Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Jeg, o jipe brasileiro derivado da VW Kombi que tentou ser militar

Recommended Posts

Postado em

rssImage-38a4ce34ce4737d5390c9aee21b241b9.jpeg

Realizada em novembro de 1976, a 10ª edição do Salão do Automóvel foi marcada por novidades como Chevette Envemo, GT Malzoni, Concorde, Bianco, Adamo e Lafer LL. Dois utilitários chamaram a atenção do público: um protótipo militar no estande da Volkswagen e o Jeg, jipe civil apresentado pela ABC Diesel Veículos e Mecânica Ltda. (Dacunha).

Quase 50 anos se passaram e poucos sabem a relação entre esses dois veículos. O jipe da Volkswagen era o VEMP (Veículo Militar Protótipo), inspirado no VW Tipo 181/Safari e destinado a participar de licitações das Forças Armadas, que buscavam um sucessor à altura do tradicionalíssimo Jeep.

“Apenas dois protótipos foram construídos”, conta o projetista Guenter Hix, da Volkswagen. “Foram desenvolvidos a partir do chassi encurtado da Kombi, um com tração 4×2 e outro 4×4. Parceira de longa data da VW, a transportadora Dacunha foi um dos fornecedores cotados durante os estudos de viabilidade do VEMP.”

DACUNHA JEGChassi da Kombi foi encurtado em 40 cmFernando Pires/Quatro Rodas

A iniciativa da VW não prosperou devido ao desinteresse das Forças Armadas, que deixaram de aceitar utilitários com motor traseiro. A Dacunha, porém, considerou a demanda no mercado civil – dominado pelo Jeep e pelo Gurgel Xavante – e, após o sucesso do Jeg no Salão, decidiu iniciar sua produção por meio da ABC Diesel.

Produzido com chapas de aço dobradas, o Jeg parecia ter sido desenhado com régua e esquadro. O objetivo era facilitar eventuais reparos com recursos escassos, situação comum no meio militar e rural. “No início, a carroceria do Jeg era separada do chassi, mas depois passou a ser soldada como um monobloco”, conta o especialista e colecionador Lauro Filippetti.

Continua após a publicidade
DACUNHA JEGCarroceria era feita com chapas de aço dobradasFernando Pires/Quatro Rodas

Avaliado pela primeira vez por QUATRO RODAS em julho de 1977 (edição 204), o Jeg impressionou pela robustez e pela capacidade de transportar cinco pessoas com relativo conforto graças às suspensões recalibradas e aos gordos pneus 7,35 x 15. Tal conforto era mantido mesmo em estradas sem pavimentação e os 30 cm de altura livre a partir do solo facilitavam a transposição de obstáculos.

O primeiro teste completo foi realizado em março de 1978 (QR 212): os 58 cv do motor VW refrigerado a ar garantiam boa dirigibilidade, impulsionando seus 934 kg com relativa vivacidade por estradas sem pavimentação. Oferecida como opcional, a dupla carburação melhorava o rendimento do motor.

DACUNHA JEGA ergonomia era outro ponto forte: comandos bem posicionados favoreciam a dirigibilidadeFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Entretanto, o rendimento era penalizado pelo sistema de eixo portal, o mesmo utilizado na Kombi. Os semieixos eram deslocados para cima do centro do cubo das rodas traseiras, com a força multiplicada às rodas por um par de engrenagens. Com isso, a vantagem no fora de estrada cobrava seu preço nos trechos pavimentados.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O consumo médio foi de 7,94 km/l de gasolina. A aceleração de 0 a 80 km/h era realizada em 17,82 segundos, mas o Jeg levava mais de 1 minuto para alcançar os 100 km/h.

No comparativo com o Jeep e o Gurgel X-12 (evolução do Xavante), na edição 217, o Jeg se destacou pelo espaço, pelo conforto de rodagem e, principalmente, pela ergonomia.

Continua após a publicidade
DACUNHA JEG<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas DACUNHA JEGPlataforma da Kombi garantiu notável espaço interno; Jeg era o utilitário mais confortável do mercadoFernando Pires/Quatro Rodas

O Jeg chegou ao mercado europeu no final da década de 1970, pouco antes da apresentação da versão 4×4. Ciente das limitações da tração apenas traseira, a Dacunha desenvolveu um sistema de tração acionada por uma caixa de transferência.

O Jeg 4×4 foi avaliado pelas Forças Armadas da Alemanha Ocidental, mas a negociação não prosperou. Sem demanda interna ou externa, a Dacunha encerrou a produção do Jeg em 1981. Ninguém sabe ao certo o número total de unidades produzidas e as poucas informações conhecidas foram reunidas por colecionadores e entusiastas do modelo.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica – Dacunha Jeg 1979

Motor: longitudinal, 4 cilindros opostos, 1.584 cm3, alimentado por carburador de corpo duplo Potência: 58 cv a 4.400 rpm; torque 11,2 kgfm a 2.600 rpm
Câmbio: manual de 4 marchas, tração traseira;
carroceria aberta, 2 portas, 5 lugares
Dimensões: comprimento, 330 cm; largura, 144,5 cm; altura, 170 cm; entre-eixos, 200 cm; peso, 934 kg;
Pneus, 7,35 x 15

Teste

QR 0212<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Março de 1978
ACELERAÇÃO 0 a 100 km/h, 60,57 s
Velocidade máxima: 101,69 km/h
Consumo: 7,94 km/l (média)
Preço: Cr$ 82.117 (Fev/78)
Atualizado: R$ 129.133 (IPG-DI/FGV)

Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...