Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Quarta chegam meus Super branquinhos !

Recommended Posts

Postado em

Um par de falantes de 6.5'' não acompanha um sub de 12'' MESMO. Mas para SQ mesmo (jazz, musica clássica, Blues etc...) está mais do que o suficiente. Ta testando os sony com que tipo de música Guto?

Postado em

as respostas estão em tudo o que o Giovanni falou, o falante tem sensibilidade baixíssima e a configuração push-pull ainda a reduz em -3 dB. realmente não foi à toa ele ter usado seis pares, considerando que com isso ele conseguiu área de cone (e, por consequência, deslocamento) de ordem semelhante à de apenas um sub de 15´. o ganho em controle e equilíbrio, no entanto, deve ultrapassar (digo "deve" só pq ainda não ouvi o carro, mas baseado no que os colegas que ouviram já disseram, eu deveria suprimir a expressão...), e em muito, o resultado obtido pelo uso de apenas um de 15´.

é a tal da história do tradeoff. ainda assim acho que vale o investimento, já que só um sub que em tese desse conta da tarefa (W6V2, W3V2, Adire Brahma, Alpine série X) custaria o dobro do que o setup inteiro dele custou.

esses posts do Giovanni contém tudo o que se precisa pra chegar a diversas conclusões a respeito desses falantes, se somado isso a algum conhecimento prévio quanto a regras de sensibilidade e associação de falantes... muito informativo, meus parabéns a ele.

Postado em
Um par de falantes de 6.5'' não acompanha um sub de 12'' MESMO. Mas para SQ mesmo (jazz, musica clássica, Blues etc...) está mais do que o suficiente. Ta testando os sony com que tipo de música Guto?

Guijs

iiiiiii , acho que tô indo pelo caminho errado da parada hahaha , estava escutando Black , dance , entre outras coisas pesadas ... Acho que me ferrei então , né ???

Kaoru

Estou mandando 300 WRMS pra eles em 4 Ohms !

supersonico

Creio que se quiser mesmo escutar um gravezinho legal mesmo , tenho que comprar mais 1 par NO MINIMO !

Será que se eu fizer caixa dutada somente , pode melhor ou vcs tem alguma idéia pra pode me ajuda a melhor o som dessa aqui ?

Crasher

Valew pelo convite , eu irei com certeza , e qual seu endereço ??? Muito obrigado pelo espaço !!!

Bom aqui tem umas fotos de ontem , quando terminei a caixa ! Vejam se fiz cagada !?push-pull

valew por toda a ajuda ....

Postado em
Guijs

iiiiiii , acho que tô indo pelo caminho errado da parada hahaha , estava escutando Black , dance , entre outras coisas pesadas ... Acho que me ferrei então , né ???

Acho que sim hehehe. Eu não ouvi o carro do Giovanni com o sub tocando forte, mas acredito que tenha que ser no mínimo igual ao dele para chegar na "força" que vc quer! Só que para ouvir Black, Pop, Dance etc... não compensa. Mais fácil um sub de 12'.

Postado em

Crasher

Valew pelo convite , eu irei com certeza , e qual seu endereço ??? Muito obrigado pelo espaço !!!

QG da galera:

Advance Sport Car

AV. João Dias, 853 (Dentro do posto Shell)

Postado em

Engraçado que eu tava procurando a loja no meio do quarteirão...

Segui a numeração, passei o posto e quando vi já tava no 1.000 e pouco. Num entendi nada! haha

Postado em

Essa configuração de dutada que vcs estão discutindo é para o caso de um sistema sem subwoofer propriamente dito, não?

Eu tenho um par desses Sony de 6 em caixa selada de uns 5 litros e eles rendem muito bem em comparação aos mid do kit kicker k6.2 instalados na porta do Corolla. A minha impressão é que ele se encaixaria muito bem como um mid num sistema de 3 vias (sub + mid + tweeter).

Postado em
Engraçado que eu tava procurando a loja no meio do quarteirão...

Segui a numeração, passei o posto e quando vi já tava no 1.000 e pouco. Num entendi nada! haha

Pior foi eu que desci toda a Av. aí depois voltei por ela e num achava, tava indo embora aí parei no farol e olhei pro lado e lá estava a loja dentro do posto... foi engraçado :P

Postado em

Qual o preço desses superbranquinhos em média? Estou pensando em montar uma caixa pra som residencial e eles parecem interessantes pra parte dos graves....

Postado em

po eu achava que eram mais baratos... :(

ainda precisa comprar os mid-ranges e tweeters pra montar a caixa, fazer crossover... com ctz vai mais de 300 reais nessa brincadeira!!

Postado em

Guto,

Pelo tipo de musica que vc houve acredito que dois falantes de 10" ou 12" ficariam ao agrado alem de ser muito mais facil contruir a caixa ....etc!!!

Quanto a ouvir meu som..... , sera um prazer !

Normalmente depois das 5h da tarde saio do trabalho e passo na loja do Edson (Advance) ai eh so me mandar um e-mail para combinar-mos.

Abracos,

Giovanni

Postado em

bom, tenho dois sonys desses aqui em casa. Testei em caixa selada de 6L: LIXO!! tocou mtoooooooooooo ruim. Liguei no clean e tocou baixiiiiiiiiiisimo e se aumentava um pouco o xmax passava. Tão jogados aqui huahau. UM LIXO realmente. nao sei se os falantes tao com algum problema mas o som é um lixo, no sentido real da palavra!!!

Postado em
bom, tenho dois sonys desses aqui em casa. Testei em caixa selada de 6L: LIXO!! tocou mtoooooooooooo ruim. Liguei no clean e tocou baixiiiiiiiiiisimo e se aumentava um pouco o xmax passava. Tão jogados aqui huahau. UM LIXO realmente. nao sei se os falantes tao com algum problema mas o som é um lixo, no sentido real da palavra!!!

nao eh atoa que o Giovanni teve que usar 6 pares push pull no carro dele pra atingir 121 dB de pressao sonora, isso que o carro dele eh hatch.

mas conseguir grave tao veloz com subs de 10" quanto se atinge com falantes menores eh tarefa complicada. depois que vc escuta a velocidade que um conjunto desses atinge, fica dificil nao achar som de sub de 10" embolado (falando de situacoes extremas obviamente).

mas novamente digo. tudo bem que a velocidade do grave eh estupidamente alta, mas vc tem que conviver com a perda do porta malas (no caso do Giovanni foi quase inteiro), se vc nao fizer a caixa como manda o figurino o som fica embolado nas frequencias baixas e o cone perde controle, e o spl nao eh nenhuma maravilha. um sub de 10" eh muito mais facil fazer uma caixa que jah toque bem e desca bem sem perder controle do cone e sem embolar, fora que vai comer menos porta malas.

pela praticidade e pelo espaco ocupado em porta malas, eu iria de sub de 10".

Postado em

Gio Palomba , olha fiz a caixa dutada para dois falantes , com 30 litros , sem divisão e duto de 2" , falou bem mais do que da outra forma ... Ele escursina MUITO o cone , então não da pra mandar muita potência no filhinho não , mais tem um som agradavel , a caixa tá falando até no máximo 40 Hz , mais tá gostoso !!!

Queria mesmo é comprar mais um par deles e fazer outra caixa igual , ai som teria um som manerinho ...

bigbota , esse sony escursiona MUUUUITO !!!

Mogar , tenho que dizer que um grave PURO mesmo dos Sonys , mais meu é MUITo complicado de usa-los

Crasher , O Climeira vai pegar um par pra colocar no Corsa dele ! Acho que vai ficar legal ... Como vou ajudar na caixa dele , agente fala o que tá rolando !!!

Eu tb queria uns 4 desses de 8 , ia ficar bonito ! 4 desses no porta malas ia ficar show , já que não tem que usar tanta litragem ! , né ???

Postado em
Que tal um sub de 8"?

Bem que alguém ae podia comprar o tal Keybass Panther 8" e finalmente fazer uma dutada no capricho, p/ ver se responde lááááá embaixo mesmo.

Bom.. já tá decidido, só to esperando uma grana aí mas lá pro fim do mês eu to com 2 destes no meu carro, aí passo lá na Advance pra testarmos algo...

Vou fazer caixas de 25 lts com duto de 3" x 45-50cm.. só testando... só estou um pouco preocupado com o group delay com esta caixa <_< .. alguém tem alguma sugestão?!

Postado em
Que tal um sub de 8"?

Bem que alguém ae podia comprar o tal Keybass Panther 8" e finalmente fazer uma dutada no capricho, p/ ver se responde lááááá embaixo mesmo.

Bom.. já tá decidido, só to esperando uma grana aí mas lá pro fim do mês eu to com 2 destes no meu carro, aí passo lá na Advance pra testarmos algo...

Vou fazer caixas de 25 lts com duto de 3" x 45-50cm.. só testando... só estou um pouco preocupado com o group delay com esta caixa <_< .. alguém tem alguma sugestão?!

na boa, eu nao usaria se eh pra usar soh 2.

se vc tah com grana curta, nao inventa moda.... pq a chance de nao dar certo eh grande.

Postado em
Que tal um sub de 8"?

na boa, eu nao usaria se eh pra usar soh 2.

se vc tah com grana curta, nao inventa moda.... pq a chance de nao dar certo eh grande.

Pra usar só dois é melhor 1 de 10" então? O acerto fica mais fácil e tudo mais...?

Postado em

10 pol, 400W rms de pot. nominal, 88dB de sens., FS 26hz...

Parece bom p/ mim...

Certamente estarei realizando alguns testes, caso decida montar outro projeto.

Com esse dá p/ resolver o problema com um só, ao que tudo indica.

Postado em

Se vc tiver bala ($) e espaço disponível e está pensando em SQ eu recomendaria 4 subs de 8" da Keybass , deve ficar muto bom !

Se quiser ir mais longe ainda 4 pares em push-pull aí pode ter certeza que não terá problema com group-delay ! (não adianta simular isto no WinISD pois o algoritimo de calculo não foi acertado para isto, e nem mesmo para simular respostas dentro do carro !) Mas pode ter certeza que ficará bom !!! hehe !

Se vc estiver pensando em não gastar tanto, faça como o Crasher falou ! Utilize 2 x 10 " que não irá se arrepender ! Pois acredito que apenas 2 x8 " irá "faltar" área de deslocamento, aí provavelmente tirará conclusões erradas à respeito deste falante !

[]'s

Giovanni

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...