Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

felipejs8

Dúvidas - Ophera vs Audison vs Audiophonic? 2 vias ou 3 vias? Dois Subs de tamanhos diferentes no mesmo setup?

Recommended Posts

Fala pessoal, estou indeciso na escolha por não ter oportunidade de escutar os kits tocando.
Comprei um Blaupunkt pensando em investir pouco, mas consegui um Audison Ap 5.9 que esta me dando coragem para montar algo melhor aos poucos.

HOJE TENHO:
Amp Blaupunkt AB Mk 4.80 4ch
Amp/Dsp Audison Ap 5.9 Bit 5ch

PRETENDO COMPRAR:
Baixíssimo custo
2 vias Ophera OP90 678,00 ou 2 vias Audiophonic Club 599,00 
Duvida 1: Pelas reviews que vi o kit Ophera traz mais agudos e o Audiophonic desse mais nos graves. Como eu gosto de algo mais equilibrado e escuto quase todos os gêneros musicais, com essa finalidade o kit Ophera seria mais atrativo ao ser casado com um Sub?

Baixo custo
3 vias Ophera OP90 1158,00 ou  2 Vias Audison Apk165 1708,00
Duvida 2: A qualidade do Audison em duas vias é realmente superior ao Ophera 3 vias?
Duvida 3: Caso sim, o ganho é realmente tão maior que justifique a diferença de preço? 

Não tão baixo
3 Vias Audison Apk165 2835,00
Nesse kit eu optaria por vender os dois amplificadores, pegar um amplificador de 6+ canais, não usar crossover e por fim pegar um amplificador mono para o sub.
Duvida 4: Eu curto subs mais rápidos e também os que dessem beeem. Qual o impeditivo além de espaço e energia para montar um setup com um sub de 8" e um de 18", cada um com um corte para frequências diferentes? Pergunto pq não vi nenhum projeto assim, sei que posso optar por um de 12"/15" e ter mais ou menos os dois mundos, mas, ao mesmo tempo, nenhum dos dois por completo, então por qual razão não vejo ninguém montando dois subs de tamanhos diferentes no SQ?

Desde já agradeço a ajuda!

Observação:
Como não tenho uma ideia formada em mente ainda, não pensei nos modelos do Sub.
No caso de me desfazer do Audison Ap 5.9, ainda não pensei em qual processador pegar para casar com os amplificadores, pegar um processador/amplificador de 6+ canais acho que vai sair do meu orçamento.
Sim, vou fazer tratamento acústico independente de qual caminho eu for.
Caro Hatch, som somente para e ocupantes dos bancos dianteiros.
 

Editado por felipejs8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu optaria por um kit 2 vias e nao 3 vias. Tem muito mais chance de acertar um 2 vias do que 3. Muito mais cortes, direcionamentos, vias de amps ou crossover etc.

Entao, iria de APK165 2 vias.

Tambem nunca vi dois subs diferentes no mesmo sistema, acho que nao parece pratico.

Qual sub 18 usaria? Acho que seria um sub para SPL, nada musical, por isso nao usado em SQ. Qual tamanho desta caixa? Porta-malas interiro provavelmente.

Um IDQ 10pol seria super rapido e desce bem. Mais SPL? Coloca dois... Caro? Com certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/05/2024 at 12:26, Rafa_wknd disse:

Eu optaria por um kit 2 vias e nao 3 vias. Tem muito mais chance de acertar um 2 vias do que 3. Muito mais cortes, direcionamentos, vias de amps ou crossover etc.

Entao, iria de APK165 2 vias.

Tambem nunca vi dois subs diferentes no mesmo sistema, acho que nao parece pratico.

Qual sub 18 usaria? Acho que seria um sub para SPL, nada musical, por isso nao usado em SQ. Qual tamanho desta caixa? Porta-malas interiro provavelmente.

Um IDQ 10pol seria super rapido e desce bem. Mais SPL? Coloca dois... Caro? Com certeza.

Obrigado pela opinião.


Cara, sobre o sub de 18", perguntei mais por curiosidade.
Eu tinha um sistema montado, que eu costumava desligar e ligar, dependendo do estilo musical.
Então pensei na possibilidade de ter um sub de 8 que toca acima de 'X'hz e um maior que teria um corte para tocar abaixo dessa frequência.
O maior ficaria desligado na maior parte do tempo e só usaria para escutar, por exemplo, música eletrônica. Que é um estilo que não ligo tanto para a qualidade musical, mas sim para sentir no peito a música.

Eu escutei um FB 8" 450Wrms, mas senti falta dessa sensação no peito, talvez por ele tocar acima de 40hz.
Talvez um FB 8" 850Wrms que toca até 20hz me tire essa necessidade de dois subs de tamanhos diferentes, porém não tenho certeza se essa seria a medida que eu procuro, pois, escutei um MID-RANGE HERTZ que toca de 10Hz – 9kHz e também não tinha aquela sensação. Talvez por ele ser mais presente em faixas de frequências maiores visto que é um MID.

Estou descobrindo esse mundo mais afundo agora e sou leigo em muitos pontos ainda, então não sei te dizer tecnicamente o que eu procuro kkkk

Editado por felipejs8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ainda nao escutei um FB que eu gostasse.

Colocamos um Punch P3 no carro do meu primo que acho que te agradaria neste caso de pressao sonora.

Mas eh aquela coisa, nao eh um sub rapido, nao para rock rapido e tals. 

No fim, sempre o cobertor eh meio curto, ou o orcamento fica astronomico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/05/2024 at 12:26, Rafa_wknd disse:

Eu optaria por um kit 2 vias e nao 3 vias. Tem muito mais chance de acertar um 2 vias do que 3. Muito mais cortes, direcionamentos, vias de amps ou crossover etc.

Entao, iria de APK165 2 vias.

Tambem nunca vi dois subs diferentes no mesmo sistema, acho que nao parece pratico.

Qual sub 18 usaria? Acho que seria um sub para SPL, nada musical, por isso nao usado em SQ. Qual tamanho desta caixa? Porta-malas interiro provavelmente.

Um IDQ 10pol seria super rapido e desce bem. Mais SPL? Coloca dois... Caro? Com certeza.

Concordo.

2 subs diferentes tendem a um cancelar a frequência do outro até na mesma caixa tendendo a um deles ser danificado.

Sub de 10 é mais rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual seu carro? Sedan, hatch, pickup....

Qual sua pretenção com o som, pois vejo algumas discrepâncias nos modelos indicados e a intenção de categoria em que se enquadra.

Não sei se queres pancadão, sub de 18 já mira outra coisa.

Se queres SQ, comece com um sub de 8 mais potente e o kit APk 165.

1 amp acho suficiente.

Editado por betodacaravan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kit 3 vias é mais trabalhoso e complicado para acertar o alinhamento e atraso de cada via. Eu optaria pelo kit 2 vias também. Tem reviews de comparação de Ophera OP90 e Audiophonic no Youtube. Sinceramente eu gostei mais do timbre dos Audiophonic.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...