Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allanpk

Caixa de HT c/ falantes automotivos e residenciais

Recommended Posts

Postado em

Então galera, estou com um novo projeto.

Irei fazer duas caixas Bookshelf (caixas normais, no estilo das dos mini-systens atuais) com a seguinte configuração

Mid-bass arlen pró carbon 6" (ou mid sony, nao definido)

Full range sansung (ainda não totalmente definido)

Tweeter Arlen Energy (cone de papel e também ainda não totalmente definido ehuaheaue)

Irei fazer um crossover relativamente bom, com capacitores de polipropileno metalizado e bobinas com nucleo de ar.

Cortes ainda não totalmente definidos, mas penso algo do tipo

Mid bass - LP 500~1000hz

Full - HP 300~500hz

Tweeter - HP 13000~17000hz

todos 12db/8a

O amplificador vai ser uma adaptação de um banda 1.4 (4x30w) que tenho parado aqui em casa. Irei fazer uma fonte de 20a para ele.

A caixa será feita em mdf com um revestimento bonitinho e terá uma camara separada (uns 0,5litros) para o full

Li alguns tópicos aqui no fórum que me deixaram desanimados... A galera falando que não é muito satisfatorio usar kits automotivos em HT e que para ter algo bom é preciso investir em caixas B&W, JBL, Nautilus (caixas de 1000 reais).

Vem a dúvida... irei gastar uma certa grana (algo em torno de 300 pau) com os equipamentos (capacitores, full ranges, transformador, bobinas, madeira).

Vale a pena investir essa grana ou é melhor pegar esses 300 conto e comprar uma caixa bookshelf PRONTA não tão Hi-end??

Por favor galera... me deem uma luz!!!

Postado em
Vale a pena investir essa grana ou é melhor pegar esses 300 conto e comprar uma caixa bookshelf PRONTA não tão Hi-end??

na minha opiniao, nem perdia tempo quebrando a cabeca..

as Energy tem um otimo custo beneficio... troque uma ideia com o Guijs que ele sabe de quem comprar barato, vc vai gastar uns 1000 reais, soh que o resultado sera muito superior a essa caixa que vc pensa em montar.

Postado em

uma coisa é certa, quando alguem chegar no seu quarto (uma pessoa normal - leigo em som) e escutar o seu som e falar: "quem som du ca*****!!" e você falar: "fui eu que fiz!" garanto que você vai ter uma sensação muito boa hehehehehe

seu eu pudesse, com certeza eu faria minha própria caixa... se você busca hi end... nem me meto nesse assunto heheheh :legal:

Postado em
uma coisa é certa, quando alguem chegar no seu quarto (uma pessoa normal - leigo em som) e escutar o seu som e falar: "quem som du ca*****!!" e você falar: "fui eu que fiz!" garanto que você vai ter uma sensação muito boa hehehehehe

seu eu pudesse, com certeza eu faria minha própria caixa... se você busca hi end... nem me meto nesse assunto heheheh :legal:

na minha opiniao, nem perdia tempo quebrando a cabeca..

as Energy tem um otimo custo beneficio... troque uma ideia com o Guijs que ele sabe de quem comprar barato, vc vai gastar uns 1000 reais, soh que o resultado sera muito superior a essa caixa que vc pensa em montar.

UOUUU É exatamente as duas opiniões que estão rondando a minha cabeça agora!!

vo fica loco ahueahuea!!

Postado em
mas te garanto que vc nao vai chegar perto do som de uma energy com esses falantes que vc citou...

Realmente...

Os falantes automotivos recebem tratamento (no cone) pra aguentar sol, chuva, terra, lama :P etc.... Tudo isso degrada a qualidade. Além disso, eles são, na grande maioria das vezes, "achatados" para caberem nas portas. Com isso vc perde qualidade devido a inúmeros fatores como: diminuição do Xmax, má ventilação do cone na parte traseira do falante causando várias reflexões, achatamento do cone perdendo linearidade na resposta... entre vários outros problemas!

Considerando que os falantes automotivos que vc quer usar são nacionais, pior ainda... qualquer importado meia boca é melhor do que qualquer nacional automotivo. Se quer comprar os falantes aqui, compre os famosos residenciais na St. Ifigênia, que além de serem baratos tocam mais!

Já que vc quer usar o Full Samsung, a combinação dele com o Sony branco seria boa. Aí é só fazer um gabinete bem feito, sem vibrações etc.. com um bom crossover e vc tem uma boa caixa com um preço razoável. Aí pode testar alguns tweeters baratos (que também podem ser encontrados na St. Ifigênia) para melhorar o agudo, extender a resposta!

Olha, com toda a certeza, é um disperdício enorme usar falante automotivo para caixa residencial, ainda mais os nacionais!

Falando da Energy www.energy-speakers.com, a C-1 custa R$960 (o par) com o PVIRTUAL do Mercadolivre, o e-mail dele é pedraovirtual@terra.com.br . Eu afirmo, não há melhor custo benefício atual no mercado do que essa caixa Energy C-1. A caixa é muito bem construída e com certeza vai ser muito superior ao projeto que vc tem em mente.. mas muito mesmo.

Se vc quer fazer um projeto DIY, para ir aprendendo à montar caixas, etc... eu faria o que te recomendei lá encima. Agora, se for querer uma caixa excelente por um preço também excelente, pra comprar e ser feliz, Energy C-1!

Postado em

concordo com o mogar.

energy, tannoy, Kef (essa acho superior), vc consegue um resultado muito bom.

se o problema for $$ tem as lbs que sao nacionais mas bem feitas (muito bem por sinal)

Postado em

PuTz claro que nao vai ficar com akela qualidade de produto importado realmente , mas será que nao teria como montar um sistema mesmo com falantes residenciais mas todos nacionais ? o custo beneficio nao compensa? não tem coisa boa nacional?

por um lado eh malz essa de soh comprar produto importado e nao estimular a industria nacional , mas por outro ela tb deixa a desejar!

Postado em
PuTz claro que nao vai ficar com akela qualidade de produto importado realmente , mas será que nao teria como montar um sistema mesmo com falantes residenciais mas todos nacionais ? o custo beneficio nao compensa? não tem coisa boa nacional?

Soh de caixa e crossover vai uns 300 conto... Fora que vc tem que ter um multimetro que meca indutancia com precisao razoavel e um rta... e esses equipamentos sao caros.

Nao compensa, pq o custo vai ser perto de uma energy, e o resultado audivel nao vai ficar meio longe

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...