Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Quarta chegam meus Super branquinhos !

Recommended Posts

Postado em

E ai galera ? Bom comprei meus super branquinhos com o Mauricio ... vão chegar lá pela Quarta ...

Agora queria saber como faço um caixa pra eles ...

a Unica coisa que sei , é que eles são de 6" e de 8 Ohms , mais nada ...

queria que alguém desse umas dicas , se fossivel os parametros dele !

e mais uma coisa , aguém me indica um modulo pra eles ???

o Maurico disse que tem que mandar uns 150 Wrms pra cada um ...

entào tenho que arrumar um modulo que em mono tenho 300 Wrms em 4 Ohms , pra ligar os falantes em paralélo , né ???

alguém pode ajudar ae ???

valew

agora quero os MB de 5" da Sony , quem tem ???

Postado em
Akustic...

São os SONY de 6"...

Os de 5" são os branquinhos, os de 6" são os super branquinhos...

Abraços!

é isso ae akustic !

O super branquinho é o falante da sony que fala quase como um sub , e o de 5" é um full range ...

agora queria a ajuda de vcs pra eu montar uma caixa pra eles ! OS DE 6"

Postado em

Opsss Guto, só uma correção:

O Sony de 5.25" não fala como full range... ele fala graves e médio graves em sua maioria...

Pois ele apresenta deficiência para subir... kkk

Ele não fala alto não!

Já o full range é geralmente usado em conjunto com o Sony para suprir essa defiência do mesmo em subir...

Abraços!

Postado em

Se nao estou errado, pra esses sony de 6" e calota invertida tocar bem, precisa ser uns 25 litros dutado pra cada um.

Ja ouvi um par push pull numa caixa de uns 15 litros dutada sintonizada bem baixo, e estava tocando legal sim, soh que tinha pouco spl, tanto que o Giovanni que ganhou Iasca acabou usando 6 pares push pull pra dar o spl necessario (deu 121 dB no rta).

Postado em
Opsss Guto, só uma correção:

O Sony de 5.25" não fala como full range... ele fala graves e médio graves em sua maioria...

Pois ele apresenta deficiência para subir... kkk

Ele não fala alto não!

Já o full range é geralmente usado em conjunto com o Sony para suprir essa defiência do mesmo em subir...

Abraços!

hahaha , desculpa a ignorancia ae hahaha !

Na verdade estou ve aventirando nesses sony's agora , pois me falaram bem deles !

Mais sussa , Brigadásso pela dica !

acho que vou comprar agora o Full da Samsung , que vi na Sant. 36 reais cada (eu acho) mais sussa , se o som for bom , não custa nada

valew

Postado em
Se nao estou errado, pra esses sony de 6" e calota invertida tocar bem, precisa ser uns 25 litros dutado pra cada um.

Ja ouvi um par push pull numa caixa de uns 15 litros dutada sintonizada bem baixo, e estava tocando legal sim, soh que tinha pouco spl, tanto que o Giovanni que ganhou Iasca acabou usando 6 pares push pull pra dar o spl necessario (deu 121 dB no rta).

Ai Mogar , valew ...

Mais eu queria usar esses dois meus pra colocar na frente , como um reforço pra sub saca ???

O sub no Porta-Malas vai ter de qualquer forma !

Então queria saber se tem que ser 20 Litros e com que tamanho de Duto ???

Poxa , ninguém tem especificações dele ai não , poxa , ajuda ai , ai eu simulo ele aqui e faço uma caixa de meu gosto !

ajuda ae gente !

Postado em

Ae Guto...

Nem encana muito...

O Guijs tá usando o HEX S600S em botas seladas de 10L... passou o RTA e desceu até 31.5Hz (que é o limite do RTA dele, um Clarion japa).

E desceu forte pelo que eu vi...

O SONY em botas seladas de 10L não deve fazer feio também!

Abraços!

Postado em
O SONY em botas seladas de 10L não deve fazer feio também!

Como disse, a caixa em que ouvi ele em carro era 15 litros, mas eram 2 em push pull, ou seja, era como se tivesse 1 numa caixa de 30 litros ! O Giovanni que usou 6 pares push pull na caixa dele, usou a mala inteira do clio pra caixa de sub.

Postado em

não dá pra generalizar assim tb Dereg... esse Sony é um mini sub, ao contrário do S600 que é um médio. O Sony provavelmente "bate" mais forte do que o HEX, pois o propósito é diferente!

Postado em

Mas será que com 10L a resposta do SONY fica ruim?

Não creio que fique ruim!

Já ouvi SONY em selada de 6L e não ficou ruim...

Postado em

Eu usava estes Sonys num pezinho dutado de 11 litros. Tocava legal mas nunca cheguei a medir com o RTA. E na minha opinião, com mais potência tocaria mais gostoso, pois eles não estavam acompanhando os Fostex.

Postado em
Eu usava estes Sonys num pezinho dutado de 11 litros. Tocava legal mas nunca cheguei a medir com o RTA. E na minha opinião, com mais potência tocaria mais gostoso, pois eles não estavam acompanhando os Fostex.

mas o branquinho que vc usou era o de 6" e calota invertida ?

Postado em

Yeap, os mesmos que o Ometto postou uns testes.

Teste 1: Fostex nos peitinhos e os Sony nas botinas, ganho do Clean no mínimo nos 4 canais. Resultado: simplesmente não saía som satisfatório dos Sony.

Teste 2: Aumento do ganho para os Sony. Resultado: eles começam a responder, mas mesmo assim baixo, quando comparado com os Fostex que continuaram com o ganho no mínimo.

edit: detalhe que antes de colocar as botas no carro, eu testei com uma potência residencial da Gradiente (não lembro o modelo), que pelas specs manda 15 wrms @ 8 ohms. Tocou MUITO bem.

Postado em

Os Parâmetros do Sony "Superbranquinho" de 6" com calota invertisda são :

Fs = 46,3 hz

Bl = 8,34

Vas= 5,04 litros

Cms= 4,48 x 10^-4 m/ N

Qms= 8,26

Qes=0,986

Qts=0,882

Obs: Os parâmetros foram levantados pelo método da variação de massa , após amaciamento de 2hs @ 25Hz x 10 W. mesmo assim, lembro que com a utilização no dia a dia a tendencia é o FS cair mais !!!

Por exemplo, utilizei estes falantes por ca. de 2 meses , medi novamente o FS (médio) dos falantes já caiu para ca. 41Hz!

Resumindo: Eh um falante de muito baixa sensibilidade ( na casa dos 80db/Wm), mas que permite "descer" bastante em uma caixa dutada, devido ao alto QTS ! Também devido à isto será nescessário uma caixa com grande litragem !

Só para ter idéia, no porta malas do Clio tem uma caixa com 94 litros (Úteis) . sendo que pelos falantes estarem em Push-Pull , equivaleria à uma caixa com o dobro da litragem, ou seja 188 litros, que divididos por 6 pares ficariam ca. 31 litros para cada falante !!! Muita coisa !!!! ......né ?!?!????

Portanto, acredito ser inviável utilizar estes falante no "pezinho", principalmente por causa destes dois fatores que citei acima ! Entretanto, não custa nada testar !

Uma maneira fácil para isto, seria confeccionar uma caixa de MDF ( na litragem desejada) colocar dentro do carro na posição do pesinho e ouvir junto com o seu conjunto de Médio e Agudos ! Derrepente a coisa pode virar!!!

Abraços,

Giovanni

Postado em
Os Parâmetros do Sony "Superbranquinho" de 6" com calota invertisda são :

Fs = 46,3 hz

Bl = 8,34

Vas= 5,04 litros

Cms= 4,48 x 10^-4 m/ N

Qms= 8,26

Qes=0,986

Qts=0,882

Obs: Os parâmetros foram levantados pelo método da variação de massa , após amaciamento de 2hs @ 25Hz x 10 W. mesmo assim, lembro que com a utilização no dia a dia a tendencia é o FS cair mais !!!

Por exemplo, utilizei estes falantes por ca. de 2 meses , medi novamente o FS (médio) dos falantes já caiu para ca. 41Hz!

Resumindo: Eh um falante de muito baixa sensibilidade ( na casa dos 80db/Wm), mas que permite "descer" bastante em uma caixa dutada, devido ao alto QTS ! Também devido à isto será nescessário uma caixa com grande litragem !

Só para ter idéia, no porta malas do Clio tem uma caixa com 94 litros (Úteis) . sendo que pelos falantes estarem em Push-Pull , equivaleria à uma caixa com o dobro da litragem, ou seja 188 litros, que divididos por 6 pares ficariam ca. 31 litros para cada falante !!! Muita coisa !!!! ......né ?!?!????

Portanto, acredito ser inviável utilizar estes falante no "pezinho", principalmente por causa destes dois fatores que citei acima ! Entretanto, não custa nada testar !

Uma maneira fácil para isto, seria confeccionar uma caixa de MDF ( na litragem desejada) colocar dentro do carro na posição do pesinho e ouvir junto com o seu conjunto de Médio e Agudos ! Derrepente a coisa pode virar!!!

Abraços,

Giovanni

nooooooooooooossa , acho que vou ter que usar eles no meu Home-studio mesmo , como Sub , lá não tem problema de espaço hahaha

Mais nossa Giovanni , muito obrigado pela dica , valew mesmo !!!

:rever1:

Postado em

E ai gente ??? Bom projetei uma caixa pros branquinhos , vais er um Puch-pull , de 30 litros dutada !

Comecei hoje , vou postar as fotos , ao menos nos graficos de simulação deu 5 DB em 27 hz hahaha , será ???

Postado em
E ai gente ??? Bom projetei uma caixa pros branquinhos , vais er um Puch-pull , de 30 litros dutada !

Comecei hoje , vou postar as fotos , ao menos nos graficos de simulação deu 5 DB em 27 hz hahaha , será ???

toma cuidado que por conta da baixa sensibilidade desse falante nao eh dificil vc perder o controle do cone... a caixa do Giovanni ateh onde sei ficou no limite.

Postado em

toma cuidado que por conta da baixa sensibilidade desse falante nao eh dificil vc perder o controle do cone... a caixa do Giovanni ateh onde sei ficou no limite.

Bom , uma duvida que tenho é com a ligação dos falantes , um deles tem que ter a faze invertida , não é ???

Mais qual ??? o que fica fora ou o que fica dentro da caixa , eu imagina que seja o que tem pra fora , não é ???

Valew !

Postado em

Bom , uma duvida que tenho é com a ligação dos falantes , um deles tem que ter a faze invertida , não é ???

Mais qual ??? o que fica fora ou o que fica dentro da caixa , eu imagina que seja o que tem pra fora , não é ???

Valew !

UUUUUPPP!

Postado em

Isto mesmo !!!! ligue os falantes com fase Invertida !

No primeiro instante não importa qual deles está em fase e qual está fora, mas simplesmente, ligue invertido !

Posteriormente com a caixa montada, inverta a fase ( no próprio terminal do Amplificador ou Cd player se tiver este recurso) para verificar qual possibilidade toca melhor!

Particularmente me agradou muito estes falantes tocando como subs !

E posso citar quais foram os motivos técnicos da escolha!

-Alta velocidade : principalmente devido à baixa inércia (massa) do cone dos falantes e tb devido à configuração Isobárica, que aumenta o controle !

Obs: o controle tb está diretamente ligado ao fator de amortecimento total (elétrico e acústico) do sistema, por isto sempre que possível, na configuração isobárica evite as ligações em série das bobinas que aumentam o Re do sistema e consequentemente diminuem o fator de amortecimento)

Só p/ se ter idéia no meu caso foi possível obter um baixíssimo atraso de grupo, inferior à 10 ms até 20Hz (medido) !! E principalmente devido à este fato, praticamente não foi nescessário utilizar o Phase Shifter do SPX666. (está no zero).

-Baixa distorção de 1ª ordem – Falante eh rígido e Pequeno evitando deformações indesejáveis do cone durante excurção

- Baixa distorção de 2ª ordem - A Configuração Push -Pull mantém o fator BL constante no deslocamento do cone , isto eh, enquanto uma das bobinas está saindo do campo magnético constante a outra está entrando, isto significa a força de deslocamento mais uniforme, permitindo maior precisão no movimento de excurção. OBS: Isto não ocorre na configuração Pull-Pull , apenas na Push-Pull!!!!

Baixa distorção de 3ª ordem – utilizando muitos falantes, isto eh uma grande área total de deslocamento , eh nescessário pouca movimentação do cone para obter o SPL desejado, evitando distorções por efeito Doppler ! No meu caso utilizei 6 pares de falantes, mas gostaria de ter utilizado mais (pelo menos 8 pares), não tive espaço disponível no Clio !

Mas agora...... no mundo nem tudo eh perfeito, eh logico que se perde em alguma coisa !

Neste caso, o que se perde eh a sensibilidade (-3 db na configuração isobárica).

E tb o espaço ocupado por tudo isto! Realmente eh um "trambolho" !!! hehe !

Abraços,

Giovanni Palomba

Postado em
Isto mesmo !!!! ligue os falantes com fase Invertida !

No primeiro instante não importa qual deles está em fase e qual está fora, mas simplesmente, ligue invertido !

Posteriormente com a caixa montada, inverta a fase ( no próprio terminal do Amplificador ou Cd player se tiver este recurso) para verificar qual possibilidade toca melhor!

Particularmente me agradou muito estes falantes tocando como subs !

E posso citar quais foram os motivos técnicos da escolha!

-Alta velocidade : principalmente devido à baixa inércia (massa) do cone dos falantes e tb devido à configuração Isobárica, que aumenta o controle !

Obs: o controle tb está diretamente ligado ao fator de amortecimento total (elétrico e acústico) do sistema, por isto sempre que possível, na configuração isobárica evite as ligações em série das bobinas que aumentam o Re do sistema e consequentemente diminuem o fator de amortecimento)

Só p/ se ter idéia no meu caso foi possível obter um baixíssimo atraso de grupo, inferior à 10 ms até 20Hz (medido) !! E principalmente devido à este fato, praticamente não foi nescessário utilizar o Phase Shifter do SPX666. (está no zero).

-Baixa distorção de 1ª ordem – Falante eh rígido e Pequeno evitando deformações indesejáveis do cone durante excurção

- Baixa distorção de 2ª ordem - A Configuração Push -Pull mantém o fator BL constante no deslocamento do cone , isto eh, enquanto uma das bobinas está saindo do campo magnético constante a outra está entrando, isto significa a força de deslocamento mais uniforme, permitindo maior precisão no movimento de excurção. OBS: Isto não ocorre na configuração Pull-Pull , apenas na Push-Pull!!!!

Baixa distorção de 3ª ordem – utilizando muitos falantes, isto eh uma grande área total de deslocamento , eh nescessário pouca movimentação do cone para obter o SPL desejado, evitando distorções por efeito Doppler ! No meu caso utilizei 6 pares de falantes, mas gostaria de ter utilizado mais (pelo menos 8 pares), não tive espaço disponível no Clio !

Mas agora...... no mundo nem tudo eh perfeito, eh logico que se perde em alguma coisa !

Neste caso, o que se perde eh a sensibilidade (-3 db na configuração isobárica).

E tb o espaço ocupado por tudo isto! Realmente eh um "trambolho" !!! hehe !

Abraços,

Giovanni Palomba

Olha fiz com um par de falantes só e não gostei do som , só se eu estiver fazendo algo errado , pq não tem som de sub grave ... meu sub de 12" é mais presente , esse é MUITO baixo pra ter um som de Sub ... e se almentar um pouco mais esplode tudo hahaha

só queria saber se com um par desses em Push-pull dá pra fazer um sub para acompanhar meu Kit CS 60 K da Bravox ... pois pra isso que quero o Sony branquinho !

valew pela ajuda Gio Palomba , está sendo uma aula , eu queria ver seu som , moro em Interlagos , perto de Santo Amaro , vc está perto daqui ???

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...