU consiga-se uma proeza de instalar cada canal EXATAMENTE à mesma distância do ouvinte, não será possível ter um foco/palco perfeitos sem TA.

[]s

Ri7

então creio que estes artificios que tem no pioneer ( DSP se nào me engano alguma coisa assim) são uma porcaria onde eles falam que acionando a função DÁ para ter esta SENSAÇÃO pode até dar.. mas nào é a mesma coisa né?

sobre os fios sei que era bricadeira heheheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Até dá para fazer construir um delay analógico...

Mas funciona meia boca.

Fica +/- igual aos Pioneer.

Não vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe!

[]s

Ri7

então creio que estes artificios que tem no pioneer ( DSP se nào me engano alguma coisa assim) são uma porcaria onde eles falam que acionando a função DÁ para ter esta SENSAÇÃO pode até dar.. mas nào é a mesma coisa né?

como assim?

Não entendi...

Se vc está falando do DSP pra ter TA, não é porcaria não. Mas acho q vc tah falando daquele organizador de palco do sony, DSO... né? Aquele é uma porcaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas funciona meia boca.

Não vale a pena.

Aiaiai... vai dar mer**...

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehe!

[]s

Ri7

como assim?

Não entendi...

Se vc está falando do DSP pra ter TA, não é porcaria não. Mas acho q vc tah falando daquele organizador de palco do sony, DSO... né? Aquele é uma porcaria.

sim... o DSO das sony tambem...

ou do pioneer que vem junto uma peçinha que vc pluga no aparelho... e posiciona esta peça na melhor posição de ouvinte, e que segundo eles seria um "microfone" ou algo parecido... e o player encontra a melhor regulagem... onde tem nos tops da pioneer é DSP né?

tem um outro pioneer que tem tem uma função ( é que nào estou com o catalogo aqui por isso nào estou sabendo dizer ao certo) mas não lembro direito, ele organiza "virtualmente" o seu som para vc ter a sensação de estar bem no centro do carro...acho que é a mesma coisa do de cima :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas funciona meia boca.

Não vale a pena.

Ja vio a Echo Machine da Roland ou o TRUEVERB da alesys? ia se surpreender no que um Delay analogico pode fazer.. :)

Olha se o troço não fosse caro (1000 doletas +- cada) e Grande (tamanho de dois DVDs de casa empilhados).. acho que compraria um player sem TA e usaria dois deles (são estereos) MUITO superiores que o que vem em qualquer player que os mortais podem comprar (Até 3 K)

Ja que o pessoal usa falante de PA... que tal usar eletronica de PA tambem rsrsr...

Ou reverbers de mola.. um tanque por canal.. o F.. seria passar num Buraco.. tooooinn... a cada buraco.

O TA dos Pioneers realmente não é tão bom quanto dos alpine, mas resolve tambem... tem coisa muito pior... Kenwood por exemplo, o TA deles é RIVER !!

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Mas funciona meia boca.

Não vale a pena.

Ja vio a Echo Machine da Roland ou o TRUEVERB da alesys? ia se surpreender no que um Delay analogico pode fazer.. :)

Olha se o troço não fosse caro (1000 doletas +- cada) e Grande (tamanho de dois DVDs de casa empilhados).. acho que compraria um player sem TA e usaria dois deles (são estereos) MUITO superiores que o que vem em qualquer player que os mortais podem comprar (Até 3 K)

Ja que o pessoal usa falante de PA... que tal usar eletronica de PA tambem rsrsr...

Ou reverbers de mola.. um tanque por canal.. o F.. seria passar num Buraco.. tooooinn... a cada buraco.

O TA dos Pioneers realmente não é tão bom quanto dos alpine, mas resolve tambem... tem coisa muito pior... Kenwood por exemplo, o TA deles é RIVER !!

[]

Sandro

Que tal o delay da Behringer? TEmpos atrás tinha alguém vendendo nos classificados...

http://www.behringer.com/DSP8024/index.cfm?lang=ENG

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...30&hl=behringer

Olha um comentário da lista:

"De: "Cleber Caldas" <ccaldas§webcable.com.br>

qui 13:49

Pra medir ou pra aplicar o atraso?

Se for para fazer o atraso, um com bom custo benefício é o Behringer Ultracurve DSP8024. Já sei que vai chover gente dizendo que Behringer não presta e etc. (apesar de que quase todo mundo com um equipamento de custo baixo pra médio tem algo Behringer no seu setup), mas nem todo mundo tem grana pra comprar um SPX, ou um Delay TC, Klark, só pra corrigir o atraso da torre de delay. O 8024 além do EQ, RTA, feedback eliminator e do limiter vem com delay de fábrica já, ao contrário do 8000 onde precisa se instalar uma placa.

Abraço.

Cleber"

http://paginas.terra.com.br/educacao/audio...pa_teoria.htm#6

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa amigo, se vc quis dizer que a velocidade dos eletróns dentro de um condutor é quase igual a velocidade da luz é melhor vc pesquisar um pouco sobre o assunto, só para adiantar que a velocidade dos elétrons no cobre é por volta de 0,03 mm/s em um fio com secção de 0,25 cm2 com corrente de 1A.

http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T06.asp

Uma coisa que fiquei espantado tb é que quando conseguiram fazer com que uma partícula chegasse na velocidade da luz dentro de um acelerador de partículas ela simplesmente sumiu. :blink:

Tem tb a teoria da relatividade de Einstein que prevê que os objetos em movimento sofram o efeito de dilatação do tempo que pode ser maior ou menor de acordo com a velocidade. Assim, o tempo para um objeto ou para uma pessoa dentro de outro objeto em alta velocidade passa mais lentamente do que para objetos que se movimentam a baixas velocidades. Testes feitos em aviões com relógios atômicos comprovam essa teoria.

Bom, não vou mais estender esse assunto, tem bastante coisa interessante para ser pesquisada na net.

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa amigo, se vc quis dizer que a velocidade dos eletróns dentro de um condutor é quase igual a velocidade da luz é melhor vc pesquisar um pouco sobre o assunto, só para adiantar que a velocidade dos elétrons no cobre é por volta de 0,03 mm/s em um fio com secção de 0,25 cm2 com corrente de 1A.

Uma coisa que fiquei espantado tb é que quando conseguiram fazer com que uma partícula chegasse na velocidade da luz dentro de um acelerador de partículas ela simplesmente sumiu. :blink:

Tem tb a teoria da relatividade de Einstein que prevê que os objetos em movimento sofram o efeito de dilatação do tempo que pode ser maior ou menor de acordo com a velocidade. Assim, o tempo para um objeto ou para uma pessoa dentro de outro objeto em alta velocidade passa mais lentamente do que para objetos que se movimentam a baixas velocidades. Testes feitos em aviões com relógios atômicos comprovam essa teoria.

Bom, não vou mais estender esse assunto, tem bastante coisa interessante para ser pesquisada na net.

Verdade hel... mas o caso foi mal postado.. apesar de um eletron não se mover na velocidade da luz.. vão empurrando uns aos outros.. mas o que queria ser dito é que pra atrazar em 20 ms por exemplo.. precisaria alguns bons metros de cabo.. ou seja já perdeu o sinal devido a resistência.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaiz, eu não arriscaria... se não for um negócio muito bem acertado é capaz de piorar a situação.

então agora uma pergunda meia idiota :huh::unsure:

dá para fazer um atraso do canal esquerdo sem o player ter esta facilidade?

Outra pergunta idiota:

se fossem feitos cds próprios pra som de qualidade em CARROS... quer dizer, se já contassem 100% de certeza que o cd seria escutado em um veículo dotado de kit duas vias... não poderiam fazer um cd com um pequeno atraso de um canal pro outro?? Não sei, pensaria algo como o "Parental Advisory" que existe nos cds... os que tem esse selo, permitem palavrões nas músicas... já pensou ir numa loja de cds e ver um adesivo em um escrito "Only Cars - Sound Quality"?? :rolleyes::rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Outra pergunta idiota:

se fossem feitos cds próprios pra som de qualidade em CARROS... quer dizer, se já contassem 100% de certeza que o cd seria escutado em um veículo dotado de kit duas vias... não poderiam fazer um cd com um pequeno atraso de um canal pro outro?? Não sei, pensaria algo como o "Parental Advisory" que existe nos cds... os que tem esse selo, permitem palavrões nas músicas... já pensou ir numa loja de cds e ver um adesivo em um escrito "Only Cars - Sound Quality"??  :rolleyes:  :rolleyes:

Tem que lembrar cada carro é um carro, cada falante é um falante, cada lugar de colocar os falantes é diferente, pois tem coluna, tem lugar original, tem pezinho...

Tb fiquei curioso....mas tem as agravantes acima....

Compartilhar este post

Link para o post
Outra pergunta idiota:

se fossem feitos cds próprios pra som de qualidade em CARROS... quer dizer, se já contassem 100% de certeza que o cd seria escutado em um veículo dotado de kit duas vias... não poderiam fazer um cd com um pequeno atraso de um canal pro outro?? Não sei, pensaria algo como o "Parental Advisory" que existe nos cds... os que tem esse selo, permitem palavrões nas músicas... já pensou ir numa loja de cds e ver um adesivo em um escrito "Only Cars - Sound Quality"??  :rolleyes:  :rolleyes:

Tem que lembrar cada carro é um carro, cada falante é um falante, cada lugar de colocar os falantes é diferente, pois tem coluna, tem lugar original, tem pezinho...

Tb fiquei curioso....mas tem as agravantes acima....

Será?

Dá pra fazer isso nos canais separadamente no Sound Forge, mas primeiro vc tem que acertar o sistema para saber de quando tem que ser o delay.

tempo11rc.jpg

tempo25ct.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do Soundforge eu já sabia, inclusive eu mexo nele desde os 18 anos :P .

O problema é o seguinte, será que dá? Sabe pq, pq se vc tiver um sistema 3 vias(sub+mid+tweeter) com bi-amplificação p.ex. a correção de tempo ideal seria que em cada canal (via) tivesse uma correção diferente, pois o tweeter estaria na coluna, o mid no lugar original e o sub, enfim, estariam em lugares diferentes e necessitariam de correções diferentes.

No soundforge só dá para fazer correção de tempo(em 3 vias) num sistema em que as 3 vias acima sairiam do mesmo lugar, como p.ex num P.A que apesar de ter 3 vias p.ex o som sai do mesmo lugar entre aspas, no máximo com diferença de altura... isso pq não dá para fazer correção de tempo nele só do subgrave, ou só do grave ou só dos agudos...no soundforge ou se faz do canal esquerdo ou do direito...

Capiche?

abraços

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

Lá vem eu com minhas idéias esdrúxulas. :P

Vou pegar o SoundForge em casa e gravar Hotel California com uns 20 atrasos diferentes, variando de 5 a 25 ms, de 1 em 1 ms, e ver qual fica melhor na ambulância. Acertado o Delay, vou manter como padrão e gravar alguns cds Opus3 neste padrão, e ver o que acontece! No meu caso os tw estarão juntinhos dos mids, tentarei até alinhar a fase deles!

Time Correction Tabajara Enhaced Plus. Aí vou ter mais ou menos o que disseram, a etiquetinha no cd: "Only Play this CD at Doug´s car"... :lol:

Alguém aí sabe a média do atraso do canal esquerdo? deve ser uns 12 a 15 ms, certo???

Compartilhar este post

Link para o post

É só medir, cara.

Grosso modo, para o simples caso 2way:

Meça sua distância até o tweeter esquerdo, depois até o direito.

Subtraia as distâncias (direito - esquerdo, lógico).

E aplique: [(diferença das distâncias)/344]x10³ e terás seu resultado em ms.

Lembrando que este é um valor teórico, considerando apenas a temperatura do ambiente (para a velocidade de 344m/s) e ambientes completamente abertos, o que não ocorre no carro, portanto vai lhe servir mais como "guideline" do que como regra clara, mas já é um bom ponto para se começar :) Testa com +/- 5ms de diferença e vê o que prefere.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é o seguinte, será que dá? Sabe pq, pq se vc tiver um sistema 3 vias(sub+mid+tweeter) com bi-amplificação p.ex. a correção de tempo ideal seria que em cada canal (via) tivesse uma correção diferente, pois o tweeter estaria na coluna, o mid no lugar original e o sub, enfim, estariam em lugares diferentes e necessitariam de correções diferentes.

No soundforge só dá para fazer correção de tempo(em 3 vias) num sistema em que as 3 vias acima sairiam do mesmo lugar, como p.ex num P.A que apesar de ter 3 vias p.ex o som sai do mesmo lugar entre aspas, no máximo com diferença de altura... isso pq não dá para fazer correção de tempo nele só do subgrave, ou só do grave ou só dos agudos...no soundforge ou se faz do canal esquerdo ou do direito...

Capiche?

abraços

dj_vini

"Simpres"!!! É só saber o corte que está cada via e fazer o mesmo corte na música no Sound Forge, criando 3 arquivos diferentes. Faz delay em cada arquivo e no final mixa os 3! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

No soundforge só dá para fazer correção de tempo(em 3 vias)  num sistema em que as 3 vias acima sairiam do mesmo lugar, como p.ex num P.A que apesar de ter 3 vias p.ex o som sai do mesmo lugar entre aspas, no máximo com diferença de altura... isso pq não dá para fazer correção de tempo nele só do subgrave, ou só do grave ou só dos agudos...no soundforge ou se faz do canal esquerdo ou do direito...

Capiche?

abraços

dj_vini

"Simpres"!!! É só saber o corte que está cada via e fazer o mesmo corte na música no Sound Forge, criando 3 arquivos diferentes. Faz delay em cada arquivo e no final mixa os 3! :vts

É não tinha pensando nisso!! Menino inteligente!!

Mas quem é o doido que vai fazer isso? kkkk

Rola de fazer isso para testar a diferença de um sistema com correção e sem correção.....mas e a preguiça!!??

:ol :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

sei de cds de gravações antigas ( the mamas and the papas, beach boys e blablabla) que os canais são gravados separados, esquerdo e direito, voz e instrumentos... não é dificil nestes cds se vc jogar o fader só para esquerda ou só para a direita, ou pra frente ou para tras, ter somente voz ( capela) ou apenas instrumentos ( instrumental)

seria esta a ideia do Dayleon??

Compartilhar este post

Link para o post
sei de cds de gravações antigas ( the mamas and the papas, beach boys e blablabla) que os canais são gravados separados, esquerdo e direito, voz e instrumentos... não é dificil nestes cds se vc jogar o fader só para esquerda ou só para a direita, ou pra frente ou para tras, ter somente voz ( capela) ou apenas instrumentos ( instrumental)

Acho que não... O que ele propõe é que continu tudo junto (voz, intrumentos, coral, qq coisa), mas com Delay do canal esquerdo para o direito.

Farei alguns testes neste final de semana com hotel california, e depois falo pra vcs!

Ah, dúvida: Desci no carro e medi a distância de falante esquerdo até a minha zoreba, e deu 70cm. do outro deu 1,20m. 50cm de diferença de um pro outro...

Jogando na formula do tiba, deu atraso de 1,4ms... acho que é pouco. Que que eu fiz de errado? Vou fazer testes com atrasos de 2 em 2 ms pra testar no carro... 0, 2, 4, 6, até achar um que fique bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não... O que ele propõe é que continu tudo junto (voz, intrumentos, coral, qq coisa), mas com Delay do canal esquerdo para o direito.

Farei alguns testes neste final de semana com hotel california, e depois falo pra vcs!

Ah, dúvida: Desci no carro e medi a distância de falante esquerdo até a minha zoreba, e deu 70cm. do outro deu 1,20m. 50cm de diferença de um pro outro...

Jogando na formula do tiba, deu atraso de 1,4ms... acho que é pouco. Que que eu fiz de errado? Vou fazer testes com atrasos de 2 em 2 ms pra testar no carro... 0, 2, 4, 6, até achar um que fique bom!

Pouco?!

Uso atraso de 0,9ms no lado tweeter e 0,8ms no midbass.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu tinha o 7998 eu usava apenas um atrazo de 2ms do lado esquerdo. Eu já tinha pensado nesse esquema do Sound Forge à alguns mêses atrás. Até funciona, mas não chega perto do resultado do delay do HU. Eu achei o som bem estranho... não gostei do resultado final e acabei desistindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Hell!

Bom...como o caríssimo amigo Sandro já explicou, o que eu disse foi basicamente o que o próprio site que vc 'mandou' eu ler diz:

"Especificamente, para o cobre, o melhor valor para N é 8,5.1022 elétrons/cm3, o que nos leva a vm = 0,03 mm/s. Como se vê, uma velocidade muito pequena para os padrões humanos ... mas, para o elétron e suas dimensões isso o torna um verdadeiro "The Flash"!

Assim, como sabemos que o campo elétrico se estabelece ao longo do fio a uma velocidade de 300 000 km/s, se tivermos um fio de comprimento 300 000 km, e soubermos que num dado instante um certo número de elétrons estão atravessando uma seção A numa extremidade do fio, um segundo depois o mesmo número de elétrons estará atravessando a seção B na outra extremidade do fio e, nesse um segundo, cada elétron deslocou-se apenas de 0,03 mm."

A velocidade dos elétrons no cobre eu sei desde o colégio :D

Só que estamos falando do SINAL...........

Imagine se o sinal se deslocasse a 0,03mm/s (milímetros por segundo)...levaria só 100 segundos pra andar 3mm...imagine para andar os 5 metros de distância do amplificador até o falante :D

Levaria quase 28 minutos pro sinal chegar :D

heheheheehhe

Mas como vc disse, não vamos nos aprofundar no assunto, já que o foco deste tópico é alinhamento de tempo dos canais ;)

Abraços,

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...