Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Rempel

Banda Voxer 2.4 AB (360w) vs Soundigital

Recommended Posts

Salve, rapaziada!

Pessoal, há cerca de 10 anos atrás eu me inscrevi nesse fórum, do qual deixei de acompanhar por um tempo e foi onde tive o primeiro acesso à algumas informações a respeito de som automotivo. Um novo mundo se apresentou. Agradeço imensamente pela ajuda que sempre tive, e dou muito valor ao conhecimento que é compartilhado por aqui.

Meu set:

Kit 2 vias NAR 600 (4 ohms) 120w 
Sub Questo 10" (4 ohms) 250w

módulo MB Quart Onyx 4.8 (suspeita de problema, levo hoje para teste e orçamento)

(4 canais de 80w em 4 ohms)
Processador Mosconi 4 to 6 (de entrada, sem controles externos ou outros opcionais)
HU Orignial (multimídia) HRV 2016 EXL


OBS: Possuo um Banda Voxer 2.4 AB encostado. Pretendo vender o Mosconi para comprar um multimidia Pioneer.

Dúvidas:

Vale Salvar o MB quart para SUB e usar o Banda para os NAR ????
Ou opto pelo SD 800.4 entregando potencia total a todos os falantes e de quebra ainda economizo em espaço ??( o que também seria maravilhoso). 





 

Editado por Rempel
acrescentar informação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais dificil casar um amp com o kit do que com o sub.

Nao eh so a potencia. Tem fator de amortecimento (para sub) tem quais componentes e circuito que foi fabricado que vai dar diferenca no som, etc.

Eu apostaria muito mais no MB quart para o kit. Compraria um amp MONO para o sub, nao venderia o processador, e ligaria meu celular direto no processador, usando alguma interface de audio.

Faria tratamento nas portas.

Proximo update seria um kit 2 vias mais top, e fechou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, Rafa_wknd disse:

Eu acho mais dificil casar um amp com o kit do que com o sub.

Nao eh so a potencia. Tem fator de amortecimento (para sub) tem quais componentes e circuito que foi fabricado que vai dar diferenca no som, etc.

Eu apostaria muito mais no MB quart para o kit. Compraria um amp MONO para o sub, nao venderia o processador, e ligaria meu celular direto no processador, usando alguma interface de audio.

Faria tratamento nas portas.

Proximo update seria um kit 2 vias mais top, e fechou.

Fala, Rafa!
Cara, quando comprei o processadora me ofereceram um dispositivo que serviria para ligar o celular nele, eu não comprei. Se eu não vender o processador, não tenho grana para a multimidia. Por mais que o processador seja bom por sua finalidade, comprando uma midia boa, eu tenho opções de regulagem e ainda aproveito sua funcionalidade que hoje é tosca.

Pensei no MB Quart para o Sub pois aproveitaria o que já tenho, sem contar que, esse amp trabalha bem em frequência menores, diferente da característica do kit de atuar bem em frequências maiores (pelo menos foi o que entendi).

Eu considero muito comprar um SD 800.4 por atender a potencia total do meu set (mesmo que potência não seja tudo, dessa vez pelo menos tiraria o máximo do set nesse sentido). Talvez seja isso que eu faça, se a ideia do MB Quart + Banda for uma furada, ou até mesmo se descobrir que o MBQ foi pra cova..

Em resumo, gostaria de aproveitar o que eu tenho na medida do possível, até onde valer a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutes ago, Rempel said:

Fala, Rafa!
Cara, quando comprei o processadora me ofereceram um dispositivo que serviria para ligar o celular nele, eu não comprei. Se eu não vender o processador, não tenho grana para a multimidia. Por mais que o processador seja bom por sua finalidade, comprando uma midia boa, eu tenho opções de regulagem e ainda aproveito sua funcionalidade que hoje é tosca.

Pensei no MB Quart para o Sub pois aproveitaria o que já tenho, sem contar que, esse amp trabalha bem em frequência menores, diferente da característica do kit de atuar bem em frequências maiores (pelo menos foi o que entendi).

Eu considero muito comprar um SD 800.4 por atender a potencia total do meu set (mesmo que potência não seja tudo, dessa vez pelo menos tiraria o máximo do set nesse sentido). Talvez seja isso que eu faça, se a ideia do MB Quart + Banda for uma furada, ou até mesmo se descobrir que o MBQ foi pra cova..

Em resumo, gostaria de aproveitar o que eu tenho na medida do possível, até onde valer a pena.

Acho que mais de uma interface vai conectar ao celular e ao processador atualmente, nao soh esta original do mosconi (porem nao pesquisei).

Eu nao descartaria o Banda.

O que poderia te dizer eh: teste o que puder.

50w RMS no kit eh bem relevante. Eu tive um Punch tocando o kit 2 vias com 50W e toca muito. Regulagem, corte de frequencia, modelo do kit, tratamento da porta. etc.

Tem muita coisa antes da potencia nominal do amp. Entao o que posso te dizer novamente eh, teste.

Liga um deles, roda uma semana no carro, liga o outro, roda outra semana. Voce vai ver a diferenca entre eles.

Porem sem tratar a porta e sem regular o ganho de potencia certo, dai nao tem como.

Esse MB diz que vai de 10 a 40khz, sao 4 canais, provavelmente a intencao do projeto em um amp 4 canais nao seria sub, concorda?

seria tocar kit+sub ou kit. 

Um amp mono vai ser pra sub, fator de amortecimento maior, etc etc. Entao eu ligaria no Banda por enquanto.

Enfim, boa sorte no projeto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Rafa_wknd disse:

Acho que mais de uma interface vai conectar ao celular e ao processador atualmente, nao soh esta original do mosconi (porem nao pesquisei).

Eu nao descartaria o Banda.

O que poderia te dizer eh: teste o que puder.

50w RMS no kit eh bem relevante. Eu tive um Punch tocando o kit 2 vias com 50W e toca muito. Regulagem, corte de frequencia, modelo do kit, tratamento da porta. etc.

Tem muita coisa antes da potencia nominal do amp. Entao o que posso te dizer novamente eh, teste.

Liga um deles, roda uma semana no carro, liga o outro, roda outra semana. Voce vai ver a diferenca entre eles.

Porem sem tratar a porta e sem regular o ganho de potencia certo, dai nao tem como.

Esse MB diz que vai de 10 a 40khz, sao 4 canais, provavelmente a intencao do projeto em um amp 4 canais nao seria sub, concorda?

seria tocar kit+sub ou kit. 

Um amp mono vai ser pra sub, fator de amortecimento maior, etc etc. Entao eu ligaria no Banda por enquanto.

Enfim, boa sorte no projeto. 

Acho que não entendi sobre os 50w rms... porque esse número?

Outra coisa para esclarecer melhor: a resposta de frequência do Banda é de 16Hz a 45 khz. Ele também é 4 canais. Por isso pensei nele para o kit. O Banda dizem ser muito bom para médio também. Você fala de usar ele no SUB por ter opção Mono? Ele tem uma chave para mudar de mono para stereo.

Até leio a respeito desse kit ter boa reposta em altas e eu não sentia exatamente isso antes.  Seria por conta do MB Quart? (está correto sobre 10 a 40khz) foi esse meu pensamento em usar eles assim.

Confesso que posso estar errado em relação a querer tanto mandar o total de potencia para todos os falantes, mas é porque nunca o fiz e agora tenho oportunidade de testar isso.




 

Editado por Rempel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 hours ago, Rempel said:

Acho que não entendi sobre os 50w rms... porque esse número?

Outra coisa para esclarecer melhor: a resposta de frequência do Banda é de 16Hz a 45 khz. Ele também é 4 canais. Por isso pensei nele para o kit. O Banda dizem ser muito bom para médio também. Você fala de usar ele no SUB por ter opção Mono? Ele tem uma chave para mudar de mono para stereo.

Até leio a respeito desse kit ter boa reposta em altas e eu não sentia exatamente isso antes.  Seria por conta do MB Quart? (está correto sobre 10 a 40khz) foi esse meu pensamento em usar eles assim.

Confesso que posso estar errado em relação a querer tanto mandar o total de potencia para todos os falantes, mas é porque nunca o fiz e agora tenho oportunidade de testar isso.

50W RMS foi soh um exemplo. Um exemplo de potencia "baixa" mas que toca bastante. Jah tremia toda a porta do carro e tocava alto.

Potencia em som eh muito relativo. Som eh muito relativo. Mas a industria precisa de um numero "comercial" para marketing colocar na caixa e dizer que eh vantagem.

xyzW RMS com qual THD? Com qual dinamica? Com qual SNR? Com qual damping factor? Distorcao harmonica?

O que estou tentando dizer eh que voce esta olhando a potencia e comparando os amplificadores talvez sem perceber que tem muito mais por tras disso do que a potencia.

Eu falei do Banda para o sub porque eu acredito que seu MBQ seria muito bom tocando um kit 2 vias. Por todas as qualidades que um modulo bem fabricado tem, nao soh pela potencia.

80W RMS em um kit com sensibilidade 90db por exemplo eh bastante, tipo muito mesmo haha.

Por isso falei que um proximo up, se este set fosse meu, seria trocar o kit 2 vias por outro mais bacana.

Seu kit NAR tem resposta de frequencia de 79hz a 26khz.

Se comeca a tocar/responder em 79hz significa que voce teria que fazer o corte de frequencia uma oitava pra cima, em 160hz, pois em 80hz ele teria cortado 3db, pra nao danificar o falante por superexcursao. 

Um midbass cortado em 160hz? Vai colocar 120w RMS pra tocar nele? ele esta tocando praticamente como mid-range. Midbass bacana vai cortar em 60hz, as vezes menos, pra casar com o sub cortando em 25hz, 35hz. 

A sensibilidade deste kit eh 86,4db. A cada 3db de ganho, como eh uma escala logaritmica, voce esta DOBRANDO a pressao sonora.

Entao, com o amp mandando exatamente o mesmo sinal, mesma potencia, tudo igual, se voce coloca outro mid com mais sensibilidade, voce ouve muito mais. pq a resposta sonora dele eh maior.

Falante que aguenta muita potencia pode ser somente pq tem uma suspensao dura e nao se mexe quando o amp manda o sinal, ai precisa de muito mais potencia do amp pra fazer a mesma resposta em som.

Entende como nao eh tao simples? haha

Espero que tenha ajudado e nao ficado mais confuso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Rafa_wknd disse:

50W RMS foi soh um exemplo. Um exemplo de potencia "baixa" mas que toca bastante. Jah tremia toda a porta do carro e tocava alto.

Potencia em som eh muito relativo. Som eh muito relativo. Mas a industria precisa de um numero "comercial" para marketing colocar na caixa e dizer que eh vantagem.

xyzW RMS com qual THD? Com qual dinamica? Com qual SNR? Com qual damping factor? Distorcao harmonica?

O que estou tentando dizer eh que voce esta olhando a potencia e comparando os amplificadores talvez sem perceber que tem muito mais por tras disso do que a potencia.

Eu falei do Banda para o sub porque eu acredito que seu MBQ seria muito bom tocando um kit 2 vias. Por todas as qualidades que um modulo bem fabricado tem, nao soh pela potencia.

80W RMS em um kit com sensibilidade 90db por exemplo eh bastante, tipo muito mesmo haha.

Por isso falei que um proximo up, se este set fosse meu, seria trocar o kit 2 vias por outro mais bacana.

Seu kit NAR tem resposta de frequencia de 79hz a 26khz.

Se comeca a tocar/responder em 79hz significa que voce teria que fazer o corte de frequencia uma oitava pra cima, em 160hz, pois em 80hz ele teria cortado 3db, pra nao danificar o falante por superexcursao. 

Um midbass cortado em 160hz? Vai colocar 120w RMS pra tocar nele? ele esta tocando praticamente como mid-range. Midbass bacana vai cortar em 60hz, as vezes menos, pra casar com o sub cortando em 25hz, 35hz. 

A sensibilidade deste kit eh 86,4db. A cada 3db de ganho, como eh uma escala logaritmica, voce esta DOBRANDO a pressao sonora.

Entao, com o amp mandando exatamente o mesmo sinal, mesma potencia, tudo igual, se voce coloca outro mid com mais sensibilidade, voce ouve muito mais. pq a resposta sonora dele eh maior.

Falante que aguenta muita potencia pode ser somente pq tem uma suspensao dura e nao se mexe quando o amp manda o sinal, ai precisa de muito mais potencia do amp pra fazer a mesma resposta em som.

Entende como nao eh tao simples? haha

Espero que tenha ajudado e nao ficado mais confuso.

 

Irmão, muito obrigado pela aula. Bastante esclarecedor.

Na verdade, o conceito de "potência não é necessariamente qualidade" é algo bastante presente para mim, não estou desavisado em relação à isso, porém, não tenho a profundidade de conhecimento que você e outros aqui possuem, então, essas variáveis apresentadas é algo que eu não domínio. Não saberia "fazer essa conta". Por isso meu pedido de ajuda para tomar uma decisão, aqui há muita gente que pode ver por uma perspectiva que eu não tenho.

O MBQ é a única experiência de amp que eu tive com esse KIT. Então, pensando na possibilidade de ter que abrir mão dele eu gostaria de ajuda na decisão sobre o Banda que tenho ou o SD que tenho visto bastante recomendação dele, para casos como o meu. Claro, você tem razão na observação quanto a potência, eu realmente dei muita atenção a isso, por ser a única referência que tenho, e por ter a oportunidade de trocar o amp e dessa vez não enviar menos, quando comprei o MB não foi feito esse cálculo, apenas aproveitei uma oportunidade de mercado usado. Então pensei: será que agora convém aumentar potência.

Você diria que um SD 400.4 Evo6 atenderia bem minha necessidade por exemplo? Pode ser que o MBQ tenha que sair do set, nesse caso, ou uso o Banda, ou o SD... ou até mesmo o SD + Banda.

Rafa, agradeço demais pela sua ajuda, pela atenção que me deu e todo esse esclarecimento. Foi ótima sua explicação técnica para me mostrar quais variáveis são essas que eu apenas sabia que existia, mas não quais.
Forte abraço! 











 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 hours ago, Rempel said:

Irmão, muito obrigado pela aula. Bastante esclarecedor.
Na verdade, o conceito de "potência não é necessariamente qualidade" é algo bastante presente para mim, não estou desavisado em relação à isso, porém, não tenho a profundidade de conhecimento que você e outros aqui possuem, então, essas variáveis apresentadas é algo que eu não domínio. Não saberia "fazer essa conta". Por isso meu pedido de ajuda para tomar uma decisão, aqui há muita gente que pode ver por uma perspectiva que eu não tenho.
O MBQ é a única experiência de amp que eu tive com esse KIT. Então, pensando na possibilidade de ter que abrir mão dele eu gostaria de ajuda na decisão sobre o Banda que tenho ou o SD que tenho visto bastante recomendação dele, para casos como o meu. Claro, você tem razão na observação quanto a potência, eu realmente dei muita atenção a isso, por ser a única referência que tenho, e por ter a oportunidade de trocar o amp e dessa vez não enviar menos, quando comprei o MB não foi feito esse cálculo, apenas aproveitei uma oportunidade de mercado usado. Então pensei: será que agora convém aumentar potência.
Você diria que um SD 400.4 Evo6 atenderia bem minha necessidade por exemplo? Pode ser que o MBQ tenha que sair do set, nesse caso, ou uso o Banda, ou o SD... ou até mesmo o SD + Banda.
Rafa, agradeço demais pela sua ajuda, pela atenção que me deu e todo esse esclarecimento. Foi ótima sua explicação técnica para me mostrar quais variáveis são essas que eu apenas sabia que existia, mas não quais.
Forte abraço! 

Imagina bicho, sem problemas.

Som eh tipo comida. Cada um tem seu paladar, nada vai agradar a todos, a graca fica em experimentar pra saber oq te agrada.

Sim, eu diria que se vc tiver que tirar o MBQ do set poderia sim substituir por um SD 400.4 . Eu tambem ja instalei um para tocar um kit e gostei sim.

Provavelmente ele tocaria seu sub, mas sem muito headroom (potencia de "sobra", sem usar, pra evitar distorcao).

Se voce nao tem muita limitacao de espaco, eu manteria um segundo modulo para o sub, pois eh sempre mais facil casar um segundo modulo para testar do que um modulo para tocar tudo. 

Tendo um modulo 4 canais para o kit com um processador ( ou uma HU com 3way) tambem abre a possibilidade de vc testar os canais em bidge usando o crossover do kit, ou separar os falantes um em cada canal e fazer todos os cortes pela HU, ou cortar o mid pela HU e usar o crossover somente para o tweeter (o resistor do crossover ajuda a estabilizar a resposta do tweeter) e assim vai.

Ai vc vai aprimorando o set ao seu gosto. as vezes troca somente o mid, ou testa outro tweeter (tomando cuidado com o corte de frequencia pois queima FACIL) 

Vai ver que pra um tipo de musica um fica melhor, outro tipo de tweeter vai casar melhor com outro tipo de musica ( tweeter domo de seda, vs tweeter metalico, etc etc)

Sub rapido e seco vs sub mais retumbante, mid que sobe mais vs mid que desce mais etc.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 19/07/2024 at 17:13, Rafa_wknd disse:

Imagina bicho, sem problemas.

Som eh tipo comida. Cada um tem seu paladar, nada vai agradar a todos, a graca fica em experimentar pra saber oq te agrada.

Sim, eu diria que se vc tiver que tirar o MBQ do set poderia sim substituir por um SD 400.4 . Eu tambem ja instalei um para tocar um kit e gostei sim.

Provavelmente ele tocaria seu sub, mas sem muito headroom (potencia de "sobra", sem usar, pra evitar distorcao).

Se voce nao tem muita limitacao de espaco, eu manteria um segundo modulo para o sub, pois eh sempre mais facil casar um segundo modulo para testar do que um modulo para tocar tudo. 

Tendo um modulo 4 canais para o kit com um processador ( ou uma HU com 3way) tambem abre a possibilidade de vc testar os canais em bidge usando o crossover do kit, ou separar os falantes um em cada canal e fazer todos os cortes pela HU, ou cortar o mid pela HU e usar o crossover somente para o tweeter (o resistor do crossover ajuda a estabilizar a resposta do tweeter) e assim vai.

Ai vc vai aprimorando o set ao seu gosto. as vezes troca somente o mid, ou testa outro tweeter (tomando cuidado com o corte de frequencia pois queima FACIL) 

Vai ver que pra um tipo de musica um fica melhor, outro tipo de tweeter vai casar melhor com outro tipo de musica ( tweeter domo de seda, vs tweeter metalico, etc etc)

Sub rapido e seco vs sub mais retumbante, mid que sobe mais vs mid que desce mais etc.....

Massa demais! Amanhã eu devo ter resposta sobre o MBQ, se pode ser salvo. 
tenho usado bastante meu carro para levar minha cachorra (rottweiler) para diversos lugares, então pode ser que usar apenas o SD seja uma solução para poder ter um amp pequeno, em algum lugar que fique “escondido”. Hoje em dia não da mais para cogitar ter muita coisa no porta malas, a dog é grande e parece um furacão kkkkkkk. Inclusive nessas oportunidades eu iria tirar o sub, que é facilmente removível.

Dependendo do caso, SD 400 seria suficiente para o Ser inteirinho?? Ou se for esse o caso seria melhor algum um pouco mais potente, tipo o 600 ou 800?

Tratamento nas portas vai rolar com certeza!

 

Editado por Rempel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando a situação do meu MB Quart.
Recebi informação de que ele está com problema na fonte, e quem faz a mão de obra disse "não ficar barato para consertar". Como não estou no momento de investimentos com som, e cogitava comprar um Soundigital, vou preferir gastar essa grana com um amp novo. Sendo ele bem menor, ainda resolve meu problema com espaço no carro.

Preciso entender se caso eu use sozinho para o set todo, poderia ser o 400.4 Evo6. Ele manda 66w por canal em 4 ohms e 200w em Bridge com 4 ohms. 

Outra opção seria o já sugerido que era usar o Banda junto com o SD. Sendo um deles dedicado ao SUB.


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para dar continuidade no assunto...

Optei pela compra do SD 800.4 EVO 6

Não farei uso de dois amplificadores no meu set.

- Em 2014 tratei as portas do meu carro com manda asfaltica, ela ficou por 9 anos do meu carro e nunca seu nenhum tipo de problema, esses dias eu li por aqui um caso de que as mantas meio que derreteram, fiquei em choque com esse risco.
Eu tinha utilizado Viapol e meu carro tomou sol para caramba nesses anos todos. Nunca deu problema.

Vou procurar pela mesma marca agora para colocar, vi também que há vários modelos agora, de marcas específicas de som, porém bem mais caras apesar de ser mais adequadas.
Pelo custo, vou procurar a Viapol mesmo.

Editado por Rempel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 hours ago, Rempel said:

- Em 2014 tratei as portas do meu carro com manda asfaltica, ela ficou por 9 anos do meu carro e nunca seu nenhum tipo de problema, esses dias eu li por aqui um caso de que as mantas meio que derreteram, fiquei em choque com esse risco.
Eu tinha utilizado Viapol e meu carro tomou sol para caramba nesses anos todos. Nunca deu problema.

O  segredo da manta esta na aplica'cao. Boa limpeza principalmente.

Eu costumo limpar com um desengordurante/detergente com esponja.

Depois limpar com alcool.

Aquecer a manta com soprador termico depois de aplicada para garantir a adesao.

Usar um rolinho ou espatula para pressionar bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Rafa_wknd disse:

O  segredo da manta esta na aplica'cao. Boa limpeza principalmente.

Eu costumo limpar com um desengordurante/detergente com esponja.

Depois limpar com alcool.

Aquecer a manta com soprador termico depois de aplicada para garantir a adesao.

Usar um rolinho ou espatula para pressionar bem.

O cara que vai instalar meu som frequentemente coloca manta e disse nunca ter tido problema. Ele até usa uma um pouco mais barata, por fim, consegui encontrar da mesma marca que usei anos atrás e comprei ela mesma. O carro está lá com ele agora fazendo as instalações e deve ficar pronto no final do dia.

Descobri inclusive que meu kit duas vias é o 650 e não o 600 hahahaahah
Achei a NF da compra no e-mail. Não lembrava disso, eu pedi para trocar no dia que foram enviados, acabei pegando o de 6,5". 
Caraca, 10 anos atrás!!!

Obrigado pela ajuda, depois vou dar o relato do resultado. []-[]

Futuramente frei a troca do multimídia, ainda pesquisando algo que custe em média R$ 1.500 reais, nada muito fo**, apenas melhor que o original e com algumas opções a mais de equalização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não deu certo ainda.
Confesso que esse foi o melhor som original que já tive em um carro, não que seja ótimo, mas agradava para o tipo de som que escuto dava até para começar a se empolgar, mas só começar.
Minha ideia: manter a HU por enquanto, tratar as portas, por potência, falantes melhores e um Sub. Não ia ter um som fantástico, mas ganharia um pouco mais de definição, um pouco mais de pressão e poderia desfrutar de um som encorpado e com mais brilho, me permitindo até explorar um pouco mais de volume com qualidade na empolgação, sozinho na estrada.
Escuto Rock (Punk Hardcore, Metal pesado) principalmente, um pouco de hiphop... e outras variedades as vezes.

Peguei o carro e foi de chorar. o grave embola tudo, se aumenta volume o tw fica estridente...se escuta baixinho sai tudo pelo tw (guitarra, bateria, voz) parecendo um rádio de pilha. 

Eu realmente não queria colocar processador, queria algo simples, apenas mais vivo e potente que o original. Hoje levarei o carro novamente no instalador e ele vai tenta ajustar, na medida do possível. Posso dizer sem medo de errar que estava MUITO MELHOR do jeito que estava kkkkkkkkkk. Rir para não chorar.

Vamos ver se eu vou conseguir ajustar sem o processador, se não terei que colocá-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 hours ago, Rempel said:

Peguei o carro e foi de chorar. o grave embola tudo, se aumenta volume o tw fica estridente...se escuta baixinho sai tudo pelo tw (guitarra, bateria, voz) parecendo um rádio de pilha. 
Vamos ver se eu vou conseguir ajustar sem o processador, se não terei que colocá-lo.

Uma pena que nao deu certo de primeira, mas eh so o comeco.

O grave que embola eh do sub? Se sim (desconecta o sub para ver como fica) eh sinal de corte de frequencia muito alto, frequencia sobrando.

Sem processador, sem HU melhor e se o carro nao tinha sub original (para usar a mesma saida) vai ficar dificil. Precisaria de um modulo com corte em bandpass (nao eh muito comum).

TW estridente pode ser pq vc deve estar usando o tw em 0db. Eu colocaria na atenuacao mais alta que tiver no seu crossover, acho que o NAR tem -4db.

Escutar baixinho e sair tudo pelo TW eh sinal que o granho/semsibilidade do TW esta muito maior que o MIID, entao atenuar ele vai ajudar.

 

Imagem de Kit 2 Vias Nar Audio 650 Cs3 - 6 Polegadas / 120W Rms 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, Rafa_wknd disse:

Uma pena que nao deu certo de primeira, mas eh so o comeco.

O grave que embola eh do sub? Se sim (desconecta o sub para ver como fica) eh sinal de corte de frequencia muito alto, frequencia sobrando.

Sem processador, sem HU melhor e se o carro nao tinha sub original (para usar a mesma saida) vai ficar dificil. Precisaria de um modulo com corte em bandpass (nao eh muito comum).

TW estridente pode ser pq vc deve estar usando o tw em 0db. Eu colocaria na atenuacao mais alta que tiver no seu crossover, acho que o NAR tem -4db.

Escutar baixinho e sair tudo pelo TW eh sinal que o granho/semsibilidade do TW esta muito maior que o MIID, entao atenuar ele vai ajudar.

 

Imagem de Kit 2 Vias Nar Audio 650 Cs3 - 6 Polegadas / 120W Rms 

Uma pena mesmo. Sinceramente, seu eu não tivesse com esse set guardado em casa, teria apenas comprado uma potencia pequena para colocar no som original mesmo, sem sub e estaria ótimo. Mas como já tinha todos os falantes, achei que os colocando com uma potencia teria melhora, mas ainda chegarei lá.

Por fim não deu certo levar o carro ontem, vou amanhã, o instalador também sugeriu a atenuação que você disse em -4db, falou também que fora isso não tem muito o que fazer. O corte no amp é somente flat, hpf e lpf.

Vamos ver o resultado amanhã, espero que esteja "bom" o suficiente até que eu possa trocar minha HU. Do jeito que está não tem como, viajei hoje cerca de 100km com o som desligado, está um desprazer escutar música no meu carro. Tenho consciência que não é culpa do cara e sim das opções/escolhas que tenho em mãos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim está a ligação do cross. Não conseguimos organizar horário para fazer a mudança ainda. 
Se eu soubesse o que fazer eu mesmo faria.

IMG_0588.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente, o que acontece eh que o som está fora de fase - ocasionando essa sensacao estranha de um tw muito estridente, um subwoofer que toca la atras, um mid meio morto....

o que voce pode fazer, é começar pelo subwoofer.

desliga do cross over todos os speakers do kit ( + e -) e marca todos pra saber qual é qual na hora de montar novamente. ( tw1 tw2 mid1 mid2)

deixa so o sub, como o + no + e o - no -. escuta dessa forma, depois vai la no amp e inverte, liga o + no - e o - no +. escolha qual das duas formas o subwoofer toca mais encorpado, mais ao painel. pronto, regulado.

desliga o sub.

mesma ideia para o mid, sendo que agora voce vai ter 4 possibilidades:

+ +
- +
- - 
+ - 

eh legal anotar no papel as combinacoes que voce fez e escutou para nao se perder. 
faça todos estes testes e veja qual soou melhor, com o som mais centralizado, mais encorpado.

por fim, a mesma coisa com o tw, mas esse sempre eh mais dificil notar, porem, nao custa tentar. mesmo teste do mid:

+ +
- +
- - 
+ - 

se mesmo assim, ao ligar tudo junto, voce ainda notar que o sistema nao ta tocando legal e o tw esta uma bost#, muito estridente e etc... é simples. basta ligar o fio + do tw na atenuacao que voce quer ( tem -2, -4).

- no amp, lpf para o canal do sub
- no amp, hpf para o canal do mid
- regule a sensibilidade/ganho do amplificador para que fique mais harmonioso.

no mais, é isso que voce consegue fazer.

acho que o que ta faltando na verdade eh acerto.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse seu DSP tem valor... sinceramente com a venda dele, da pra comprar uma multimidia legal, no minimo uma 5380 da vida.

Se tiver dificuldade de vender, me manda uma MP que te coloco num grupo de venda desses produtos especificos para SQ.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/3/2024 at 8:58 PM, Rempel said:

Assim está a ligação do cross. Não conseguimos organizar horário para fazer a mudança ainda. 
Se eu soubesse o que fazer eu mesmo faria.

IMG_0588.jpeg

Eh so trocar este fio que esta no TW+ 0db para o TW+ -4db.

Todos os outros ficam no mesmo lugar.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, Fernando. Também acredito que pode ser acerto visto que ja tive esse set por anos em outro carro. Apesar de ser outra mídia e outro amp, era para tocar de forma harmoniosa, mesmo que houvesse diferença fina de timbre e coisa do tipo. Do jeito que está embolado e abafado é desanimador.

Vou te chamar no MP para pedir uma ajuda com o processador, sim. Ele serviria para diferentes sets no futuro, mas hoje acho melhor investir em uma HU minimamente honesta, pois meu uso é mais prático e preciso o quanto menos de equipamentos instalados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/08/2024 at 12:27, Rafa_wknd disse:

Eh so trocar este fio que esta no TW+ 0db para o TW+ -4db.

Todos os outros ficam no mesmo lugar.

Editado por Rempel
Troquei as respostas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja vou tentar hoje mesmo fazer a troca para o -4db

estive fora a semana toda, fui para SC a trabalho e somente agora consegui ler as mensagens suas.

mexer no Tw ja pode ser um ponto de partida. Se ainda faltar muito eu agendo um dia com o instalador para deixar o carro la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve, rapaziada!

Melhorias feitas. Alterei a atenuação do tw, conforme orientado, descobri depois que o kit duas vias estava ligado em apenas 1 canal dividido para os dois lados em 2ohms

Hoje levei o carro para o instalador, foi ligado agora 1 canal (de dois) para cada kit. Com isso, finalmente meu som ficou como eu esperava, dada as expectativas de trabalhar com essa HU e também o SD, sem uso de processador. Tenho algo similar ao original de fábrica, porém com mais potência e mais qualidade, apesar das limitações da "fonte".

Próximo passo é a troca da mídia. Isso irá depender muito da venda do meu processador.

Muito obrigado pela colaboração, pessoal. 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tive a experiência de tocar os meus Kits 2 vias Audiophonic por dois amplificadores. Um Soundigital SD400.2D e por um Blaupunkt GTA 450 Classe AB. Com o SD400.2D os kits tocaram mais fortes, respostas mais agressivas nos médio-graves. Nos agudos tinha certo brilho, mas percebe-se que em frequências bem mais altas o amplificador parece que não tem mais força, os tweeters perdem extensão. Com o Classe AB os kits tocaram com mais suavidade e clareza nos médio-graves, mesmo recebendo o dobro da potência suportada, idem para os tweeters também e com mais extensão nas frequências mais altas. Depois dessa experiência, mantive o Classe AB para tocar os kits. Agora quero fazer outra loucura! Deixar somente um amplificador para tocar os kits 2 vias e o subwoofer NAR. Vou fazer um teste pra ver se o subwoofer NAR vai tocar bem no bridge do GTA 450, mesmo sendo de 300Wrms o sub. Se tocar com mais qualidade que o SD400.2D que está empurrando o sub, vou manter assim, agora se ficar muito fraco o sub, volto a ligar o SD400.2D no sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...