Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luis - MTM Gaucha

PELOTAS(RS) MULTA CARROS COM MAIS DE 65dB´S

Recommended Posts

Ah bão, entendi mal o teu post anterior :legal: , ou melhor, fiquei sem entender nada.

Nós já descobrimos o que aconteceu, um louco dono de uma instaladora montou uma parede sobre uma ranger, são nove street bass, quatro D405 e uma caixa cornetada com dois wpu de 15pol, na amplificação dos wpu e dos street dois banda ice alterados dando 2500w cada um.

O infeliz abriu o som com vontade no carnaval mas ele não sabia que estava bem em frente ao apartamento de um promotor, o cara ficou puto da cara e começou esta caça aos "marginais do som", ou seja, qualquer um que possua um kit original :pirou:

Nesta noite o tal promotor chamou a polícia e os caras chegaram dando pau em todo mundo, baixaram o ca**** em quem não tinha nem ao menos reagido, na verdade eles não deram nem tempo para que alguém pensasse em reagir, parecia coisa de filme.

Amanhã haverá uma audiência pública na câmara de vereadores e algumas pessoas irão tentar defender quem quer ter um som no carro.

Por outro lado, se a coisa pegar para quem tem estes trios estúpidos eu não vou ficar triste não, quando um fdp que mora a quatro casa da minha resolve ligar o sonzinho eu não vejo tv, não ouço música e muito menos falo no telefone, é um inferno.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah bão, entendi mal o teu post anterior :legal: , ou melhor, fiquei sem entender nada.

Nós já descobrimos o que aconteceu, um louco dono de uma instaladora montou uma parede sobre uma ranger, são nove street bass, quatro D405 e uma caixa cornetada com dois wpu de 15pol, na amplificação dos wpu e dos street dois banda ice alterados dando 2500w cada um.

O infeliz abriu o som com vontade no carnaval mas ele não sabia que estava bem em frente ao apartamento de um promotor, o cara ficou puto da cara e começou esta caça aos "marginais do som", ou seja, qualquer um que possua um kit original :pirou:

Nesta noite o tal promotor chamou a polícia e os caras chegaram dando pau em todo mundo, baixaram o ca**** em quem não tinha nem ao menos reagido, na verdade eles não deram nem tempo para que alguém pensasse em reagir, parecia coisa de filme.

Amanhã haverá uma audiência pública na câmara de vereadores e algumas pessoas irão tentar defender quem quer ter um som no carro.

Por outro lado, se a coisa pegar para quem tem estes trios estúpidos eu não vou ficar triste não, quando um fdp que mora a quatro casa da minha resolve ligar o sonzinho eu não vejo tv, não ouço música e muito menos falo no telefone, é um inferno.

Abraços

Isso MArcio...

Exatamente sobre esse inferno que você falou é que acredito que providências devam ser tomadas.... trio tem hora e local... pode perguntar pros triozeiros aqui do forum , os sérios, todos concordam com isso...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Marcio vc eh de Pelotas tb?

com relaçao a essa lei ta muito fo**... essa do kit original eu tb fiquei sabendo!

olha o abuso dos caras! se vc ta andando de carro e liga o som em um volume abaixo dos 65db vc vai ouvir apenas o motor do carro, ventuinha, ar ligados! COMPLETO ABSURDO!

um amigo meu sargento do exercito aqui de pelotas ta com 2 destroyer de 15 na mala e ta louco q a brigada va multar ele...

esse promotor de mer** quer se valer dos seus poderes pra fazer esse tipinho de "operaçao"? ah fala serio pq ele nao vai chupa o ovo do macho dele? era carnaval po TODOS os anos tem a mesma coisa nesse local e NUNCA ninguem fez nada, NUNCA houve reclamaçao se isso fosse todo fim de semana eu ate concordaria... MAS po*** EH 1 VEZ POR ANO! :banghead:banghead:banghead:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Ficar xingando o cara aqui não adiantará nada...

Vocês não são de pelotas? Se organizem ué...

Levem um radinho de pilha e um decibelímetro para mostrar que esse limite de 65dB (nos veículos) é inaceitável.

Levem o manual do carro também, pois nele há algumas referências de quantos "decibéis (SPL)" o motor gera em diferentes rotações (RPM).

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

Yamane, estamos fazendo isso, na verdade eu estou entrando no barco porque conheço o pessoal que instala som, bom, e também quero poder instalar no carro meu audiobank e o nar de 10pol :rolleyes:

Hoje houve uma audiência publica e conseguimos formar uma comissão para discutir o problema, a comissão irá se reunir novamente na câmara de vereadores na próxima sexta feira.

Nesta reunião serão levados um rta e um rádio gravador com cd, do tipo melancia mesmo, ótimo exemplo para mostrar que mesmo uma mer** destas a baixo volume atinge os 65db.

O vereador que está encabeçando a campanha contra o que eles chama de carros de som teve a cara de pau de ler um texto encontrado na internet que dizia ser prejudicial à audição ruídos acima de 70db e que ruídos de 60db já seriam considerados altos, segundo este texto uma criança sofrería danos auditivos com ruídos acima de 50db... :ol

Como hoje a intenção era conseguir a boa vontade dos vereadores e formar a comissão deixamos por isso mesmo, mas na próxima semana vamos munidos de informações para rebater estes absurdos.

É certo que os trios não terão mais vez no centro da cidade, e eu gosto disso, a intenção dos vereadores é criar um espaço para que o pessoal faça a zoeira à vontade.

O que é realmente importante é que esta lei dos 65db seja "flexibilizada", caso contrário não será possível nem ao menos ouvir um kit original com volume um pouco mais alto.

Por outro lado é preciso também comprender que esta caça que está sendo feita é uma reação ao abuso, a coisa foi tomando um volume de tal proporção que esta reação absurda podería ser chamado de efeito rebote, eu acredito (ou tenho esperança) que com o tempo a coisa estabilize.

Aquela ranger que citei como exemplo é uma coisa absurda, 5000w apenas para empurrar 2wpu 15 + 9 streetbass de 12 pol é fora de propósito, tava na cara que a coisa iría explodir.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
A fiscalização para coibir o uso abusivo de caixas de som em veículos, principalmente nas praias do Laranjal, abrange também os veículos de publicidade. "Todo e qualquer tipo de publicidade sonora depende da autorização ou licença do órgão ambiental, e deve respeitar o volume máximo de 65 decibéis, além das restrições de localização", pondera Cardoso. A multa a ser aplicada é de no mínimo R$ 500,00, que será cobrada de acordo com o impacto sonoro.

As instituições interessadas em adquirir a liberação devem procurar o Departamento de Controle Ambiental da SQA, pelo telefone 284-4447, ou na rua Professor Araújo, nº 1.653. O licenciamento é autorizado após vistoria de liberação para as atividades solicitadas.

Pessoal, acho que vocês se equivocaram, ou então eu nao sei ler direito, pois a entrevista diz claramente sobre "veículos de publicidade"... mas fala nada a respeito de ouvir musica, que é o que gostamos...

Imagina, vc na praia, tranquilo e passa o caramarda a 10 km/h com 120 dB..... "Olha a pamonha, pamonho fresquinha, 2 real a pamonha...." eu acho que ia encher o saco né....

Aqui na minha cidade, carros de som de publicidade tem limite de dB e ningume mais reclama, todos fazem a propaganda e a comunidade hoje nao é mais agredida... ficou tudo numa boa... Agora som em carro é diferente... o que tem de nego com trio aqui é absurdo, e a PM só para depois das 10 da noite...

Abraços proceis

Moisés - Patetta-MG

Compartilhar este post

Link para o post
Yamane, estamos fazendo isso, na verdade eu estou entrando no barco porque conheço o pessoal que instala som, bom, e também quero poder instalar no carro meu audiobank e o nar de 10pol :rolleyes:

Hoje houve uma audiência publica e conseguimos formar uma comissão para discutir o problema, a comissão irá se reunir novamente na câmara de vereadores na próxima sexta feira.

Nesta reunião serão levados um rta e um rádio gravador com cd, do tipo melancia mesmo, ótimo exemplo para mostrar que mesmo uma mer** destas a baixo volume atinge os 65db.

O vereador que está encabeçando a campanha contra o que eles chama de carros de som teve a cara de pau de ler um texto encontrado na internet que dizia ser prejudicial à audição ruídos acima de 70db e que ruídos de 60db já seriam considerados altos, segundo este texto uma criança sofrería danos auditivos com ruídos acima de 50db... :ol

Como hoje a intenção era conseguir a boa vontade dos vereadores e formar a comissão deixamos por isso mesmo, mas na próxima semana vamos munidos de informações para rebater estes absurdos.

É certo que os trios não terão mais vez no centro da cidade, e eu gosto disso, a intenção dos vereadores é criar um espaço para que o pessoal faça a zoeira à vontade.

O que é realmente importante é que esta lei dos 65db seja "flexibilizada", caso contrário não será possível nem ao menos ouvir um kit original com volume um pouco mais alto.

Por outro lado é preciso também comprender que esta caça que está sendo feita é uma reação ao abuso, a coisa foi tomando um volume de tal proporção que esta reação absurda podería ser chamado de efeito rebote, eu acredito (ou tenho esperança) que com o tempo a coisa estabilize.

Aquela ranger que citei como exemplo é uma coisa absurda, 5000w apenas para empurrar 2wpu 15 + 9 streetbass de 12 pol é fora de propósito, tava na cara que a coisa iría explodir.

Abraços

Leve o manual do carro também... tem o nível de pressão sonora emitido por ele até em marcha lenta.

Eu creio que você utilizará um tom puro para fazer o teste com o alto falante e o RTA, então não utilize nenhum tom puro entre 1kHz e 5kHz, pois o ouvido humano é mais sensível nessa faixa de frequencia, portanto 60dB em 300Hz parecerá bem menos que os mesmos 60dB em 3kHz (devido a maior sensibilidade do ouvido humano).

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

Yamane, na verdade a intenção era fazer o radinho tocar música, achas mais interessante uma frequência fixa?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Yamane, na verdade a intenção era fazer o radinho tocar música, achas mais interessante uma frequência fixa?

Abraços

E esses RTAs medem a pressão sonora média?

A música é muito dinâmica. Para você ter uma média de 65dBA será preciso ter picos MUITO maiores!

Faça um teste antes de ir para o fórum eheheheheh

E levem equipamentos calibrados! Pois provavelmente eles terão e se o RTA de vocês medir um valor divergente do equipamento "oficial" vocês cairão em descrédito... aí pode ir para casa dormir porque vocês não ganharão nada.

Você deverá mostrar para o Juíz que do jeito que a atual lei está, haverá muita bagunça, pois se medirmos dentro do carro será um valor... se medirmos a 5 metros do carro será outro valor... se medirmos em uma via de trânsito pesado será outro valor (pois o ruído dos motores será somado com o som do veículo).

Na minha opinião o correto seria (EXEMPLO):

- No máximo 6dB acima do ruído de fundo.

Qual deveria ser a atitude do policial nesse caso?

- Ele vai lá com o "decibelímetro" e mede o nível de pressão sonora e encontra 80dBA (exemplo).

- Aí ele pede para o dono do carro desligar o som e vai até o local onde ele efetuou a medição e mede novamente... se ele encontrar qualquer valor abaixo de 74dBA é porque o seu som está a mais de 6dB acima do ruído de fundo.

ACHO que isso seria melhor.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post
Mas onde a lei fala que é a 1 metro?

O que o Luis colou aí no tópico foi apenas uma notícia (jornal, revista, etc) e não a LEI.

Alguem tem o endereço de onde consigo uma cópia dessa lei ???

O negócio é baixar, imprimir e carregar dentro do carro caso apareça algum policial enfiando o decibelímetro dentro de uma corneta do seu trio, aí é só pegar a lei e esfregar na cara dele e mandar ele ir medir lá do local da reclamação... :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu também gostaría muito de uma cópia, ou ao menos dicas de onde procurar :vts , acho que isso sería importantíssimo para todos do fórum.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

o pessoal, o assunto é tao polêmico q conseguimos uma audiência pública na camara de vereadores e depois formamos uma comissão, só q agora eles estão interessados (coisa do PT) em fazer um seminário para discussão do assunto.

a respeito da lei ela é de 1970, como é coisa muito antiga. se algue se interessa ela está tb disponível na página da cidade http://www.pelotas.rs.gov.br no item legislação e leis. se alguém se perder o mnelhor o link tá aki direto. http://www.pelotas.rs.gov.br/interesse_leg...s/antigo/L1970/

e acessar a Lei_n_1807.sdw. valeu pelas opiniões

só que já estamos arranjando uns locais descolados para poder detonar, pois é o único geito de tocar som (como diz um vereador) "vão tocar no meio do mato..."

Compartilhar este post

Link para o post
...só q agora eles estão interessados (coisa do PT) em fazer um seminário para discussão do assunto...

Mas eu achei uma excelente posição do PT!

Nada melhor que um seminário para discutir isso, pois vereadores não sabem nada sobre nível de pressão sonora e a maioria do pessoal do som automotivo está acostumado com valores estratosféricos cada vez mais enganosos... Portanto vocês não chegarão alugar algum.

Eu sugiro alguém neutro para comandar o seminário:

- Luiz Fernando Otero Cysne

Digital Tecnologia

(11) 5093-1618

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

Ideia eh boa, mas como toda lei desse tipo aqui no Brasil sua aplicabilidade será bem discutível.

Ou seja, vai gerar mais injustiça do que justiça, será que eh para isso que serve uma lei?

Vamos pensar no assunto...

Digo isso pq esse tipo de lei eh ótima para acharques...

Compartilhar este post

Link para o post
...Ou seja, vai gerar mais injustiça do que justiça, será que eh para isso que serve uma lei?

Sob qual ponto de vista haveria essa injustiça? :P

Se você analisar pelo lado de quem possui som e gosta de liga-lo para todo o mundo ouvir, então realmente é uma injustiça, mas se você analisar pelo lado de quem trabalhou o dia inteiro e só quer chegar em casa e descansar, então a justiça foi feita :P

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

Se você analisar pelo lado de quem possui som e gosta de liga-lo para todo o mundo ouvir, então realmente é uma injustiça, mas se você analisar pelo lado de quem trabalhou o dia inteiro e só quer chegar em casa e descansar, então a justiça foi feita :P

Um abraço,

Renato

Aqui no litoral gaúcho o problema tem sido frequente a anos, o grande problema é que não são um ou dois carros hoje em dia com som ligado no talo, mas vários. Mas deveria haver conscientização em primeiro lugar, até porque a poeira baixa um dia e o pessoal acaba se tocando que tem de respeitar o próximo. Viver em sociedade é isso mesmo, fácil nunca foi, mas tenho de desabafar, aguentar o Latino oito vezes seguidas num som distorcido é :hug !

Primeiro conscientizar, depois se não há respeito aí sim multar.

Compartilhar este post

Link para o post

Art. 210 - da lei 1807 : Não as consideres algazarra, o ruído de festas familiares ou de bailes realizados por sociedades organizadas.

Poe alguns carros na garagem e por a coisa p/ ferver !!!! heuheueh !!

Vamos falar serio agora...

Pelo que vi essa lei atrapalha o pessoal do som pq ela acaba se encaixando na pertubaçao da paz e nao por estar com o som ou qualquer coisa... inicialmente pensei que tinham proibido vc escutar o som.. isso nao foi feito.. e nem sera ! a maneira achada para vcs andarem com o som baixo foi colocar o som alto como petubaçao da paz.. ai a coisa complica um pouco !

Primeira coisa... se a lei foi aprovada vamos trabalhar com ela... vem as perguntas... TODAS as multas estao sendo lavradas apos mediçao dos Dbs junto a um aparelho de mediçao !? TODAS as multas estao sendo efetuadas depois das 22 horas e ate as 8 da manha !??

Falando ao art. 90... vc escutar som nao é PROPAGANDA.. portando nao se encaixa nesse artigo.. se mesmo assim insistirem... vc estar parado na via publica nao se enquadra nesse artigo, que deixa claro que somente fica vetado o uso em determinadas areas como descrito no § 2º.

Art. 90 - A propaganda musicada ou falada, por meio da amplificadores de foz, alto-falantes e propagandistas, somente poderá ser permitida quando o volume do som não perturbar a atividade ou a tranqüilidade dos moradores circunvizinhos, sendo de qualquer modo expressamente proibido entre 22 horas e 8 horas do dia imediato.

§ 1º - Os níveis de intensidade de som ou ruído serão fixadas consoante as normas do Instituto Brasileiro de Acústica e serão medidos pelo medidor de intensidade de som.

§ 2º - O nível máximo de som ou ruído permitido e alto-falantes, rádios, orquestras, instrumentos isolados, aparelhos ou utensílios de qualquer natureza, usados para qualquer fim em estabelecimentos comerciais ou de diversões públicas, como parque de diversões, bares, cafés, restaurantes, cantinas, boates, dancing, é de cinqüenta e cinco decibéis no período diurno, horário normal das sete às dezenove horas, medidos na curva B, e de quarenta e cinco decibéis no período noturno das dezenove às 7 horas do dia seguinte, medidos na curva A do medidor de intensidade de som, a medida de cinco metros de qualquer ponto da divisa do imóvel onde se localizem.

PARA MELHORAR MAIS

Segundo o art.206 que fala do sossego publico.. vc esta sob pena de MULA ! e nao multa.. onde ja se viu registrar e publicar uma coisa dessa... quer dizer que vc tem que pagar o que !!?? uma egua p/ prefeitura??

Pode se alegar nao entendimento da lei... contudo... pode ocorrer a nao cobrança da multa. Devido a esse pequeno erro de portugues !!

O PROBLEMA TA AQUI !! resolvido esses dois incisos.. é so ser feliz !!

VII - perturbar o sossego público, com ruídos ou sons excessivos e desnecessários;

XI - exercer atividade capaz de perturbar o sossego público ou privado das 22 horas até às 6 horas da manhã.

Se por um acaso for multado... veja se os vizinhos e moradores da onde vc foi multado foi perturbado.. se nao foi... peça para ele depor a seu favor... mostrando assim que vc nao estava perturbando o sussego publico !! Alegue e defenda seu direito de expressao.. desde que nao seja apos as 22 horas !!

é uma lei bem loka essa..mas acho que com alguns cuidados da p/ conviver bem.. ate que seja resolvido esse problema !!!

so uma perg.. e quem é de fora !?? esta sendo multado tb !!?? pq se eu chegar ai com meu som e for multado... vai da uma zica p/ prefeitura !!! o CTB deixa claro a regulamentaçao de sistema de som no carro e uma coisa é certa.. somente deve ter autorizaçao da municipalidade o carro de som externo ! ja que nossos carros tem som INTERNO.. JA ERA !!!!

Onde ja se viu lei municipal ser mais forte que a Carta maior( Constituiçao) e lei federal ( CTB )

tao td loko !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Um abraço,

Renato

Isso eu nem discuto.. como eu disse a idéia eh ótima!!!

Injustiça do ponto de vista da corrupção, vai ser só mais um motivo para ser acharcado, soh isso.

Compartilhar este post

Link para o post

:vts Olá pessoal, antes de mais nada gostaria de agradecer a todos os q de uma maneira ou de outra colaboraram com esse assunto q é muito polemico, q tanto pode agradar uns e nao agradar a outros.

Após duas semanas de negociação com a prefeitura o q conseguimos foi que será feito um seminário aki na cidade para debater esse assunto, e nesse seminário seram convidados todas as pessoas que de uma maneira ou de outra tem algum envolvimento com som automotivo e pessoas da área da saude, e da própria brigada militar, ministério público e pessoas q se sintam lesadas, ou seja, pessoas q estão em área onde o pessoal gosta de "curtir" o seu som em excessos.

Em relação as multas o q está acontecendo até mesmo anterior as negociações é que a Brigada Militar com o respaldo do Ministério Público está fazendo "TERMO SIRCUNSTANCIADO" em outras palavras eles estão autuando os usuários de som e levando-os direto ao Fórum em uma audiência sob a acusação de PERTUBAÇÂO DO SOSSEGO A DE ORDEM PÚBLICA onde os usuários pagarão uma cestas básica ou prestarão serviços a comunidade, pois nessa modalidade não é preciso verificar se o carro está ou não acima de 65 db´s e sim se a pessoa q ligar para o 190 está ou não tendo o seu sossego perturbado, e estas autuações podem ser aplicadas a qualquer hora do dia ou da noite, desde que tenha uma pessoa se sentindo perturbada e acionar a brigada militar.

Pessoal, o q conseguimos com a audiência pública, foi que a brigada militar acalmasse com as autuações, pois eles vinham parando carros (q é proibido) e autuando tb carros parados com seu som desligado e com os kits originais, agora eles estão mais calmos, até mesmo pq o pessoal, está acalmando tb nos excessos esperando este seminário.

Agradeço a todos e continuem colocando as suas opiniões aki, pois será muito útil em nosso seminário, pois suas opiniões serão levadas (mas sem as indentificações). B)

Compartilhar este post

Link para o post

mas não eh só em Pelotas q existe esse problema da intensidade sonora, olha só os valores da lei de Santa Maria:

ANEXO I

TABELA I - LIMITES MÁXIMOS PERMISSÍVEIS DE RUÍDOS

Zonas de Uso

Diurno

Vespertino

Noturno

ZR1; ZA; CC

55 dB(A)

50 dB(A)

45 dB(A)

ZR2

60 dB(A)

55 dB(A)

55 dB(A)

ZR3; ZR4

65 dB(A)

60 dB(A)

55 dB(A)

ZI

70 dB(A)

60 dB(A)

60 dB(A)

CC Centro cívico

ZA Zona Agrícola

ZI Zona industrial (estritamente)

ZR1 Zona residencial (estritamente)

ZR2 Zona residencial/comercial

ZR3 Zona residencial/industrial

ZR4 Zona comercial/industrial

a) diurno - compreendido entre 07h e 19h;

B) vespertino - compreendido entre 19h e 22h;

c) noturno - compreendido entre 22h e 07h.

Compartilhar este post

Link para o post

Precisaria ter um instrumento de medição, ajustado pelo inmetro etc....

ou vai valer o ouvido do guarda?????

pq o ISOFILM, a medida da G5 era o OLHOMETRO do guarda, antigamente...

agora só leva multa se o cara tiver um troço chamado Opacimetro (se nao me engano) se nao tiver o aparelho, vale a chancela, carimbo.

è o0 que dizem....nunca tive problemas com ambos..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...