Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

working man

RTA tabajara... Avaliem o gráfico...

Recommended Posts

Postado em

Ontem cheguei em casa, e coloquei o computador do lado do carro, numa cadeira na garagem... Enfiei aqueles microfonezinhos bem toscos mesmo (de computador) dentro do carro, preso no encosto de cabeça do motorista, e fechei a porta.

Coloquei a faixa de teste do Autosom.net, aquela Sine Sweep, que passa um sinal contínuo que varia de 20kHz a 20Hz. Usei o software Spectra RTA, e uma placa de som on-board (podre). O comp é um Duron 850 com 128 de RAM.

Nesse programa tem a calibração, com faixa de 1kHz.

Coloquei a faixa e o que aparece em verde no gráfico é o que está sendo reproduzido no momento (provavelmente a frequência de ressonância do carro - um pico em 63Hz), e em AZUL, aparece o pico que fica gravado...

rta3im.jpg

Esqueci de pegar o gráfico sem o sub, mas pelo que deu pra ver, os door-pods tão respondendo a 30Hz com um pouco de atenuação (acho que uns 3db), fora essa zona toda que varia uns 5dB a partir dos 100 Hz.

Isso serve de referência pra alguma coisa? Se melhorar o microfone, posso usar como um parâmetro pra acertar a resposta do conjunto? Sei que as respostas de agudos são limitadas pela captação da placa e do microfone, que é muito tosko.

Opinem aí...

Postado em
que frequecia e essas quevc colocou , aquela pink noise???

Coloquei o pink noise, e ficou esquisito...

Outra dúvida é se essa forma dá pra avaliar alguma coisa.

Ele coloca uma frequência de cada vez (como se vc corresse o dedo num piano), de forma que começa agudo e termina grave.

Vou tentar colocar o gráfico com pink noise pra ver o que dá!

Postado em
pq e o pink noise que o pessoal da iasca avalia os carros

Verdade... mas a dúvida é mais pra saber se esta faixa serve pra avaliar alguma coisa... ou é só enfeite mesmo...

Postado em

usa o pink noise, num volume nao muito alto pra vc avaliar a resposta do sistema.

usando musica nao da pra avaliar muita coisa, o q vc pode fazer é depois mandar só as senoides de 20, 30, 40hz e ver qtos dbs dá,ae vc sabera qto ta decendo exato o doorpod.

Postado em
usa o pink noise, num volume nao muito alto pra vc avaliar a resposta do sistema.

usando musica nao da pra avaliar muita coisa, o q vc pode fazer é depois mandar só as senoides de 20, 30, 40hz e ver qtos dbs dá,ae vc sabera qto ta decendo exato o doorpod.

Mas e a calibração do sistema?

Aquele microfone é HORRIVER!

vou colocar o pink noise! Vc lembra como está o sistema do meu carro, né? Que volume eu coloco no player com o pink noise? no 15? (vai até o 25 para resposta sem distorção)

Postado em

o problema de fazer um sweep como vc fez eh que ele nao retrata problemas de rotacao de fase de crossover que acabam dando cancelamento em algumas faixas de frequencia, e tb nao retrata a resposta do falante quando recebe diversas frequencias ao mesmo tempo e essas frequencias se interagem na bobian do mesmo, entao sweep na minha opiniao tem pouca validade.

e esses mics de pc tem menos validade ainda.... eles sao muito limitados, fora isso, vc nao sabe o comportamento deles nem da tua placa de som, vc precisaria calibrar o sistema pra ter algum resultado observavel, na minha opiniao, esse grafico nao teve validade alguma.

Postado em

Se você trocar o microfone pode ter certeza que a resposta vai mudar muuito

Tem uns da Philips que vende no Carrefour, são bons e não são muito caros.

Postado em
Microfone também tem variações na resposta de frequência... portanto, é necessário calibrar todo o sistema antes.

A idéia não é fazer nada profissional, mas só pra ter uma base de como o sistema todo tá tocando... Nem quero saber quantos dB dá na verdade, só pra ser comparativo, ver picos, etc...

Como calibro isso?

Postado em
A idéia não é fazer nada profissional, mas só pra ter uma base de como o sistema todo tá tocando... Nem quero saber quantos dB dá na verdade, só pra ser comparativo, ver picos, etc...

Como calibro isso?

Então... mesmo pra saber como está tocando, vc precisa calibrá-lo. Há duas opções... ou vc usa um microfone que te traga no manual a curva de resposta, e joga ela no programa... ou então, com o seu mic mesmo, pega um carro, passa um RTA calibrado nele... passa o seu... e através, da comparação entre os gráficos, vc vai saber onde é q seu mic é deficiente. Aí, depois do acerto, é só passar de novo e ver se bateu igual. É o método mais barato, sem dúvida.

Postado em

Como calibro isso?

Então... mesmo pra saber como está tocando, vc precisa calibrá-lo. Há duas opções... ou vc usa um microfone que te traga no manual a curva de resposta, e joga ela no programa... ou então, com o seu mic mesmo, pega um carro, passa um RTA calibrado nele... passa o seu... e através, da comparação entre os gráficos, vc vai saber onde é q seu mic é deficiente. Aí, depois do acerto, é só passar de novo e ver se bateu igual. É o método mais barato, sem dúvida.

E quanto custa no mínimo um microfone que dê pra usar (mínimo mesmo, heim)?

Pq normalmente, os mics não vêm com curva de resposta...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...