Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

working man

Valores de capac. e bobinas p/ xover?

Recommended Posts

Postado em

Estou pensando em tentar um trimode no meu amp...

Fiz os cálculos, e para o sub iria usar uma bobina com 10mH e para o kit, um capacitor de ~626 uF.

Esses valores de capacitores são encontrados em lojas de eletrônica? Quanto custa mais ou menos?

A idéia é fazer um trimode no Amp para tentar umas configurações novas...

Esses valores me dariam um corte em 63Hz, tanto pra HP quanto para HP...

Funciona? Ou é :pirou: ?

[]s

Doug

Postado em
Estou pensando em tentar um trimode no meu amp...

Fiz os cálculos, e para o sub iria usar uma bobina com 10mH e para o kit, um capacitor de ~626 uF.

Esses valores de capacitores são encontrados em lojas de eletrônica? Quanto custa mais ou menos?

A idéia é fazer um trimode no Amp para tentar umas configurações novas...

Esses valores me dariam um corte em 63Hz, tanto pra HP quanto para HP...

Funciona? Ou é :pirou: ?

[]s

Doug

Lembre-se que vai ter que fazer low pass pro sub e high pass pros demais falantes, se não não funfa..

[]

Sandro

Postado em

seguinte, o tamanho e peso depende do fio que vai utilizar, que depende da potencia a ser dissipada na componente resistiva da bobina. Uma bobina de 10mH pode caber na palma da mão ou precisar de carretinha para carregar.

o três-móde que vemos nos diagramas leva em conta a utilização de filtros, de modo que o alto-falante dos graves tenha baixa impedancia só na faixa dos graves, e o dos agudos só na respectiva faixa. Caso nao queira utilizar os cortes (bobina e capacitores) é preciso utilizar alto-falantes com o dobro da impedância especificada. Mas não é preciso dizer as inconvenciencias em se utilizar desta forma, certo Sandro?

um abraço

Postado em

cara, é uma dúvida que eu tenho tb.. nào é possivel que só exista cortes low pass com bobinas desse peso e com essa quantidade de fios....

com certeza tem outra forma....

po, como players e amps fazem o LP em frequencia tipo 80, 70 e 60 hz??? e não pesam nem perto de 20kg

tb tenho essa dúvida... queria q alguém explicasse...

Postado em

cadu, a indutancia depende do numero de espiras, do tipo de núcleo, da proximidade do fio (por isto se usa fio esmaltado) e do comprimento do mesmo. Ou seja, com fios bem fininhos consegue-se enormes indutâncias, só que quando a finalidade é utilização em sub-woofer com grandes potencias o indutor deve ser capaz de dissipar o calor gerado por efeito Joule (o fio mais fino tem maior resistividade, então a corrente circulando num determinado comprimento deste fio fino gera a potencia P=I²R). Para evitar que se perca muita potencia no indutor a solução é utilizar um fio de maior expessura, para que a resistencia total seja menor, consequentemente a perda de potencia é menor. Como o fio é mais expesso a bobina fica maior e mais pesada para uma mesma indutancia.

Postado em

Sei que existem bobinas com núcleo de ferrite, e não pesam nem 200g, mas a minha dúvida é se existe COMERCIALMENTE uma bobina pronta de 10mH.

Vou na Santa Ifigênia amanhã, e já iria com esses dados em mãos, pros vendedores não me olharem com cara de ET ao pedir uma coisa que seja tão estapafúrdia.

Eu gosto de SQ, mas meu som está longe de ser um. Mesmo assim eu tento de alguma forma melhorar ele. No meu caso, e dos meus ouvidos, não fará diferença se o corte é feito por bobina com núcleo de ar, de ferrite, de maionese, do raio que for.

A dúvida é simples. Encontro ou não uma bobina com 10mH na Santa Ifigênia???

Capacitor é mais fácil... bota em paralelo que eu consigo dimensionar ele certinho... agora a bobina terá de ser uma só!

Postado em
cadu, a indutancia depende do numero de espiras, do tipo de núcleo, da proximidade do fio (por isto se usa fio esmaltado) e do comprimento do mesmo. Ou seja, com fios bem fininhos consegue-se enormes indutâncias, só que quando a finalidade é utilização em sub-woofer com grandes potencias o indutor deve ser capaz de dissipar o calor gerado por efeito Joule (o fio mais fino tem maior resistividade, então a corrente circulando num determinado comprimento deste fio fino gera a potencia P=I²R). Para evitar que se perca muita potencia no indutor a solução é utilizar um fio de maior expessura, para que a resistencia total seja menor, consequentemente a perda de potencia é menor. Como o fio é mais expesso a bobina fica maior e mais pesada para uma mesma indutancia.

Murilo, vc captou o que eu queria. Agora, trocando em miúdos: Acho um troço desses pequeno, com núcleo de ferrite, com 10mH numa loja de eletrônica???

Quais são os valores mais encontrados lá? É igual comprar capacitor, tem que especificar a tensão também? (tipo, 50V por exemplo)?

Postado em
Murilo, vc captou o que eu queria. Agora, trocando em miúdos: Acho um troço desses pequeno, com núcleo de ferrite, com 10mH numa loja de eletrônica???

Quais são os valores mais encontrados lá? É igual comprar capacitor, tem que especificar a tensão também? (tipo, 50V por exemplo)?

oi working, não pude testar na bancada nem de ouvido a diferença, mas eu não utilizaria um filtro de ferrita pois o campo não é linear como no núcleo a ar. A aplicação como filtro para altas frequencias provenientes de chaveamentos é válida, mas para audio não sei não, sinceramente.

E sempre que puder, compre os tipos em questão para testes, nada melhor né?

Postado em
oras pode utilizar mais de uma bobina em série, da mesma forma que o resistor. Some as indutâncias.

O problema é que a resistencia duplica...

Isso é ruim... <_<

Ninguém nunca comprou bobina pronta pra saber os valores que tem nas lojas?

Postado em

oi working, não pude testar na bancada nem de ouvido a diferença, mas eu não utilizaria um filtro de ferrita pois o campo não é linear como no núcleo a ar. A aplicação como filtro para altas frequencias provenientes de chaveamentos é válida, mas para audio não sei não, sinceramente.

E sempre que puder, compre os tipos em questão para testes, nada melhor né?

Como será que são os da Alchemy???

Eles têm filtro de 12dB/8ª e não pesam 20 kg...

É núcleo de que que eles usam?

Postado em

Acontece que uma atmosfera pesada se postou em cima do pessoal do Cuálite. Então quem chega aqui acha que precisa de indutores de 80kg, para filtrar sinais acima de 5Hz com 1kW de dissipação. Imagine que uma bobina é predominantemente reativa, ou seja, oferece um fator de potência baixo, então a energia armazenada no campo volta para o amplificador. Agora com um bobinão destes enormes que vejo aqui o amp sofre muito, e se nao for dos bons o grave vai para as cucuias...

Postado em

Working, leva os dados da bobina na Líder Transformadores (R dos Andradas, atrás da Sta Ifigênia), fala com o Gilberto que ele cuida do que vc precisa.

passei por uma dessa pouco tempo atrás, só que com bobina de 1,25 mH, pra usar nas caixas de casa (troquei TODOS os componentes do crossover, as bobinas de núcleo de ferrite com fio estreito e capacitores eletrolíticos por poliéster, faltava conseguir uns resistores não-indutivos pras redes Zobel, mas esses é IMPOSSÍVEL conseguir aqui no Brasil). mandei fazer com fio 14 pra resistência ficar mais ou menos no mesmo patamar da anterior (vai que isso é calculado no projeto da caixa! achei melhor não mexer), montei tudo em plaquinha de circuito impresso. bom, o crossover que tinha 8x10 cm de placa mais 3 cm de altura dos componentes, um pra cada caixa, virou um trambolhão de 30x20x20, com quatro placas de circuito impresso, quatro conectores saindo em oito, pesando uns cinco kg, e vai ter que ficar pra fora das caixas, o que com certeza acarreta problemas com espaço. só que, rapaz, a diferença... dá pra imaginar que com kit automotivo o salto qualitativo não seja tão grande, por deficiência dos próprios componentes, mas as minhas caixas abriram, arejaram e focaram sensivelmente, quase que desproporcionalmente ao investimento que eu fiz.

a lição que a gente tira disso é que pra certas aplicações vale mais a pena usar biamplificação e corte ativo, pq o custo pra vc fazer um passivo que preste de verdade sai quase o preço de um amplificador (isso vc pode conferir com o próprio Gilberto, vê lá quanto vai te sair uma bobina de 10 mH em fio 14, o meu par saiu 60 paus - some-se a isso o fato de que não dá pra achar cap de poliéster de mais de 12 uFx250V comercialmente, e o bixo é caro, pensa só quantos vc vai ter que meter em paralelo pra chegar nos 620 uF que precisa...), e o corte ativo tem menos perdas... em suma, não é pra te desencorajar, mas sugiro que vc procure alternativas a esse esquema de ação, pq é difícil fazer isso valer a pena de verdade sem um investimento quase que desproporcional.

por último, pelo que me consta, Alchemy e Falcon usam núcleo de ferrite nas bobinas dos passa-baixa.

(edit: faltou falar do resultado da brincadeira)

Postado em
Working, leva os dados da bobina na Líder Transformadores (R dos Andradas, atrás da Sta Ifigênia), fala com o Gilberto que ele cuida do que vc precisa.

passei por uma dessa pouco tempo atrás, só que com bobina de 1,25 mH, pra usar nas caixas de casa (troquei TODOS os componentes do crossover, as bobinas de núcleo de ferrite com fio estreito e capacitores eletrolíticos por poliéster, faltava conseguir uns resistores não-indutivos pras redes Zobel, mas esses é IMPOSSÍVEL conseguir aqui no Brasil). mandei fazer com fio 14 pra resistência ficar mais ou menos no mesmo patamar da anterior (vai que isso é calculado no projeto da caixa! achei melhor não mexer), montei tudo em plaquinha de circuito impresso. bom, o crossover que tinha 8x10 cm de placa mais 3 cm de altura dos componentes, um pra cada caixa, virou um trambolhão de 30x20x20, com quatro placas de circuito impresso, quatro conectores saindo em oito, pesando uns cinco kg, e vai ter que ficar pra fora das caixas, o que com certeza acarreta problemas com espaço. só que, rapaz, a diferença... dá pra imaginar que com kit automotivo o salto qualitativo não seja tão grande, por deficiência dos próprios componentes, mas as minhas caixas abriram, arejaram e focaram sensivelmente, quase que desproporcionalmente ao investimento que eu fiz.

a lição que a gente tira disso é que pra certas aplicações vale mais a pena usar biamplificação e corte ativo, pq o custo pra vc fazer um passivo que preste de verdade sai quase o preço de um amplificador (isso vc pode conferir com o próprio Gilberto, vê lá quanto vai te sair uma bobina de 10 mH em fio 14, o meu par saiu 60 paus - some-se a isso o fato de que não dá pra achar cap de poliéster de mais de 12 uFx250V comercialmente, e o bixo é caro, pensa só quantos vc vai ter que meter em paralelo pra chegar nos 620 uF que precisa...), e o corte ativo tem menos perdas... em suma, não é pra te desencorajar, mas sugiro que vc procure alternativas a esse esquema de ação, pq é difícil fazer isso valer a pena de verdade sem um investimento quase que desproporcional.

por último, pelo que me consta, Alchemy e Falcon usam núcleo de ferrite nas bobinas dos passa-baixa.

(edit: faltou falar do resultado da brincadeira)

Valeu pela explicação supersonico!

Deixa eu explicar a situação:

Tenho um Hurricane 4.120 (4x75WRMS@4ohms ou 2x240WRMS@4ohms bridge), um kit audiobank em pods e um sub Keybass de 8".

Se isso funcionasse, ia colocar 1 mid e 1 tw em cada canal (ia comprar mais um kit desses), e ia colocar 2 subs no mesmo amplificador.

Assim o Hurricane iria empurrar 2 subs com 2 bridges de 240W, e 2 kits nos canais de 75W que seriam colocados nas portas da frente (cada pod dutado ia virar 1 selado de 10 litros para 2 mids!)

SQPL mesmo, mas gastando o mínimo do mínimo possível, e agradando totalmente os meus ouvidos (pois mais uma vez, não tenho o ouvido de cachorro q vcs têm pra perceber alterações mínimas do sistema, isso não é uma ofensa a vcs! rs...)

É que gosto de testar coisas diferentes, e essa idéia ia ser divertida de fazer... (além de original, usando absolutamente toda a potência do amp!)

Pra fazer testes, só pra saber se funciona e não pra saber se melhora, compensa comprar 1 par de indutores mais simples (ferrite, ou qualquer outro material) e 4 capacitores eletrolíticos de uns 1200uF de 50V pra testar?

Dúvida: os de 50V não servem? Vou usar só 75W RMS passando pelos capacitores... pelos artigos parece que são suficientes...

A curiosidade é pra mais pra saber se essa coisa toda funciona...

Postado em
cara, é uma dúvida que eu tenho tb.. nào é possivel que só exista cortes low pass com bobinas desse peso e com essa quantidade de fios....

po, como players e amps fazem o LP em frequencia tipo 80, 70 e 60 hz??? e não pesam nem perto de 20kg

nos players e amps, os crossovers são ativos, utilizando amplificadores operacionais, capacitores e resistores, somente; não há necessidade de componentes grandes, como indutores, e devido à impedância bem mais alta do circuito pré-amplificador (em relação à saída amplificada), os valores dos capacitores são bem menores, permitindo que eles sejam bem menores.

Working man, provavelmente, uma solução bem mais barata e simples pra vc seria montar um cross ativo, com componentes simples (LM741, capacitores de poliéster ou cerâmicos e resistores ou trim-pots pra ajustar a frequência de corte); como vc mesmo disse que seus ouvidos não vão sentir tanta diferença assim (bem como meus ouvidos), acho que o resultado será satisfatório, se vc montar tudo direitinho (lembre-se de que vc vai ter que instalar esse cross entre o módulo e o player, e não na saída do módulo).

Postado em

nos players e amps, os crossovers são ativos, utilizando amplificadores operacionais, capacitores e resistores, somente; não há necessidade de componentes grandes, como indutores, e devido à impedância bem mais alta do circuito pré-amplificador (em relação à saída amplificada), os valores dos capacitores são bem menores, permitindo que eles sejam bem menores.

Working man, provavelmente, uma solução bem mais barata e simples pra vc seria montar um cross ativo, com componentes simples (LM741, capacitores de poliéster ou cerâmicos e resistores ou trim-pots pra ajustar a frequência de corte); como vc mesmo disse que seus ouvidos não vão sentir tanta diferença assim (bem como meus ouvidos), acho que o resultado será satisfatório, se vc montar tudo direitinho (lembre-se de que vc vai ter que instalar esse cross entre o módulo e o player, e não na saída do módulo).

Valeu pela dica potato!

Mas aí a idéia do trimode fura... se colocasse um xover hipass ativo, o troço não funfa... O sub não poderia ser ligado no bridge...

Acho que o negócio será partir para o bi-amp mesmo...

Mas ainda tentarei fazer algo do tipo, nem que seja só pra teste!

[]s

Doug

Postado em

comprei uns indutores (com núcleo, que devem ser de ferrite) na Sta Ifigênia, há vários anos atrás... foi numa daquelas lojas de desmanche (que nem existem mais por lá), e na etiqueta diziam ser da Sony, de 2.3mH cada (comprei dois indutores daquele - seria mais ou menos o equivalente a uns R$20,00 cada uma, nos valores atuais).

O problema é que ela não aguenta alta potência p/ causa da espessura do fio; qdo aumenta muito o som, a bobina começa a esquentar, e dependendo do caso, o ferrite começa a tocar ( O.O ) os agudos!! (sério mesmo! O indutor com o núcleo passa a ter o mesmo princípio de funcionamento que um alto falante).

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...