Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

RELATOS DE INDIVÍDUOS QUE TENHAM

Recommended Posts

Fabio Arisa, vc está estressado e está atirando pedra até em padre.

Quer saber minha opinião sobre variáveis? Elas são importantes e não podem ficar de lado, seja pra ser usada apenas como uma referência (nesse caso por exemplo) ou para o caminho completo até a solução. O problema em sí não são as variáveis que "variam" como vc gosta de enfatizar, mas sim a quantidade delas e como uma influencia a outra. Traçando todas as possibilidades é possível montar uma equação, quanto maior as previsões de como uma variável vai influenciar a outra, menor é o erro. Quer exemplo maior do que o homem ter pisado na lua? "A, vamos mandar um monte de foguetes até que um consiga ir e voltar". Acredita que seja assim mesmo?

Sobre o exemplo dos filhos, vc quis chutar o pau da barraca pegando a ciência menos exata que existe, estatística nunca foi usada para determinar algo concreto mas sim para ter noção de algo. É possível sim chegar em resultados precisos em física acústica, é só saber de todas a variáveis possíveis de serem calculadas!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quem regula girando botão, otimo! mas o caso aqui é de players sem o tal botão

Quem tem, gira o botão até chegar no 1,5 ou 1,6.

Quem ñ tem, bota 1,5 ou 1,6 direto.

É simples Ñ é?

GGG, o comentário do butaum foi só p/ exemplificar que os calculos nesse caso são dispensáveis.

Se ng calcula nada na hora de girar o butaum, pq calcularia p/ colocar o delay no sound forge?

Os valores já tão ai, é só mandar ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho pra gol e golf ser 1,5ms, crasher. No meu polo com isso o palco fica todo na direita, inverte o caso somente.

0,9ms , 1ms fica legal aqui.

E Fábio, de fato não quero entrar nesta discussão aqui no fórum sobre "ciência x não ciência" porque não vale a pena. Cada um acha que tem o rei na barriga e ninguém chega a lugar algum, é puro desgaste, como foi da outra vez. Vão começar com engenheiros x tecnólogos e bla bla bla Então prefiro que cada um regule do jeito que goste, dando certo, ótimo! Eficaz ou não, é eficiente.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Estranho pra gol e golf ser 1,5ms, crasher. No meu polo com isso o palco fica todo na direita, inverte o caso somente.

Me assustaria, se vc ñ fosse de BsB.

Já tomei isso como coisa certa, som em Brasilia é diferente.

:vts

1ms em quase todos os carros que já regulei é o suficiente apenas para fazer a posição centro desgrudar da coluna esquerda.

Quando chega em 1,2/1,3(carros médio porte) a coisa começa a chegar proxima ao lugar certo(beirada direita do volante) e lá por 1,5/1,6/1,7 a parada já tá +/- no local certo.

Ai é só ver qual das opções tem foco mais consistente.

Mas talvez o Polo tenha alguma coisa diferente, não sei.

Nunca acertei delay neste carro. Só testando para saber o que acontece.

Agora, pode ser que vc esteja considerando o centro no lugar errado.

Eu mesmo andei um bom tempo com o palco deslocado para a direita(meio que no fim do lado direito do volante), pois pensava que era o ''lugar padrão'', ''estilo campeonato''.

Fora que dá uma sensação agradável quando está bem focado. É como se a mulher cantasse bem na sua frente, no seu ouvido direito. Ai já viu né...

Até o dia que alguém me chamou a atenção que estava errado.

O cara percebeu que eu fiquei meio assim(tinha ctza que estava certo, afinal, fui eu quem fiz né... :P ) e colocou a mão bem no meio do painel, e perguntou ''esse é o meio do painel, e consequentemente o meio do palco. a mulher tem que cantar aqui. ela está aqui?''

Respondi a verdade, que não.

Demorei um tempo para acostumar...

Mais gente que eu conheço passou por isso tb.

Geralmente quando alguém vem reclamar que não tá conseguindo acertar o delay de jeito nenhum, ou que está achando meio estranho, é o caso acima que está acontecendo.

Eu vou lá no carro e tá deslocado para a direita. Aumento 2 ou 3ms e pronto, focadinho.

Ai o dono escuta e lança : ''ué, mas é ai que tem que ficar!??''

O bom é que responder essa pergunta é fácil.

O método da mão no painel é infalivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem babaquinha o seu comentário, hain. Mas nem esquenta, sou sossegado.

Abração ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Abração ;)

Babaquinha não, é a verdade. É tudo diferente msm. Não sou eu quem escolho!

Pode ver, tá até no forum. O Sandro foi para CTBA e disse que o som dele mudou, o delay inclusive!

Compartilhar este post

Link para o post

Abração ;)

Babaquinha não, é a verdade. É tudo diferente msm. Não sou eu quem escolho!

Pode ver, tá até no forum. O Sandro foi para CTBA e disse que o som dele mudou, o delay inclusive!

Talvez seja pela umidade... Todo mundo sabe que a umidade do ar em Brasilia é baixissima e a temperatura alta, o que afeta a velocidade do som... E ai muda o ajuste do delay mesmo, nao tem jeito heheheh

antes de começar o troca-tapa, ja vou logo esclarecendo que é só brincadeira... nao tenho nada contra Bsb, mas nao podia perder a piada JUSTO nesse topico.... :vts :ol

Compartilhar este post

Link para o post
Talvez seja pela umidade... Todo mundo sabe que a umidade do ar em Brasilia é baixissima e a temperatura alta, o que afeta a velocidade do som... E ai muda o ajuste do delay mesmo, nao tem jeito heheheh

:+1

ps. ñ quero brigar c/ ng tb ñ, deus u livre...

Compartilhar este post

Link para o post
Também não é por aí, moçada.

Os cálculos ajudam E MUITO, principalmente para saber de onde partir. Vão resolver tudo 100%? Não, mas simplesmente pelo fato de existirem variáveis demais pra tentar "equacionar", senão resolveria.

Não vamos chegar naquela discussão besta de novo de que o áudio é puramente empírico...

Abraços

Você pode até não querer discutir, mas não concordo com você.

Aliás, a falta de discussão está empobrecendo um pouco o fórum, na minha opinião.

Nos últimos meses, após a brigaiada, as pessoas se amansaram demais, umas saíram, outras se acalmaram...

Eu acho muito bacana conflitos para botar a cabeça pra funcionar, e tentar vir com coisas criativas, experiências, experimentos etc.

Agora, vir falar de alinhamentos, correções e ajustes de 6 casas decimais, onde nenhum humano consegue ficar estático ao ouvir uma música (no carro, dirigindo) é demais pra mim.

Certo fábio, com certeza, ninguém fica lá estático... mas partindo do cálculo, o resto é só ajuste fino, de ouvido mesmo... melhor que mexer, depois trocar de música e ver que ainda não tá no lugar... Pelo menos vc vai direto ao ponto.

Agora... se fosse assim, os técnicos de PA tavam fodidos e mal pagos... Já pensou num mega-show, com várias torres de caixas espaçadas, uma depois da outra, separadas por 20, 30 metros? Já pensou botar tudo isto alinhado? Nego faz 6 previsões de delay variando conforme patamares de temperatura e umidade, e deixa lá... mudou o tempo, mudou o preset.

Nem tudo se faz no papel, e nem tudo se faz no braço... A questão é saber conciliar as coisas... Acredito que no Tibet os jovens mancebos aprendizes dos mestres seculares da arte do som sejam levados, através de experiências extra sensoriais auxiliadas por substâncias alucinógenas, a treinas suas capacidades auriculares a um ponto sobre humano, quase místico, onde a interação entre a variação de pressão do ar, causada pelo emissor sonoro, interaja com os finos pelos que estão instalados detro do canal auricular, vibrando de modo a entrar em ressonância com o som ouvido, permite-lhes identificar com precisão a frequência, a intensidade, a direção e até mesmo pequenos deslocamentos de fase e reverberações do ambiente...

Só que nós, zoreia seca, ficamos meio traídos por nossos destreinados sentidos. A não ser que vc tenha um cachoro audiófilo... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Me assustaria, se vc ñ fosse de BsB.

Já tomei isso como coisa certa, som em Brasilia é diferente.

Crasher, o gozadinho... :lol: :lol: :lol:

Mas ae... uma coisa é quem entende, conhece TA e toda a teoria regulando... outra, é quem não conhece nada, tá com o primeiro player com TA na mão, e não sabe como fazer a coisa funcionar... há de se pensar nos newbies, afinal, eles também tem direito de sonhar, quem sabe, com o Tibet...

Com certeza, se vc dá uma referência pra pessoa, a coisa sai mais fácil e menos traumática. Agora, é claro, tudo muda... muda por causa do carro... muda por causa da posição de cada falante... muda por causa da temperatura, umidade, POLUIÇÃO (hauhauhauhauhau. Não podia deixar passar essa), e até mesmo, muda por causa do vidro aberto com o carro em movimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu tinha o 7998, o acerto era apenas 2,0ms do lado esquerdo, e nada mais. E com isso a voz ficava exatamente no meio do palco. Já o Clarion, não tem nada de ms, vc mede e coloca lá os centímetros direto. Depois faz um ajuste fino...

Compartilhar este post

Link para o post
Fabio Arisa, vc está estressado e está atirando pedra até em padre.

Quer saber minha opinião sobre variáveis? Elas são importantes e não podem ficar de lado, seja pra ser usada apenas como uma referência (nesse caso por exemplo) ou para o caminho completo até a solução. O problema em sí não são as variáveis que "variam" como vc gosta de enfatizar, mas sim a quantidade delas e como uma influencia a outra. Traçando todas as possibilidades é possível montar uma equação, quanto maior as previsões de como uma variável vai influenciar a outra, menor é o erro. Quer exemplo maior do que o homem ter pisado na lua? "A, vamos mandar um monte de foguetes até que um consiga ir e voltar". Acredita que seja assim mesmo?

Sobre o exemplo dos filhos, vc quis chutar o pau da barraca pegando a ciência menos exata que existe, estatística nunca foi usada para determinar algo concreto mas sim para ter noção de algo. É possível sim chegar em resultados precisos em física acústica, é só saber de todas a variáveis possíveis de serem calculadas!

Po, desculpa ae amigao

realmente estou arrependido.

Vou voltar para a prancheta, HP 48G, TI 86 e vamos em frente.

Mas para de falar bobagem, o que tem a ver o homem na lua com um ajuste auditivo

Sem obviedades, por favor.

Mas que deu uma esquentada no topico, mesmo que um pouquinho, deu

Compartilhar este post

Link para o post
Eita nois... pessoal discutindo numa boa uma coisa e já entram na conversa jogando mer** no ventilador sem nem ter acompanhado a discussão na integra... :huh:

Pra quem ta com preguiça de ler todas as 8 paginas de topico, estamos apenas discutindo um método alternativo de alinhamento de tempo pra quem nao possui o recurso de TA no player.

Quem se opõe aos calculos, ok... É uma opinião e temos que respeitar todas, mas a minha é de que os calculos são sim importantes como referencia, mas jamais carregam toda a verdade em si e o ajuste fino manual é indispensavel num sistema automotivo

Fala pra algum engenheiro da NASA desencanar das virgulas no numero PI pra ver se não faz diferença entre 3 e 3,14....

Fábio, se vc prefere que os engenheiros se preocupem com os calculos pra quem sabe descobrir alguma coisa que melhore sua vida, então deixe os engenheiros calcularem, uai! :P

Entao eu vou te contar uma historinha, alias para todos voces, puxando ateh um gancho com o negocio da NASA e tal.

Os americanos brigavam na corrida espacial com os russos nas decadas de 60 e 70, e ateh hoje meio que sem foco de atencoes.

Nessa epoca, os americanos se depararam com um grande problema. Como nao havia gravidade no espaco (desculpe estou sem acentuacao) eles nao conseguiam fazer com que as canetas soltassem a tinta para escrever, portanto nao podiam escrever no espaco.

Como os americanos precisavam mostrar superioridade tecnologica, eles investiram milhoes em pesquisa e desenvolvimento, em engenharia, fisica, estudos, calculos nanometricos etc. e finalmente conseguiram inventar uma caneta que funcionava sem necessidade da gravidade. A caneta escrevia de ponta cabeca, dentro da agua, de lado, de todo o jeito. Realmente apos todo esse esforco os americanos resolveram seus problemas e mostraram que detinham a mais pura e intelegente tecnologia.

Agora me perguntam o que os russos fizeram pasmafaute

Mandaram seus astronautas com lapis para o espaco.

Sem mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Eita nois... pessoal discutindo numa boa uma coisa e já entram na conversa jogando mer** no ventilador sem nem ter acompanhado a discussão na integra... :huh:

Pra quem ta com preguiça de ler todas as 8 paginas de topico, estamos apenas discutindo um método alternativo de alinhamento de tempo pra quem nao possui o recurso de TA no player.

Quem se opõe aos calculos, ok... É uma opinião e temos que respeitar todas, mas a minha é de que os calculos são sim importantes como referencia, mas jamais carregam toda a verdade em si e o ajuste fino manual é indispensavel num sistema automotivo

Fala pra algum engenheiro da NASA desencanar das virgulas no numero PI pra ver se não faz diferença entre 3 e 3,14....

Fábio, se vc prefere que os engenheiros se preocupem com os calculos pra quem sabe descobrir alguma coisa que melhore sua vida, então deixe os engenheiros calcularem, uai! :P

Entao eu vou te contar uma historinha, alias para todos voces, puxando ateh um gancho com o negocio da NASA e tal.

Os americanos brigavam na corrida espacial com os russos nas decadas de 60 e 70, e ateh hoje meio que sem foco de atencoes.

Nessa epoca, os americanos se depararam com um grande problema. Como nao havia gravidade no espaco (desculpe estou sem acentuacao) eles nao conseguiam fazer com que as canetas soltassem a tinta para escrever, portanto nao podiam escrever no espaco.

Como os americanos precisavam mostrar superioridade tecnologica, eles investiram milhoes em pesquisa e desenvolvimento, em engenharia, fisica, estudos, calculos nanometricos etc. e finalmente conseguiram inventar uma caneta que funcionava sem necessidade da gravidade. A caneta escrevia de ponta cabeca, dentro da agua, de lado, de todo o jeito. Realmente apos todo esse esforco os americanos resolveram seus problemas e mostraram que detinham a mais pura e intelegente tecnologia.

Sem mais.

Bom... é uma história ilustrativa, digamos... afinal, caneta de ponta porosa não depende de gravidade... seria fácil manter a carga sob pressão...

Mas tb, a his'toria do homem pisar na lua tb é meramente ilustrativa, fruto da guerra fria, então, "deleta o caso"... :lol:

Deveras, é uma história muito interessante, já usei naquelas reuniões chatíssimas de motivação de equipe... pqp, cada um tinha um dia pra falar... uma mer**, deveras.

Apenas como inspiração inútil de fim de noite, de quem se prepara para dormir... "Mais vale um lápis na mão, do que duas canetas flutuando no espaço".

Pronto, já falei muita mer** hoje... Acho q preciso abaster o tanque de "álcool"...

Compartilhar este post

Link para o post

Sem mais.

Bom... é uma história ilustrativa, digamos... afinal, caneta de ponta porosa não depende de gravidade... seria fácil manter a carga sob pressão...

Mas tb, a his'toria do homem pisar na lua tb é meramente ilustrativa, fruto da guerra fria, então, "deleta o caso"... :lol:

Deveras, é uma história muito interessante, já usei naquelas reuniões chatíssimas de motivação de equipe... pqp, cada um tinha um dia pra falar... uma mer**, deveras.

Apenas como inspiração inútil de fim de noite, de quem se prepara para dormir... "Mais vale um lápis na mão, do que duas canetas flutuando no espaço".

Pronto, já falei muita mer** hoje... Acho q preciso abaster o tanque de "álcool"...

KKKKKKKKKK :lol:

Kleber, tá bêbado dia de semana denovo?!?! AHUEhAUEHuAHE

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, tá bêbado dia de semana denovo?!?! AHUEhAUEHuAHE

Tô não... desde sábado meu fígado tá de folga... como não bebo em casa (cerveja em casa fica velha, a não ser qdo eu cato alguma pra já sair de casa desopilando o fígado), acabo sóbrio mais tempo do que o necessário...

Compartilhar este post

Link para o post

Po pessoal...essa discussão do delay tá me parecendo discussão de velhinhos surdos ou cegos ou sei lá oq :D

Sabe pq?

Pq o delay de "1,5ms" ou de "1ms em BsB" vai depende SEMPRE do carro em questão :D

Já entrei em carro q o falante do lado do motorista ficava em média a 50cm do motorista...em outros ficava a 1m...

E isso VAI definir a 'quantidade' de delay...

po...simples assim...

por isso a velha e boa fita métrica ajuda tanto o ajuste inicial :D

Não desfaço do 'dom' de regular 'de ouvido' pq tbm uso essa 'tecnica do Tibet'...mas pra que abdicar da singela fita? ehheeeh

Abraços

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

E tudo começou comigo pilhando pra fazer a po*** do teste... :lol:

Pra agradar todo mundo, e acho que seja o mais coerente, vou calcular a distancia, obter um delay inicial, fazer músicas variando de 1 em 1ms (+ou- 3ms a partir do ponto inicial) e ouvir se algum funciona.

Aí, testo com outras músicas. Mas toh descobrindo ainda se vai dar pra fazer isso neste final de semana, pq tenho que direcionar o mid da porta esquerda, e vai um trampinho nisso... fibra tem em casa, MDF também... acho que vou rodar a semana que vem inteira com o pod "descascado"! huahuahuahuha

Valeu pessoal! Realmente, a discussão foi e está bem acalorada, levantando tópicos interessantes para a gente dar uma agitada nessa área de SQ que tava meio parada na teoria, o povo só pergunta qual amp pegar, que sub, qual kit... gostei muito dessa discussão toda!

A parte boa é que naum tem mais treta, tah todo mundo genti-grandi agora! :lol:

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crasher, babaca foi o tom no qual falaste. De fato há muito mais coisas entre o céu e a terra do que explica nossa vã filosofia, e no caso trata-se de altitude, umidade relativa, temperatura, bla bla bla... Deixa isso pra lá, não vai dar em nada.

Eduardo, concordo contigo. Foi o que tentei deixar claro desde meu primeiro post a respeito.

Ígor e Kleber, ontem foi a 2a. vez que a Raquel tentou me pegar no stadt bier hahaha É a garçonete gente fina de lá que serve a gente de garrafa (cachaça)! Mais umas duas ou três doses e eu não acordava em casa heheheh

Vamos combinar de tomar umas qualquer dia, seus animaizinhos! Já viram meu semestre como vai ser?! http://img263.imageshack.us/img263/658/grade6ig.gif Ou seja, não muda muito dos últimos dois meses! Qualquer dia, a partir das 20h é só ligar e me encontrar em algum bareco.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

depois deste topico fiquei é muito curioso para escutar um player com TA e comparar com um sem este recurso...

porem o meu medo é de gostar de um aparelho deste e não conseguir viver sem ele depois heheheh

vou comecar a montar um SQ e pelo visto um player destes não tem como ficar sem, sou leigo neste assunto mas pelo que percebi, TA faz muuita diferença mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Po pessoal...essa discussão do delay tá me parecendo discussão de velhinhos surdos ou cegos ou sei lá oq :D

Sabe pq?

Pq o delay de "1,5ms" ou de "1ms em BsB" vai depende SEMPRE do carro em questão :D

Já entrei em carro q o falante do lado do motorista ficava em média a 50cm do motorista...em outros ficava a 1m...

E isso VAI definir a 'quantidade' de delay...

po...simples assim...

por isso a velha e boa fita métrica ajuda tanto o ajuste inicial :D

Não desfaço do 'dom' de regular 'de ouvido' pq tbm uso essa 'tecnica do Tibet'...mas pra que abdicar da singela fita? ehheeeh

Abraços

Ri7

Concordo contigo... É mais ou menos a mesma coisa que eu disse... dá pra fazer na raça? dá... é mais facil pra alguns? sim! pra outros impossivel... Então pq abdicar de um metodo pra determinar o ponto de partida e calcular baseado na boa e velha trena/fita?

Eu acho ótimo que as pessoas deixem o empirismo de lado e passem a valorizar a aplicação do conhecimento científico, e também deixem a comodidade de lado e passem a praticar mais a eterna arte do DIY...

Quem sabe dessas experiencias que alguns julgam inuteis e outros julgam didáticas não apareça algo legal? quem sabe alguem nao aproveita a idéia de usar o SoundForge/CoolEdit pra criar um novo programa que baseado nessas experiencias, processe todo o som de modo que ele toque legal no seu sistema automotivo apenas com alguns parametros iniciais e dispense o uso do TA?

Imagina como todo esse blablabla dificil de digerir pros iniciantes vai passar a ter sentido se alguem falar pra ele "olha, mede as distancias do seu carro com uma fita metrica, baixa um programa no baixaki e usa essas medidas nele pra vc ver como melhora quano vc for gravar um CD pra ouvir no carro" ao inves de falar "TA? ah é assim... o palco sonoro... blablablabla... e pra isso vc precisa comprar um player de 1.200 reais e ficar girando o botão até enxergar a mulher cantando no centro do painel do seu carro"...

Usar métodos empiricos é legal, mas deixar o lado exato de lado não vale a pena!! Pq não aproveitar o melhor dos 2 mundos pra fazer algo melhor do que o puramente empirico e melhor do que o puramente exato?

Compartilhar este post

Link para o post
Usar métodos empiricos é legal, mas deixar o lado exato de lado não vale a pena!! Pq não aproveitar o melhor dos 2 mundos pra fazer algo melhor do que o puramente empirico e melhor do que o puramente exato?

Concordo plenamente com vc, GGG, e é por isso que vou meter a mão na massa, calculando e experimentando! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

estudei 2 semestres de física na usp na longínqua década de 90 ... putz ... tô ficando véio ... mas não foi NADA comparado ao que eu aprendi lendo este tópico ... !!!!!

THIS FÓRUM RULES !!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pois é. aí eu conto pra vcs que quando instalei o alpine, peguei uma tabelinha que o RONIE converteu e postou aqui. pelas distâncias mensuradas, o tw esquerdo era pra ser atrasado em 1.7 ms, o mid esquerdo em 1.5, isso mais a faixa de atraso de grupo da bandpass que usava no sub (em média 0.6 ms). fui pro campeonato da Autosom e tomei pau em imagem de centro e centro-direita, as duas se confundiam.

na instalação atual, tou usando algo entre 1.3 e 1.4 ms, e precisei regular 2 cliques pra direita no fader pra acertar foco (por assim dizer, pra botar o "corpo" da voz atrás dos detalhes). o mid esquerdo tá entre 1.1 e 1.2. não houve mudança no posicionamento dos falantes. quem explica?!

cálculo é legal pra te botar no ballpark. ajuste fino é na zoreia. se o resultado do cálculo não agrada, por que raios eu tenho (teria!) que abdicar do empirismo?!

e isso não é direcionado a ninguém em específico, é apenas um rant imotivado, no qual ninguém deveria prestar atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...