Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allanpk

Aonde comprar Bobinas com nucleo à ar??

Recommended Posts

Haja fita crepe hehehe

Nunca, repito, nunca duvide do poder da fita crepe.

The Powerful Tape! :P

Corta só os dedos de um par de luva de latex, .Dai você coloca um ou mais em cada dedo. Dê preferencia a luvas mais grossas

Eu entortava aço de 0.25 mm a 0.60mm em um gabarito que moldava peças para pesca exportiva .

Tentei com fita crepe , mas os dedos começavam a tranpirar e soltava tudo .

Boa sorte

Evertom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, usando as novas informações projetei a nova bobina.

Bitola 16 AWG = 1,29mm

Bobina de diametro 2cm por 5cm de comprimento

Resistencia = 445 miliOhm

Indutância 1,5mH

Num falante de 6ohm

7% de 6ohm = 0,42ohm

em cima!!

só vou confirmar o corte que vou fazer, mas com esse indutancia o corte é de 800hz

Como você chegou nesse valor de indutância, rapaz?

Filtro para 800hz em 6 ohms:

De 1a. ordem, fazendo uns cálculos de cabeça aqui cheguei a 1,2mH.

De 2a. ordem, L = 2,07mH C = 19uF

olhando a tabela da autosom!!

http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

no corte 800hz 2a ordem temos

4ohms 1.0mH 33uF

2ohms 0.56mH 68uF

8ohms 2.0mH 15uF

Como aparentemente, as bobinas são diretamente proporcionais à impedancia, deduzi que para um falante de 6ohms a indutancia deve ser 1,5mH

Bem, a configuração que dei pra ti é a de filtro de 2o. ordem Bessel.

Etto, vou testar aqui. Tenho uns pares de luvas de latex parados aqui mesmo hehe quem sabe não ajuda?! Qualquer auxílio é de grande valia ;)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

legal esse topico, se tiverem alguma info q seria legal adicionar nos artigos do autosom.net, mandem pra mim.

será bom ter tudo registrado num lugar.

Oh Allan, bate umas fotos, vamos fazer um DIY.?

Compartilhar este post

Link para o post

Joia moti!!!

pode deixar! vou tirar foto de tudo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, vai em frente!

vaselina líquida funciona legal pra proteger os dedos durante a enrolação da bobina. ou isso, ou aquelas luvas de algodão grosso, mas sem emborrachado nas palmas, pro fio poder escorregar.

a questão é que eu não tou entendendo muito bem a necessidade de se usar proteção pros dedos, de boa... do jeito que eu enrolo bobina, uso os dedos da mão esquerda só pra ir guiando o fio pro lugar onde ele tem que cair, e a mão direita pra girar a manivela ou pra manejar a parafusadeira (que eu uso como motor, dá um bom torque e enrola mais rápido e com menos esforço do que se usasse a manivela). e pra guiar o fio no lugar é tranquilo, nunca me machuquei!

já que vai pro artigo, segue o meu método...

-duas bolachas de MDF de 18mm, com 160mm de diâmetro (ou mais) - são as peças "de fora"

-bolachas de MDF de espessura e diâmetro variável (pra fazer o núcleo da bobina - consulte o site da Solen e tente uma aproximação.)

-serra-copo Skil de 14,90 na Leroy Merlin (pra cortar as bolachas formadoras do núcleo)

-barra roscada de 6mmx20cm (parece um parafuso de 20cm de comprimento, mas sem cabeça)

-duas porcas de 6mm

-duas arruelas

-fio de cobre

-alguma estrutura pra ancorar a barra roscada (eu uso uma caixa acústica velha, na qual eu fiz um furo com uma broca de 6mm onde insiro a barra roscada)

-parafusadeira elétrica ou furadeira com controle FINO de velocidade (não dá pra enrolar bobina a mais de 50 RPM, acreditem), ou tiras de MDF/barra metálica pra fazer a manivela

-cerveja

primeiro escolhemos o tamanho do núcleo, de acordo com a tabela de fator de forma da Solen - escolhemos um calibre de cabo suficiente para que a bobina não fique com mais do que 7% do valor da impedância do falante que vamos usar, de acordo com o q foi postado pelo Giovanni. escolhido o tamanho do núcleo, cortamos uma ou duas bolachas de MDF com a serra copo Skil (com a serra copo, vc tem 5 diâmetros entre 1 e 2 1/2 polegadas, salvo engano - basta converter para mm e usar o valor aproximado)

feito isto, passamos a montar o sistema de enrolamento. parafusa-se uma das porcas na barra roscada até 2/3 de seu comprimento, insere-se uma das arruelas, aí a primeira bolacha grande. nessa bolacha grande "do lado de dentro" a gente faz um furo com uma broca de 2mm, rente ao diâmetro do núcleo da bobina, pra travar o fio. aí insere(m)-se na barra roscada a(s) bolacha(s) formadora(s) do núcleo; por último, a outra bolacha grande, a peça de MDF que vai formar a manivela (se necessário), a outra arruela e a outra porca. olhando de frente vc vai ficar com um negócio mais ou menos assim: ---H, aí vc pega o --- e enfia no lugar que preparou de modo que a brincadeira toda fique segura e vc consiga rodar.

aqui é que o bixo pega, se vc quiser usar parafusadeira como o motor, encaixa um bit sextavado que aceite a porca do final e comece a virar! se não, vamo que vamo, toca rodar a manivela.

vc vai inserir a ponta do fio no buraco que fez na bolacha "de dentro" (sugiro fazer o furo em diagonal, pra que a dobra que irá fazer na primeira camada da bobina não tome espaço), deixando um pouco de sobra, TRAVAR (isso é importante, vc não quer que a brincadeira escape) o fio virando-o pro sentido contrário, e começar a enrolar. use a mão direita pra controlar a parafusadeira OU girar a manivela e a mão esquerda pra guiar o fio pra onde ele tem que ir (vice-versa se for canhoto).

se vc tiver paciência, conte as voltas. se não, enrole um pouco a mais e vá tirando depois, com a ajuda de uma ponte RLC.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita... primeiro dia... sabadão ressaca... lá fomos nós enrolar o fio. Por conta da nossa forma tabajara (não fosse eu lembrar de levar uma serra de fita, a gante tava cortando aquilo na faca até agora), o serviço do dia cagou... semana que vem a gente dá um jeito nas malditas formas.

Pelo menos agora o fiesta tá bombando... hehehehe. Já que o serviço das bobinas parou, fomos montar meu carro. Pelo menos algo produtivo hoje...

Só posso dizer que o JL tocando numa caixa de 32 litros e Fb em 50Hz tá tocando muito... e só com 50W na bundinha! :lol: Não perguntem o motivo da caixa pequena... :P

Compartilhar este post

Link para o post
Só posso dizer que o JL tocando numa caixa de 32 litros e Fb em 50Hz tá tocando muito... e só com 50W na bundinha! :lol: Não perguntem o motivo da caixa pequena... :P

Simples! Porque o kleber se assuta com muita coisa na bundinha heheheheh acaba apavorando o menino :D

Bem, muita zela impediu o trabalho fluir hehhe De fato não conseguimos enrolar as bobinas (ou uma bobina sequer) e desistimos. Amanhã cedo vou ver se descolo uma forma melhor de modelar a criança e tentar enrolá-la.

Mas que o 12w1 tocou alto com a mala aberta, ô se tocou ehehehe dá-lhe fb alta! :D

Compartilhar este post

Link para o post
bom, artigo DIY a caminho, peço permissão ao Giovanni, supersonico e demais para utilizar parte do q foi postado aqui e em outro topico sobre crossover para montar este novo artigo

http://autosom.net/artigos/diy_crossovers.htm

Sem o menor problema, pode publicar sim!!!

Se quiser algumas fotos, eh so falar !

Abracos,

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post
Simples! Porque o kleber se assuta com muita coisa na bundinha heheheheh acaba apavorando o menino :D

Bem, muita zela impediu o trabalho fluir hehhe De fato não conseguimos enrolar as bobinas (ou uma bobina sequer) e desistimos. Amanhã cedo vou ver se descolo uma forma melhor de modelar a criança e tentar enrolá-la.

Mas que o 12w1 tocou alto com a mala aberta, ô se tocou ehehehe dá-lhe fb alta! :D

Nossa, o grave tá uma mer**... hehehehehehehe. Parece um street bass com timbre melhor... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Aew tiba... antes que você faça mer**, aquele parafuso long dong silver vai ter que ser um parafuso com porca, senão a gente não vai conseguir desenformar a bobina... Vê se vc acha um parafusão de 10cm com porca borboleta... se eu achar eu aviso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... notícias do front de guerra...

Hoje o tiba resolveu devolver o cano... e lá fui eu montar a forma. O método elétrico não funcionou por falta de muita araldite... hehehehe.

Bem... acho que o tal do calcoil é um programinha meio burro... ele tinha dado 43 metros de fio, mas gastei quase o rolo todo! a bobina, por alto, tem 700g de fio... putz, tá muito grande. Bati fotos, mas hoje o virtua tá fora do ar pra manutenção, então to escrevendo do notebook, conectado a 33.6... deixa a mer** do virtua voltar que eu posto as fotos.

Bem... minha bobina tem 333 espiras de fio 14... deu muito menos trabalho do que eu imaginava. tirar da forma e prender com as braçadeiras também nem é tão dramático... só que depois da primeira, vc fica meio canado... hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Candidato ao hot topic...mas acho que poderiam mudar o título e td o que vcs fizerem...postar somente aki...

parabéns.

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

Eu posso fabricar. Tenho núcleo AR e IronPowder (nacional ou micrometals).

Quem quiser desenvolver projetos de filtros (decentes), podemos conversar mais.

Abçs.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...