Ir para conteúdo

Foto

[artigo] Crossovers

14 respostas neste tópico

Melamante

Melamante

membro

• Membro
  • 167 posts
  • Cadastrado: 22/08/2010
  • Cidade/UF:Fortaleza - CE
Pessoal ajudinha rápida:

Estou montando um som com o seguinte set:

1 Eros e315
1 Selenium 8pw3
1 d250x
1 ST400

E de acordo com a tabela do artigo, atribuí os seguintes valores para os capacitores:

Capacitor p/ Médio 75 a 100uF
Capacitor p/ Driver 13 a 20uF
Capacitor p/ ST 2.2uF

Estão corretos?

Eu poderia fazer algum corte usando um componente simples no e315?

Obrigado e abraços

• 0

jpchiullo

jpchiullo

Mini SPL

• Membro
  • 1.012 posts
  • Cadastrado: 11/03/2010
  • Cidade/UF:Campo Mourão/PR
Pode cortar com uma bobina (indutor), é um componente simples, porém vc terá que construí-lo. Com um indutor vc tem um filtro low-pass de 6db/8ª mesma atenuação dos capacitores.

É só verificar na tabela a indutância da bobina (em Mili-henry "mH") e pesquisar quantas voltas a bobina vai precisar, o diâmetro do núcleo e a bitola do fio de cobre que aguenta a potencia que vai trabalhar teu módulo/Eros.

• 0

Melamante

Melamante

membro

• Membro
  • 167 posts
Vou pesquisar sobre esse indutor.

Alguém confirma só os valores dos capacitores se tão certos?

vlw!

• 0

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin
  • 20.766 posts
  • Cadastrado: 05/09/2003
  • Cidade/UF:São Paulo/SP

Pessoal ajudinha rápida:

Estou montando um som com o seguinte set:

1 Eros e315
1 Selenium 8pw3
1 d250x
1 ST400

E de acordo com a tabela do artigo, atribuí os seguintes valores para os capacitores:

Capacitor p/ Médio 75 a 100uF
Capacitor p/ Driver 13 a 20uF
Capacitor p/ ST 2.2uF

Estão corretos?

Eu poderia fazer algum corte usando um componente simples no e315?

Obrigado e abraços

Informe qual a impedância e qual frequencia você quer cortar.

Acho que sua dúvida não é em relação aos capacitores e sim em relação a impedancia e frequencia de corte

• 0

Melamante

Melamante

membro

• Membro
  • 167 posts
A impedancia de todos é 8 ohms

Os cortes:

Médio entre 200 ~ 260 hz (muito baixo?)
Driver entre 1000 ~ 1200 hz
Tweeter ~ 9000hz

• 0

TomBV

TomBV
  • Membro
  • 1 posts
  • Cadastrado: 30/09/2011
  • Cidade/UF:Rio de Janeiro

para maiores informações sobre crossovers hi-end, recomendo outro artigo ainda não finalizado
http://autosom.net/a..._crossovers.htm

o corte de 24dB é mais brusco que o de 12db/oitava.
isto quer dizer que é mais preciso
mas muito mais difícil de se construir e de alinhar com o conjunto de falantes

O mais prático é:
- para cada Woofer ou Sub-Woofer sem filtro;
- para cada driver um filtro em serie composto de um resistor de 8 a 15 Ohms (20W) e um capacitor de 3,3uF (250V);
- para cada tweeter um filtro em serie composto de um resistor de 8 a 15 Ohms (20W) e um capacitor de 2,2uF (250V).

• 0

gemerson

gemerson

novato

• Membro
  • 15 posts
  • Cadastrado: 22/10/2010
  • Cidade/UF:poços de caldas
ae galera sou novo aki no forum , porem um velho apaixonado por som automotivo , e praticamente aprendi tudo pela net e mexendo no meu som e dos amigos. E o que deixa a desejar são os cortes de frequencia , então gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto:

MEU SET HOJE:

MONO: 1 TARAMPS 2K
2 SELLENIUM MATADOR MAX 400 + 400 RMS CADA

STEREO : 1 BOOSTER BA 2000.4 (SE NAO ME ENGANO)
3 DX 250 SELLENIUM
2 HINOR HDI 400
3 TWEETERS HINOR
2 6X9 BOMBER

meu cross é um booster bc 72 e não tendo disponibilidade de grana para compra de um taramps tenho q quebrar um galho com esse mesmo então minha duvida é : adquiri uma hdc 2000 e vi no manual que ela rende mais com cross de 18db/oitava.Eis a questão com meu cross eu consigo essa configuração ? se eu por essa configuração vai atrapalhar as outras cornetas ? coloco capacitor nela normalmente ? no corss tem uns botoezinhos de hearts e de K tipo 2000K , como deveria ficar essa configuração ? se alguem puder explicar a melhor forma de usar esse set agradeço , e ja deixo aki um grande abraço a todos do autoforum. vlew

• 0

andresoundmaker

andresoundmaker

membro

• Membro
  • 359 posts
  • Cadastrado: 17/08/2011
  • Cidade/UF:Itajaí / SC

Sou novo por aki
Gostaria de saber como posso ligar um conjunto Bravox CS60K em série ( cada conjunto com 1 par de tweeter , 1 par de MidBass de 4 ohms e um par de crossover :
• Passa Baixa em 3500 Hz com taxa de atenuação de 6 dB/8a para o mid bass
• Passa Alta em 3500 Hz com taxa de atenuação de 18 dB/8a para o tweeter
• Equalizador de impedância para o mid bass
• Capacitores de Polipropileno
• Indutores de núcleo de ar / ferro laminado
• Resistores de alta potência
• Polyswitch em série com o tweeter proporcionando uma proteção contra sobrecargas de potência.
• Terminais banhados a ouro

Preciso utlizar um conjunto em um unico canal com impedancia de 8 ohms e gostaria de utilizar o crossover original. Seria possivel uma ligação em Série tambem dos crossovers , procurando manter as frequencias dos filtros passa alta e baixa ?
Obs.: A impedancia de cada conjunto é de 4 ohms .

Agradeco a Atenção dos Colegas

• 0

andresoundmaker

andresoundmaker

membro

• Membro
  • 359 posts
  • Cadastrado: 17/08/2011
  • Cidade/UF:Itajaí / SC
Porque impedancia de trabalho do canal em 8@? Geralmente os modulos estabilizam em 2 ohms. Nesse caso vc poderia ligar os dois conjuntos em paralelo. Eu particularmente, não gosto de ligar em serie, pro meu ouvido perde qualidade, o agudo e o médio não ficam a a mesma coisa.

• 0

mksound

mksound

Membro com PobRema grave

• Membro
  • 3.192 posts
  • Cadastrado: 02/10/2011
  • Cidade/UF:Perdido em CM/PR

Porque impedancia de trabalho do canal em 8@? Geralmente os modulos estabilizam em 2 ohms. Nesse caso vc poderia ligar os dois conjuntos em paralelo. Eu particularmente, não gosto de ligar em serie, pro meu ouvido perde qualidade, o agudo e o médio não ficam a a mesma coisa.

o cara postou isso em 2005!

• 0

Solci

Solci

novato

• Membro
  • 42 posts
  • Cadastrado: 16/01/2014
  • Cidade/UF:Santa lúcia
Uma dúvida, no caso os filtros HPF E LPF do amplificador e do player são filtros passivos? Se utilizar O filtro do amplificador ou o do player junto a capacitores terá mais perda de potência ainda? O ideal seria usar um ou outro?

Outra dúvida, tenho 2 drivers de 8 ohms em paralelo, liguei um capacitor em cada polo + de 22uF, porem ao ligar o 2ª driver com capacitor em paralelo com o 1ª, liguei no fio positivo que vem do amp e liga o + do capacitor do 1ª driver, ou seja, em paralelo com o sinal que vem do amplificador, antes do corte passivo do 1 driver, sendo assim posso utilizar um capacitor para cada driver correto?

Segue esquema que fiz para tentar ilustrar, e no caso se for ST com driver a ligação poderá proceder a mesma, apenas modificando o capacitor para 2,2uF ?

Imagem Postada

• 0

capila

capila

novato

• Membro
  • 23 posts
  • Cadastrado: 29/02/2016
  • Cidade/UF:Florianopolis

Alguém poderia me ajudar? Tenho 01 kit 02 vias audiophonic e dois 6x9  e meu modulo só tem duas saidas (Boog AB2500 H). Como faço para ligar o kit 02 vias em serie com os 6x9? Os crossovers tem uma entrada (+/-) e duas saidas (1 /mid  e 1/ twetter).

• 0

José Henrique

José Henrique
  • Iniciante
  • 1 posts
  • Cadastrado: 18/01/2017
  • Cidade/UF:Juiz de Fora

Olá,será que eu conseguiria fazer um filtro passa-baixa de 2a ordem (12dB/oitava), como este do artigo http://autosom.net/artigos.asp

porém usando resistor no lugar do indutor?

Grato.

• 0

mcandido

mcandido
  • Iniciante
  • 7 posts
  • Cadastrado: 06/06/2017
  • Cidade/UF:Brasília

Preciso fazer um crossover. Vou dá uma estudada para definir certinho os capacitores e indutores.

• 0

ozasco

ozasco

membro

• Membro
  • 136 posts
  • Cadastrado: 10/04/2007
Dúvida, qual é o tipo de crossover 2a ordem desse artigo?
Bessel, Butterworth?

http://autosom.net/a.../crossovers.htm

• 0

Smartfix