Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RicardoSQDF

Materiais Fono-absorventes !

Recommended Posts

Postado em

Vendo alguns topicos percebi que a duvida sobre o que usar como revestimento interno de caixas não é só minha. Acredito que esse assunto foi pouco discutido aqui no forum.

A questão é que muita gente diz que não é para usar nenhum material no interior de caixas dutadas. Sera que isso é regra ? E qual material usar em pezinhos selados ? E subwoofer selado ? Qual a quantidade de material ?

Em alguns testes feitos em uma caixa profissional de 2 vias dutada com falante Peavey de 15 polegadas, percebi que quanto mais material eu colocava menos medio grave eu tinha. Menos ataque tb. Foi usado manta acrilica pois é sugestão da Snake para uso em caixas profissionais. Eles recomendam 7cm de manta acrilica de alta densidade.

Existe muitas contradições sobre esse assunto. Por isso o topico. A minha duvida não se restringe a pezinhos e subwoofers pois materias absorventes podem ser usados para outros objetivos. Como ja vi gente colocando feutro betumado em todo o porta malas. Esses materiais são um misterio. Pelo menos para mim.

Valeu ai autosom.net !

Postado em
Vendo alguns topicos percebi que a duvida sobre o que usar como revestimento interno de caixas não é só minha. Acredito que esse assunto foi pouco discutido aqui no forum.

A questão é que muita gente diz que não é para usar nenhum material no interior de caixas dutadas. Sera que isso é regra ? E qual material usar em pezinhos selados ? E subwoofer selado ? Qual a quantidade de material ?

Em alguns testes feitos em uma caixa profissional de 2 vias dutada com falante Peavey de 15 polegadas, percebi que quanto mais material eu colocava menos medio grave eu tinha. Menos ataque tb. Foi usado manta acrilica pois é sugestão da Snake para uso em caixas profissionais. Eles recomendam 7cm de manta acrilica de alta densidade.

Existe muitas contradições sobre esse assunto. Por isso o topico. A minha duvida não se restringe a pezinhos e subwoofers pois materias absorventes podem ser usados para outros objetivos. Como ja vi gente colocando feutro betumado em todo o porta malas. Esses materiais são um misterio. Pelo menos para mim.

Valeu ai autosom.net !

Opa... o uso de material fono absorvente tem que seguir um critério... vc precisa saber o que anda sobrando (onde há um pico a ser "derrubado") para, com base nisto, escolher um material cuja densidade permita absorver eficientemente determinadas frequências. O povo usa muito painéis com lã de vidro ensacada em estúdios onje há necessidade de matar os graves dentro do estúdio pra evitar reverberações... E é muito eficiente! É o famoso Bass Trap.

A idéia é: Materiais mais densos absorvem mais graves, menos densos, médios e agudos. Aquela espuma fono absorvente (o sonex, que muita gente acredita ser o "milagroso") na verdade é um material eficiente apenas para absorver a "fala" humana... é eficiente apenas nos médios, pouca coisa nos graves. E nada eficiente nos agudos.

Por serem absorventes, eles "tiram" algo, no caso, eles absorvem as ondas dentro da caixa... por isto a perda de graves.

Ah, sim... em caixas onde há tend6encia à formação de ondas estacionárias, é ESSENCIAL o uso de absorventes para amortecê-las. Pra quem faz aqueles pezões estendidos demais, pode ser interessante usar um pouco na parede final do "tubo". Caixas tipo LT também precisam de material absorvente pra funcionarem bem (é claro, depende do objetivo... se não usar, ela fica com um pico fortíssimo).

Postado em

Valeu ai autosom.net !

Opa... o uso de material fono absorvente tem que seguir um critério... vc precisa saber o que anda sobrando (onde há um pico a ser "derrubado") para, com base nisto, escolher um material cuja densidade permita absorver eficientemente determinadas frequências. O povo usa muito painéis com lã de vidro ensacada em estúdios onje há necessidade de matar os graves dentro do estúdio pra evitar reverberações... E é muito eficiente! É o famoso Bass Trap.

A idéia é: Materiais mais densos absorvem mais graves, menos densos, médios e agudos. Aquela espuma fono absorvente (o sonex, que muita gente acredita ser o "milagroso") na verdade é um material eficiente apenas para absorver a "fala" humana... é eficiente apenas nos médios, pouca coisa nos graves. E nada eficiente nos agudos.

Por serem absorventes, eles "tiram" algo, no caso, eles absorvem as ondas dentro da caixa... por isto a perda de graves.

Ah, sim... em caixas onde há tend6encia à formação de ondas estacionárias, é ESSENCIAL o uso de absorventes para amortecê-las. Pra quem faz aqueles pezões estendidos demais, pode ser interessante usar um pouco na parede final do "tubo". Caixas tipo LT também precisam de material absorvente pra funcionarem bem (é claro, depende do objetivo... se não usar, ela fica com um pico fortíssimo).

Mas... com o uso do sonex em caixas dutadas a velocidade do ar interno vai abaixar causando assim algum efeito no audio. O que seria esse efeito ? Sera que para os graves em caixas dutadas o que sera melhor ? Com revestimento ou sem revestimento ? No meu Door Pod eu estou usando feutro. E o resultado esta bom. O que acha ?

Postado em

eu tb tenhu algumas duvidas sobre o assunto. estes dias falei com o pessoal da rally sobre isso.. e eles me explicaram de um jeito q eu entendece....

vc ultilizando algum mateirlal dentro da caixa.. a velocidade do ar diminui, alterando para o falante a litragem da caixa, assim,,, se vc ultilizar algum material mtu rigido, vc acaba diminuindo a litragem. naum sei se foi isso q eles tentaram me explicar..

mas se ajudar... tah aii...

no meu sistema, eu tenhu pezinhos com kit componente sony xplod.. coloquei um tipow de espuma.. parecido com espumas ultilizadas em salas com tratamento sonoro. naum senti diferença.. talvez pq meu kit eh mtu cretino.. mas pretendo trocar ... acho o som deles parecido com radio de pilha :hug .

abraços

Postado em

Putz... não me matem afinal não é tão OFF assim.....

Estou pensando em rechear meu porta-malas com aquele produto spray de espuma expansível, para amenizar um provável cancelamento de ondas e deixar mais rígido. É uma boa? Funciona parecido com o tratamento acústico de portas quando se usa manta e outros produtos contra os noise da vida?

Vlw aí!

Postado em

Valeu ai autosom.net !

Mas... com o uso do sonex em caixas dutadas a velocidade do ar interno vai abaixar causando assim algum efeito no audio. O que seria esse efeito ? Sera que para os graves em caixas dutadas o que sera melhor ? Com revestimento ou sem revestimento ? No meu Door Pod eu estou usando feutro. E o resultado esta bom. O que acha ?

No caso, pra reduzir a velocidade do ar, é necessário usar preenchimento total de feltro ou lã de vidro. O falante "enxerga" de 30 a 40% a mais de volume, mas há perdas de SPL.

Pouco material, junto às paredes, pode ajudar muito algumas caixas... mas aí só testando.

Postado em

Tinha postado algo parecido:

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=39362

Tinha dado a idéia de usar essa tinta asfáltica ao invés da manta asfáltica. Mas ainda tenho muitas dúvidas. Qual será o tipo/densidade X frequencia atenuada desses produtos, manta espuma etc?

Certo dia vi umas fotos de um golf q o cara coloco um tipo de spray em todo o interior do carro ao invés de manta. Que tipo de spray é esse?

Postado em

Tinha dado a idéia de usar essa tinta asfáltica ao invés da manta asfáltica. Mas ainda tenho muitas dúvidas. Qual será o tipo/densidade X frequencia atenuada desses produtos, manta espuma etc?

Certo dia vi umas fotos de um golf q o cara coloco um tipo de spray em todo o interior do carro ao invés de manta. Que tipo de spray é esse?

Existe um Spray que é conhecido como "emborrachador instantâneo" que realmente deixa uma camada (fina) de borracha protegendo e isolando. E existe a espuma expansível. Tbem to na dúvida sobre utilizar essa última.

Flw

Postado em

Existe um Spray que é conhecido como "emborrachador instantâneo" que realmente deixa uma camada (fina) de borracha protegendo e isolando. E existe a espuma expansível. Tbem to na dúvida sobre utilizar essa última.

Flw

a espuma em spray (utilizada para fixar batente de portas e janelas) faz uma melequeira danada! uma boa alternativa é colocar blocos de espuma!

Postado em

Em uma caixa dutada com litragem próxima ao "ideal" do projeto, tem algum material para revestimento interno mais indicado? A intenção seria mais eliminar ondas estacionárias e previnir um pouco o "sopro" do duto em frequências mais baixas.

Prefrerência que não perca muito SPL.

Postado em

Um testezinho simples que fiz com 2 full sony. Coloquei um em uma caixa de 300ml e o outro na mesma caixa porém lotada de manta acrílica. Resultado:

Sem manta tocou melhor. Desceu menos, mas o som estava mais agradável, com menos coloração, mais detalhado.

Postado em

Para evitar ondas estacionárias, basta eliminar as paredes lisas da caixa certo ?? Olhem só essa foto que tem no próprio site da autosom!

IMAGE002.jpg

Essa caixa é do Lázaro da heavysound, quando eu vi a foto eu lembrei que eu vi ela quase montada à alguns mêses atrás!

Um fato muito curioso! Tem alguma frequencia nos agudos com um pico, no meu sistema. Da pra perceber fácil nas vozes! Não encomoda muito, mas vc sabe que ta lá. Bom, no sábado eu fiz um teste. coloquei uma toalha na frente de cada tweeter afim de abafar os mesmos.... o que aconteceu? Esse pico ficou MUITO mais forte! Eu não entendi o porque disso... já que se eu virar o tweeter esquerdo totalmente para mim, esse agudo ressaltado fica mais forte! Só que no caso, os tweeters estavam cobertos!

Detalhe, esse "agudo" já existia com o 7998, já existia com o mid na porta etc...

Postado em

Vendo esta foto pensei:

Ao invés de fazer esta maquete de cidade dentro da caixa, que tal colocar um daqueles materias fonoabsorventes que se utiliza em estúdio, que são compostos de diversas piramides?

O problema é que o materia é uma esponja então irá influenciar no som como uma manta acrílica ou lã de vidro. E se jogar resina na esponja fazendo a mesma ficar dura? Aí tericamente acaba com as ondas estacionárias, mas não se perde o SPL.

Falei mer**?

Postado em
Vendo esta foto pensei:

Ao invés de fazer esta maquete de cidade dentro da caixa, que tal colocar um daqueles materias fonoabsorventes que se utiliza em estúdio, que são compostos de diversas piramides?

O problema é que o materia é uma esponja então irá influenciar no som como uma manta acrílica ou lã de vidro. E se jogar resina na esponja fazendo a mesma ficar dura? Aí tericamente acaba com as ondas estacionárias, mas não se perde o SPL.

Falei mer**?

Eu uso esse mesmo material na minha caixa dutada mas não sei o que isso esta me trazendo de beneficio.

Postado em
Vendo esta foto pensei:

Falei mer**?

Jogando resina o formato "some" e, ainda por cima, será uma parede "amortecida"... ela digamos, abaixa como um todo, se é que me entende... :P Bom... ainda tem o risco do material trincar todo.

Postado em
Vendo esta foto pensei:

Falei mer**?

Como o Kleberlpa disse.... a cidadezinha dentro da caixa é feita toda de madeira que com certeza tem finalidade bem diversa (que deve ser talvez deveria ser para eliminar as tais ondas estacionárias..hehe) e, se vc colocar um fonoabsorvente igual aos estúdios com certeza irá absorver o som.....

Postado em
As ondas estacionárias que causam os picos e vales! Sem picos e vales, vc não precisa de material fono absorvente, acredito eu...

Não é bem assim não, acredito eu. Esse materias tb ajudam no controle do cone aumentando o "damping" da caixa. Não sei a palavra correta seria essa. Mas se vc fizer um teste da para perceber que o som fica mais suave e com um maior controle.

Postado em
Não é bem assim não, acredito eu. Esse materias tb ajudam no controle do cone aumentando o "damping" da caixa. Não sei a palavra correta seria essa. Mas se vc fizer um teste da para perceber que o som fica mais suave e com um maior controle.

Entendi! Pode ser tb... Essa foto da caixa com a "cidade" interna foi a primeira vez que eu vi isso ser feito. Geralmente tem algum tipo desses materiais por dentro né.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...